terça-feira, 22 de abril de 2014

COLUNA O EDUCADOR: Politica X Educação

O que poderia ser grandes aliadas, política e educação caminha em lados opostos, isso é o que nos vemos no dia a dia. Se observarmos iremos perceber que a classe que faz a política não aceita se quer no mínimo uma educação digna para a nação, para “eles” manter um povo sem conhecimento é fator primordial, basta olharmos, quantas escolas não estão fechadas por falta de material, seja ele humano ou outro tipo qualquer, mas ainda existem aqueles que se diz que, investir na educação é uma prioridade de seu governo. Esses são terríveis, e a forma de investimento é um absurdo, superlotam as escolas de educadores que os mesmos parecem mais os soldados de Hitler, onde a hierarquia manda e eles obedecem, na maioria das vezes as escolhas desses educadores são feitas por pessoas que não sabem nem o significado de uma educação de qualidade, essas escolhas não passam de absurdas atitudes que as quais podem serem intituladas de voto de cabresto. Aqui pra nós, você que é pai o que o senhor espera que seu filho seja se na escola que ele frequenta está plantado um desses soldados sem qualificação nenhuma para exercer tal função?

Ora o que importa para esses que fazem a política é brincar de fazer educação, com isso, eles estão sempre se saindo como herói, por que eles sempre terão pessoas que não sabem lutar pelos seus direitos, e quando surge alguém que reivindique algo, esse coitado, passa por uma série de opressões, que muitas vezes chegam a desistir, e ainda é visto pela sociedade como o VILÃO, desta forma, a educação caminha para um verdadeiro colapso, e é isso que a classe dominante neoliberalista pretende, para eles seremos sempre os VASSALOS para mantê-los no topo da pirâmide.

Cadê os ROYALTIES do petróleo que seria destinado para educação? Cadê o PRÉ-SAL? Veja agora o escândalo da Petrobras! quantos milhões estão sendo desviados? enquanto isso, a educação não passa de um paciente cancerígeno na fila do SUS. O que me deixa indignado é ver alguns educadores que se dizem conceituados compactuando com toda essa atitude covarde desses políticos disfarçados de cordeiros e se camuflando em teorias MARXISTAS, onde na verdade “eles” não passam de mirabolantes SOFISTAS, vencendo a classe vassaliana com discursos faraônicos.

Moramos em um estado “Alagoas” que tem os piores índices, lideramos deforma negativa praticamente em todas as áreas, como pode ser a educação de um Estado desse? Ainda, existe professores sendo perseguidos por ter um pensamento contrário aos deles, como pode acontecer isso em pleno século XXl?

A política é o combustível que faz funcionar o mundo, em nosso país estamos prestes a vivenciar mais um pleito eleitoral, o interessante que são as mesmas caras de políticas anteriores e o pior que o “povo” será iludido mais uma vez, irão continuar perpetuando esse FEUDALISMO disfarçado de democracia, estamos mais inseridos em um sistema monarca do que em um democrata, e cada dia que se passa a educação vai escorrendo pelo o ralo e a mendigação do povo segue nas grandes filas, inclusive na porta desses SOFISTAS em trocas de míseros centavos que é retirado de ações como a educação. Como está sendo a educação de seu filho? Que tipo de escola ele tem? O professor é qualificado? Qual a filosofia da escola? Para os políticos é muito mais fácil dominar alguém sem conhecimento, assim, para “eles” o povo será presa fácil.

Vale ressaltar, que, a caracterização da maioria dessa atual ‘safra’ política se vê na total precariedade que assola o ensino público nos seus mais diversos níveis. Um quadro cada vez decadente desenhado por escolas em funcionamento sem nenhuma condição de infraestrutura, professores desmotivados e desqualificados e a ausência de projetos político-pedagógicos fomentadores que possa enriquecer uma educação devidamente qualificada. Uma situação caótica que se estende a todos os níveis de ensino público do país e que na atualidade, começa a comprometer a educação superior, também entregue à lógica da privatização e ao descaso da gestão pública, como tem sido demonstrado pelo movimento grevista dos professores, portanto, esses acontecimentos acabam refletindo em diversos setores da sociedade.
Enfim, o que não podemos deixar de enxergar é que, por trás deste cenário aqui brevemente pincelado está uma estratégia ideológica pautada no combate à formação de uma sociedade verdadeiramente crítica e autônoma, qualidade esta só alcançada pela educação. Como diria o mestre da educação brasileira, Paulo Freire: “Educar é impregnar de sentido, o que fazemos a cada instante”. E isso, nenhum político desejaria de modo algum. Do contrário, o sentido magnânimo do voto viria à tona. Já imaginou?!

Luiz Vieira da Silva

5 comentários:

  1. SR.PROFESSOR, PRESTE BEM ATENÇÃO, PLAGIAR É CRIME, ESSE TEXTO É PLÁGIO (CÓPIA), O SENHOR NÃO COLOCOU A FONTE, CUIDADO COM OS PROCESSOS, AFINAL DE CONTAS O SENHOR REMA CONTRA A MARÉ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cópia nada! É inspiração deste grande profissional, que infelizmente é a mais triste realidade da educação brasileira.

      Excluir
  2. Ao sr. ninho: Acho q vc se engana, não preciso plagiar e quando acontecer isso indicarei a fonte...
    traga para a realidade sua e nossa, vc é de canapi? vai ver se isso enquadra aqui e no nosso país, mesmo assim agradeço sua participação...

    ResponderExcluir
  3. Carlos silva/ canapi24 de abril de 2014 às 18:41

    É isso mesmo a estamos rodeados de mentirosos enganando o povo humilhando um e outro, nos temos que fazer é saber fazer nossas escolhas, do jeito que as coisas estão como q vamos votar, eu não voto
    espero uma educação de qualidade para meus filhos e que todos os professores tenha capacidade de assumir uma sala de aula,

    ResponderExcluir
  4. maltileide pereira desouza5 de outubro de 2015 às 09:52

    Show de bola esta coluna! concordo plenamente!

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)