terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

DE QUEM É A CULPA DO FRACASSO EDUCACIONAL?

Onde vários fatores negativos são alienados a um sistema corrompido.

Diante de tantos questionamentos e de reflexões, tentamos consertar os erros causadores das derrotas da educação, mais nos parece ficar distante a realização dos fins nos quais, grande parte dos engajados na busca de uma educação que atenda aos anseios da sociedade moderna, bem como de todo o corpo docente, discente e comunidade escolar, se propuseram a atingir. Pensemos então! Será que esse é um diagnóstico que nos leva a conclusão de que a educação brasileira não tem mais jeito? Seria o caminho mais correto cruzarmos os braços e somente assistir a decadência definitiva da possível redentora da sociedade?

No entanto, por mais que eu seja otimista, não posso simplesmente fechar os olhos e ignorar todos os acontecimentos negativos que nos empurram correnteza abaixo, sem mesmo deixar fortes expectativas quanto a sua correção e, portanto, inevitavelmente, conduz-nos ao insucesso no que se refere à grandes ideias e manutenção de uma educação funcional, anunciadora do sucesso, exterminadora dos fracassos. Sei da complexidade para se adquirir soluções para cada problema que surge em meio a esse furacão de demandas e diagnósticos, mas de pouca dedicação e atenção por aqueles que têm o poder de criar bases legais que obriguem o poder público a realizar investimentos direcionados ora a revitalização, ora a criação de sistemas de ensino propícios ao êxito.

A culpa é um quociente, não podemos dizer que esse ou aquele é o culpado por tudo que acontece no cenário educacional, negativa ou positivamente. Nossa consciência deve ser preenchida com a certeza de que todos, sem exceção, somos culpados. Os legisladores, pessoas com poder de criar leis que envolvam a nossa educação num clima de seriedade e devido respeito, diferentemente do que ocorre hoje, onde a astronômica importância da educação transformou-se apenas em discurso político ou mesmo em motivo de piada, não realizam o trabalho esperado por aqueles que realmente se preocupam com a educação. As burocracias são tantas, que alguns parlamentares desistem, antes mesmo de tentar, de colocar à prova algum projeto benéfico ao ensino brasileiro. Eles são culpados, pois o poder que lhes são atribuídos por nós, sociedade, é envolto numa responsabilidade de resposta aos nossos anseios.

Ainda políticos que se acham capazes de domesticar alguns que se diz educadores, com isso corrompe um sistema educacional de uma determinada região, muitas vezes são perseguidores de ações que não esteja na sua trajetória, para muitos o que vale é que é dito pelos próprios, e onde alguns temem e passam a serem submissos de ações erronias dentro de um contexto educacional, com isso, o processo educacional desse de rio abaixo sem perspectiva de retorno, assim, para essa classe política que se acham dominante, é muito mais fácil conviver com uma sociedade lesada do que com uma sociedade inquieta na busca de seus conhecimentos.

A omissão do poder público também é explicito. Os governos municipal, estadual e federal investem muito pouco na educação e, quando investem, não se baseiam num planejamento que garanta que o investimento feito gerará resultados positivos à educação. É preciso muito compromisso dos nossos governantes. É preciso o reconhecimento de que somente seremos reconhecidos pelo mundo, quando formos capazes de exibir cidadãos preparados para o mercado nacional e internacional, mas não só para isso, que eles sejam também pessoas críticas, que reflitam sobre o que está ao seu redor, pessoas com fome de conhecimento, capazes de interpretar os mais variados textos, dos mais diversificados gêneros. Que possamos exibir cidadãos habilidosos na escrita, na leitura, no cálculo, no conhecimento geográfico e histórico desta e de outras nações, pessoas sociáveis, solidárias, compartilhadoras do conhecimento adquirido.Nesse dia, seremos reconhecidos como um país que realmente forma pessoas para o mundo. Enquanto esse dia não chega, posso afirmar que o poder público é culpado pelo nosso fracasso.

Imaginemos um professor na sala de aula sofrendo terrorismo psicológico, por parte de políticos incapazes de administrar nem se que sua própria casa, no entanto, como a sociedade é capaz de manter tais sugadores de um processo de formação de um ser humano. A sociedade é uma mera culpada, isso por que cruza os braços diante do descaso, da má administração, da corrupção. Por que não cobrar dos nossos representantes legais? Por que não expulsarmos os corruptos e eleger pessoas com projetos que favoreçam a nossa educação? Por que não cobrar transparência no uso das verbas educacionais? Será que do jeito que estar, está bom? Somos, sim, culpados, por fechar os olhos diante do que não favorecimento do bem coletivo. Culpados por não tentar mudar. Por achar que somos pequenos, quando formamos uma nação inteira.

As secretarias de educação, assim como as equipes diretivas escolares, são também culpadas. Enquanto no primeiro caso vemos a irresponsabilidade, advinda do pensamento político egoísta, onde em muitos casos o próprio secretário escolar não tem nada haver com a função que exerce. A partir dai começa os grandes erros em escalar profissionais, em grande parte dos casos, sem capacidade para gerir uma pasta. Retiram bons professores da sala de aula para, em alguns casos, serem péssimos gestores. Existem ainda os casos de nomeações de coordenadores pedagógicos, por exemplo, que acabam desempenhando funções díspares das suas, por falta do profissional que deveria cumprir aquela determinada tarefa. Muitos outros casos dentro desse contexto poderiam ser exemplificados. Ainda nesse embalo estão as direções escolares, sem generalizações. Estas preocupam-se muito mais com as questões burocráticos do que mesmo com o processo de ensino-aprendizagem. Não dão importância para o que realmente é digno de atenção numa escola: os processos de ensino, a aprendizagem do aluno, o apoio ao professor e aos demais membros da escola.

Os educadores também são culpados. Culpados por serem, em parte das vezes, coniventes com situações de perda para o aprendizado do aluno. Um exemplo disso são os casos de feriados imprensados, onde ninguém se manifesta contra, vista a deficiência no cumprimento do calendário escolar com dias tão insuficientes para um bom aproveitamento de aprendizagem. As faltas em demasia são agravantes para esse fracasso. Em outros casos, o professor cruza os braços por se imaginar impotente para tentar mudar o cenário de horror da educação.  

A família de alunos são coniventes e, portanto, culpados. Ao elaborar uma “tarefa de casa”, por exemplo, os professores esperam que os pais, além de auxiliar os seus filhos no cumprimento daquele “dever”, consigam também diagnosticar as possíveis dificuldades do seu filho e, imediatamente, procurar o professor para formar uma parceria que proporcione o melhoramento do aprendizado daquele jovem aprendiz.

Os educandos também têm suas culpas. Vejo muitos casos, aonde os alunos simplesmente vão à escola apenas para conversar e reencontrar os amigos. Mas não só por isso eles são culpados. Também são culpados por não gritarem os seus direitos ao poder público; dizer-lhe que exigem os seus direitos constitucionais; que são cidadãos que buscam o conhecimento e que, portanto, exigem o melhor de seus representantes.

Mesmo ciente das dificuldades, ainda acho que podemos reverter esse quadro. Nesse sentido, penso que em algum momento esse trabalho irá jogar sobre te, leitor, a culpa que lhe cabe nessa problemática. Creio que juntos podemos alcançar a vitória nesse duelo contra o descaso, a descrença, a incerteza. Corrijamos os nossos erros e, a partir desse reparo individual, nos tornaremos um coletivo tão grande, que todos esses problemas nos parecerão pequenos. Juntos, podemos revitalizar a educação. Juntos, podemos mudar o mundo.



Luiz Vieira/Professor/ Pedagogo/Psicopedagogo

Não há problema que não possa ser reparado, diante do reconhecimento do erro que o parturiu”. (Robison Sá)
Professor, psicopedagogo, Luiz Vieira

10 comentários:

  1. Muito bem professor, belo artigo o m chama atenção é que realmente somos todos culpados e ainda o professor sofre persseguição psicologiaca? absurdo...

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  2. Todo professor quer ser direto ie por isso que se conrrompen no intuito de que vai ganhar um cargo melho queo doceu colega de profiçāo, puxa o saco dos politicos e esquecen que juntos poden muda o romo de toda naçāo.

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  3. A festa vai ser massa, o sertao vai estar em peso minha gente, Mastruz vai ser pra mais de 1.000... valew

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  4. Sabe-se que ainda por cima vem os maus políticos prezam por manter a sociedade refém de seus caprichos, utilizando meios de proporcionar recursos limitados, para que assim, todos estejam sempre debaixo de seus braços sem capacidade de análise crítica sobre suas ações! Dá-lhe Zé Hermes, deixou saudades viu! com vc o Povo de Canapi, com certeza, evoluiu, com o aprendizado e análise crítica, pessoas inteligentes dão valor aos inteligentes.

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    1. SÓ SE FOR GUERREIRO DA CORRUPÇÃO27 de fevereiro de 2014 às 07:20

      Deve ser muita inteligência mesmo, dizer que um corrupto condenado pela justiça federal acusado de desviar dinheiro da merenda escolar, chamado de gabirú e que não deixou uma só obra no municipio deixou saudades é muito inteligente mesmo.

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    2. Interessante é esse que aí está, 3000 milhoes da assembleia isso é só, que diguinidade esse está deixando, persseguindo funcionarios, reduzindo os direitos da queles que trabalham, previdencia arrombada, pega o dinheiro dos funcionarios e desvia esse é o bom?
      me poup.

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  5. gente, vcs viram ontem o vice do povão chamou a atitude dos professores de palhaçada, olha q educação é essa, aqui no luiz bast nós tinha a profssora sandra ela foi tirada m informei ela foi persseguida pelo vereador de furquilha e o prefeito ela m disse q ainda não sabe onde vai trbalhar
    agora é nossa vez vamos alunos cairem nas ruas lutar p nosso direitos.

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  6. Valeu garoto, não sei quem é, mais vamos fazer um movimento de alunos será massa, o q será que els vão dizer? aqui os estudantes ainda não foram para as ruas cobrar desses corruptos melhoras para nós vamos galera na cãmera desses vereadores rabo preso.

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  7. Devemos sim acordar para uma nova vida em busca de nossos direitos nos poderemos ser amudança desse municipio..

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  8. canapi em busca de resposta7 de março de 2014 às 03:53

    Todos somos culpados, mais aculpa maior é desses politicos corruptoa q pegam nosso impostos e desviam, portanto nessas eleições vamos saber escolher, quer dizer não tem escolha o melhor e votar branco....

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A Redação - 11/01/2017

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