sábado, 6 de julho de 2013

COLUNA O EDUCADOR: As Manifestações Sociais no Brasil, será que a Sociedade Acordou?

Há alguns dias e próximo de mês, o Brasil está vivendo sob inúmeras manifestações sociais, as quais estão repercutindo não somente em nível nacional, como também, na esfera internacional. A princípio, imaginou-se que o objetivo dessas manifestações, as quais ganharam as ruas de várias cidades brasileiras, fosse único e exclusivamente o aumento tido por exagerado na tarifa do transporte coletivo urbano em algumas dessas cidades do país, que, essa tarifa para os grandes empresários e o governo era apenas os míseros R$ 0,20 de reais. “Constatou-se, porém, aos poucos, que o horizonte dos objetivos dessas manifestações é bem mais extenso do que aquele anteriormente imaginado na cabeça desses no ponto de vista social CORRUPTO” mencionado acima.

Acontece que, independentemente disso, as manifestações sociais atuais são uma realidade em nosso País e, portanto, consequentemente, todos os envolvidos, sejam eles os manifestantes ou as respectivas autoridades competentes acordou diante de tanta roubalheira do dinheiro público, portanto, a sociedade devem assumir o seu papel para o necessário, bom e consciente desenrolar dos acontecimentos dentro da estrita observância do contido na legislação em vigor. Neste sentido, desde 05 de outubro de 1988 o Brasil possui sua atual Constituição Federal,a qual, já em seu preâmbulo, menciona o comprometimento de nosso País - Estado Democrático de Direito - em assegurar inúmeros direitos, bem como, a solução pacífica das controvérsias.

Dentre os direitos existentes pela Constituição Federal encontra-se o direito à liberdade de expressão, o qual, além de ser um direito reconhecidamente fundamental, também serve em qualquer país tido e reconhecido como democrático como suporte e sustentação da própria democracia aí existente. Já a solução pacífica das controvérsias existentes de igual modo trata-se também de fator essencial e obrigatório em países democráticos.

Inúmeras ausências de soluções pacíficas das controvérsias instaladas e existentes poderão evidenciar de forma inequívoca que a democracia não está suficientemente instalada ou não esteja se desenvolvendo de forma adequada, devendo, então, serem revistos os paradigmas aplicados, os quais, porventura estejam sendo insuficientemente inadequados para o trato do requisito essencial da solução pacífica das controvérsias. Neste ângulo e sob este foco devem sempre caminhar o Brasil e o seu povo sob pena de se efetivar um retrocesso democrático, fator este altamente negativo para toda a democracia então alcançada, a qual está sendo construída após um longo período de várias conquistas e encontra-se em franco e necessário desenvolvimento.

Desse modo, tem-se que manifestações sociais, desde que na forma pacífica, possuem legitimidade e legalidade no Brasil configurando-se, assim, nítido exercício do direito constitucional da liberdade de expressão de seu povo, mas, vale ressaltar aqueles vândalos que de uma forma de outra se aproveitam do momento para cometer seus arbitrários atos. A liberdade de expressão, portanto, é necessária em qualquer país civilizado e democrático, podendo ser também constatada por via de manifestações pacíficas, pelas quais, os manifestantes expõem e pautam suas reivindicações no sentido de serem devidamente ouvidos em seus discursos onde demonstram os seus reais descontentamentos e objetivam assim, por direito, a pacífica solução das controvérsias expostas.

Deve, portanto, desse modo, a sociedade democrática permitir e extrair resultados positivos dos debates originados do livre exercício do pensamento e liberdade de expressão de seu povo, ainda que expressos por manifestações sociais (pacíficas), colaborando, dessa maneira, para o fortalecimento do respectivo alicerce democrático. Importante e necessário lembrarmos que o direito à liberdade de expressão, e aí como já dito incluem-se as manifestações sociais, não é um direito absoluto, ou seja, não se pode e não se deve, com base em citado direito, incitar e invocar a violência e outros atos de cometimento de crimes para o alcance dos objetivos norteados sob pena de, em também estrita observância à legislação em vigor, responderem, na forma da lei, os eventuais causadores desses proibidos atos totalmente em descompasso com o ordenamento jurídico.

Não há, portanto, democracia sem normas jurídicas, bem como, democracia também não existirá sem que as normas jurídicas existentes sejam observadas e necessariamente respeitadas por todos, sem exceção. É exatamente este, entre outros, o exercício de equilíbrio que um país democrático deve enfrentar, ou seja, reconhecer, permitir, respeitar e aprender com o exercício do direito constitucional de liberdade de expressão de seu povo manifestado na forma pacífica e, não obstante, efetivar todos os esforços e modelos necessários para a completa e necessária solução pacífica das controvérsias, sem, no entanto, deixar de impedir que eventuais atos contrários ao direito sejam efetivados, ainda que eventualmente concretizados por uma minoria, tais como, a incitação à destruição de patrimônio público ou particular e demais outros crimes tipificados no ordenamento jurídico nacional.

O nosso município, a nossa sociedade será que tem coragem, competência para que possam se organizar e se manifestar na busca da reivindicação dos seus direitos? ou estão “encurralados” nos famosos currais eleitorais, onde políticos se perpetua no poder por dezenas de anos, vejam, o presidente da câmara dos deputados, usa o avião da FABE para assistir a final da copa das confederações, enquanto o presidente do senado o nosso nobilíssimo senador Renan Calheiros usa o mesmo avião para vir para um casamento na Bahia, e quem pagou esses custos? O meu e o seu dinheiro que pagamos convertido em impostos, isso é justo?

Urge salientar que, será que vamos continuar perpetuando esses senhores donos da corrupção no poder? Se observarmos, quantos mandatos existem um ou outro determinado deputado, senador ou até mesmo vereadores e prefeitos? Quando vamos dar um basta nisso tudo, vejo, que a melhor manifestação será nas urnas, em fim, nós que fazemos essa sociedade devemos acordar sim e dar oportunidades para novos administradores. Assim construiremos um Estado Democrático Estado Democrático e de Direito. 


Prof/ Pedagogo/Psicopedagogo/ Luiz Vieira

33 comentários:

  1. LOGO LOGO CANAPI PODE ACONTECER SUA MANIFESTAÇÃO EM UM PROTESTO CONTRA A FALTA DE RESPEITO EM UM DESCASO A SAÚDE POR FALTA DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA DO MUNICÍPIO.
    ATENDIMENTO NÃO SO E O NECESSÁRIO A UM CARRO LOCADO PRA TRANSPORTA UMA PESSOA NA HORA DE URGÊNCIA EM BENEFICIA EM TROCA DE FAVOR PRA CAMPANHA COMO SE USA AQUI.
    VÁRIOS CARRO PARTICULAR PRESTA SERVIÇOS A COMUNIDADE COM AUXILIAR DE ENFERMAGEM OU MEDICO PRA O SITIO NÃO E ENCONTRADO O MEDICAMENTO PRA UM PACIENTE CONSULTADO AI QUAL O MOTIVO.
    A COMPRA DESTE MEDICAMENTOS FOI PRA ONDE E O DINHEIRO DA SAÚDE...................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, nosso município regrediu, e isso quem sofre é o mais necessitado, não é possivel que o ano q vem esse povo vote nesses corruptos outra vez, será q canapi vai votar de novo nesse povo q só prometeu a construção da BR, isso será vergonhoso.

      Excluir
    2. As manifestações estão mudando o pais, por que esses politicos eles só mudam seu patrimonio e Canapi todo recurso q chega amaior parte e levada embora, estamos num verdaeiro curral, sim, parabens professor pelo artigo...

      Excluir
    3. Professor em busca de mudança...11 de julho de 2013 às 05:12

      Professor, seu artigo está excelente, quando canapi irá acordar e tirar esse corruptos da nossa terra, chega administradores que só pensam neles, o professor é parte fundamental nessa causa, professres acordem sejam formadores de opinião? quanto vc ganha para ficar calado em sala de aula? quando seremos valorizados? canapi precisa de professor como gestor do municipio e professores como vereadores, assim nossa terra poderia mudar, acorda professres, vamos nos manifestarmos em busca de nossos direitos.

      Excluir
  2. Temos que precionar o prefeito! Celso meu querido prefeito, nāo apenas eu mais toda populaçāo canapiense ta sofrendo com os abusos que os donos de vans estāo fazendo com os preços das passagens, meu prefeito coloque orde na casa, faça conquer eles diminua o preço das passagens caso nāo querāo faça conquer eles paguen imposto, por exemplo, taxa de cadastro municipal mensalmente e obrigueus transporta estudante e idosos gratis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior abuso partiu-se desse prefeito mentiroso, tirou o direito do quadro administrativo, tudo aqui é causa da desordem do descaso do faz de conta, para eles canapí q se dane.

      Excluir
  3. No meu blog meu caríssimo Marcio fiz o meu desabafo, não foram esses miseráveis R$0,20 de aumento na passagem de onibus, metrô e trens que provocou essas manifestações, pelo menos aqui em São Paulo, pois elas se espalharam pelo Brasil inteiro, o buraco está mais baixo. Manifestações em virtude do julgamento do Mensalão Petista, cujo relator demorou nada mais nada menos que uma semana, só para ler o relatório e, condenando todos os envolvidos, só não sei como esse partido conseguiu eleger um prefeito para o nosso estado diante de tanta corrupção, é claro que essa façanha só foi possível devido a compra de votos discaradamente, com as prévias eleitorais que esse partido pagou aos institutos de pesquisas para elaborar, sempre dando vantagem ao candidato deles no crescimento, envolvendo também, emissoras de televisão é claro que tem o rabo preso com eles. Manifestações também, contra a falta de remédios nas unidades básicas de saúde, pela falta de médicos que são mau pagos, pela falta de escolas, de empregos e por aí vai, então o que acontece, o povo se cansou, abriu os olhos e botou a boca no trombone e, de agora em diante acredito eu, as pressões surgiram com muito mais frequência, pois queremos é solunções, principalmente dáquelas de campanha eleitoral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joquim concordo com vc, mas se não tivesse acontecido o aumento da tarifa, ninguem tinha se acordado.

      Excluir
    2. vivemos em um municipio onde a "população" precisa de busca de conhecimento e não viverem em várias bolsas votos, é bolsa de 200,150, professor se ter no mínimo magistério, sem superior, esse é o quadro da educação do nosso muinicipio, são tantos contratos que tem mais professor do q aluno. nesse caso estamos num verdadeiro curral.

      Excluir
    3. Pense numa categoria unida!!! Esses "professores" que não respeitam um ao outro imagine a ética do profissionalismo, lêem a cartilha onde quem for podre que arrebente e ainda falam em professor governar, governar o quê com essa união entre vocês? É piada.

      Excluir
  4. Artigo espetacular, esse professor sempre inovando e criando artigo de acordo com acontecimento, parabéns, acho que a sociedade acordou sim, apenas nos grandes centros, mas no interior, vai permanecer os currais por muito tempo.

    ResponderExcluir
  5. O povo acordarão, com exeção de canapi que ainda estão sonhando com a sesta basica eos cinquenta reais, vão pra roça planta cambada de priguiçosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que leva publicar-se um comentário desse nível, ashuaashuaashua

      Excluir
  6. Canapi está entregue, a "população" do nosso municipio estam cada vez mais encurraladas com esses senhores de poderes q ´so vem buscar o pouco da receita gerada e vinda do governo federal, acredito q o povo acordou, agora nas pequenas cidades quem são os coroneis, o interiou precisa acordar e mudar radicalmente.

    ResponderExcluir
  7. Canapi deveria fazer uma manifestação contra a falta de respeito que falta na sociedade, e e é atravez desta manifestação que o povo devia abrir os olhos para a reslidade e tomarem decisões certas.

    ResponderExcluir
  8. Um país democrático de direito está longe, vivemos em uma decracia de fantazias, e uma ditadura disfarçada.

    ResponderExcluir
  9. Finalmente o Brasil acordou, já estava na hora dos cidadãos brasileiros entederem que esses políticos corruptos são um dos causadores de desordens e indiferenças na sociedade.essas manifestações é uma prova de que o Brasil ainda tem muito para melhorar de uma maneira em geral.Eu ñ acho que um pais onde os hospitais são uma m**** tem a capacidade de realizar uma copa do mundo,eu sei que este é um pais capitalista que esta querendo ser reconhecido internacionalmente mas está se esquecendo que ele ja esta sendo reconhecido como um país de desordens e caos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Anthony, é isso mesmo, ainda, moramos em um estado alagoas que lidera todos os tipos negativos de rank, tambem o q tem de corruptos nesse estado é vergonhoso e nosso municipio um verdadeiro curral de cabritos, elege cada figura.

      Excluir
  10. Verdade Luiz quando vc fala que nós perpetuamos eles no poder é uma pura verdade veja aqui em alagoas é raro algum coronel desses perderem, por que, "somos" idiota

    ResponderExcluir
  11. professor e futuro candiadato p mudança12 de julho de 2013 às 05:22

    OLha só pessoal o professor acordou resta agora os outros professores acordarem também, quanto ao artigo, enquanto tivermos professores incapazes em sala de aula fabricando um monte de tolos para sociedade, já mais acabaremos com os currais eleitorais, mas a sociedade está acordando, quem sabe se canapi não acorda, vamos votar em professores na próxima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse a vc que temos tolos formando TOLOS ? hj só é tolo quem quer ...a internet está aí para os desinformados e ignorantes ,acordados todos estão ,agora cada um calce os seus sapatos e corra atrás do que quer !!!

      Excluir
  12. A frase "o gigante acordou" quer dizer q o Brasil encontrou finalmente a democracia, q antes passava desapercebida por muitos cidadoes .
    Mas hj,diante de tantas coisas erradas o brasileiro percebeu q estava sendo enganado e q na verdade sempre fomos enganados!!!
    Temos q lutar sempre por nossos direito e fazer q essa democracia permaneça!!!

    BIANCA 1ºanoB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação Bianca, com essa atitude os brasileiros estão de olhos mais abertos, vivemos em uma democracia disfarçada onde quem manda são os poderosos, caciques políticos, no qual a sociedade ainda vem perpetuando-os no poder, resta a sociedade acordar para isto, o ano q vem é ano de mudança, quem sabe...

      Excluir
  13. Pessoal olha o absurdo 68 de aprovação? estranho o municipio parece está em perfeita situação, marcio não posta mais nada negativo, o q está acontecendo? sei lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando postei a matéria sobre o índice de aprovação do prefeito que foi publicada por alguém no facebook, o resultado era de 36% apenas, só que na ultima atualização já estava em 68%. Portanto não é questão de publicar somente coisas boas e esconder as negativas. Prezo pela imparcialidade, o que for bom realizado pela prefeitura será divulgado e o que for ruim também, no entanto, nos últimos dias apesar do blog está sempre a disposição para receber as denuncias da população o mesmo não tem recebido, sendo assim as coisas boas no momento estão superando as negativas uma vez que tanto a assessoria da prefeitura, quando os aliados políticos do atual prefeito vez ou outras pedem para divulgar as ações do governo. Se fosse pra levar para o lado pessoal todo mundo esta cansado de saber que não apoio a maneira corrupta que se faz politica em Canapi, todo mundo ta cansado de saber que não voto em quem compra voto e tenha ficha suja, mais na função que aqui exerço tenho que ser absolutamente imparcial, afinal este blog não é para perseguir ninguém e muito menos os políticos, mas para levar ao conhecimento da população as coisas como elas realmente são. E podem ter certeza que as irregularidades e omissões cometidas pela classe politica jamais deixarão de ser publicadas independente de a ou b, do que é "bonzinho" ou "perigoso". A informação não tem partido.

      Excluir
    2. o quer aconteceu e quer sua roedeira esta grande como esta ser sentindo sem o trono passava por nos fazia que não conhecia você sabe quer você e primo nosso mais nem fazia de conta de nos só por quer era direto de uma escola bem feito vice ter perdido quer você não fis de conta dos parenta quanto mais dos outros achei foi bom pra você olha pra sua família estou lhe esperando você vem aqui na casa de papai pede noto quer nos vamos lhe em cina quanto vale uma pessoa passa um dia sem cozinha por quer você prometeu um carro de água ate hoje nos espera ta perto de você quer ver nod dinovo eu meu pai minha mãe estamos lhe agudando

      Excluir
  14. A população de Canapi só fala, atitude que é bom ta faltando muito. O povo parece que gosta de ser dependente, gosta de ser enganado. É uma pena.

    ResponderExcluir
  15. BOa resposta marcio, vc é o unico q tem ummeio de comunicação que divulga algo em canapi, até entaõ canapi nem existia

    ResponderExcluir
  16. vivemos em um municipio onde a "população" precisa de busca de conhecimento e não viverem em várias bolsas votos, é bolsa de 200,150, professor se ter no mínimo magistério, sem superior, esse é o quadro da educação do nosso muinicipio, são tantos contratos que tem mais professor do q aluno. nesse caso estamos num verdadeiro curral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa observação David, vc como aluno poderá ser a mudança disso tudo, viver em um curral como vc disse é extremamente inaceitável, está na juventude o poder da mudança.

      Excluir
  17. As manifestações é o sinal de que o brasileiro está acordando e protestando contra tudo que não é do seu agrado,isso é mais do que bom, pois que o país progrida ,que as nações se multipliquem ,mas que a democracia prevaleça ,pois neste país ainda existe um povo que luta pelos seus direitos.
    VIVIANE VILAR 1°anoB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Viviane q vc tem esse pensamento, está em vcs jovens a verdadeira mudança, o poder de acabar com a grande massa corrupta do país.

      Excluir
  18. Luiz qremos outro artigo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)