quinta-feira, 26 de setembro de 2013

COLUNA O EDUCADOR: Até quando a educação será segundo plano?


O governo federal estabeleceu metas e prazos para que a educação pública brasileira atinja os níveis de desempenho médio verificados nos países mais desenvolvidos. Até 2021 todas as escolas públicas de nível básico deverão atingir essas metas, e para isso foi lançado, em abril de 2007, um novo plano nacional de educação, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Trata-se de um desafio gigantesco, pois, segundo o próprio Ministério da Educação, apenas 62 das 200 mil escolas públicas do país possuem nível de qualidade compatível com o dos países desenvolvidos. Quais políticas e investimentos são necessários para alcançar esse nível? Como anda a situação da educação básica no país e o que pode ser feito para melhorá-la? É fato que a sociedade brasileira valoriza cada vez mais a importância da educação como política pública indispensável para formar cidadãos competentes, promover eqüidade e aumentar a produtividade econômica do país. Algumas iniciativas recentes comprovam a preocupação, mas, percebe-se o descaso por parte de alguns governos estaduais e municipais, penso, que para se ter uma educação de qualidade é necessário que os profissionais da área estejam felizes, nesse contexto, professor feliz gera qualidade no ensino aprendizagem.

O educador vive hoje em torno de um bombardeio, ora são tantas teorias por parte dos gestores, chego até pensar que estamos vivenciando uma mitologia, ou melhor, o educador vive hoje em uma bola de neve, onde,ele brinca de ensinar e o aluno brinca de aprender, a educação ainda está longe de ser prioridade em nosso país, as metas são lançadas como flecha atinja em quem for, o resultado positivo tem que aparecer, responsabiliza o educador por tudo de errado. O que assistimos hoje é um governo “ em toda esfera” despreparado, isso traz diversos fatores negativos como: professores leigos em sala de aula, técnicos de secretarias sem ter o mínimo se quer de um conhecimento para assumir tal cargo, onde os quais deveriam ser o suporte pedagógico estão nesse patamar, como teremos uma educação de qualidade? E nossos filhos e netos do que educação receberá? Preocupante ou alarmante? São perguntas que não cala.

A política muitas vezes trazem situações catastróficas, isso acontece em uma mudança ou outra de determinados gestores, onde os mesmos preferem mudar o escalão que está estabelecido no quadro de servidores, com isso, mais uma vez a educação sofre mais um impacto, o que se ver muitas vezes são profissionais perdendo cargos, outro transferidos, e o pior, serem perseguidos politicamente, e a seus lugares muitas das vezes assumem pessoas que nem se quer tem o mínimo de preparo para exercer tal situação, portanto, torna-se impossível termos uma educação em primeiro plano“A educação é um palco onde muitos que não tem nada haver, ou melhor, analfabetos funcionais que se disfrutam politicamente, financeiramente de algo que não de sua competência”.

Vejo que é preciso uma varredura na corrupção em todos os aspectos, até isso acontecer, estaremos formando cidadãos incapazes de construir sua própria identidade. 


Prof/ Pedagogo/Psicopedagogo/ Luiz Vieira.

Outros artigos

15 comentários:

  1. e ainda por cima a assessora educacional disse que vai reconstruir a educação !é vai ter mesmo que reconstruir ,mas é quando ela sair Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que ninguém estão ligando pra educação coisa nenhuma ,porque eles coloca professores sem nenhuma preparação para ensinar , que só pensa no salario no final do mês , algum professores diz que não vai se matar para ensinar filho de ninguém. não só os novatos como também os veteranos todos eles só pensa no salario no final do mês, principalmente aqueles que não trabalhava e agora trabalham, quem se prejudicam nessa história são nossos filhos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Luiz pela à matéria, tudo que disse é a mais pura verdade, a educação do nosso país é vergonhosa, começando pela a do nosso município que só compra resultados agora colocar pessoas capacitadas para juntos buscar soluções não, colocam indivíduos como os que estão na secretária de educação que o ano passado fechou o ano devendo mais de 30 aulas não é mesmo fulaninha, outro vivia na sombra dos professores, ou fazendo fofoca da diretora, o outro então nem se fala, pois quem é ele para cobrar alguma coisa de alguém principalmente com relação a educação, se só trabalha 2 dias por semana e olhe lá, ainda mais fazem reunião como a de segunda passada, sem um pingo de respeito para com os profissionais que lá estavam, reunião essa desmotivadora, também poderá feito por quem mesmo? Além do mais quando uma determinada professora perguntou sobre o rateio, ele respondeu que depois de pagar todos as contas vai ver se sobrar ai dividi a mecharia. Pois é que saudade do rateio 2 vezes ao ano, tínhamos um prefeito que valorizava demais os professores, que sabia dos nossos direitos e o quanto a educação poderia melhorar valorizando-nos, e agora o que será de nós. A união faz a força vamos ficar de olho.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem companheira ,falou muito bonito ,éramos felizes e não sabíamos com ZÉ HERMES ,esse era um prefeito que governava para o POVO !!Queremos nosso rateio e direito!

      Excluir
    2. É triste mas, é mais um direito que nós tinhamos, será que ele será devolvido? Rateio só saudades.

      Excluir
  4. valeu professor luiz pelo belissimo texto essa e a pura realidade de nosso pais e tambem de nosso municipio, tenho certeza que o seu trabalho na escola ananete foi brilhante seu desenpenho foi 100% hoje vejo a real situaçao da ananete,alunos que perderao o incentivo de estudar um grande numero de alunos desistentes qual sera o motivo que levou os alunos a perderem seu enteressi?

    ResponderExcluir
  5. Luiz você é um cara que sempre mim mim surpreende quando acho que você chegou a seu limite vejo que pode ir muito alem ,Deus te ilumine ,não esqueça tudo passa.

    ResponderExcluir
  6. belissimo texto realmente a educação e brasil nao tem solução.

    ResponderExcluir
  7. Parabens professor pelo texto, acho que vai demorar muito para educação sair desse patamar, veja nosso município que passo está dando? está andando para traz,como vai ficar a sociedade do amanhã? e o meu e o seu filho quem será o educador, não resta hoje o professor trabalhar apenas pelos míseros reais e ainda ouvi dos chefes que são "rudes" que motivação é essa?

    ResponderExcluir
  8. Ora diante da matéria postada sobre mais um desvio dos cofres públicos principalmente do estado é impossível a educação ter jeito, é preciso sabermos escolher quem vai governas ou sugar os cofres públicos "infelizmante"
    A educação não tem jeito e Alagoas muito pior.

    ResponderExcluir
  9. cicero costa, delmiro9 de outubro de 2013 às 06:22

    Parabés professor pela materia, mas digo a educação da forma que se encontra já mais terá um futuro brilhante, aí os alunos é quem vão sofrer, mais tarde a sociedade, é mais fácil construir uma cadeia do que uma escola, a educação não está em primeiro palano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor em busca de mudança...20 de outubro de 2013 às 03:40

      Diante do discurso do prefeito ontem 19/10, quem vai acreditar em um individuo q so mente, nós professores ja mais seremos dignos desse tipo de administrador e a educação cada vez mais sai pelo ralo e nossos filhos e netos é quem vão pagar por isso.

      Excluir
  10. Agora me digam que a educação num está se afundando, absurdo o que esse ditador prefeito está fazendo com nosso dinheiro, é o zé está fazendo falta, canapi parou.........

    ResponderExcluir
  11. muito errado o que esse prefeito vem fazendo com o nosso dinheiro não esta investindo nos professores tem muita converça e pouco trabalho asfalta pavimenta algumas ruas não quer dizer que esta mudando o municipio

    ResponderExcluir
  12. Esse governo é a verdadeira mentira,existente no nosso municipio, a previdencia ja foi o rateio também.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)