sábado, 9 de novembro de 2013

COLUNA O EDUCADOR - EDUCAÇÃO: Um sistema corrompido na sociedade.

Inspirado em diversos fatores acontecido nos últimos tempos dentro do sistema educacional, venho através deste expor alguns contextos, onde os quais  demonstram vários pontos negativos deste sistema, ressalto que ainda existe uma mínima quantidade de fatores que se mostram positivamente querendo mudança nesse sistema, no entanto, é essa pequena massa que é tratada com total indiferença.

Pergunto: como pode dentro da educação existir integrantes que usam muitas vezes de suas habilidades para impor sobre os outros, algo que venha prejudicar o próprio sistema?

Ainda, é inexplicável o uso da ciência da governação de um Estado ou nação, para que, de forma arbitrária possam subestimar o conhecimento de tal indivíduo?

Vejo uma “alienação” por parte desses que usam as hierarquias para determinados fins, é fato lamentável.

Encontramos na educação, talvez os piores locais de trabalho, a desunião do próprio corpo que compõe, transformando então, em uma verdadeira disputa de espaço, onde poderiam se unir para melhores condições de trabalho, salários justos e materiais didáticos que possam subsidiar o dia a dia dos mesmos. Percebe-se que a educação está em um período de declínio, estar se fragmentando, no entanto, não existe uma prioridade específica não está nos primeiros tapetes vermelho para ser discutidas, existe uma mitologia enorme, como na religião existem seus seguidores e muitas vezes não busca saber nem o significado de seu pensamento, também vejo o exemplo parecido no sistema educacional. Exemplifico a educação como uma religião onde o pastor ou padre dizem seus pensamentos e os fieis (PROFESSORES), nem se quer contesta, mas os seguem de olhos vedados e muitas vezes conhecem a realidade destes pensamentos, mas se mantém no silêncio como se o que ouvisse fosse uma filosofia verdadeira, ainda, a cada mudança na estrutura política de uma federação impactos são visíveis, muitas vezes regride todo um processo que estava em andamento.

Cada filosofia de um governo acaba na hora que seu mando desaba, por tanto, se inicia uma nova linha de pensamento e muitas vezes os que não seguem essa linha são triturados literalmente e jogados pelo ralo, não existe uma avaliação da quilo que o educador ou indivíduo faz ou deixa de fazer, os transtornos acontece seguidamente para aqueles que não compactua com determinada situação, é um “exilo”, onde quem poderia formar opiniões muitas vezes se mantem neutros para não sofrer nenhuma represaria. Se viajarmos um pouco no tempo, vamos ver que a luta por uma educação de qualidade inicia-se nos anos 30, precisamente nos anos 1934 e 1935 no governo Getúlio, na época se lutavam por uma escola pública, laica de qualidade e voltadas para todos e uma educação para criação de conteúdos interiores capazes de interpretar o mundo e para fazê-lo, o incrível nisto, é que várias atitudes não mudaram, hoje o educador que revoluciona e luta por seus direitos e uma educação que possaelevar o conhecimento intelectual das pessoas, imediatamente esse educador é perseguido e muitas vezes exilado de determinada região. O crescimento intelectual e a formação de opinião estão nas mãos do educador basta ele usar de forma correta, finalizo deixando uma frase de um grande escritor do alto sertão baiano...

”A EDUCAÇÃO AINDA NÃO É PRIVILÉGIO”
(Anísio Teixeira)
                                                                   

Luiz Vieira/Professor/ Pedagogo/Psicopedagogo


Outros Artigos



OBS: Para  comentar  neste  blog  preservando  sua  identidade,  siga  as  seguintes  instruções:  Faça  seu  comentário, escolha  a  opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

6 comentários:

  1. Estou contente que ainda existe pessoas que ainda produz algo diferente e mais feliz fico por ter isto aí em um municipio tão pequeno e carente de conhecimento, parabéns a esse professor e ao Márcio por públicar, belo pensamento, como vc mesmo disse em seu texto a educação não é privilegio, os governos preferem manter uma sociedade ou parte de um povo sem conhecimento, isso faz com que eles tenham um certo dominio nestas pessoas. Márcio estou ligado no sertão, valeu prof...

    ResponderExcluir
  2. O sistema está corrompido sim, é no país no estado e principalmente nos municípios, até perceguissão politica os servidores sofrem, como a educação será privilegiada nesse sentido.

    ResponderExcluir
  3. Professora da Rede Municipal13 de novembro de 2013 às 10:23

    É absurda a forma como tratam a educação não só do município, mas como o todo. Concordo quando diz em seu texto profº Luiz, que aqueles que tentam ou fazem diferente o poder não pensa muito e os persegue... você e alguns colegas são prova disso, acompanhei seu trabalho na escola de Forquilha e digo sem nenhuma dúvida lá a educação acontecia de fato, mas infelizmente a regra é essa um manda e todos obedecem, nos resta torcer para que um dia isso acabe e que de fato professores entendam seu papel na sociedade e que não sejam aliados a nenhum sistema que somente corrompe a educação dos nossos filhos.

    ResponderExcluir
  4. Professor triste e sem direito15 de novembro de 2013 às 15:12

    A educação está e continuará sim corrompida, por que quem administra é corrompido, nunca ficou a frente de uma sala de aula, sem merenda sem ventilação, e sem voz, nunca sentiu como é o trabalho nas escolas, outros se pousa de bonzinhos até uasa o no de deus, como ele fosse responsável por todas as mazelas acontecida em tais administrações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anisio teixeira diz tudo nessa frase, e vai demorar um tempão para que ela seja e se torne privilégio, veja o que acontece em nosso municipio, não tem merenda e os proprios profssores vão para a escola sem otimismo, por que suas bonificações foram estintas e ainda tem que trabalhar do sábado ate os domingos, évergonhoso.

      Excluir
  5. Hora falando de canapi, com relação a educação como será o resutdo do ideb? creio que do jeito que os professores andam entusiasmados kkkkkkkkkkkkkkkk, o ideb só terá resultadopositivo se o resutado for mascarado, e a educação está e sempre será corompida meu irmão, enquanto o povo estiveer votando em ladrão vai ser assim, até a previdencia segundo denuncia do sindicat está falindo estamos ferrados....

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)