quarta-feira, 11 de abril de 2018

Servidores Municipais da Educação rejeitam proposta de reajuste salarial ofertada pelo prefeito Vinicius Mariano.



Categoria decidiu por apresentar uma contraproposta durante Assembléia realizada na tarde desta quarta-feira (11) na sede do SINDSCAN.

Por: Redação

Pelo menos 100 servidores municipais da educação, entre professores e profissionais do quadro administrativo se reuniram em Assembléia Geral convocada pelo SINDSCAN na tarde desta quarta-feira (11) para ouvir a proposta de reajuste formulada pela equipe de governo do prefeito Vinicius Mariano que desde que assumiu o comando do município tem deixado os servidores “a ver navios” sem qualquer reajuste salarial, ignorando completamente os reajustes do Piso Nacional dos Professores de 7,64% em 2017 e 6,81% este ano (2018).

A proposta da prefeitura que foi apresentada pelo economista Gilmar, foi de 8% pago em duas parcelas de 4%, a primeira no mês de Maio e a segunda em Agosto deste ano, sem retroativos a data base (Março). Isso para os professores, pois para os servidores do quadro administrativo a proposta foi ainda mais “insignificante”. Apenas 4% também em 02 parcelas e sem retroativo, o que fere uma Lei Municipal aprovada em 2013 que garantiu o mesmo percentual de reajuste dos professores ao quadro administrativo, uma espécie de “compensação” pela retirada da categoria do PCC – Plano de Cargos e Carreira da Educação ainda no início de mandato da gestão anterior.

Concluída a apresentação, os servidores se mostraram insatisfeitos, rejeitando a proposta e apresentando uma contraproposta de 10% podendo até ser dividido em duas parcelas nos meses sugeridos, porém, com retroativo à Março e por igualdade de direitos entre professores e quadro administrativo, 10% de reajuste para ambas as categorias.

Agora resta saber se o presidente do SINDSCAN irá cumprir com as decisões da Assembléia, levando a proposta ao gestor municipal e consequentemente, ingressando com ação no Ministério Público Estadual igualmente como havia sido decidido na última assembléia da categoria, mas que posteriormente foi ignorada e arquivada por aquele que deveria defender os servidores ao invés de fazer o papel de “advogado do governo”.


Concurso Público

Feita a contraproposta relacionada ao percentual de reajuste salarial proposto pela prefeitura, os servidores questionaram o presidente do SINDSCAN sobre o porquê do mesmo não ter acionado o MPE quanto à realização do certame, conforme decidido na última Assembléia, recebendo como resposta do presidente, que na oportunidade um ofício foi protocolado na prefeitura solicitando providências por parte do governo, medida essa, contrária a decisão soberana da assembléia e “estranhamente” ao histórico de ações judiciais impetradas pelo SINDSCAN em gestões anteriores.


Transparência Sindical

Outro questionamento da categoria foi a falta de transparência do próprio SINDSCAN que em mais de uma década de existência, ainda não possui um canal de informação, contato e prestação de contas para com seus filiados, porque de acordo com o presidente, ainda não foi possível devido a sua incapacidade técnica para com a criação destas tecnologias, logo; alguns servidores sugeriram a contratação de um técnico para construção de um portal ou site, afinal de contas, segundo os servidores, existe dinheiro suficiente das contribuições sindicais para estes e outros fins.

Para se ter uma ideia da necessidade deste portal ou site, os servidores filiados se quer sabem quanto o SINDSCAN recebe mensalmente das contribuições sindicais descontadas na folha de pagamento dos servidores pela Prefeitura Municipal e muito menos, se esse dinheiro tem sido repassado regularmente, como tem sido gasto e/ou investido.

E como se não bastasse a falta de transparência do SINDSCAN, seu presidente ainda é acusado por dezenas de servidores de “compactuar” com os desmandos do governo municipal para com a categoria, ao ponto inclusive de ouvir na cara durante a assembléia, que alguns servidores já se preparavam para pedir desfiliação e seu afastamento do cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)