segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Mais uma canapiense se destaca no mundo acadêmico ao se formar em Engenharia pela UFAL.

Confira o resumo de toda trajetória acadêmica da jovem Engenheira Canapiense Luciana Rocha e o comentário do blogueiro Marcio Martins, um dos convidados para o tradicional Baile de Formatura que falou da honra em poder participar deste momento tão especial e do que tamanha conquista representa para a sociedade como um todo. 

Por: Redação
Crédito: Divulgação

O blogueiro e editor geral do blog Canapi Agora Marcio Martins, foi um dos convidados da agora Engenheira Civil Luciana Rocha que na noite deste sábado (03) concluiu sua jornada acadêmica no Curso de Engenharia Civil pela UFAL durante o tradicional Baile de Formatura realizado no município de Delmiro Gouveia.

Para Marcio Martins que se fez presente a festa junto com esposa e filhos, a conquista da jovem canapiense Luciana Rocha acaba de vez com a falácia e o vitimismo social de que somente os ricos podem ingressar e concluir uma faculdade além das licenciaturas. 


"A conquista de Luciana vai além do diploma, pois mesmo filha de pais analfabetos e agricultores, isso jamais foi empecilho para que a mesma conquistasse esse título tão almejado de Engenheira Civil por uma Universidade Federal. E se esse título já representa muito para a jovem engenheira, muito mais representa para seus pais, pois se por um lado os mesmos não puderam dá uma vida mais confortável para seus filhos do que o dinheiro pode comprar, por outro, deram o que existe de mais valioso que é EDUCAÇÃO, não é a toa que além de Luciana, sua irmã Luana também concluiu a faculdade de Geografia e há anos é professora na rede estadual de ensino na Escola Luiz Bastos em Canapi" - Disse Marcio Martins

"Para mim foi uma honra fazer parte do seleto grupo de convidados entre familiares e amigos que se fizeram presente neste momento tão especial da vida da Luciana, desejo toda paz, saúde e sucesso possível nesta nova batalha que a mesma irá enfrentar daqui pra frente em busca do seu espaço no mercado de trabalho"  - Concluiu.

A mais nova engenheira canapiense também falou sobre esse grande momento da sua vida e de toda sua trajetória acadêmica, das lições aprendidas e vividas. Confira!


Ser estudante de escola pública e ingressar em Universidade Federal sem fazer cursinho não parece uma missão fácil, mas não é impossível. Prestei vestibular e ingressei no curso de Engenharia Civil. A caminhada foi árdua. Sete anos de curso com cinco longas greves e dedicação exclusiva.  Além de estudar e trabalhar, me deslocar todos os dias cerca de 150 Km até a Universidade. A situação melhora com a conquista de uma bolsa de estudo pela Universidade que garantiu-me a permanência no curso e a condição de morar fora. O curso é bastante complexo; requer foco, disciplina. Mas apesar de todas as dificuldades vividas, o curso me proporcionou as melhores experiências. Viajei para inúmeros congressos, conheci vários estados, fiz muitos amigos e conheci diversos profissionais renomados na minha área, participei de alguns projetos de extensão universitária, com parcerias importantes. Aproveitei tudo que a Universidade ofereceu.

Dentro da grade curricular do curso ressalto o Estágio Curricular Obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. As oportunidades de estágio na área de Engenharia Civil na região são bastante escassas. Tive o privilégio de conseguir realizar meu estágio com o DNIT, na fiscalização da implantação e pavimentação da BR 316/AL do Km 0 ao Km 49, trecho no qual se localiza a minha cidade: Canapi. A primeira e grande experiência da minha vida profissional, uma grande escola. Após concluir o estágio fui contratada pela empresa fiscalizadora e continuo na obra. O TCC também foi um grande desafio. Trabalhei com um estudo de caso sobre a acessibilidade das calçadas para pedestres no município de Canapi. Desenvolvi e apresentei com sucesso os resultados obtidos com a pesquisa realizada. Coincidentemente o tema abordado por mim no TCC deve está contemplado no Plano Diretor do município. Este, atualmente, está sendo elaborado pela Gestão Ambiental da BR 316/AL, que mostrou-se muito interessada em adotar o projeto.

O Campus da Universidade Federal de Alagoas – UFAL em Delmiro Gouveia representa uma conquista muito importante para a população do sertão alagoano. Dentro das limitações atuais oferece o que pode de melhor para formar profissionais capacitados, competentes e comprometidos com a ética no exercício da profissão. E foi dentro desse contexto que no dia dois de fevereiro me tornei Engenheira Civil. A formatura foi um momento muito almejado durante o curso e após superar todas as dificuldades o grande dia chega. Foi uma vitória muito honrada e o sentimento é de gratidão a todos que de alguma forma contribuíram, torceram, incentivaram (pais, irmãos, amigos, professores, enfim, todos). As cerimônias de missa, culto, colação e baile foram muito emocionantes e significativos por representar toda a conquista obtida ao longo do curso.

O conselho que deixo é que tudo é possível e acontece na hora certa. Não temos as melhores escolas, a gestão municipal não costuma apoiar o ensino superior federal. Mas a perseverança alcança níveis de desenvolvimento brilhante. Meus pais não tiveram oportunidade de estudar, mas não mediram esforços para que os três filhos ingressassem em Universidade Pública Federal. Não foi sorte, ou ao menos não apenas sorte, mas muita perseverança.


Concluo essa fase com a certeza de que é apenas o início de uma longa caminhada. Caminhada essa que seguirei veemente fiel ao juramento que fiz na minha formatura e de acordo com tudo que aprendi durante meu curso, buscando sempre me aperfeiçoar e honrar minha profissão. 

Luciana da Rocha Melo Guerra
Graduada em Engenharia Civil
Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão
- Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849, Cidade Universitária
- Delmiro Gouveia
- CEP: 57480-000



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)