terça-feira, 28 de março de 2017

Governo Municipal tem 180 dias para apresentar proposta de reforma do IPREV para concessão de aposentadoria dos seus servidores.

Decisão é do Governo Federal como condição para que servidores públicos estaduais e municipais não sejam submetidos à regra nacional proposta pela Reforma da Previdência.

Por: Redação com Folha de S.Paulo

Após a repercussão negativa e a avaliação de que havia impasse jurídico para retirar servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência, o presidente Michel Temer recuou e quer propor prazo de seis meses para que governadores e prefeitos elaborem suas próprias regras.

Caso os Estados e os municípios não aprovem as reformas em 180 dias, passariam a valer as regras estabelecidas pelo Congresso Nacional.

A solução, definida após reunião entre Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o secretário de Previdência, Marcelo Caetano, serviu como alternativa ao anúncio feito na semana passada, de retirar servidores estaduais e municipais da reforma.

Auxiliares do presidente detectaram repercussão negativa no mercado, insatisfação de governadores e a avaliação de que poderia ser inconstitucional.


terça-feira, 21 de março de 2017

Atletas mirins de Canapi, ganham seis medalhas de ouro e uma de prata em competição de Jiu Jitsu realizada em Maceió.

A disputa foi pela Copa Maria Bonita, competição exclusiva para meninas. Nossas campeãs foram inscritas projeto Arte Suave, desenvolvido pela academia White Shark Nova União pertencente ao Atleta profissional de MMA, o canapiense Elves de Oliveira.
Por: Marcio Martins
Crédito: Divulgação
Seis medalhas de ouro e uma de prata, esse foi o espetacular resultado das atletas mirins da academia White Shark Nova União pertencente ao Atleta profissional de MMA, o canapiense Elves de Oliveira, em competição de Jiu Jitsu exclusiva para meninas, denominada Copa Maria Bonita, realizado em Maceió no ultimo final de semana.

As campeãs foram:

Dayara Ferreira Silva - medalha de ouro 

Maria Izabel Lourrany Melo Da Silva - medalha de ouro
Fernanda Freitas Carnauba - medalha de ouro 

Davyla Julia Costa Brandão - medalha de prata 
Isys Gabriele Machado de Freitas - medalha de ouro 

Lara Freitas Feitosa - medalha de ouro 

Mileide ferreira lima - medalha de ouro
"Quero agradecer a todos envolvidos, aos aluno(a)s e seus pais que acreditam e somam nesse trabalho. Isso é o Jiu Jitsu de Canapi, academia White Shark, Nova União - PROJETO ARTE SUAVE, filiada a Flávio Rodrigues, que com 07 atletas em disputa conseguiu 07 medalhas, ouro = 6 / prata = 1. 100% de aproveitamento" - Disse Elves de OIiveira

E não para por ai, agora, a  equipe já se prepara para a próxima competição que acontecerá​ na cidade de Paulo Afonso - BA na data 23 de Abril.






domingo, 19 de março de 2017

Enquanto a população clama por água, milhares de litros são desperdiçados em tubulação quebrada da CASAL na BR-316, sentido Inajá/PE.

Problema pode prolongar ainda mais a falta de abastecimento por parte da estatal, que já passa dos 60 dias sem a liberação de uma só gota para a casa dos canapienses.

Por: Marcio Martins
Credito: Divulgação/WhatsApp

Como se já não bastasse os mais de 60 dias sem que chegue uma única gota de água nas torneiras das casas dos canapienses, desta vez foi a tubulação da CASAL que resolveu “aprontar” para agravar ainda mais o problema da falta de abastecimento por parte da estatal, isso porque, um cano quebrado na BR-316, sentido Inajá/PE, nas proximidades do Sitio Salgado, vem desperdiçando milhares de litros de água em plena rodovia, conforme pode ser constatado nas imagens em anexo.

Vale apena lembrar que a ultima vez que a cidade foi abastecida pela CASAL foi no dia 16 de Janeiro, quando o Governador Renan Filho esteve no município para visitar as obras da BR-316 e se deparou com  um protesto de alguns jovens e moradores da cidade contra a falta d’água que há anos tem se tornado prática recorrente da CASAL que só abastece a cidade em média a cada 60 dias. Na ocasião, o governador prometeu buscar soluções efetivas a longo prazo para resolver o problema, tendo em vista os investimentos que estão sendo feito em algumas adutoras da região, porém, se fez de desentendido ao problema emergencial. Mas apesar disso, curiosamente, assim que o governador deixou a cidade, a água que há 60 dias não chegava, começou a chegar em algumas ruas.

O problema é que agora o governador (a não ser no período eleitoral quando tentará a reeleição), não retornará nem tão cedo ao município, pois só assim talvez eles (CASAL) resolveriam liberar novamente o abastecimento, afinal de contas, as contas, essa não falham, pois são tiradas todos os meses do consumo de um registro pelo qual só tem passado vento.

Enquanto isso, os representantes da estatal sediados na regional de Delmiro Gouveia, que é a responsáveis pelo abastecimento de 08 municípios do alto sertão, se recusam a atender o convite da Câmara Municipal de Vereadores para a realização de uma audiência pública onde se coloque as “claras” o verdadeiro motivo da falta de abastecimento no município, haja visto, que a famosa desculpa da bomba “07 capa” que se quebra a todo momento já não convence mais ninguém. Além disso, a “dita” reunião do prefeito Vinicius Mariano com o governador sobre o assunto que foi divulgada por sua assessoria na página do facebook da prefeitura, se quer parece que existiu de fato, tendo em vista que não foi divulgada nenhuma fotografia que comprovasse que realmente prefeito e vereador se reuniram, e que se existiu, mas uma vez, baseado no relato que foi divulgado, o que foi posto em discussão foi novamente as “soluções” para longo prazo, sem qualquer menção ao problema emergencial que tem forçado a população a comprar água que varia de R$ 15,00 a 250,00 reais, respectivamente, pelo abastecimento de tambor e caminhão pipa.



sábado, 18 de março de 2017

Governador Renan Filho apresenta a educadores e gestores municipais o programa Escola 10 e Canapi adere ao projeto.

Programa integra redes municipais e estaduais de Educação para a melhoria da aprendizagem nas escolas públicas. Notícia foi dada em primeira mão pelo prefeito Vinicius Mariano através das redes sociais.
Por: Redação com Agência Alagoas
Créditos: Divulgação/facebook

“Educação é um trabalho solidário. Ninguém faz educação sozinho”. Foi com este pensamento que o vice-governador e secretário do Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, assinou o termo do Programa Escola 10, que visa integrar as redes de educação estadual e municipal e proporcionar melhorias na qualidade do ensino ofertado aos estudantes das escolas públicas de Alagoas.

“Noventa e cinco por cento das matrículas do 1º ao 5º ano está nas mãos das 102 prefeituras. Não há como a gente promover uma mudança de qualidade sem darmos as mãos. É um trabalho coletivo, de mutirão. O que interessa é colocar toda a criança alagoana na escola e fazer ela aprender a ler e escrever na idade certa”, explica o secretário Luciano Barbosa.

O programa do Governo do Estado foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (17), pelo governador Renan Filho, no Teatro Gustavo Leite, localizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Secretários municipais de Educação e educadores estiveram presentes ao evento para conhecer e aderir ao programa, cujo foco é no ensino fundamental, visando promover a alfabetização dos alunos até o 3º ano, combater a evasão escolar e reduzir a distorção idade-série (atraso escolar). A solenidade contou também com a presença de vários prefeitos de quase todos os municípios do estado, entre eles, o prefeito de Canapi Vinicius Mariano que se mostrou bastante animado com a adesão do município ao projeto.

A cerimônia também contou com a presença do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Alagoas (Undime-AL), Carlos Rubens Araújo; do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley; da deputada estadual Jó Pereira; e do promotor Flávio Gomes de Barros.

Medidas

Entre as ações que serão tomadas pelo Governo do Estado para melhorar os índices educacionais e a qualidade de ensino da rede pública alagoana estão o investimento de R$ 30 milhões na aquisição do material de apoio e didático, premiação e pagamento de articuladores de ensino. Também haverá a realização de uma prova, que servirá como diagnóstico das dificuldades de aprendizagem dos estudantes alagoanos e que embasará a formulação de estratégias e políticas para sanar estas demandas.

O presidente da AMA relatou que o Programa Escola 10 trará de volta o sentimento de orgulho dos alunos da rede pública. “Sabemos o quanto os prefeitos querem contribuir para melhorar a educação em Alagoas. Precisamos nos orgulhar da qualidade do ensino público ofertado, como acontecia com os nossos pais. O programa vai estimular professores e alunos da nossa terra, que é a mesma terra de grandes pessoas como Nise da Silveira, Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda”, finalizou o prefeito e presidente da AMA, Hugo Wanderley.

Programação

Além da solenidade de lançamento do Escola 10, a Seduc ofertou aos presentes dois estandes voltados à Educação, onde eles puderam conhecer mais sobre a plataforma virtual de ensino QEduc e tirar duvidas sobre o Escola Web.

Também foram ofertados aos servidores da Educação três ciclos de debates com os temas: “Territórios colaborativos pela Educação: uma escola centrada na aprendizagem”, ministrado pela pedagoga Cybelle Amado, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), da Bahia; “Educação Integral: aprendizagens e desenvolvimento integral”, ministrado por Natacha Costa, da Associação Cidade Escola Aprendiz; e “Estratégias de melhorias dos indicadores educacionais”, que será explanado por Raph Gomes, consultor da Fundação Lemann.

Uma palestra sobre monitoramento, avaliação externa e uso de indicadores, ministrada pelo professor Wagner Rezende, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), também foi realizada.








sexta-feira, 17 de março de 2017

Clientes contemplados do mês de Março/2017 da Eletropetromotos em Canapi.

Grupo: 326
Cota: 45
Cliente: Anacleia Gonzaga Cavalcante
Contemplação:  01 Honda Pop 100

Grupo: 342
Cota: 58
Cliente: Valdenor Carvalho Maciel
Contemplação: 01 Honda Pop 110


Próximo sorteio será no dia 18 de Abril de 2017 as 18:00hs da tarde em Itaíba/PE

ELETROPETROMOTOS SEU SONHO NA DIREÇÃO CERTA!!!


Confira aqui os sorteios anteriores:

Servidores contratados do quadro administrativo da educação são demitidos sem receber pelos dias trabalhados.

Secretário diz que contratos eram de caráter emergencial para fechamento do ano letivo 2016 e que alguns servidores já receberam e os demais receberão na próxima semana.

Por: Redação
Crédito: Reprodução/Google Imagens

Quarenta e um dias após o reinicio das aulas complementares para o fechamento do ano letivo 2016, todos os servidores contratados do quadro administrativo da educação municipal foram demitidos após o comunicado de encerramento oficial do calendário escolar 2016 nesta sexta-feira (17), até ai tudo bem, afinal de contas, todos os servidores contratados, inclusive os professores tinham consciência que se submeteriam a um contrato emergencial, cujo objetivo era a complementação dos 35 dias letivos que o município precisava para fechar o calendário antecessor, que, diga-se de passagem, foi absurdamente prejudicado devido aos inúmeros escândalos de corrupção envolvendo a gestão anterior. O problema, no entanto, é que a atual gestão acabou demitindo a grande maioria dos servidores, sem o pagamento dos dias trabalhados, apenas os professores teriam recebido, o que nega o Secretário Municipal de Educação Luiz Vieira que em contato com nossa redação disse que alguns servidores do administrativo também teriam recebido e que os demais devem receber na próxima semana.

“A coisa e tão grave que ninguém move uma palha se não embasado juridicamente, não por menos, o objetivo é não comprometer tanto o recurso de 2017. Na prefeitura está se criando tudo de novo, sei que isso para o campo opositor e um prato cheio, mas só eles sabem como deixaram. Estou viajando, mas amanhã divulgarei uma nota no blog da SEMEC. Estamos regularizando e legalizando tudo, peço como secretario a compreensão de todos – Disse Luiz Vieira. 

quinta-feira, 16 de março de 2017

A reforma da previdência e a "revolta" dos hipócritas.

"O verdadeiro hipócrita é aquele que deixa de perceber sua falsidade. Aquele que mente com sinceridade" (Anatole France)

Por: Marcio Martins
Crédito: Reprodução/Google Imagens

Tenho visto muitos servidores públicos municipais aqui em Canapi revoltados com a tal reforma da previdência, a qual também compartilho do mesmo sentimento, pois considero a proposta do jeito que está um crime contra o trabalhador brasileiro, porém, o que me impressiona ainda mais, é a seletividade de indignação por parte destes servidores, pois como todos sabem, estes possuem o seu próprio regime de previdência, que por sinal já há alguns anos virou uma fonte inesgotável de corrupção, que de acordo com denúncias do sindicato da categoria foi saqueado durante a gestão passada de forma "assombrosa" tanto que resultou no último afastamento do ex-prefeito. Nisso; o que mais me chama a atenção é como estes servidores podem se dizer incomodados com a reforma da previdência a nível Federal chegando ao ponto de propor adesão a uma "greve ideológica" cujo o principal motivo não é pauta educacional, sem falar que é pelos prováveis desfalques na previdência própria do município que o servidor público canapiense, de fato, corre o sério risco de futuramente não se aposentar. E que espécie de indignação é essa que apesar dos pesares, até hoje não resultou em nenhum tipo de protesto a nível municipal? E porque até hoje não foram tomadas providências efetivas para inviabilizar o livre acesso dos gestores municipais aos recursos decorrentes das contribuições previdenciárias e patronal dos servidores, a começar pelo fim da livre nomeação para presidência do IPREV que é definida pelo gestor municipal.

Até quando a lei do silêncio, da omissão e do individualismo irá reinar soberana sobre nosso amado Canapi?

quarta-feira, 8 de março de 2017

Vereadores denunciam problemas na saúde pública municipal e secretário é convidado a ir a Câmara prestar esclarecimentos.

Veja agora com exclusividade parte dos esclarecimentos que o secretário irá responder no legislativo com relação às denuncias dos vereadores e as investigações do CRM/AL em desfavor da ONG Olhar pelo próximo que em parceria com a secretaria a qual é gestor também atuou no município.  

Por: Redação
Crédito: CA

Mais uma vez os problemas que envolvem a gestão da saúde pública municipal foi pauta na Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (07) durante mais uma sessão ordinária da casa.

De acordo com os vereadores de oposição, a população canapiense, principalmente da zona rural tem sofrido com a falta de atendimento médico, devido à ausência de atuação das equipes do PSF – Programa de Saúde da Família, a exemplo do posto de saúde do povoado Capiá da Igrejinha onde segundo o vereador Agnaldo (PSD) se encontra fechado desde o início de governo da atual gestão, fato confirmado pelo vereador Cícero Luciano (DEM) que integra a base aliada do governo na Câmara.

Ainda segundo o vereador denunciante que usou a tribuna da Câmara para proferir seu pronunciamento, o problema é ainda mais agravante tendo em vista que também falta transporte e ambulância no povoado para socorrer os munícipes, obrigando tanto ele, quando o vereador Cícero Luciano que reside no povoado, a dá assistência particular aos moradores da comunidade, que na prática, acaba os transformando em uma espécie de “sub-prefeitos de povoados” que em pleno século XXI os obriga a fazer de suas atribuições e funções legislativas algo secundário, atuando inclusive de forma irregular, uma vez que, vereador não tem obrigação e muito menos “condições financeiras” de custear o transporte de pacientes ao posto de saúde local e muito menos aos hospitais regionais do estado.

“Para que vocês tenham idéia já cheguei a gastar 2 mil reais/mês apenas com combustível do meu carro transportando pacientes entre a cidade e os hospitais da região, isso sem falar na manutenção do veículo, e olhe, que o motorista do meu carro quem ajuda a pagar é a própria comunidade. E o pior que, hoje mesmo uma moradora da comunidade se deslocou até o posto de saúde aqui da cidade e teve que voltar porque não tinha médico” – Disse o vereador.

As denuncias da oposição ganharam “coro” inclusive dos vereadores da própria situação, com exceção do vereador Junior Mulungu (PHS) que não registrou presença na casa. E o resultado final foi à aprovação de um requerimento convidando o Secretário de Saúde do Município José Rosalvo (DEDA) a prestar esclarecimentos na próxima sessão ordinária do legislativo municipal.

Objetivando antecipar a população canapiense os esclarecimentos que serão prestados pelo Secretário de Saúde na Câmara Municipal, entramos em contato com o mesmo que de forma bastante gentil, demonstrou total disponibilidade, não deixando em momento algum de responder nenhum dos nossos questionamentos, a começar pelo ponto mais polêmico sobre as denuncias levantadas na Câmara a respeito dos postos de saúde dos povoados Carié e Capiá, fechados desde o início da atual gestão municipal. De acordo com o secretário, isso se deve pela falta do profissional médico na equipe do PSF que atende os dois povoados, uma vez que este profissional trata-se de um médico Cubano que ainda não chegou ao Brasil devido a problemas no repasse da contra-partida do pagamento dos médicos ao governo Cubano que por consequência disso, após o término do contrato da médica que atuava no PSF em questão ainda na gestão passada, acabou bloqueando a vinda de outro profissional para o município, fato que impossibilitou a secretaria de realizar qualquer tipo de atendimento nesses postos de saúde sem o profissional médico, porém, como a situação carece de medidas emergenciais, o secretário disse que estaria se reunindo nesta quarta-feira (08) com o coordenador do Mais Médicos a nível de Ministério para tentar agilizar a vinda do médico ao Brasil, ao tempo em que se comprometeu a enviar uma enfermeira para atendimento dos pré-natais puericultura e a contratar um médico para a equipe caso a vinda do profissional cubano demore mais que 30 dias, de modo que, a área que abrange os dois povoados não fique descoberta.

Já com relação aos demais PSFs que abrangem todo o restante da Zona Rural, o secretário disse desconhecer qualquer tipo de problema que envolva a falta de atendimento nas demais comunidades, pois segundo ele, as equipes vêm atuando normalmente, equipe estas formadas pelos seguintes profissionais: (01 Médico, 01 Enfermeiro, 01 Técnico e 01 ACS – Agente Comunitário de Saúde).

Ainda segundo o secretário, também nesta quarta-feira (08) começaram os atendimentos da junta médica do IPREV composta por 02 Médicos do trabalho e 01 Clínico geral, além de uma Dermatologista contratada pela secretaria. Na segunda-feira (13) iniciam os atendimentos de Ginecologia e Obstetrícia e na quarta-feira (15) haverá atendimento com o cardiologista. Por fim, segue em processo de contratação os profissionais especializados em Pediatria, Odontologia, Geriatria, ortopedia e ultrassonografia.

Sobre a falta de transportes de atendimento a saúde incluindo as ambulâncias, o secretário foi bastante enfático ao afirmar que receberam a frota de veículos do município totalmente sucateada, mas que no entanto, mesmo nestas condições, nenhum paciente tem deixado de ser atendido e socorrido quando necessário e muito menos deixado de fazer suas sessões de tratamento fora do município, tendo em vista que a secretaria também está trabalhando com veículos fretados enquanto aguarda todo o tramite licitatório para a compra de veículos novos.

Sobre a ONG Olhar pelo próximo

Após as denuncias que foram destaque em toda a imprensa alagoana sobre supostas irregularidades cometidas pela ONG Olhar pelo próximo a partir das investigações abertas pelo CRM/AL, a sociedade canapiense ficou bastante apreensiva quanto à possibilidade de um suposto “calote” para com os pacientes que compraram os óculos indicados pelos oftalmologistas da ONG, bem como sobre “possíveis riscos” decorrentes de procedimentos irregulares que pode ter sido adotado para realização dos exames oftalmológicos. Contudo, de acordo com o secretário, antes mesmo de aceitar a parceria com a ONG, o mesmo fez questão de checar a legalidade da constituição da mesma, inclusive seu estatuto e os diplomas e CRMs de todos os profissionais que nela trabalham, e na sua avaliação não encontrou nenhuma irregularidade, porém, o que lhe deixou perplexo ao tomar conhecimento da denuncia feita pelo CRM, foi o fato segundo ele, de ter sido o próprio presidente do CRM/AL que concedeu a anuência para que os profissionais atuassem no estado, já que trata-se de uma ONG do estado de Goiás.

“Se houve “golpe” o próprio presidente do CRM foi conivente, pois desconheço a base pela qual esta denuncia foi feita, inclusive, os responsáveis pela ONG já acionaram a justiça e agora não serão mais eles que deverão provar que a ONG é verdadeira e que eles são médicos de verdade, mas o presidente do CRM/AL que terá que provar que a ONG é falsa e os médicos não são médicos” – Desabafou o secretário que saiu em defesa da ONG.

Compromisso

Dado os esclarecimentos com relação às denuncias apresentadas, o secretário finalizou sua fala assumindo o compromisso de não medir esforços para que a saúde em Canapi funcione como manda a lei e o povo merece, com atendimento digno e acima de tudo humanizado, se colocando sempre a disposição da imprensa e principalmente da população canapiense que no que depender do seu empenho, jamais terá seu sagrado direito a saúde violado.                                          


segunda-feira, 6 de março de 2017

ONG que realizou consultas oftalmológicas gratuitas em mais de mil pessoas em Canapi é investigada pelo Conselho Regional de Medicina de Alagoas.

Organização que vinha atuando em diversos municípios alagoanos foi notificada pelo CRM/AL por supostas irregularidades e por obrigar pacientes a comprar óculos em Murici/AL.

Por: Redação com THN1
Crédito: Reprodução/Ascom-PMC

A ONG Olhar pelo próximo que entre os dias 16 e 25 de Janeiro em parceria com a Prefeitura Municipal realizou pelos menos 1.290 exames oftalmológicos conforme informações postadas pela própria prefeitura em sua página oficial no facebook, foi notificada pelo CRM/AL (Conselho Regional de Medicina de Alagoas) por suspeitas de irregularidades enquanto atuava nos mesmos moldes que atuou em Canapi no município de Murici/AL. 

De acordo com o conselho, a ONG estaria obrigando os pacientes a comprar óculos. A denuncia foi destaque no Pajuçara Noite desta segunda-feira (06).

A equipe da TV Pajuçara foi até o município e tentou entrevistar o responsável pela ONG, mas ele não quis responder às perguntas.






Em meio a polêmicas, Festa do Carreiro e Missa do Vaqueiro resgatam a cultura popular nordestina.

Pela primeira vez em 31 anos de realização da festa, não houve a celebração da Santa Missa, apenas a benção do pároco local.

Por: Redação
Créditos: Ascom/PMC e STTR

A Tradicional festa de rua do padroeiro São José foi definitivamente extinta por imposição da Igreja Católica e posterior aceitação do município, haja visto que esse ano a Festa do Carreiro e a Missa do Vaqueiro, foram retiradas da programação dos festejos religiosos de 10 a 19 de Março, passando para o início do mês, nos dias 04 e 05/03/2017.

Na verdade, já há alguns anos que a festa religiosa e a festa de rua, que por décadas representavam uma única festa, ou seja, a Tradicional Festa do Padroeiro São José, de fato já não era mais a mesma, a exemplo do ano passado quando os festejos do padroeiro pela Igreja Católica ocorreram somente entre Abril e Maio, tendo o 1º de Maio como o dia de celebração de São José operário, enquanto que coube a Prefeitura Municipal a realização da festa de rua no período tradicional.

O objetivo da Igreja foi de não misturar os eventos, tendo em vista que a liturgia religiosa não congrega com as práticas mundanas, o que para muitos canapienses faz total sentido, mas para outros não, pois consideram que tal imposição resultou mesmo foi no fim da única festa tradicional da cidade que aquecia fortemente o comércio local e garantia a expansão de geração de renda no período de festa, o que hoje se resume há apenas dois dias em datas que já não se sabe de fato quando as festividades de rua acontecerão, ou mesmo, se essa irá continuar existindo já que não representa mais a Tradicional Festa do Padroeiro, mas sim uma festa que não representa tradição alguma, (o que não quer dizer que venha a se tornar)... é aguardar pra ver!

Mas enquanto os munícipes e a própria prefeitura não passam a considerar de fato as Festividades de Março uma festa tradicional assim como foi a Tradicional Festa do Padroeiro por décadas, ainda precisamos entender um pouco mais sobre essas "confusas" mudanças de programação das festas, até porque, apesar de retirada da programação religiosa de 10 a 19 de Março, o Festival do Carreiro e a Missa do Vaqueiro, ainda sim, fizeram parte do material de divulgação dos festejos religiosos da Paróquia de São José, ao tempo em que os desfiles foram acompanhados da imagem do santo padroeiro. 

Pois bem; em meio a tantas polêmicas geradas em torno da festa, o fato é que, com padroeiro ou sem padroeiro no nome das festividades de rua, a beleza e a diversidade da cultura popular nordestina foi bem representada pelos carreiros, carroceiros e vaqueiros, com destaque para o maior desfile de carreiros de todas as edições apesar do empasse do STTR com a Prefeitura acusada pelo sindicato de tentar "usurpar" o título de organizadora da festa. Destaque também para o grupo Vaqueiros de Luxo que mesmo contra a vontade de alguns organizadores da festa, durante o desfile dos vaqueiros renderam uma bonita homenagem aos amigos integrantes do grupo que já não estão mais entre nós.









sexta-feira, 3 de março de 2017

Prefeitura Municipal desembolsará 100 mil reais com atrações musicais das Festividades de Março e 916 mil com empresas de transporte.

Contratos foram divulgados na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (03) com dispensa e inexigibilidade de licitação.

Por: Redação
Crédito: Montagem

Há quem diga que com o município em estado de emergência apenas as contratações relacionadas às causas emergenciais que venham a combater o problema deveriam ficar isentas dos transmites burocráticos de todo e qualquer processo licitatório, porém, na prática não é bem assim que acontece, pois a partir do momento que é decretado estado de emergência no município o gestor pode contratar a vontade sem licitação. Este é o caso da contratação das bandas que por R$ 100.000,00 (Cem mil reais) se apresentarão neste sábado (04) na Tradicional Festividade de Março do município, bem como da contratação das empresas para o transporte escolar e locação de veículos de pequeno, médio e grande porte, que juntas embolsarão a bagatela de 916.000,00 (Novecentos e desseseis mil reais) por apenas 60 dias de locação. Tudo isso, aparentemente “dentro da lei”, devidamente divulgado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (03).

Para fazer animação da festa ao som de muito forró no próximo sábado, o cachê maior ficará com a Banda Matruz com Leite - R$ 60.000,00 seguido do cantor Geninho Batalha – R$ 30.000,00 e Arnaldo Neto – R$ 10.000,00. Os valores gastos com as atrações desta sexta-feira (03) dia do show de calouros e com o cantor Zé de Almeida no ultimo dia de festa após a Missa do Vaqueiro, não foram divulgados.  

(Clique na imagem para ampliar)

                    

quarta-feira, 1 de março de 2017

Governo anterior movimentou mais de 140 milhões de reais em quatro anos.

Já a previsão orçamentária para os próximos 04 anos é de 170 milhões, que não por acaso, só nestes dois primeiros meses de mandato da atual gestão municipal só de FPM e Fundeb já foram creditados mais de 06 milhões nas contas da prefeitura.

Por: Marcio Martins
Crédito: Montagem/Google Imagens

O carnaval acabou e agora é hora de deixar o fantástico mundo de Bob e o país das maravilhas de Alice e voltar para a realidade, pois ao ler o título desta matéria você deve esta se perguntando: Mas onde foi investido tanto dinheiro? Bom! a resposta sabemos em parte, porém, de onde veio tanto "dindim" isso nós sabemos em detalhes e vamos resumidamente tentar explicar aqui pra vocês.

O montante aqui mencionado é a soma de todas as Transferências Constitucionais recebidas pela Prefeitura Municipal via Governo Federal nos últimos 04 anos. É claro que todo esse dinheiro é o mesmo recurso utilizado para bancar a classe política local, garantir o funcionamento do município, o pagamento de todos os servidores municipais e os serviços públicos ao longo do período mencionado, o que por dedução lógica nos faz entender que aparentemente não se trata de desvio algum, porém, no minimo estamos diante de uma péssima gestão da "coisa' pública, haja visto que imaginar um município tão carente como o nosso recebendo 140 milhões de reais em 04 anos, 35 milhões/ano, sem que vejamos absolutamente nada de significativo para a população, tais como; valorização dos servidores, qualidade nos serviços públicos e políticas públicas eficazes para a melhoria das condições de vida da população e desenvolvimento municipal, nos dá a entender que a política em nosso município de fato é um negócio altamente lucrativo, onde os recursos municipais servem mesmo é para beneficiar um grupo de "privilegiados", "xumbetas" e "agiotas" que há 55 anos vem ajudando as oligarquias a se enraizarem no comando do município. Não que esta realidade não se repita em vários outros pequenos municípios deste país, no entanto, não é por isso que a sociedade canapiense deva se conformar, afinal de contas, "uma sociedade omissa é uma sociedade cúmplice da própria opressão sofrida".

Pois bem; se até aqui você já se impressionou com as "cifras" $$$ apresentadas em meio ao básico do básico revertido em prol da população, imagine o que pode ser feito com o montante ainda maior que está por vir nos próximos 04 anos da atual gestão municipal, cuja previsão orçamentária com base no orçamento público municipal aprovado para este ano, do aumento de receitas correntes e da inflação para o período pode ultrapassar os 170 milhões?

É importante Salientar que nesta pesquisa tanto dos 140 milhões gerenciados pelo governo anterior, quanto para as estimativas orçamentárias dos próximos 04 anos da atual gestão não estão inclusos os convênios e as receitas extras, tais como; os 17 milhões dos precatórios da educação e os recursos da repatriação.

Faz-se necessário esclarecer que essa pesquisa pode ser comprovada por qualquer cidadão brasileiro que de fato deseja acompanhar os repasses federais as prefeituras, de modo, à não deixar se alienar pela velha máxima da crise, usada como desculpa "esfarrapada" para não atender as necessidades dos munícipes.


Comprove você também!

   

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    







Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)