terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Câmara Municipal aprova projeto de lei que autoriza contratação de pessoal pelo Poder Executivo pelos próximos 12 meses podendo ser prorrogado por até 04 anos.

Aprovação se deu por unanimidade em sessão extraordinária convocada justamente para apreciação do projeto enviado pelo Executivo Municipal, que consequentemente, antecipou a abertura dos trabalhos da nova legislatura.

Por: Redação
Crédito: Canapi Agora

Não, o recesso da Câmara Municipal de Vereadores ainda não terminou, porém, um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal antecipou a abertura dos trabalhos da nova legislatura, que estava previsto para ter início ainda na segunda semana de Fevereiro, no entanto, o Presidente Aloísio Basílio (DEM), atendendo a um “pedido de urgência” do prefeito Vinicius Mariano convocou todos os edis, reeleitos e eleitos para uma Sessão Extraordinária nesta Segunda-Feira (30) com o objetivo de discutir o projeto em plenário e consequentemente colocá-lo em votação.

O Projeto de Lei nº 001/2017 dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federa e da outras providências. Porém, o que chamou mesmo a atenção dos edis, mas especificamente da oposição, foi um artigo do referido projeto que estabelece que as contratações ocorrerão por tempo determinado de 12 meses prorrogável por igual período, até 4 anos, fato, que para o vereador Agnaldo (PSD) deixa claro que o atual gestor municipal não tem interesse algum em realizar concurso público durante sua gestão, e que essa política de voto em troca de emprego que também acontecia na gestão passada da qual era aliado, precisa acabar, pois ela prejudica o desenvolvimento municipal. Mas apesar do discurso incisivo, de certa forma, contrário ao projeto, o edil acabou votando favorável ao texto, pedindo apenas o bom senso do gestor pela retirada da prorrogação das contratações. Já o vereador Cicinho também do (PSD) falou sobre os problemas relacionados ao concurso público municipal que pela segunda fez foi cancelado, sendo que do ultimo, todos os inscritos ainda aguardam a devolução da taxa de inscrição. Disse que, apesar de estar votando favorável ao projeto, o município não pode de maneira alguma passar mais 12 anos sem realizar concurso.

Também fizeram uso da palavra os vereadores; Té de Zequinha (PHS) - 1º Secretário, o presidente Aloísio Basílio (DEM) e o vereador Zé Hiran (PPS), porém estes, não entraram no mérito da discussão e/ou defesa do projeto, se reservando apenas as boas vindas aos vereadores novatos e ao pedido de união de todos os vereadores em torno das questões e projetos importantes para o município, deixando de lado aquela velha e conhecida disputa política partidária de oposição e situação. Pedido que, também fez parte do pronunciamento do vereador Agnaldo durante a discussão do projeto.

E como já era de se esperar, mais uma vez a sessão aconteceu com o plenário praticamente vazio e com a ausência apenas do vereador Urso Biano (PRP) que por questões pessoais não pode comparecer. A próxima sessão já tem data marcada para o dia 14/02/2017, data em que os edis voltarão de fato do recesso, contudo, uma nova sessão extraordinária poderá ser convocada para o dia 07/02.

domingo, 29 de janeiro de 2017

ESPORTE CANAPIENSE: S.E.C avança as semifinais da Copa Ribeira do Ipanema de Futebol Socyte.

Por: Redação
Crédito: Esporte Canapiense

Completamente reforçada com jogadores de outras equipes de futebol e futsal do município, o tradicional S.E.C - Sociedade Esportiva Canapiense avançou para as seminais da Copa Ribeira do Ipanema de Futebol Socyte em jogo realizado na manhã deste domingo (29) no município de Santana do Ipanema.

Pelo placar de 3x0 a equipe canapiense desbancou o time da casa (BAYERN) e agora ver o título de uma das competições amadoras do futebol mais importante do estado cada vez mais próximo.



sábado, 28 de janeiro de 2017

Defensoria pública pede ressarcimento da taxa de inscrição do concurso público municipal anulado pelo então prefeito interino "Vieira do Povão".

Pelo menos 6.700 candidatos estão no prejuízo.

Por: Redação com Ascom

Mais de um mês após o cancelamento do concurso, os candidatos ainda não receberam a devolução das taxas pagas. De acordo com relatório, que consta a lista de concorrência do concurso, divulgada pela empresa organizadora, 6.734 pessoas se inscreveram para disputar os 50 tipos de cargos disponíveis no edital e pagaram taxas que variam entre R$ 60 e R$ 90.

Objetivando resolver a questão, o Núcleo de Direitos Coletivos enviou ofícios para a Prefeitura de Canapi, em novembro de 2016 e janeiro de 2017, mas não obteve nenhuma resposta ou solução por parte do Município.

Na ação, o defensor público Carlos Eduardo de Paula Monteiro, responsável pela ACP, ressalta que o Município descumpriu o próprio edital do concurso, que previa na cláusula VI, nº 09, o ressarcimento dos candidatos em caso de cancelamento do certame. “Agindo de boa-fé inúmeros candidatos que almejam o tão sonhado cargo público, prepararam-se para o certame. De forma sacrificada despenderam o valor necessário para as taxas de inscrições, foram por quase um ano arrastados pelas inúmeras remarcações até a anulação do concurso e por fim, nenhuma informação foi transmitida por parte dos administradores do certame quanto à devolução dos valores empregados”, pontua.


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Novo Secretário Municipal de Agricultura começa gestão com "pé direito" após Governo do Estado garantir a perfuração de 10 poços artesianos na zona rural do município.

Anuncio foi feito pelo Governado Renan Filho ao prefeito Vinicius Mariano durante o lançamento de um programa emergencial de combate a seca realizado no município de Senador Rui Palmeira.

Por: Redação
Créditos: Ascom/Canapi

Na tarde desta quinta-feira (27) o Governador Renan Filho esteve no município de Senador Rui Palmeira para o lançamento de um programa emergencial de combate a seca em pelo menos 40 municípios do estado que há anos sofrem com os efeitos devastadores do longo período de estiagem que castiga todo o nordeste. Na oportunidade o governador anunciou a contratação de 122 carros pipas e a perfuração de poços artesianos com o objetivo de amenizar o sofrimento da população, em especial dos moradores da zona rural.

Várias lideranças políticas participaram do evento, entre eles o prefeito Vinicius Mariano e o Secretário Municipal de Agricultura Thiago Rocha, que em pouco menos de uma semana a frente da secretaria teve a grata satisfação de iniciar sua gestão com o pé direito, ao ouvir junto com o prefeito Vinicius, a garantia do Governador Renan Filho que em Canapi serão perfurados 10 poços artesianos na zona rural do município.

Thiago Rocha agora deve voltar seus esforços à frente da secretaria no tocante ao cadastramento dos agricultores no Garantia Safra e na Aquisição de Sementes pelo Governo do Estado, além de reforçar as parcerias com a Defesa Civil Estadual e com o presidente do STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Madson Paulino, afinal de contas, ambos tem interesse em comum, ou seja, o atendimento aos agricultores do município, independente de questões político-partidárias, até porque, mesmo em lados opostos, Thiago e Madson possuem um bom relacionamento, que inclusive o sindicalista fez questão de demonstrar ao parabenizá-lo pela nomeação:  Quero aqui dar meus Parabéns ao Jovem Thiago Rocha pela nomeação na pasta como secretário de agricultura, conhecido meu, de família do bem, conheço o seu pai Pedro de Lia a muito tempo, e que iniciou sua jornada participando de um projeto que eu desenvolvi no sindicato que se chamava grupo jovem sindical e que foi reconhecido pela Fetag Alagoas como o melhor projeto voltado para os jovens rurais no estado de Alagoas, em seguida também foi indicado por mim a participar do projeto jovem cidadão onde foi capacitado como agente de desenvolvimento local e hoje poderá colocar em prática todo conhecimento adquirido e ainda trabalhou junto conosco no cadastro do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), Thiago terá uma responsabilidade muito grande a qual posso dizer que é uma função árdua mas que se feita com responsabilidade dará bons frutos aos agricultores e ao nosso município”

Thiago conte com a parceria do Sindicato para o desenvolvimento de nossa agricultura... Parabéns Thiago!!!Concluiu Madson Paulino em texto publicado nas redes sociais.









quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Zé Hermes apresenta o novo secretário municipal de agricultura em reunião com o secretário de estado.

Decisão ocorreu em menos de 48hs depois que o sindicalista e hoje principal adversário do ex-gestor publicou um vídeo criticando a demora na nomeação.

Por: Redação
Crédito: Divulgação/Ascom-Canapi

Para uns não passou de uma mera coincidência, já para outros a nomeação do novo secretário de agricultura foi uma resposta dada as pressas pela atual gestão municipal as críticas da oposição, mas precisamente, do sindicalista Madson Paulino, que na última segunda feira (23) em vídeo publicado em sua página oficial no Facebook criticou a demora na nomeação do secretário.

Pouco ainda se sabe dos motivos que levaram o pai do atual prefeito, que por sinal teve três meses após a vitória do filho nas urnas, mais seus 23 dias de mandato para decidir o nome do novo secretário e não decidiu, porém, curiosamente, em menos de 48hs apresentou o nome do Técnico Agrícola Tiago Rocha, funcionário do INEC - Instituto Nordeste e Cidadania, que atualmente trabalha com o programa Agro Amigo do Banco do Nordeste.

Residente na comunidade Riacho do Maurício, Tiago é filho de um velho aliado político do ex-prefeito Zé Hermes e terá como seu assessor outro grande aliado do ex-gestor, o presidente da Associação Comunitária de Capoeira do Bezerra, conhecido por Zé Cabroba.

A apresentação do novo secretário ocorreu durante uma reunião do ex-prefeito com o Secretário de Estado da Agricultura, onde o pai do prefeito Vinícius disse está buscando melhorias para os agricultores do município. Porém, o que estranha é o envolvimento do ex-prefeito a frente das negociações políticas do município, tendo em vista, que o mesmo apesar de ser pai do atual gestor, não é se quer, servidor comissionado do município. Toda via, este envolvimento direto dentro atual gestão municipal só reforça a ideia da oposição de que o atual prefeito é apenas um coadjuvante nesta gestão, visto que na prática é seu pai o verdadeiro prefeito, responsável inclusive pela escolha de 90℅ de todos os nomes a compor o alto escalão do governo.

Novas nomeações

Ainda na tarde desta quarta-feira (25), o Micro Empresário no ramo de transportes terrestres Saulo Barbosa, foi nomeado Secretário Municipal de Urbanismo. Já para ao que tudo indica extinta secretaria de esportes, nem mesmo o diretor foi nomeado, bem como, ainda não existe se quer uma minima previsão de quando isso possa acontecer. Enquanto isso, o Esporte segue as "traças" assim como o Ginásio de Esportes que leva o nome do avô paterno do atual prefeito.

Clientes contemplados do mês de Janeiro/2017 da Eletropetromotos em Canapi.


Grupo: 326
Cota: 35
Cliente: Damião Alves da Silva
Contemplação:  01 Honda Pop 100

Grupo: 342
Cota: 08
Cliente: Marco Aurélio da Silva
Contemplação: 01 Honda Fan 150


Próximo sorteio será no dia 17 de Fevereiro de 2017 as 09:00hs da manhã na Rua Sônia Malta - Centro

ELETROPETROMOTOS SEU SONHO NA DIREÇÃO CERTA!!!


Confira aqui os sorteios anteriores:

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

“Será que a Secretaria Municipal de Agricultura tem menos importância que as outras secretarias”? – Dispara Madson Paulino.


Em vídeo, atual Presidente do STTR se mostra indignado com a despreocupação do atual prefeito quanto à nomeação do novo secretario municipal de agricultura, que segundo ele, pode vir a causar enorme prejuízo aos agricultores que dependem da prefeitura para o cadastramento do Garantia Safra, recebimento das sementes pelo Governo do Estado e parceria com a defesa civil no abastecimento de água na zona rural.

Por: Redação
Crédito: Reprodução

E as polêmicas em torno das nomeações para o alto escalão do governo do prefeito Vinicius Mariano não param. Depois das acusações de nepotismo e da provável extinção da Secretaria Municipal de Esportes, agora foi à vez da Secretaria Municipal de Agricultura, que simplesmente, ainda não existe na atual administração, isso porque, 23 dias depois de ter tomado posse, o atual gestor ainda não nomeou o novo secretário da pasta, justamente “O Cara” da secretaria mais importante do município em termos de assistência a população da zona rural, que em sua imensa maioria é composta por agricultores e agricultoras.

A grande preocupação dos agricultores diante do “mistério” que se formou em torno do nome do novo secretário vem se intensificando a cada dia, tendo em vista que o prazo para o cadastramento do garantia safra e da aquisição das sementes pelo governo do estado está se esgotando, sem falar da fragilizada parceria com a Defesa Civil responsável pelo abastecimento de água da maior parte das residências da zona rural. 

Toda essa preocupação acabou sendo levada pelos próprios agricultores ao conhecimento do Presidente do STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Madson Paulino que em vídeo postado em sua página oficial no Facebook afirma ter sido questionado por pelo menos 10 dos 50 agricultores que compareceram a uma reunião nesta segunda-feira (23) na sede do STTR querendo saber o local onde funciona a secretaria e o nome do novo secretário, perguntas estas, para a qual não existiu respostas já que a atual administração até agora não se pronunciou oficialmente sobre o problema.

Após o termino da reunião, Madson Paulino que saiu derrotado nas ultimas eleições para prefeito, fez uso das redes sociais para relatar o problema e questionar o prefeito Vinicius Mariano - “Será que a secretaria de agricultura é mais ruim do que as outras? Será que a secretaria de agricultura é menos importante do que as outras secretarias? 


Com a palavra, o Exmo. Prefeito...

Canapienses lamentam a morte de mais um jovem em decorrência de acidente motociclistico.

Em menos de três meses foram 03 o total de jovens que partiram prematuramente em acidentes que poderiam ter sido evitados.

Por: Redação
Crédito: Divulgação/Facebook

Com a confirmação da morte do jovem Weslly Gomes de 21 anos, na manhã deste domingo (22) em decorrência de mais um acidente motociclistico ocorrido no dia 31 de Dezembro de 2016, subiu para 03, em apenas três meses, o número de jovens que partiram prematuramente em acidentes que poderiam ser evitáveis.

Evitáveis, pois em todos os acidentes a imprudência foi à grande causadora das mortes, tanto por parte da própria vítima, em casos de embriaguez e/ou excesso de velocidade acima do limite permitido por lei, quanto da imprudência de terceiros ou mesmo do estado que se omite diante das péssimas condições das estradas e rodovias, a exemplo do ocorrido com o jovem Weslly que colidiu violentamente com um veículo quando o condutor na tentativa de livrar os buracos do trecho urbano da BR-316 invadiu a contramão e no retorno se chocou com o jovem motociclista.

A morte de Weslly assim como dos demais jovens, mais uma vez causou forte comoção nas redes sociais, onde amigos e familiares divulgaram e compartilharam inúmeras mensagens de pesar, assim como de alerta aos pais e a todos os jovens e condutores de veículos em geral de que em suas mãos encontra-se uma arma perigosa quando utilizado indevidamente, ou não.






sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Secretaria Municipal de Esportes deve ser extinta dando lugar a diretoria.

Pasta voltaria a ser agregada a educação, assim como a cultura que também deixou de ser secretaria.

Por: Redação
Crédito: Arquivo CA

Vinte dias depois de tomar posse o prefeito Vinícius Mariano ainda não definiu quem será o novo Secretário Municipal de Esportes, isso porque, segundo fontes fidelíssimas deste blog, a pasta do Esporte Canapiense perdeu o status de secretaria, voltando a ser diretoria da Secretaria Municipal de Educação assim como foi na primeira gestão do ex-prefeito Zé Hermes, ou seja, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. 

Contudo, apesar de rebaixada ao status de diretoria, o prefeito ainda não conseguiu definir o nome do diretor, enquanto isso, a prática esportiva municipal continua sem apoio por parte da nova administração municipal e o Ginásio de Esportes que leva o nome do avô paterno do atual prefeito em estado de abandono, tendo em vista que ainda não foi contratada uma equipe para cuidar da manutenção, organização e limpeza do mesmo.

E não é somente essa a preocupação dos atletas canapienses em decorrência desta indefinição dos nomes que pelos próximos 04 anos terão a missão de alavancar o esporte canapiense indo inclusive além do futebol, mas a maior preocupação mesmo é com a continuidade da Liga de Futsal Canapiense que embora esteja ainda indo para sua 3ª Edição já virou tradição caindo nas graças do povo, amantes ou não do esporte.


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Moradora do povoado promissão tem moto estacionada roubada no centro da cidade em pleno dia de feira livre.

Proprietária diz que estacionou para ir ao mercado e quando voltou a motocicleta havia sumido.

Por: Redação
Crédito: Ilustração/Google Imagem

Uma moradora do povoado promissão município de Inhapi que fazia compras na feira-livre desta quarta-feira (18) em Canapi, teve sua motocicleta, uma Honda Fan 125 de cor preta, placa HGU 1229 Belo Horizonte/MG roubada depois de ter estacionado no centro da cidade em frente de um salão de beleza enquanto fazia compras em um mercado ao lado do estabelecimento. 

De acordo com a vítima, o roubo só foi percebido quando ela retornou com as compras ao local onde havia deixado a motocicleta e se deu conta que a mesma já não estava mais lá. Desesperada a proprietária chegou a acionar a Polícia Militar que no momento fazia ronda na feira, mas esta infelizmente pouco pôde fazer, tendo em vista que o roubo não foi percebido pelos populares que poderiam informar a rota de fuga do meliante ou meliantes.

Agora a vítima oferece uma boa recompensa para quem tiver informações que leve ao paradeiro da motocicleta, através do telefone: (82) 3645 6056.



terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Com o apoio de voluntários e missionários do exterior Igreja Batista faz campanha para construção de moradia em comunidade quilombola.

Família a ser beneficiada reside em condições bastante precárias no povoado Tupete. 


Por: Redação
Crédito: IBC

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras?
Acaso a fé pode salvá-lo?

Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem, porém lhe dar nada, de que adianta isso?

Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. 
Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
(Tiago 2:14-18)

Este com certeza é um dos mais belos textos da bíblia que resume de forma clara e prática o que de fato é amar a Deus, pois é amando ao próximo que se ama a Deus, pois o contrário é impossível. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (1º João 4:20).

E foi com esse sentimento na alma e no coração que membros da Igreja Batista, liderada pelo Pastor Valdeci Sirqueira deixaram o comodismo de sua casa e o aconchego do templo e junto com voluntários e missionários do Chile e do Equador resolveram se mobilizar e mostrar como diz o livro de Tiago, sua fé pelas obras.

Comovidos com a triste realidade vivida pela família de Dona Maria, moradora da comunidade quilombola Tupete, que atualmente reside com seus cinco filhos em situação bastante precária numa casa sem piso, sem reboco, sem banheiro...enfim, sem o minimo de estrutura para abrigar uma família, o grupo deu início a uma campanha que pretende até Domingo (22) construir uma nova moradia que dê conforto e dignidade a família, e o principal, a esperança de dias melhores sobre as bênçãos de Deus.

Com o objetivo de sensibilizar possíveis outros colaboradores, os voluntários gravaram o vídeo cujo o link encontra-se disponível no início da matéria pedindo a colaboração de todos em prol da realização do grande sonho desta, das tantas famílias que precisam da nossa solidariedade. Portanto, se você também deseja colaborar com essa belíssima iniciativa, procure o pessoal da Igreja Batista ou entre em contato com a redação deste blog através dos seguintes contatos:

Telefones & WhatsApp
Igreja Batista: (82) 98171 0866 (Pastor Valdeci)
Blog Canapi Agora: (82) 91809 0678

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Vídeo mostra momento em que moradores de Canapi entregam abaixo assinado contra falta de água ao governador.

Governador desceu do carro, recebeu o documento e disse que irá solucionar o problema nos próximos dias.

Por: Ítallo Timóteo/Radar89 com Canapi  Agora
Crédito: Cortesia

Cortesia: Leitor do portal Radar 89Durante a visita do governador Renan Filho, um grupo de moradores realizou um manifesto contra a falta de água no município. Os canapienses afirmam que estão há mais de 60 dias sem ter água nas torneiras.  

O manifesto foi realizado na entrada da cidade, Renan Filho esteve junto com o seu pai, o presidente do senado Renan Calheiros, Ministro dos Transporte Mauricio Quintela Lessa e o Deputado Federal Givaldo Carimbão visitando as obras da BR-316.

Ao perceber a manifestação o governador desceu do veículo e recebeu um abaixo assinado entregue pelos populares. Ele se comprometeu em solucionar o problema nos próximos dias.

Pavimentação do trecho Carié-Inajá começa em fevereiro, garante Renan Filho.

0116carieGovernador de Alagoas exalta fim da espera de 50 anos pela obra.

Por: Cadu Epifânio - Agência Alagoas / Radar89
Crédito: Radar89 

O senhor Belmiro Veiga dos Santos, 69, certamente será um dos primeiros a usar o trecho que finalmente receberá pavimentação da BR 316, entre as localidades de Carié, no município de Canapi, e Inajá, Pernambuco. O governador Renan Filho e o ministro Maurício Quintella, dos Transportes, visitaram o canteiro de obras, nesta segunda-feira (16).
 marcio_ferreira_20170116_2062346206
Dos 69 anos bem vividos de seu Belmiro, como ele mesmo disse, 49 deles foram vivenciados indo e vindo na poeira e no barro do Carié. De sua bicicleta, ele ouvia muitas histórias ao longo do caminho para a zona urbana de Canapi. Muitas delas eram promessas de pavimentação que se esvaíram como a poeira tão comum da região.

“Agora vai”, disse ele testemunhando o trabalho das máquinas e operários da obra. “Essa obra vai ser boa demais, ôxi. Não tem melhor”, disse o sertanejo cheio de esperança de ver o asfalto cortando o Semiárido alagoano.

Na avaliação do governador Renan Filho, Canapi vai deixar de ser fim de linha para se tornar rota do desenvolvimento. “A BR 316 vai integrar o Sertão alagoano ao Sertão pernambucano. Isso vai garantir que muito mais gente passe por aqui. Vai fortalecer o comércio, vai melhorar a vida das pessoas, vai integrar regionalmente, vai facilitar o deslocamento de quem precisa ir ao médico, estudar”, comentou o governador.

Seu Leonel Bastos, agricultor familiar da região, lembra que há 50 anos o povo local aguardava esta obra e agora ele é testemunha da realização deste sonho. Renan Filho ressaltou que este sonho é real e o asfalto chega em fevereiro.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Cadê o dinheiro que tava aqui? Celso Luiz rompe o silêncio e afirma que repasses feitos por “Vieira do povão” eram de salários atrasados.

Declaração foi dada ao portal Correio Notícias. “Sumiço” dos 7,5 milhões dos precatórios da educação já é alvo de investigação da Polícia Federal e MPF.

Por: Redação
Crédito: Arquivo/CA

Dias depois do anuncio de um novo escândalo de corrupção envolvendo a Prefeitura Municipal de Canapi, e mais uma vez relacionado a supostos desvios milionários dos precatórios da educação recebidos pelo município em Dezembro de 2015 na ordem de 17 milhões de reais, o ex-prefeito Celso Luiz que teve seu nome bastante citado em toda imprensa alagoana nos últimos dias, devido a 19 depósitos em sua conta pessoal no valor de 10.657,61 cada, totalizando 202.494,59 feitos de uma única vez pelo prefeito interino “Vieira do Povão”, o ex-gestor finalmente resolveu falar, afinal de contas, voltou a ser apontado como um dos beneficiários de um suposto novo esquema de corrupção, semelhante ao que resultou no seu afastamento do comando do município, acusado pelo MPE de desviar pelo menos 10 dos 17 milhões dos precatórios.

A época, após o desfalque e ainda sobre o risco eminente de que o restante do recurso também viesse a ser surrupiado dos cofres públicos, atendendo a uma ação impetrada pelo SINDSCAN a justiça bloqueou 7,5 milhões dos cofres do município visando evitar novos desvios e garantir que o recurso fosse integralmente usado na educação conforme determinação constitucional, porém, 04 dias antes de entregar o cargo, o prefeito interino “Vieira do Povão” conseguiu o desbloqueio do recurso junto ao TCE e simplesmente “sumiu” com o dinheiro conforme denuncia do SINDSCAN protocolada nesta quarta-feira (11) na Polícia Federal e encaminhada ao MPF.

Na denuncia, além das transferências e seus “valores altíssimos” destinados a empresas e pessoas físicas, a principio, o que mais chamou atenção das autoridades, da imprensa e dos munícipes, foram às transferências para o ex-prefeito Celso Luiz, que acabou levantando a hipótese que mesmo afastado do comando do município ainda estivesse comandando o esquema que havia iniciado e que resultou no seu afastamento, daí o motivo pelo qual o ex-prefeito resolveu procurar a imprensa com o objetivo de esclarecer o real motivo do porque das transferências para sua conta pessoal, que segundo ele, foram provenientes de salários atrasados de Maio de 2014 quando suas contas pessoais forma bloqueada pela justiça, à Agosto de 2016 quando teria conseguido o desbloqueio.

Ainda de acordo com o ex-prefeito, a dívida real da prefeitura para com o mesmo era de 26 meses de salários atrasados e não 19 como foi depositado. Salário esse, que bruto era de 14 mil, porém, líquido, corresponde exatamente ao valor transferido.

E assim, se encerra mais um capítulo desta triste novela canapiense, ainda sem previsão de acabar, porém, sempre deixando para o próximo episódio uma pergunta que não quer calar: Cadê o dinheiro que tava aqui?

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Morte de adolescente em acidente motociclístico causa comoção nas redes sociais.

Em textos e vídeos várias mensagens em homenagens ao jovem, sepultado na manhã desta quarta-feira (11), foram publicadas e compartilhadas por amigos e familiares via facebook e instagram. 

Por: Redação
Crédito: Facebook/Vaqueiros de Luxo

Vítima de um grave acidente motociclístico que tirou sua vida na tarde da última segunda-feira (09), o adolescente Danilo Alcântara de apenas 15 anos foi homenageado nas redes sociais por amigos e familiares.

Com destaque para o grupo "Vaqueiros de Luxo" denominação dada a um grupo de amigos amantes da vaquejada do qual Danilo era membro:

"E mais um dos amigos se foi, um grande amigo que já não está entre nós #FURIQUINHA Tenho certeza que Deus está com você, #FURIQUINHA você será lembrado todos os dias aqui na terra. Um amigo, um irmão, um companheiro, um verdadeiro colega. Saudades eternas, descanse em paz #LUTOFURIQUINHA..." - Escreveu a equipe Vaqueiros de Luxo em seu grupo no Facebook.

Foram vários os adeus, porém, lhe faltava o último, que veio na manhã desta quarta-feira (11) durante seu sepultamento. Danilo se foi, mas sua curta passagem aqui na terra jamais será esquecida, principalmente, pelo seu marcante sorriso que jamais sairá da memória daqueles tiveram a grata satisfação de conviver com sua agradável companhia.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Nova gestão municipal cria página no facebook e promete site em breve.

Mídias fazem parte do projeto de transparência que o atual governo pretende implantar no município.

Por: Redação
Crédito: Reprodução

É bem verdade que a Prefeitura Municipal ainda na gestão passada já havia criado sua página no Facebook com o objetivo de divulgar as ações do governo, porém, com a mudança de gestão, muda-se também a logo marca, o slogan e principalmente a forma de divulgação do trabalho desenvolvido em prol dos munícipes.

Neste sentido, a nova gestão municipal já definiu sua nova logomarca, seu slogan e consequentemente sua Fanpage - (Página de curtir do Facebook). E não para por ai, agora a prefeitura trabalha na criação de um site próprio cujo objetivo é tornar a gestão referência em transparência pública a nível estadual.

Acesse AQUI a Fanpage, clique em Curtir e acompanhe todas as ações do novo governo, que tem como lema a construção de um novo tempo.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Vinicius Mariano nomeia a mãe e mais quatro parentes dele e do vice-prefeito para compor o alto escalão do seu governo.

Nomeações caracterizam nepotismo, prática que apesar de “comum” na administração pública, fere o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que em súmula, proíbe o nepotismo em todos os Poderes da República.

Por: Redação
Crédito: Divulgação/Ascom

Pelo visto não começou bem a gestão do novo prefeito Vinicius Mariano em suas nomeações para composição do alto escalão do governo, apesar da elogiada nomeação do novo Secretário de Governo João Edson que foi notícia aqui mesmo no blog. Isso porque, com a divulgação de mais 04 nomes a integrar o secretariado do jovem prefeito, subiu de 03 para 05 o número de parentes na linha de frente do seu governo.

Depois de ter nomeado seu tio Hemerson de Lima para a Secretaria de Administração, o irmão e o tio do vice-prefeito para a secretaria de transportes e a procuradoria geral, respectivamente... Vinicius resolveu ir além nomeando mais dois parentes, sua mãe Gildaleia Mariano para a Secretaria de Assistência Social e seu tio Vavá Mariano em Obras e Infraestrutura.

Ao todo já foram 10 nomeações, metade delas, de parentes de 1º, 2º e 3º grau do prefeito e do vice, nomeações essas, que apesar de ilegal trata-se de uma prática “comum” da administração pública que fere o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) ao considerar a proibição do nepotismo uma exigência constitucional, vedada em todos os Poderes da República (STF, Súmula Vinculante nº 13, 29 de agosto de 2008).


Mas afinal, o que de fato é Nepotismo?

Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público. O fundamento das ações de combate ao nepotismo é o fortalecimento da República e a resistência a ações de concentração de poder que privatizam o espaço público. (Fonte: CNJ)


As brechas da lei

Como para toda lei o que não faltam são brechas, também a outro entendimento por parte do próprio STF em algumas ações julgadas, a exemplo da Reclamação 6650 MC-AgR / PR Julgamento em 16/10/2008, que NÃO considerou Nepotismo a nomeação de parentes para cargos políticos. Ou seja, o Supremo Tribunal Federal ao firmar o preceito de repúdio ao nepotismo, excepcionalizou os cargos políticos. Pra resumo de conversa, o cargo de secretário municipal não foi considerado cargo de comissão e ou confiança, que de fato configuram nepotismo dada a nomeação de parentes para tal, mas sim cargos políticos e de poder. (Isso é Brasil!)




quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Vídeo mostra momento em que a AJ Net é assaltada por quadrilha composta por dois homens e duas mulheres.


Está já é a 5ª vez que os proprietários são vítimas deste tipo de assalto. Prejuízo desta vez passa dos 12 mil reais.

Por: Redação com
Crédito: Reprodução

Já se encontra nas mãos da Polícia Civil o vídeo de mais um assalto ocorrido na manhã desta quinta-feira (05) em Canapi, mais precisamente na loja AJ Net localizada no centro da cidade, onde uma quadrilha composta por dois homens e duas mulheres, de cara limpa e armados com pistolas e uma espingarda calibre 12 segundo a polícia, renderam os proprietários, funcionários e clientes da loja e efetuaram o assalto levando os celulares e perfumes da loja, além de dinheiro, pertences e celulares das vítimas. 

Ainda de acordo com a polícia a quadrilha chegou ao local em um carro Polo Sedan de cor prata e placa não identificada, que foi estacionada a cerca de 30 metros da loja. Após o assalto o bando fugiu no sentido do Povoado Negras/PE.

De acordo com o proprietário esta é a 5ª vez que é vítima deste tipo de assalto, a ultima vez ocorreu em 2015 quando levaram cerca de 15 mil reais em produtos da loja, prejuízo quase que equivalente ao levado hoje, estimado, em 12 mil reais entre produtos da loja e dinheiro.

Ainda de acordo com o proprietário ao procurar a polícia, na Delegacia Civil onde também está alojada a Polícia Militar no momento havia apenas um policial e sem transporte.

"É revoltante trabalhar de forma digna e honesta para arrumar o pão de cada dia e de uma hora pra outra ver sua mercadoria ser levada assim na covardia por uma quadrilha de vagabundos" - Disse indignado o micro-empresário Tonho prefeitinho.

De posse das imagens gravadas pelas câmeras de segurança da loja, a Polícia Civil trabalhar pra identificar os meliantes, que acredita que possam ser os mesmos que assaltaram na semana passada duas lojas, se utilizando de máscaras de palhaço.




Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)