sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Empasse quanto ao pagamento de direitos autorais deixa Canapi novamente sem Hino Oficial.


Compositor usa as redes sociais para pedir o apoio da população.

Por: Redação

No ultimo dia 15 de Agosto do corrente ano, a Câmara Municipal de Vereadores de Canapi, aprovou o então Hino Oficial do Município de Canapi/AL de autoria do cantor e compositor Hélio Livino. O projeto de autoria do Poder Executivo Municipal foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes aquela salutar sessão, faltara então, apenas a sansão do prefeito Vinicius Mariano, o que era dado por certo afinal de contas o projeto aprovado pela Câmara era de sua autoria, e assim, meses se passaram com a população canapiense achando que de fato o projeto havia sido sancionado e os direitos autorais da composição devidamente pago ao autor. Grande engano! De acordo com o compositor em declaração postada em sua página nas redes sociais a atual gestão municipal até a presente data não se posicionou quanto a aceitação ou não do hino, que segundo ele, já foi aprovado pela população (Fato), ou seja, ao que tudo indica o prefeito Vinicius não teria sancionado o projeto ou se sancionou não incluiu em sua redação os custos para o município decorrente dos direitos autorais, custo esse, que segundo Hélio Livino havia sido acordado (sem definição de valores) antes mesmo da gravação em estúdio.

Diante do exposto, é inegável que todo esse "embólio" está no valor pedido pelo compositor. "O que quero nada mais é do que o reconhecimento do meu trabalho, um valor condizente com a relevância do hino para a história do município, pois nada mais justo do que o pagamento do valor de um cachê de um cantor ou banda famosa que venha aqui e se apresente em apenas duas horas sem que ao final do show deixem nada de positivo para a história do município, ao contrário do hino que perdurará gerações por gerações" - Desabafou Hélio Livino a redação deste blog.

O outro lado
Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal com o objetivo de colher as devidas informações sobre o que na versão da atual gestão estaria ocasionando todo esse empasse quanto ao hino, porém, mesmo 72hs após o primeiro contato, culminando com o fechamento e publicação desta matéria, não obtivemos nenhum retorno.

Também entramos em contato com o atual vice-prefeito Denis Nogueira para saber o que ele acha de toda essa polêmica, afinal de contas, o mesmo participou da gravação oficial do Hino, dividindo os microfones com o próprio Hélio Livino. Para Denis que além de cantor também é compositor, a prefeitura deveria pagar sim os direitos autorais, pois trata-se de uma obra que deve ser valorizada, por outro lado, é preciso acordar os valores para que seja justo para as partes envolvidas.


E você cidadão e cidadã canapiense o que acha?

A prefeitura deve ou não pagar os direitos autorais para poder instituir de fato e de maneira oficial o seu primeiro Hino?

E qual o valor justo a ser pago pela obra?



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)