segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Canapi: Gravidez na Adolescência é tema de Seminário em Escola Municipal.

Por: Ascom/Canapi-AL

Em evento envolvendo alunos da rede municipal e que reuniu centenas de pessoas, a Escola Municipal Ananete Cavalcante, localizada no Povoado Forquilha na zona rural do município, realizou Seminário debatendo sobre um assunto preocupante e que atinge milhares de jovens: Gravidez na Adolescência.

A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas. O pico nos níveis hormonais, por exemplo, pode levar ao início da vida sexual, que pode acontecer de forma desprotegida. Ainda é grande a parcela da população jovem que ignora a existência de métodos contraceptivos ou, simplesmente, conhece-os, mas não os adota. Com isso, observa-se o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez indesejada nessa faixa etária.

Esta constatação levou a equipe da Escola Ananete Cavalcante a debater com os seus alunos sobre este tema que ainda é um tabu entre as comunidades mais jovens e seus pais e professores, por exemplo, mesmo com acesso a informações as mais diversas e com os serviços de saúde ofertados pelos municípios, a exemplo do Programa Saúde na Escola. Além disso, pela vivência de professores e técnicos de ensino, é notório que o tema “sexualidade” está presente na vida dos adolescentes, nos espaços escolares e chega até eles pelos mais diversos instrumentos de mídia, como novelas, programas de televisão, explosão de contatos em redes sociais, etc.

A Escola apresentou várias ações, destacando-se as de prevenção à ocorrência de gravidez na adolescência, os perigos do aborto e dos perigos das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), que são as principais causadoras do aparecimento de câncer no colo de útero.

A idealizadora do Projeto, professora Mere Iolanda, fala sobre a sua realização dizendo que o trabalho foi desenvolvido durante todo o bimestre com debates, apresentações e palestras na Escola. Diz ela: “Participar da culminância de um projeto tão gratificante e importante como este é muito prazeroso por que estamos formando cidadãos e estes devem ter compromisso consigo mesmos e com a sociedade. Informação nunca será demais. Deixá-los preparados para viverem a adolescência com saúde e segurança é o objetivo. E a gente conseguiu envolver a nossa meninada num trabalho sério, que ficará marcado para sempre na vida deles. Esta é a função de Educar”, finalizou. O Secretário de Saúde, imprensa local, pais, alunos, professores, profissionais de saúde, convidados, como a Escola Major, do Povoado Negras (Itaíba/PE), estiveram prestigiando o Seminário onde os estudantes mostraram em forma de palestras, paródias, cordéis, encenações e produção de vídeos sobre a importância de manter uma vida sexual segura e saudável, incentivando o uso de preservativos e métodos contraceptivos.

A população abraçou o projeto que contou com o apoio do Prefeito Vinícius Lima. Este não poupou elogios à direção da Escola e demais idealizadores do projeto, destacando a inovação e criatividade que já se converteram em uma peculiaridade reconhecida por todos em Canapi desenvolvida pela equipe da Escola Ananete.Vinícius ainda enfatizou: “A nossa cidade entrou na disputa pela conquista do Selo Unicef – Município Aprovado. Com o engajamento de todas as equipes, a gente tem tudo para ser certificado. Com ações como esta, envolvendo jovens adolescentes e tratando de um assunto tão sério e importante, a gente percebe que está no caminho certo. Eu fico entusiasmado e agradeço a todos os envolvidos pelo empenho e dedicação”, finalizou.

  




  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)