segunda-feira, 16 de outubro de 2017

ORGULHO! Estudante canapiense representa Alagoas na 4ª Edição Internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul no Uruguai.

Por: Redação com Assessoria

Visando fortalecer e promover o protagonismo juvenil e a integração regional, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados a educação, o encontro internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) ocorreu entre os dias 06 e 09 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai. 

Emily Nunes, cursa o 3° ano do ensino médio, na Escola Estadual Luiz Bastos, de Canapi. Eleita com 1222 votos, a estudante tomou posse em Brasília como representante oficial do estado de Alagoas em dezembro de 2016. Ao todo, no Brasil foram 27 selecionados, 1 de cada estado para representar o país no programa durante o biênio 2016/2018.

Durante a estadia no Uruguai, os Jovens Parlamentares, representantes da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, vivenciaram uma jornada parlamentar na sede do Parlasul, na qual, elaboraram, votaram, aprovaram e entregaram aos  Parlamentares do MERCOSUL uma Declaração Regional com propostas para a melhoria do Ensino Médio. As propostas estavam divididas em temas como gênero, direitos humanos, jovens e trabalho, participação cidadã, integração regional e inclusão educativa.

Para Emily, foi uma experiência fantástica e muito enriquecedora. "Fascinante, inesquecível e construtiva. "Estar ali representando o nosso estado e o nosso país com jovens incríveis e de grande potencial, é algo inexplicável. Nisso tudo nasce amor, companheirismo, amizade e a luta pelos mesmos objetivos: um ensino médio melhor." - Disse.

A estudante ainda agradeceu e ressaltou todo o apoio recebido. "O apoio da minha escola, do meu professor de Língua Portuguesa, João Oliveira,  da minha família e de todos que se empenharam em me ajudar durante todo o processo seletivo foi fundamental. Gratidão define o que sinto agora. Espero ter proporcionado um pouquinho de orgulho a todos que estão ao meu redor."  - Concluiu.


Parlamento Juvenil do Mercosul 

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM)favorece e promove o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Todas as discussões são norteadas pelo tema principal – “O ensino médio que queremos” –, e os jovens parlamentares elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do MERCOSUL.

Além disso, o Parlamento Juvenil do MERCOSUL oferece aos jovens uma oportunidade única de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.





2 comentários:

  1. Parabéns por representar o nosso Estado junto com os outros 26 representantes do Brasil no parlamento juvenil do merco sul em Montevidéu no Uruguai

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)