sábado, 8 de julho de 2017

Desabamento agrava situação de famílias residentes em casas de taipa na zona rural de Canapi.

Problema foi retratado em recente reportagem especial do blog Canapi Agora. Confira também a belíssima iniciativa de colaboradores e funcionários Construtora Ápia em solidariedade a essas e outras famílias canapienses.

Por: Marcio Martins
Créditos: CA

Preocupados com a triste realidade de dezenas de famílias canapienses que em pleno século XXI ainda residem em casa de taipa na zona rural do município, retratada em recente reportagem especial do blog Canapi Agora (Relembre AQUI!), um grupo de voluntários resolveu unir forças com o propósito de chamar a atenção dos governantes para o problema, bem como, de mobilizar a sociedade a fazer sua parte através de doações, e assim, nasceu o Projeto Casa Solidária com o objetivo de construir moradias para essas famílias, realizando sonhos e transformando vidas.

E para felicidade dos coordenadores do projeto, várias foram as pessoas que contribuíram com doações materiais e financeiras suficientes para a construção da primeira moradia, esta, na comunidade Poço do Boi, onde um casal e seus 09 filhos dividem três cômodos de uma casa feita de madeiras entrelaçadas e barro. Porém; infelizmente, uma outra família em situação semelhante, tanto em número de pessoas como na mesma condição de moradia ainda aguarda o fortalecimento do projeto carente de novas doações para a construção da segunda moradia, desta vez na comunidade Buqueirão, onde reside Dona Nina, o esposo e seus 09 filhos em uma casa com apenas quatro cômodos, sendo dois minúsculos quartos, uma sala e uma cozinha onde o telhado é muito baixo, obrigando os moradores e visitante a andar agachados. Além disso, a família cozinha a lenha dentro de casa onde a fumaça toma de conta de todo o espaço, sobre o risco eminente de incêndio, tudo isso, porque a família não tem condições de comprar o gás. 

Engana-se que pensa que os problemas param por aqui, infelizmente, a energia foi cortada por falta de pagamento e devido as chuvas parte da cozinha desabou e outra parte, desta vez na sala, teve que ser coberta com uma lona do lado externo para evitar o deslisamento do barro e consequentemente um novo desabamento. Dona Nina conta ainda, que recentemente durante uma madrugada de muita chuva parte do barro do quarto das crianças caiu sobre a cama atingindo de leve 04 dos seus 09 filhos que dividiam a cama. Para piorar ainda mais o que já estava desesperador, há dois meses Dona Nina está com seu cartão do bolsa família, (sua única fonte de renda) bloqueado.

"Estou vivendo da ajuda de amigos, vizinhos e familiares... e como se não bastasse já não durmo mais direito vendo a qualquer momento as paredes e o teto da casa desabar sobre nossas cabeças. Meu sonho é morar em uma casa segura onde possa criar meus filhos com  mais dignidade- Desabafou Dona Nina. 

Todo esse relato, foi colhido pela redação do blog Canapi Agora neste sábado (08) durante uma nova visita a família, onde na ocasião com o apoio dos coordenadores do Projeto Casa Solidária, colaboradores e funcionários da Construtora Ápia, responsável pelas obras da BR-316, doaram a família 03 cestas básicas de uma campanha de solidariedade que a construtora fez junto a toda sua equipe de trabalho, campanha essa, que beneficiou outras dezenas de famílias no Bairro Mutirão e na comunidade poço do boi... e que irá beneficiar muito mais famílias nos próximos dias. 

Diante de tudo o que aqui foi relatado, em nome da coordenação do Projeto Casa Solidária, dos seus colaboradores e funcionários da Construtora Ápia que passa a somar ao projeto de construção das moradias, conclamamos todos os internautas que acompanham o blog Canapi Agora a doar conforme o seu coração para com o Projeto Casa Solidária, de modo que, possamos realizar o sonho de mais uma família canapiense e evitar um tragédia anunciada que não nos permite nos esperar. Conclamamos ainda ao Governo Municipal para que independente de qualquer coisa e/ou questão política/partidária possa socorrer de forma emergencial essa família e posteriormente as demais que padecem do mesmo sofrimento pelos quatro cantos do município. 








“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”
(1º João 3/17-18)


SOLIDÁRIA


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)