quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Denuncias de falta de atendimento médico nos povoados, desfalque previdenciário na câmara e nenhum projeto de lei a apreciar...

Saiba tudo o que rolou na 1ª Sessão Ordinária de 2017 da Câmara Municipal de Vereadores.

Por: Redação
Credito: CA

Na manhã desta terça-feira (21) a Câmara Municipal de Vereadores realizou sua 1ª Sessão Ordinária do ano com a presença de 10 dos 11 vereadores. Apenas o vereador Urso Biano (PRP) não se fez presente devido a um compromisso político na capital do estado.

Sem nenhum projeto de lei em pauta, os vereadores apenas fizeram algumas breves comunicações e indicações de requerimentos que pretendem apresentar nas próximas sessões, a exemplo da vereadora Lilia (PMDB) com relação à ampliação do cemitério, reforma da praça e construção do muro da creche do povoado forquilha e do vereador Aloísio Basílio (DEM) que pretende entrar com uma solicitação junto ao Poder Executivo cobrando a limpeza de todas as barragens e barreiros do município, bem como a manutenção das estradas vicinais. Já o vereador Agnaldo (PSD) ao fazer uso da palavra, denunciou a falta de atendimento da equipe do PSF no povoado Capiá da Igrejinha, que segundo o edil, nesta gestão, ainda não teria recebido a visita destes profissionais, e não apenas em sua região, como na região de Queimada Redonda onde de acordo com o vereador Maciel (PHS) a comunidade também padece de atendimento, ao contrário das comunidades; Queimada dos Birotas, Cachoeira Velha e Mudubim onde os vereadores Zé Divo (DEM) e Junior Mulungu (PHS) alegam que o atendimento vem sendo feito de forma regular. Encerrando as breves comunicações, o vereador Zé Hiran (PPS) aproveitou o momento para pedir a união e proteção divina para a condução dos trabalhos legislativos.

Após a fala dos edis, o blogueiro/jornalista Marcio Martins, editor geral deste blog que acompanhava a sessão juntamente com alguns populares, solicitou ao presidente da casa permissão para fazer dois pedidos aos vereadores, o primeiro pedido foi um apelo para que a Câmara Municipal fizesse o convite ao diretor da CASAL responsável pelo abastecimento de água da cidade para uma audiência pública com o objetivo de buscar soluções definitivas quanto ao descaso no abastecimento da cidade. Já o segundo pedido, partiu do principio da importância de comunicação durante as sessões sobre os trabalhos que os edis desenvolvem nas comunidades, bem como seus projetos, requerimentos e indicações que não chega ao conhecimento da população justamente porque não é comunicado durante as sessões, haja visto, que a maioria dos edis entram “mudos” e saem “calados”, e o pior, revoltados com a imprensa que somente tem mostrado o lado negativo do legislativo municipal, justamente porque o lado positivo a maioria da casa, não faz questão de divulgar.

Ainda durante a sessão, o Pastor Valdeci da Igreja Batista também fez uso da palavra para falar um pouco do trabalho que a igreja vem desenvolvendo em prol das famílias carentes que residem em condições sub-humanas no município. Na oportunidade, o pastor falou da construção de uma casa feita com a colaboração de voluntários no povoado Tupete, ao tempo em que pediu o apoio dos edis para o “levante” de uma nova moradia a ser construída em breve.

Tanto com relação aos pedidos de Marcio Martins, quanto ao necessário apoio ao projeto da Igreja Batista, os vereadores se mostraram dispostos a colaborar, inclusive se comprometendo a realizar a audiência pública após o período carnavalesco, conforme se comprometeu o vereador Cicinho (PSD).

Embora não tenha havido nenhum projeto de lei a ser discutido em plenário, a sessão se estendeu mais que o habitual, tendo em vista não só a participação do público como as graves denuncias levantadas pelo próprio presidente da casa relativas ao déficit da Câmara quanto aos descontos previdenciários dos vereadores de legislaturas passadas, onde segundo o presidente ao consultar junto ao INSS a atual situação de suas contribuições previdenciárias, o que consta de transferência via Câmara são meses intercalados, alguns com até um ano de intervalo de contribuição, denuncia essa, compartilhada pelo vereador Agnaldo que alegou estar na mesma situação e sugeriu ao presidente o acionamento do Ministério Público contra os ex-presidentes do legislativo municipal para que dêem conta do dinheiro, afinal de contas, o percentual previdenciário sempre foi descontado de seus vencimentos mês a mês.

Quem também fez uso da palavra foi o Secretário da Mesa da Câmara Municipal Rógis Lima de Andrade que aproveitou o momento para “desabafar” quanto à infinidade de problemas encontrados na Câmara, principalmente no tocante a ausência de documentos e leis, fato que estaria dando muita dor de cabeça, não só a ele, como ao diretor geral Thiago Maciel que vêem se esforçando ao máximo para colocar a casa em ordem, e que apesar dos pesares, todas as solicitações da população e da imprensa sempre foram bem recebidas e atendidas na medida do possível.

Não havendo mais nada a tratar, o presidente encerrou os trabalhos, convocando os edis para a próxima sessão ordinária dia 28/02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)