quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sesau investiga 175 casos suspeitos de microcefalia em Alagoas, quatro deles em Canapi.

Nova nota técnica foi emitida nesta quarta (27), pelo Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde.


Por: Ascom/Sesau
Crédito: Carla Cleto/Sesau

O Centro Estadual de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs) divulgou, nesta quarta-feira (27), novo boletim epidemiológico sobre a microcefalia em Alagoas. No documento, consta que já são 175 casos suspeitos, sendo 173 em recém nascidos e dois intrauterinos, cujos bebês ainda não nasceram.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, do total de casos suspeitos de microcefalia sob investigação, três evoluíram para óbito. Os dados, no entanto, referem-se aos casos notificados depois que o Ministério da Saúde decretou situação de emergência em saúde pública de importância nacional.
E dos 175 casos suspeitos notificados até esta quarta-feira (27), 42 são da I Região de Saúde, sendo 32 de Maceió, cinco de Rio Largo, um de Coqueiro Seco, um de Marechal Deodoro, um de Santa Luzia do Norte, um de Pilar e um de Flexeiras. Na II Região de Saúde, estão sob investigação seis casos, sendo dois de Japaratinga, um de Matriz do Camaragibe, um de Maragogi, um de Porto Calvo e um de São Luiz do Quitunde.
O boletim epidemiológico aponta, também, que são 12 casos investigados na III Região de Saúde, dos quais três são de Branquinha, três de União dos Palmares, dois de Murici, dois de Ibateguara, um de São José da Laje e um de Novo Lino. Já na IV Região de Saúde, o Cievs está investigando dez casos, sendo quatro de Paulo Jacinto, dois de Atalaia, um de Chã Preta, um de Viçosa, um de Quebrangulo e um de Capela.
Com relação à V Região de Saúde, são sete os casos investigados, sendo três de São Miguel dos Campos, dois de Teotonio Vilela, um de Anadia e um de Campo Alegre. A VI Região de Saúde aparece com 15 casos sob investigação, dos quais são sete de Penedo, quatro de Piaçabuçu, três de Coruripe e um de Igreja Nova.
Dos 21 casos investigados na VII Região, são 14 são de Arapiraca, um de Belo Monte, um de Coité do Nóia, um de Campo Grande, um de Girau do Ponciano, um de Major Izidoro, um de Traipu e um de São Sebastião. Já na VIII Região de Saúde são 13 bebês com suspeita de microcefalia, sendo seis de Palmeira dos Índios, dois de Cacimbinhas, dois de Estrela de Alagoas, dois de Igaci e um de Maribondo.
Na IX Região, os bebês com suspeita da anomalia são 30, sendo sete de Santana do Ipanema, sete de São José da Tapera, cinco de Pão de Açúcar, quatro de Canapi, três de Dois Riachos, um de Olivença, um de Poço das Trincheiras, um de Olho D’Água das Flores e um de Monteirópolis. Por fim, na X Região de Saúde, são 17 bebês com suspeita de microcefalia, sendo sete de Delmiro Gouveia, cinco em Piranhas, um em Pariconha, um em Água Branca, um em Olho D’Água do Casado, um Mata Grande e um de Inhapi.
Ranking Nacional – Com relação à posição de Alagoas no ranking nacional de casos suspeitos de microcefalia, Alagoas permanece na quinta posição, ficando atrás do Rio Grande do Norte, com 188 casos; Bahia, com 496 casos; Paraíba, com 665 casos e Pernambuco, com 1.306 notificações.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Barragem transborda e inunda residências no povoado Carié.

Por: Redação
Créditos: Divulgação/Facebook
Atualizada as 19:50hs

As fortes chuvas que caem sobre a terra seca trazendo esperança aos sertanejos quando em excesso também causa transtornos e inundações, foi o que aconteceu na tarde deste sábado (23) no povoado Carié. Uma barragem localizada na entrada do povoado, as margens da BR-316 transbordou e inundou várias residências.

Coordenador e voluntários da Defesa Civil Municipal já estão no local orientando os moradores a deixar as residências atingidas, visto que a tendência é o aumento do nível da água em meio as fortes chuvas que devem seguir por toda a madrugada.

Apesar do susto, até o momento não houve registro de vítimas e os moradores já começaram a contabilizar os prejuízos. 










terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Jadson Henrique é eleito o mais novo presidente do Conselho Tutelar de Canapi.

Conselheiro foi eleito por seus pares para um mandato de 01 ano permitida apenas uma recondução.

Por: Redação
Crédito: Arquivo/Facebook

Depois de devidamente empossados e já cientes de suas responsabilidades e compromisso com a defesa dos direitos da criança e do adolescente, os novos conselheiros tutelares de Canapi elegeram o conselheiro Jadson Henrique como o mais novo presidente. 
Eleito por unanimidade Jadson terá a missão de coordenar os trabalhos e representar o conselho sempre que necessário em audiências, reuniões e eventos. Na oportunidade também foi eleita a conselheira Paula Maçu para secretariar os trabalhos do conselho, ambos para um mandato de 01 ano conforme o regimento interno do órgão tutelar.

Apesar da eleição, as decisões do conselho não dependem exclusivamente do presidente do órgão e sim do colegiado, que conta ainda com os conselheiros; Gilson Souza, Cida de Jesus e Kledja Lima.

sábado, 16 de janeiro de 2016

Mais de R$ 20 mil em materiais de construção são furtados de obra em Canapi.

Por: Jota Silva/Minuto Sertão

Ladrões furtaram na madrugada da última segunda-feira (11) quase todos os materiais de construção de uma casa, no Sítio Volta, zona rural de Canapi. A vítima, identificada como Danilo Brandão da Silva, estipula que o prejuízo foi de mais de R$ 20 mil.

O homem tomou conhecimento do furto somente nesta quinta-feira (14), quando foi visitar a obra. No local, os rastros de caminhão foi a única pista deixada pelos ladrões, que entre diversas coisas, levaram cimento, materiais elétricos, portas, janelas e até as ferramentas dos pedreiros.

Até o fim da tarde desta quinta-feira (14) a polícia não tinha conhecimento do caso, mas a vítima informou que vai registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia distrital. 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Conselheiros tutelares de Canapi tomam posse em Mata Grande.

Cerimônia reuniu os conselheiros tutelares titulares e suplentes do alto sertão alagoano em evento promovido pelos CMDCAs dos municípios de Mata Grande, Inhapi e Canapi atendendo a uma exigência do Ministério Público.
Por: Redação 
Créditos: Inhapi em Foco
DSC05585
Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Vereadores do municipio de Mata Grande, tomaram posse na manhã desta quinta-feira (14) os novos conselheiros tutelares dos municípios de Inhapi, Mata Grande e Canapi, que exercerão mandato pelos próximos quatro anos. O evento contou com a presença do prefeito de Inhapi Zé Cicero, o Vice-prefeito de Mata Grande Erivaldo Mandú, o Juiz de direito da comarca Dr. Jairo, o promotor Claúdio Telles, presidentes dos CMDCAs e as secretárias de Assistência Social dos três municípios representados, além é claro, de familiares e amigos dos titulares eleitos, suplentes e ex-conselheiros.
O Conselho Tutelar de Canapi para o período de 2016 a 2019 será formado por Jadson Henrique, Paula Macú, Kledja Leila, Aparecida de Jesus e Gilson Sousa, tendo como suplentes Cida Souza, Aritana Barbosa, Marcio Martins, Claúdia de Neguinho e Gilmar.
Após a diplomação, coube as autoridades os tradicionais discursos de incentivo aos novos conselheiros, com destaque as falas do promotor de justiça da comarca de Mata Grande Dr. Claúdio Telles destacando a responsabilidade da função tutelar e a secretária de Assistência Social de Canapi Camilla Brandão que se colocou a inteira disposição dos conselheiros na luta pela efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Tendo sua eleição coordenada pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar é um instrumento para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, sendo de caráter permanente e composto por 5 membros eleitos pela comunidade. Entre suas atribuições estão atender crianças e adolescentes, bem como aconselhar pais e responsáveis na garantia de direitos, podendo ainda requisitar junto às autoridades serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

NOIVAS MENINAS: Canapi é tema de reportagem de uma famosa revista de expressão nacional que abordou uma realidade pouco divulgada no Brasil: O casamento infantil.

crianças casadas Brasil

Equipe de reportagem da revista também esteve no municipio de Inhapi retratando uma realidade cada vez mais comum.

Por: Redação
Reportagem e Fotos: REVISTA CLAÚDIA

Nunca tinha ouvido falar em casamento infantil no Brasil até 2013. Fiquei estarrecida. Como podia ser verdade? Supunha que fosse uma realidade da África Subsaariana ou do Sul da Ásia, onde fome ou tradições e ritos se impõem. Quem deu a informação foi a assistente social Neilza Buarque Costa, da ong Visão Mundial, ao debater o documentário Girl Rising (Richard Robbins), segundo o qual 66 milhões de meninas estão fora da escola, em todo o Planeta, e uma das razões é o matrimônio precoce. Mas eu imaginei: se tem aqui, deve ser uma situação isolada num rincão profundo.
Por dois anos não me saiu da cabeça um caso da Paraíba, que Neilza contou à plateia: um homem queixou-se à sogra, porque sua mulher, de 12 anos, nunca estava em casa quando ele chegava. Passava as tardes brincando de boneca com a filha da vizinha, deixava a roupa sem lavar, a cozinha suja… Comecei a pesquisar. Tive notícias de tantas adolescentes se submetendo a um marido violento, com dois ou três filhos nos braços. E de homens – alguns com mais de 40 anos – que adoram casar com menininhas firmes de carne e a quem eles podem moldar o caráter.
O tema passou a me doer. A reportagem “Noivas Meninas” está nas bancas, na edição de janeiro, de CLAUDIA – um fôlego que juntou o fotógrafo Victor Moriyama, a estagiária Gabriela Abreu e eu. A primeira descoberta: não se trata apenas de casos em um grotão perdido. O casamento infantil ocorre na maior economia brasileira – a cidade de São Paulo -, na região metropolitana de Curitiba, no Tocantins, em Minas, nas capitais do Pará e Maranhão… Difícil descobrir onde não tem. Hoje, 554 mil garotas de 10 a 17 anos são casadas, calcula um estudo do Instituto Promundo, com base no IBGE, publicado em setembro passado. Como a lei considera crime o sexo com menores de 14, mesmo que consensual, a maioria das uniões é informal. Ainda assim, em 2013, Campo Grande casou no cartório o maior número de brasileirinhas. Partimos atrás de uma amostra nacional. O texto começa assim:
“Catingueiras magricelas e peladas, sol forte, uma cabrita, um bode e algumas galinhas são quase tudo que Ivonete Santos da Silva, 14 anos, vê ao longo do dia e por semanas a fio. Mãe de Rayslani, 1 ano, ela dorme cedo. A casa de taipa onde vive, no sítio Lagoa Nova, em Inhapi (AL), a 289 quilômetros da capital, Maceió, não tem lâmpadas nem TV. Ivonete juntou-se aos 12 anos com Sislânio Silvério, 21, seu primo. Deixou a escola sem aprender a unir as letras: “Era aperreio demais, tudo acontecia na hora do almoço, tinha que fazer comida, me arrumar, sair para estudar”. Não se arrepende. “Só quando estou bem estressada, limpando a casa, e a menina acorda chorando, penso: ‘Meu Deus, o que eu fiz?’ ” Ainda assim, considera que está melhor do que no tempo em que vivia na casa materna. “Um dia, saí calada, o povo estava todo lá pra dentro. Fui embora com Sislânio.” Ele trabalha na roça. Quando tem roça. Há cinco anos, o sertão enfrenta uma seca bruta; a terra está tão dura que é impossível plantar. Na única panela, no fogãozinho de barro, há feijão. Ivonete não faz planos, não pronuncia desejos – pelo menos a estranhos que invadem sua rotina -, mas responde como se sente: “Não sei direito. Sou um pouco mulher, pequena demais, meio criança também”. Quando fecha os olhos, do que se lembra? “De mim desenhando pé de maçã, árvore de morango.” Mesmo que morangos amadureçam a não mais que 30 centímetros do chão, era esse seu deleite na sala de aula. Queria ser professora, acha que não dá mais tempo. “Espero que minha filha case bem tarde, só com 17 anos, e não engane a escola para aprender tudo bem direitinho”, diz.
Depois de Inhapi, percorremos Canapi (AL), Colombo (PR), e uma das maiores favelas do país, Heliópolis – não haveria nenhuma dificuldade de encontrar meninas casadas nessa comunidade paulistana. Enquanto Victor fotografava, ali, Thainá Darri, 17 anos, casada desde os 15, dezenas de meninas iam se juntando para saber o que fazíamos. Dei a pauta e elas quiseram saber porque tanta curiosidade sobre algo tão comum. Várias, entre 14 e 16, carregavam um filho.
Thainá é um caso diferente, tem uma consciência política clara, é feminista, está no conselho do meio ambiente da região e é a única das entrevistadas que concluiu o segundo grau. Acabava de receber o resultado do laboratório – positivo para gravidez – e decidiu adiar os planos de fazer uma faculdade. No seu discurso, me chamou a atenção a explicação para seu casamento aos 15: queria privacidade com o namorado e, de certa forma, proteção. “Aqui, as meninas se jogam no funk, bebem e nem sabe quem é o pai do filho delas. O casamento me poupou disso.”
meninas casadas Brasil
Mãe de Michel Júnior, casada em Canapi desde os 14, Ana Clara dos Santos, 16, fugiu de casa para ficar com seu amado, Jaílson de Oliveira, na época com 16. Duro para ambos é deixar o bebê aos cuidados da mãe de Ana, porque eles não têm condição financeira de criá-lo. A alagoana Jamille Henrique ganhou, aos 14, uma aliança e se viu livre da lida pesada com seus oito irmãos, além do jugo do pai alcoólatra. Embora tenha em Marcelo um parceiro divertido, e com quem gosta “de brincar e de fazer sexo”, seu semblante é triste e sua concepção sobre a vida de mulher, medonha: “Todas apanham. Não acho bom, mas é o que acontece”.
Monique Barbosa, aos 15, parece uma madonna, de Michelangelo, com sua Maria Clara sempre a tiracolo. Essa Pietá de Colombo (PR), queria ser policial, mas desistiu, está fora da escola, cansada dos afazeres domésticos e do ciúme do marido. Na mesma cidade, Joyce Pinheiro, mãe de gêmeas aos 15, teme as estrias e que o marido a troque por uma menina mais magrinha. Ela conta: “Das 20 colegas que estudavam comigo, 16 estão casadas ou são mães solteiras”. Ouvimos vários especialistas para entender o fenômeno.
Saio das reportagens carregando as personagens em mim. Demoro a tirá-las do pensamento. Ivonete, a sertaneja do sítio sem luz, me abraçou longamente quando nos despedimos. Prometi enviar uma revista para alguém ler para ela. E também uma fotografia ampliada. Essa menina-mãe nunca teve uma foto sua. De todas as personagens, foi a que mais interagiu com a câmera. Tem uma força no olhar inexplicável. Encarava as lentes de Victor com muita naturalidade e firmeza. Fico imaginando como Ivonete fará para desamarrar o nó, desbancar seu destino e vencer as agruras todas que enfrenta desde o nascimento. Algo me diz que ela vai conseguir.
PS.: A íntegra da reportagem está na revista CLAUDIA, já nas bancas.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Em luta emocionante representando o município de Delmiro Gouveia atleta canapiense vence no 2º Dell Champion Figth.

Evento esportivo foi realizado na noite deste sábado (09), no Ginásio de Esportes do Bairro Novo no municipio de Delmiro Gouveia.

Por: Ítallo Timóteo/Radar 89
Créditos:Ítallo Timóteo/Radar 89


O canapiense que reside em Delmiro Gouveia Davi Machida consagrou-se campeão no 2º – Dell Champion Figth realizado na noite deste sábado (9), no Ginásio de Esportes no Bairro Novo. Machida é aluno da academia Derion RWA que tem a frente o mestre Bruno, o campeão também é acompanhado pelos mestres Williames e Lucimário Papagaio.Assista todas as lutas no final final da matéria.

O evento que é realizado por Fernando Baiano mobilizou cerca de duas mil pessoas que lotaram o ginásio para conferir as setes lutas realizadas na noite. Para conferir as fotos do evento, clique AQUI.

Na primeira competição, o delmirense Breno Lopes se machucou em uma fatalidade e teve que ser retirado do ringue por Bombeiros Civis e Militares, ele foi levado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi medicado e liberado. Companheiros de Breno informaram a equipe de reportagem do portal Radar 89 que o jovem estar bem e já anunciou que disputará novamente a luta com Anderson Tesourão no próximo evento.

Os delmirenses  Adilson, Eduardo e Salomão da academia contato não conseguiram vencer os seus adversários, ambos foram finalizado no 2º – Round. Porém, Machida representado a cidade fez bonito e não deixou escapar a vitória. Em uma luta muito difícil, o jovem se esforçou e por decisão unanimes dos árbitros foi consagrado o campeão. Para loucura da torcida.

O jovem não conteve às lagrimas e se emocionou com a vitória, a emoção aumentou ainda mais quando o seu amigo e patrocinador Carlos Burity (tenente-coronel do Corpo de Bombeiros) falou da importância do jovem, durante as palavras do militar, o pai de Machida subiu ao octagon e o jovem mais uma vez não conteve às lagrimas.

Machida sendo orientado pelos seus treinadores Willames e Lucimário Papagaio. Crédito: Ítallo Timóteo - Radar 89
Machida sendo orientado pelos seus treinadores Willames e Lucimário Papagaio. Crédito: Ítallo Timóteo – Radar 89
Emocionado (Machida) comemora vitória apontado para sua torcida. Crédito: Guilherme Silva - Radar 89
Emocionado (Machida) comemora vitória apontado para sua torcida. Crédito: Guilherme Silva – Radar 89

Finalizada a luta do delmirense contra o santanense Cachorro Louco. Foi a vez da disputa mais esperada da noite, entre as jovens Bárbara Acioly (Maceió) e Taty Queiroz (Paulo Afonso). A belíssima alagoana não deu bobeira e ainda no primeiro round finalizou a luta, após uma sequência de socos, Acioly finalizou a adversária com um golpe de mata leão.

Bárbara Acioly vence luta contra Taty Queiroz. Crédito: Guilherme Silva - Radar 89

A torcida vibrou e a maceioense conquistou o coração de todos, fãs fizeram questão de aglomerar o local para tirar uma foto com a mais nova campeã do MMA delmirense.

Vídeos da luta, clique AQUI

domingo, 10 de janeiro de 2016

Juventude discute plano de ação da Secretaria Municipal de Comunicação e Cultura.

A convite do Cactus/Visão Mundial, secretário apresentou e ouviu propostas e ideias dos jovens de diversas comunidades rurais do município.

Por: Redação
Crédito: Canapi Agora

Nesta sexta-feira (08) na sede do PDA Serrana - Cactus/Visão Mundial no Bairro Mutirão em Canapi aconteceu o 1º encontro do Comitê de Juventude de 2016. Pelo menos cerca de 70 jovens de diversas comunidade rurais do município se fizeram presente ao encontro com o objetivo de discutir os problemas locais, conhecer sobre políticas públicas, garantias de direitos e protagonismo juvenil, visando a intervenção jovem na comunidade e nos espaços de decisão sobre políticas públicas para defesa e garantia de direitos.

E para este primeiro encontro do ano, tendo em vista que os jovens se reúnem mensalmente na sede do PDA, a equipe técnica do Cactus/Visão Mundial convidou o recém empossado Secretário Municipal de Comunicação e Cultura Gilberto Mendes para apresentar e ouvir propostas e ações voltadas a juventude para construção de um Plano Municipal de valorização da cultura local. Na oportunidade, o secretário apresentou as propostas que já estão sendo encaminhadas e ouviu dos jovens seus desejos e ideias sobre a politica pública para juventude que acreditam ser passiveis de investimento por parte do governo municipal.

Mas o encontro não ficou apenas nas propostas, alguns jovens aproveitaram a oportunidade para criticar os longos anos em que a Secretaria Municipal de Cultura atuou apenas como uma espécie de "Empresa de promoção de festas" e que por esse motivo, ainda hoje deixa a juventude desacreditada da continuidade dos projetos e ações que a secretaria pretende desenvolver. Contudo, o secretário Gilberto Mendes garantiu o apoio integral do atual gestor municipal para efetivação do plano, ganhando a confiança da juventude, expressando toda sua boa vontade e compromisso.

"Um momento de construção, onde tive a oportunidade de ouvir os jovens, seus anseios e suas ideias, o que julgo ser de extrema importância para o desenvolvimento de um bom trabalho. Quero agradecer aos facilitadores do Cactus/Visão Mundial pelo convite, e de modo especial aos jovens que ali se encontraram, foi um momento bastante proveitoso e produtivo" - Disse o secretário nas redes sociais.



 














sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Atleta canapiense sobe ao octágono em luta profissional de MMA neste sábado e é destaque em programa de TV.

Por: Redação
Crédito: Arquivo pessoal/facebook

O sucesso dos atletas canapienses amantes das artes marciais tem rompido barreiras e exaltado o nome do nosso município por todo o Brasil e pelo mundo através da internet onde são divulgadas as vitórias dos nossos esportistas. E neste sábado (08) as 19:00hs no Ginásio de Esportes do Bairro Novo na cidade de Delmiro Gouveia/AL o jovem atleta canapiense Davi Machida subirá ao octógono na principal luta da noite válida pelo Dell Champion Figth - uma das mais importantes competições de MMA do estado. 

Destaque no mundo das artes marciais, Davi Machida foi recentemente tema de uma reportagem de um programa de TV que retratou suas raízes e toda sua trajetória nas artes marciais. 

Confiram!




DIREITO DE RESPOSTA: Celso Luiz responde as acusações de Júlio Brandão proferidas durante entrevista concedida ao blogueiro Marcio Martins.

Em nota, gestor afirmar que irá garantir a paz da população.

Por: Redação
Crédito: Ascom/Canapi

NOTA: Ascom/Canapi

Em entrevista ao Blog Canapi Agora, o pretenso (falso) candidato Júlio Brandão utilizou o respeitado espaço concedido por Márcio Martins para desferir agressões, cometer crimes de injúria e calúnia; crimes estes que serão reconhecidos pela justiça em processo que farei com que responda.

Este elemento desequilibrado é conhecido como promovedor de farras e orgias em toda a cidade de Mata Grande e mesmo, infelizmente, em nossa querida Canapi, já que não é possível evitar que tais elementos circulem.

Como Prefeito e cidadão garanto que não irei acatar essa provocação, mesmo porque não considero esse elemento capaz de enfrentar uma campanha política no nível que o povo de Canapi merece, já que quem promove orgias e farras não tem conteúdo moral para entrar na casa do cidadão canapiense e pedir o seu voto. Garanto que a PAZ será mantida, porque esta é minha responsabilidade.

Ademais, é bom que o povo saiba que o parentesco que esse elemento nega hoje já foi muito valorizado pelo seu pai Hélio Brandão, em especial quando o recebi em minha residência, às três e meia da madrugada, ainda quando era deputado estadual, para ir a uma delegacia de polícia e tirar um elemento que estava preso por porte de arma e drogas. Esse elemento era seu próprio filho Júlio Brandão, que na época tinha só quatorze anos de idade. Suas orgias e farras começaram muito cedo.

Respeito e admiro pessoalmente o ex-prefeito José Hermes, que tem serviços prestados ao povo de Canapi e com ele sei que disputarei uma eleição em que o povo irá decidir por aquele que poderá dar continuidade ao trabalho, não há como respeitar um elemento que participou de um governo de Mata Grande durante oito anos e tem o poder há vinte anos e não pode apresentar nenhuma obra realizada no município de Mata Grande. Não respeito esse elemento como candidato, mesmo porque sei que sua pretensa candidatura é apenas para tumultuar o ambiente de PAZ que reina em Canapi. Em breve esse elemento será conhecido na região não como Júlio Brandão e sim como Júlio Fujão.

Reafirmo meu compromisso com a PAZ e a ordem no município de Canapi, ninguém terá a ousadia de perturbar o ambiente pacato e ordeiro do povo de Canapi, porque o Prefeito Celso Luiz não permitirá.
           



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Júlio Brandão declara "guerra" ao prefeito Celso Luiz e levanta possibilidade de aliança com o ex-prefeito Zé Hermes.

Em entrevista ao blogueiro Marcio Martins, pretenso candidato não poupou acusações contra o atual gestor municipal e disse não descartar a possibilidade de uma provável aliança com o ex-prefeito Zé Hermes, mas descartou qualquer possibilidade de desistência de sua pretensa candidatura a prefeito e de seu vice Vavá Mariano, com o qual tem um velho acordo firmado. Zé Hermes então seria muito bem recebido somente no intuito de fortalecer o grupo.

Confira na íntegra o conteúdo completo da entrevista!

Por: Marcio Martins
Crédito: Arquivo pessoal/Facebook

Entrevistado: José Júlio gomes Brandão 
31 anos 
Atualmente presidente da Câmara de Vereadores de Mata Grande pelo Partido Progressista (PP) 

Canapi Agora  - É do conhecimento de todos que Vossa Senhoria é presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Mata Grande. Diante disso, porque ao invés de pleitear a reeleição o Sr. resolveu se colocar como pretenso candidato a prefeito de outro município?

Júlio Brandão  -  Como  já foi por duas vezes vereador, sendo que na última eleição, acabei sendo o  mais votado  do Estado - isso proporcionalmente ao número de eleitores de Mata Grande.  Também por duas vezes fui Presidente da Câmara, desempenhando um ótimo trabalho.  A minha pretensão agora é atender o povo de Canapi, que sempre viu Mata Grande se desenvolver e ganhar novos rumos.  Vamos implantar o mesmo método em Canapi. Uma gestão participativa, valorizando as pessoas. 

Canapi AgoraSeria isso uma resposta ao prefeito Celso Luiz, por ele ter colocado seu filho como pretenso candidato a prefeito de Mata Grande?

Júlio Brandão  - jamais! Vivemos num País democrático de direto, do mesmo jeito que ele [Celso Luiz] pode lançar o filho dele em Mata Grande, ao mesmo tempo, eu posso ser candidato em Canapi.  Na minha opinião, o filho dele [Celso Luiz]  seria o melhor adversário político para nosso grupo  derrotá-lo no voto. 

Canapi AgoraQual seu real interesse por Canapi? Quais são suas ideias, propostas e projetos em prol do desenvolvimento do município?

Júlio Brandão  -  São várias.  Meu principal interesse  por Canapi  é desenvolver  todas as áreas. Tenho observado as carências  do município.  As minhas prioridades vão ser as seguintes:  melhorar o abastecimento de água, na cidade e na zona rural. Quero levar água encanada para os povoados de Carié, Forquilha e Capiá.

Na saúde  vamos priorizar  os postos de saúdes  e não deixar faltar médicos e medicamentos, além  de colocar  em cada região ambulâncias  para facilitar o socorro das pessoas  que atualmente estão sofrendo  com isso. 

Na educação vamos valorizar ainda mais o servidor reajustando o salário para  o justo e pagar rigorosamente  em dia. Melhorar a qualidade de ensino e trazer  diversos cursos profissionalizantes, além de  oferecer escolas dignas.  Vamos ativar as linhas das D-20, agora com regras e patronizando  o transporte escolar,  feito por esses veículos. 

Na assistência social, onde Mata Grande é modelo  para o restante de Alagoas  vamos fazer o mesmo. Distribuir mais de  5 mil cestas básicas, peixe  com côco na Semana Santa,  no final de ano  vamos entregar o frango e a coca-cola, além  dos brinquedos para as crianças.  Eu Júlio Brandão também vou implantar o Bolsa Família municipal, ajudando várias pessoas  de baixa renda  com uma quantia  em dinheiro para só assim melhorar  o comércio da cidade.

E no esporte vamos construir uma quadra de esportes em cada região, além de campos societys e buscar recursos para construir um Campo de Futebol para que possamos revelar os novos atletas, e leva-los até a série B do campeonato alagoano.   No lazer, vamos valorizar as festas do município, sempre com as melhores atrações musicais.    

Canapi Agora - A quem diga que sua pré-candidatura é um "blefe" que não passa das convenções. O que o Sr. tem a dizer sobre isso?

Júlio Brandão  - Isso é coisa  criada  pelos adversários políticos  que tem o nome chamado “desespero”. Essa resposta, as urnas irão  revelar, se é blefe ou não.  Sou candidato e me aguardem!

Canapi Agora - Existe alguma possibilidade de aliança entre seu grupo político e os grupos do ex-prefeito Zé Hermes ou do atual prefeito Celso Luiz?

Júlio Brandão -  Sou oposição ferrenha  ao atual prefeito, pois não concordo  com  o seu  jeito  de administrar  maltratando as pessoas. Ele  só  pensa  em meia dúzia, ou seja,  a verdadeira panelinha. Enquanto ao ex-prefeito Zé Hermes, existe sim a possibilidade, sabendo que  sou o candidato. Zé Hermes já teve a oportunidade de governar. Agora vamos para o novo! tenho um acordo com meu amigo Vavá que será meu vice-prefeito. 

Canapi Agora - Aliás! Por quem é formado seu grupo político em Canapi?

Júlio Brandão  -  O nosso grupo  é formado  pelo povo!!!  que quer mudança  e desenvolvimento pra Canapi. 

Canapi Agora - Porque o Sr. se intitula o "iluminado" enviado por Deus para libertar o povo canapiense? E que liberdade seria essa?

Júlio Brandão  -  Quem me conhece, sabe que sou  muito religioso, e antes  de dormir  sempre faço minhas orações e peço  à Deus  que me ilumine.  Há exatamente seis  meses,  pedi a nosso criador que me guiasse,  foi quando  tive um sonho  sendo prefeito de Canapi.  Por isso, que disse  que sou  um enviado  por Deus... a libertação seria acabar de vez com essa perseguição do prefeito e da mãe dele. Vou a luta  cumprir  minha missão, pois  todos nós temos uma aqui na terra.

Canapi Agora - Como o Sr. avalia a gestão do ex-prefeito Zé Hermes e do atual prefeito Celso Luiz?

Júlio Brandão  -  O prefeito, avalio  como péssimo, em todos  os aspectos. Além  disso,  existe um agravante,  ele é uma pessoa violenta, e gosta de acobertar  criminosos.  Sobre a gestão de Zé Hermes,  prefiro  não comentar, porque  não acompanhei  o trabalho dele de perto.

Canapi Agora  - Tanto o atual prefeito, quanto o ex, hoje sustentam os grupos mais fortes da política local, no entanto ambos enfrentam sérios problemas na justiça por suspeita de desvios de dinheiro público. O Sr. também responde a processos na justiça? E qual sua opinião sobre isso?

Júlio Brandão – Não respondo nada na Justiça, meu nome é limpo, igual da minha família que nunca foi presa acusada de desvio de dinheiro público.  Diferentemente de Taturana que  foi algemando pela Polícia Federal e levado  pra cadeia, acusado de vários crimes.  As recentes pesquisas mostram que o povo quer mudança,  e esse resultado me deixa mais à vontade  de ir em frente.  Não vejo eles como grupos fortes, vamos disputar a eleição por igual. O povo que vai escolher!

Canapi Agora  -  Sua pretensa candidatura tem um apelo jovem que nenhuma outra pré-candidatura tem. Por que?

Júlio Brandão  -  Isso que é a novidade. Garanto unir a experiência dos meus pais, Hélio Brandão e Cristina Brandão. Essa ajuda será fundamental, além de propor minha ideias mais jovens. Tudo isso junto, pode ter certeza,  o povo de Canapi vai sair ganhando. 

Canapi Agora - Em Sete anos de mandato a maior parte no comando da Câmara Municipal, que projetos de sua autoria foram executados por seu irmão enquanto prefeito do município de Mata Grande?

Júlio Brandão  -  Foram  vários, mais vou  citar aqui  os projetos sociais, como  falamos  logo no início  dessa entrevista. Conseguimos legalizar os mototaxistas. Valorizamos os servidor com mais de 100%  de reajuste salarial nesse tempo. O show na praça   foi criado em Mata Grande, por mim. O projeto deu tão certo que logo foi copiado por outros municípios.  O show na praça valoriza o artista da terra e traz  lazer as pessoas.

Canapi Agora O Sr. é primo do prefeito Celso Luiz e seu vice tio do pré-candidato a prefeito filho do ex-prefeito Zé Hermes. Na sua opinião, está tudo em família?

Júlio Brandão - Pra mim, primo é quando existe consideração, quando tem respeito, quando tem carinho. As vezes amigos têm mais consideração do que alguns parentes.  Ele não sabe ser nem amigo, muito menos parente. O coração dele é de pedra não existe sentimentos por ninguém.  As vezes temos filhos da mesma mãe e do mesmo pai, um segue pra ser doutor e o outro pra ser bandido.  São coisas da vida!   O parentesco que tenho com esse cidadão é bem distante, veja só:  O pai dele, é irmão do primo segundo do meu pai.  O parentesco passa longe...

Canapi Agora - Deixe suas considerações finais...

Júlio Brandão  -  Amigos e amigas  de Canapi.  É dessa forma que quero trata-los, como amigos. Nesse  momento  oportuno,  faço  um pedido, que acreditem na esperança  de dias melhores.  A mudança vai trazer dignidade  e orgulho para nosso povo! Está  chegando  a hora  de todos  nós realizarmos  esse sonho, que a cada dia  vem se tornando realidade.  Só vocês  têm esse poder de transformação positiva. 2016 será o ano da vitória do povo de Canapi. Um forte abraço em todos vocês!

#jovembatalhador
#mudacanapi
#esperança

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)