sexta-feira, 21 de outubro de 2016

COLUNA O EDUCADOR: Canapi é Brasil?


A “sociedade” canapiense se pergunta que país é esse? Canapí existe no mapa? São indagações que muitas vezes chego a me questionar e ironizar dos descasos que acontecem não somente em nosso torrão, mas em cidades pequenas do interior do país onde o coronelismo vive arraigado na cabeça de alguns que se diz lideres, que se acha capaz de domar a sociedade a base do “chicote de ações mutiladoras”. No entanto, os canapienses vivenciam nos últimos anos atrocidades administrativas, é como se fosse um carro descontrolado no meio de uma avenida movimentada onde as pessoas buscasse se defender, pode ser comparado como um tsunami destruidor, nesse aspecto estamos vivendo em uma terra que a lei quando vem chegar, parte da sociedade já tem partido dessa para outra galáxia, e, os que ficam se encontram condenados no corredor pejorativamente do descaso, abandono,ineficiência e incapacidade no poder de reação, ainda aqueles que tentam reagir são procurados igual bandidos, aniquilam em todos os aspectos seus movimentos na tentativa de velos rastejando a seus pésna busca de seus míseros direitos.

A sociedade paga um alto preço por não ter conhecimento, isso, torna-se para essa espécie de líder um combustível essencial para cometer as mutilações. “É MUITO MAIS FÁCIL DOMAR UMA SOCIEDADE IGNORANTE DO QUE UM MEMBRO DELA COM CONHECIMENTO”. Diante de tudo, o que acontece hoje é meramente favorável a essa espécie de líder. Olhe a seu redor? A educação que já era de baixa qualidade não funciona, onde já se viu escolas fechadas a mais de quatro meses, Eu me pergunto... cadê a justiça? Por que diante do exposto, não surgirão nenhum tipo de manifestação, que sociedade está sendo formada para o futuro? Como nossos filhos e netos serão representados?

É preciso que aconteça já uma intervenção judicial ou um movimento popular juntando todos os seguimentos sociais com o objetivo de fazer um destravamento em nosso município. É notório o achismo na mente das pessoas, vivendo de esperanças vagas e sem perspectivas. Canapi precisa voltar a andar, e que os seguimentos da sociedade busquem se mobilizarem, criando cooperativas ou associações de bairros, regiões, etc. Isso demonstrará para os próximos administradores o poder social e intimidará os mesmos a fazerem o que bem entenderem. É inacreditável os atos cometidos nos interiores do nosso país por alguns Chaves, Rítlers, Maduros,etc. Precisamos nos fortalecer para evitarmos os desmandos que vulnerabiliza  cada vez mais as pessoas, é incrível, estamos no século XXI, não poderemos aceitar esse tipo de descaso, isso só demonstra a submissão e a fragilidade de um povo, defendo a junção de classes sociais na tentativa de um fortalecimento na tomada de decisões.

Vejo e defendo que a educação de um povo está na base, ou seja, nos anos iniciais, o poeta Thiago de Mello, em um de seus brilhantes trabalhos, lembra que os anos da infância se constituem numa época inesquecível, onde o coração ignora a maldade e o egoísmo, tornando a criança o símbolo do amor e da paz: Acrescento: capaz de absorver o conhecimento tornando-o uma base sólida de uma futura sociedade. No entanto, o que os menores pedem é apenas o direito de serem como tais. Sem “ESCOLAS” suas distrações, muitas vezes, resumem-se como pedintes, a frias imagens de TV ou dos computadores. Há os que são desprovidos das mínimas condições de dignidade, ou seja, alimentação, habitação, lazer e educação. Falta-lhes em muitos casos, respeito à própria integridade física ou a sua situação como seres humanos.

Como professor, sou mais uma “Vítima” do descaso e da insensatez de nossas autoridades, nós mantemos o inquestionável papel de guardiões da ética, valor que os dignifica para exercermos o ofício de zelar pela integridade da consciência humana, apesar dos inúmeros obstáculos que nos são impostos em nosso País, Estado e Municípios. Só poderemos desempenhar um belo papel e trazer resultados positivos, se nos proporcionarmos condições adequada de trabalho e remuneração, enquanto isso, o que precisamos, no mínimo é de respeito. Cora Coralina diz em parte de um dos seus trabalhos: “PROFESSOR, SOIS O SOL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO / SEM TI TUDO SERIA BAÇO E A TERRA ESCURA...”.


É preciso que os adultos retomem os sentimentos puros da infância, conscientizem-se destes aspectos, procurando construir um mundo melhor para abrigar os futuros homens de amanhã. Por ocasião temos a criança como a base de uma sociedade futurista e vale afirmar que o maior desafio ao nosso tempo é formar menores felizes, que se tornarão e farão também os maiores felizes.

Luiz Vieira da Silva
Professor/Pedagogo/Psicopedagogo
Crédito: Reprodução/Google Imagens

OUTROS ARTIGOS


3 comentários:

  1. Parabéns professor pelo artigo, infelizmente a sociedade se torna refém de se própria..."falta conhecimento"

    ResponderExcluir
  2. Vejo pelo seus conhecimentos e comentários voce não faz parte da nova administração da Prefeitura Municipal de Canapi
    Se tiver que falar alguma coisa vou falar olhando no seu seus olhos
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Vejo pelo seus conhecimentos e comentários voce não faz parte da nova administração da Prefeitura Municipal de Canapi
    Se tiver que falar alguma coisa vou falar olhando no seu seus olhos
    Obrigado

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)