segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Canapi - 54 anos de lutas e glórias! Mas que lutas? Mas que glórias?

O que temos a comemorar neste 22 de agosto em meio a tanto descaso político e abandono no decorrer de todos esses anos?

Por: Marcio Martins
Crédito: Divulgação/Facebook

Antes de ser batizado de Canapi em homenagem ao riacho Canapi, nosso município ainda então pertencente à Mata Grande era apenas uma fazenda chamada Cavalo Morto pertencente a Cipriano Gomes da Silva. Mas apesar de ser o proprietário da maior parte das terras que deram origem ao município, engana-se quem pensa que foi Cipriano o responsável pelo movimento de emancipação política do município após o processo de povoação do lugarejo com a chegada dos trabalhadores do DNOCS para trabalhar nas obras de construção da ponte sobre o rio Canapi, mas sim, a família Malta que detinham forte controle político na região quando em 22 de Agosto de 1962 conseguiram finalmente transformar o pequeno povoado em município, agora não mais pertencente ao município de Mata Grande.

É claro que os moradores de Canapi tem muito a agradecer a família Malta por todo esse processo de emancipação, não só a família Malta, mas as famílias Tête, Cipriano e todas as demais famílias que ajudaram a construir e desenvolver este sofrido município. Contudo, o fato dessas famílias terem sido as fundadoras deste município não os dar o direito a seus descendentes de achar que devem se eternizar no poder e muito menos continuar com as mesmas práticas coronelistas que se fazia política nos primórdios anos de emancipação, pois, se antes a população votava por medo e necessidade, hoje, boa parte ainda continua votando pela necessidade, infelizmente, mas não mais por medo, o que confesso que não sei se é um fator positivo ou negativo destes novos tempos, haja visto, que o medo para quem não precisa deu lugar a ganância e a fissura por status e poder.

Pois bem, das famílias citadas anteriormente que foram fundadoras deste município, não podemos esquecer da família Mariano que assim como a família Malta também tem sua grande parcela de contribuição com o desenvolvimento político-administrativo do nosso município ao longo destes 54 anos, no entanto, os membros desta família também se permitiram “esquecer” que a velha política dos tempos dos coronéis e do poder passado de pai para filhos, parentes e netos se torna tão prejudicial ao progresso de um povo quanto a política coronelista do medo e da necessidade que eles hoje essa mesma família faz tanta questão de dizer que são combatentes.

Não precisamos ter 50 anos ou mais de residência neste município para saber que durante todos esses anos o poder direta e indiretamente sempre esteve nas mãos das famílias Malta e Mariano, mais precisamente a contar da data de emancipação foram; 32 anos nas mãos dos Malta e 22 nas mãos dos Marianos, sendo que neste intervalo, por 8 anos dividiram o mesmo palanque quando em 2004, o genro do ex-prefeito José Mariano Sobrinho, o advogado José Hermes de Lima se lançou vice-prefeito na chapa da mãe do então Deputado Estadual Celso Luiz Tenório Malta Brandão e 04 anos depois candidato a prefeito eleito com total e irrestrito apoio do deputado.

Pois bem, se durante meio século reinou o medo e a repressão entre os munícipes que de certa forma se colocavam contra os mandos e desmandos das autoridades políticas que passaram pelo poder do nosso querido município, os escândalos de corrupção também eram práticas cotidianas, a compra de votos que sempre foi crime que o diga! Afinal de contas, quem não lembra do helicóptero do deputado “bonzinho” que jogava dinheiro pro povo a sobrevoar o município, ou mesmo das filas intermináveis para distribuição de dinheiro que até hoje apesar de ser crime ainda é prática rotineira de alguns políticos do município e região?

Mas apesar destes atos espetaculosos de corrupção, nada se compara a dois grandes escândalos de corrupção praticados nos últimos 15 anos, o primeiro em 2005 quando o então prefeito José Hermes de Lima que chegou ao poder de braços dados com o então deputado Celso Luiz, após três meses de mandato foi parar na cadeia sobre a suspeita de desvios de recursos da merenda escolar na famosa operação da Polícia Federal denominada OPERAÇÃO GABIRÚ, na época o gestor passou 54 dias presos, período em que o município passou a ser governado pelo então vice-prefeito Arnaldo Barbosa, hoje vereador. Este triste e revoltante episódio da politicagem canapiense não ficou marcado apenas pela prisão do prefeito, mas principalmente pelos fatos vergonhosos que se deram antes e depois de sua libertação, antes pelas vigílias que o então padre da época fez pela libertação do gestor como se o mesmo fosse vitima de todo o esquema e como se fosse algo desinteressado por parte do religioso, salvo engano, pois dias depois de retornar ao comando do município, o padre “desinteressado” foi nomeado Secretário de Saúde do município, cargo que não pode assumir uma vez que por determinação do Bispo Diocesano acabou transferido para outro município. E depois... pelo “espetáculo pirotécnico” feito pela equipe do então prefeito que simplesmente jogando no lixo todos os valores éticos e morais fizeram uma grande carreata para receber com status de “celebridade” o prefeito preso por supostamente ter desviado recursos públicos da merenda escolar justamente dos filhos dos que os carregaram nos braços.

Embora tantos anos depois, o ex-prefeito continue afirmando ser inocente, esse não foi o entendimento da Justiça Federal que em 2012 o condenou a 12 anos de prisão e que desde então responde ao processo em liberdade, contudo, com base na lei da ficha limpa o ex-gestor foi impedido de registrar sua candidatura a prefeito, mas pensa que ele desistiu? De forma alguma, hoje tenta voltar ao poder através da candidatura do filho, que por sinal é neto do ex-prefeito José Mariano, e que se eleito for dará continuidade a uma oligarquia familiar que poderá chegar a 30 anos no poder em 2024 quando Canapi estiver completando seu 62º aniversário de emancipação política, ou seja, de independência do município de Mata Grande, mas eterno dependente das famílias Malta e Mariano.

11 anos se passaram desde a Operação Gabirú, contudo, quando pensávamos que nada pior pudesse acontecer, eis que surge a Operação Triângulo das Bermudas, só que desta vez, o alvo era o ex-deputado estadual e Presidente da Assembléia Legislativa do Estado Celso Luiz, acusado pelo MPE/AL de desviar nada mais nada menos que 10 milhões de reais de precatórios da educação municipal através de “laranjas” em um curto período de apenas 13 meses, vindo a ser afastado por 180 dias por determinação da Justiça da Comarca de Mata Grande. Resultado! O município que já estava à beira do caos com o comércio sem receber e servidores públicos contratados e concursados em greve por falta de pagamento, caiu de vez no fundo do poço, ao ponto de chegar a ficar por mais de 15 dias sem prefeito, já que manobras da Câmara de Vereadores impediram o vice-prefeito de tomar posse do que constitucionalmente lhe é garantido em caso de morte, renuncia ou afastamento do prefeito eleito, porém, depois de muita novela, por decisão da justiça o vice-prefeito Vieira finalmente tomou posse prometendo regularizar e pagar todos os débitos deixados pela gestão anterior, e assim, em menos de 48 horas conseguiu agilizar o pagamento de parte dos servidores concursados que já estavam a 20 dias de salários atrasados, mas como nem tudo são flores, o prefeito interino simplesmente demitiu todos os servidores contratados, causando desespero geral entre a categoria que agora não sabe se irá de fato receber pelo que trabalharam. Outra grande preocupação, desta vez não apenas dos servidores, diz respeito ao retorno das aulas, paralisadas a mais de 60 dias. Contudo, de acordo com o governo interino as aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (29), porém, como se dará o processo de contratação de todos esses servidores, bem como, o pagamento dos motoristas do transporte escolar?

Dúvidas a parte, o que se sabe é que o prefeito afastado Celso Luiz simplesmente afundou de vez o município e que o prefeito interino “Vieira do povão” pegou um abacaxi enorme para descascar, mas que não vem descascando sozinho, pois conta com o apoio da família Brandão em Mata Grande e segundo correligionário do prefeito afastado Celso Luiz, do próprio Zé Hermes, que teria o governo interino como um governo de "transição", haja visto que sua equipe tem sido formada por pessoas ligadas diretamente ao ex-prefeito e que inclusive são seus eleitores declarados, somado ainda a pessoas que faziam parte da gestão anterior, mas que agora trabalham no governo interino e já anunciaram apoio ao ex-prefeito. Vieira nega, e diz que está trabalhando conforme determinação da justiça e nomeando sua equipe sem qualquer ingerência política.

Diante de todo o exposto, que lutas e que glórias temos a comemorar? Canapi sofre a dor do individualismo do seu povo e a ganância de seus líderes, sobrevive sem expectativas de um futuro melhor quando em seus quadros os que propõem a mudança o que importa é quanto se tem $$$$ e não o que representa... e hoje em 22 de Agosto de 2016 data de mais uma festa de emancipação paga o preço da CORRUPÇÃO privado do direito a uma grande festa a altura de seu povo, sem as tradicionais modalidades esportivas e o Tradicional Desfile Cívico o município agoniza o desprezo dos seus governantes e a traição de grande parte do seu povo, que mesmo sendo as grandes vitimas de tudo isso, continuam os aplaudindo de pé.

Que Deus tenha piedade e misericórdia dos que falam seu santo nome a beneficio próprio a ignorar o sofrimento do irmão por mais que ele mereça.


Um comentário:

  1. Meu amigo Marcio Martins sou um canapiense que reside em São Paulo há muitos anos e há uns 2 anos descobri esse blog para acompanhar as notícias do meu querido município. Tenho muita admiração pelo seu competente e corajoso trabalho que realiza nesse nosso sofrido mais também muito querido lugar de onde me orgulho muito de ser para tentar mostrar as pessoas que só existe uma forma de mudar esse cenário, que é o próprio povo que como você sobrevive tentando e acreditando que sim é possível mudar e buscar algo melhor.
    Agora te pergunto, esse ano mais uma vez temos eleições municipais e tem alguém em situação de pré-candidato que tenha ideias novas e que não seja dessas duas famílias que já está mais que comprovado que não irá buscar o melhor para esse povo tão sofrido ?

    Abraços e mais uma vez parabéns pelo o trabalho !

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)