sábado, 31 de outubro de 2015

Delegação canapiense participa da 10º Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.

Envio dos delegados contou com o apoio do gabinete da Prefeitura Municipal e da ONG Visão Mundial/CACTUS.

Por: Marcio Martins
Créditos: Divulgação/Facebook

“Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Este foi o tema da 10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta sexta-feira (30) no Auditório do Radisson Hotel em Maceió.

Promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Prevenção Social a Violência (SEPREV), a conferência objetiva avaliar a política de direitos humanos de crianças e adolescentes, propondo diretrizes para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no contexto da co-responsabilidade estado e sociedade.

Representados pelos segmentos; Sociedade Civil, Governo, Conselhos Tutelares, Adolescentes e Crianças, pelo menos 300 pessoas entre participantes, delegados, autoridades e convidados participaram do evento, entre os quais à delegação canapiense se fez presente composta por representantes eleitos na ultima Conferência Municipal da Criança e do Adolescente realizada em Maio deste ano.

O envio dos delegados municipais a Conferência Estadual contou com o apoio do gabinete da Prefeitura Municipal e da ONG Visão Mundial através da entidade parceira CACTUS - Centro de Apoio Comunitário de Tapera em União Senador, que disponibilizou o transporte para o grupo.

A conferência se desenvolveu em 05 eixos temáticos, para qual os participantes se dividiram a discutir o controle social e as diretrizes referentes aos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Convenção Internacional do Direito da Criança, ao tempo em que também puderam avaliar o atual cenário de oferta e promoção das políticas públicas para Infância e Adolescência e a participação efetiva de crianças e adolescentes:

Eixo 1 – Promoção dos direitos de crianças e adolescentes;
Eixo 2 - Proteção e defesa dos direitos;
Eixo 3 – Protagonismo e participação de crianças e adolescentes;
Eixo 4 – Controle social da efetivação dos direitos;
Eixo 5 – Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

A 10ª Conferência Estadual se realiza no momento singular em que se comemoram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), chamando a atenção da sociedade e do estado para a importância da participação social de crianças e adolescentes nos espaços de discussão das políticas públicas voltadas para a promoção e defesa de seus direitos, entendendo que o espaço da construção coletiva é também o lugar da construção da própria trajetória de vida deste público.


A conferência que teve início às 9hs horas da manhã e contou com belíssimas apresentações culturais, pronunciamentos e debates acalorados, como o da representante do Ministério Público convidada a mesa, que apontou a corrupção como o maior entrave para a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, foi encerrada as 19hs com a eleição dos delegados para a etapa nacional em Abril/2016 na capital do país (Brasília).








  


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Blog Canapi Agora apresenta os verdadeiros responsáveis pelo provável início das obras da BR-316 e relembra o inesquecível protesto de 2011.

Depois do contrato assinado com a construtora vencedora do processo licitatório, sonho dos canapienses pode se tornar realidade e obras da BR-316 podem ser iniciadas em Janeiro do próximo ano.

Por: Redação
Créditos: Canapi Agora

Com previsão de inicio das obras para Janeiro do próximo ano, tendo em vista que esta é a primeira vez em toda a sua história que o processo licitatório finalmente chega à contratação da construtora responsável, o sonho de pavimentação do trecho da BR-316 que liga Carié/Canapi-AL ao município de Inhajá/PE nunca esteve tão próximo de se tornar realidade. E como não poderia ser diferente, o que não falta agora é o oportunismos dos políticos querendo se promover, mesmo sabendo nós, que a única coisa que fizeram até hoje, foi fazer deste sonho uma mina de votos usada para ganhar as eleições mentido descaradamente sobre a pavimentação da rodovia.

Diante disso, a redação deste blog relembra agora a todos os canapienses e internautas que nos acompanha diariamente, quem realmente lutou de verdade pela tão sonhada pavimentação. O POVO!

Relembremos agora a matéria do Blog Canapi Agora sobre o dia 09 de Junho de 2011 – Um dia marcado na história do município:

MAIS QUE UM PROTESTO, UMA NOVA HISTÓRIA EM CANAPI-AL

Por: Marcio Martins

Foi bonito de ver quase dois mil canapienses, unidos como nunca em defesa dos seus direitos, protestando contra o desprezo e o descaso para com nosso município, mostrando a classe política deste estado, que os canapienses estão cansados de tanta roubalheira e tantas mentiras em troca do voto.

Não faltaram elogios dos alagoanos e brasileiros espalhados por este país a fora que viram na internet e na TV a grande mobilização popular em defesa da pavimentação asfaltica do trecho da BR-316 entre Carié-Canapi-AL a Inajá-PE.

Valeu a pena ficar sem tomar café, almoçar e ficaria até sem jantar caso fosse preciso, pois nunca antes na história do sertão alagoano seu povo teve a iniciativa que os canapienses tiveram, fomos os pioneiros a mostrar aos corruptos deste estado que desviam milhões dos cofres públicos que acordamos para um novo tempo, uma nova história. Uma história que a partir deste dia será marcada pela vontade em ver nosso amado Canapi crescer, uma história que começa a ser escrita por homens e mulheres valentes e conscientes que sozinhos podem até se sentirem fracos, mas que unidos se tornam fortes e vencedores.

Hoje no rosto de cada cidadão canapiense está estampada a dignidade que a muito tempo andava vagando sem rumo e finalmente estacionou no lugar certo, lá no coração destes bravos canapienses que orgulharam não só a  seus conterrâneos, mais a dezenas de milhares de brasileiros.

Mesmo no rosto daqueles que não participaram da mobilização vemos um semblante orgulhoso, por sua terra, por sua gente.

Finalmente ultrapassamos a fase do comodismo e do individualismo, chegou o tempo do companheirismo.

Ainda não vencemos a guerra, superamos apenas uma das batalhas, mais estamos confiantes que este foi apenas o primeiro passo, o primeiro de muitos que ainda daremos rumo a derrubada de todos os picaretas, mentirosos, corruptos e vendedores de ilusões que pisoteiam sobre o sofrimento alheio. 





E SE UM DIA JÁ DISSERAM EM DEFESA DO POVO ALAGOANO, QUANDO ESTE HAVIA SIDO OFENDIDO:


 Mais respeito, eu sou alagoano!


DÊ UM GRITO E COMPLEMENTE:


Não se faça de inocente, mais respeito eu sou canapiense!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Com o apoio total do presidente do STTR Madson Paulino, mais 15 jovens são capacitados na 2ª Fase do Projeto Jovem Cidadão.

Projeto conta com o patrocínio da Petrobrás e é desenvolvido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG) em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado de Alagoas.
Por: Redação
Crédito: Divulgação/Facebook


Com o objetivo de formar jovens em Agentes de Desenvolvimento Local (ADL) em todo o Estado de Alagoas, o projeto Jovem Cidadão desenvolvido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG) chega a sua 2ª Fase, e mais uma vez conta com o apoio incondicional do presidente do STTR de Canapi, Madson Paulino, que diga-se de passagem, vem desenvolvendo um trabalho diferenciado com a juventude rural, haja visto que o sindicalista também é jovem e sempre apoiou os filhos dos agricultores.
Na primeira fase do projeto, o STTR apoiou a ida de 18 jovens a capital do estado (Maceió) para serem capacitados nas políticas públicas voltadas para a área rural, já nesta segunda fase esse número quase que dobrou, foram mais de 30 jovens capacitados, fazendo do município o nº 1 do estado a enviar o maior número de jovens a participar deste relevante projeto.
E fazendo valer esta posição, nesta Quinta-feira (22) após três dias de capacitação, pelo menos outros 15 jovens puderam participar desta nova etapa do projeto, que visa, que depois de capacitados esses jovens voltem para o município com o compromisso de apresentar um plano de ação nas comunidades, onde os jovens vão ate os comunitários falar sobre as políticas publicas que lá aprenderam graças ao apoio do sindicato e dos educadores populares, em especial, do jovem Whelder Tetê que tem se destacado como forte liderança jovem no meio rural, elogiado inclusive por toda a diretoria da FETAG.


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

COLUNISTAS

AVANTE JUVENTUDE
Silvio Roque
Graduando em Pedagogia, ex-presidente do (GERA) Grêmio Estudantil Reage Ananete por três mandatos e ex-representante dos Alunos no Conselho Escolar da Escola Ananete Cavalcante do Povoado Forquilha em Canapi/AL.




segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Faixa azul em Jiu Jitsu, atleta canapiense vence faixa preta em sua segunda luta profissional de MMA.

Vitória foi decretada por decisão unânime dos juízes pelo 1º Dell Champion Figth realizado no município de Delmiro Gouveia.

Por: Redação
Crédito: Divulgação/Facebook

Neste Sábado (17) centenas de pessoas lotaram o Ginásio de Esportes do Bairro Novo em Delmiro Gouveia, para assistir o 1º Dell Champion Figth, que contou com a participação de lutadores de pelo menos três estados do nordeste (Alagoas, Bahia e Sergipe)

Foram sete lutas de MMA profissional, entre elas, a do canapiense Luiz Paulo Barbosa, mais conhecido por “Paulinho” que por decisão unânime dos juízes, ele que é faixa azul em Jiu Jitsu venceu um atleta faixa preta da mesma modalidade, competindo pela categoria Peso Mosca até 57 kg.


Para alcançar mais essa vitória, a segunda no mundo do MMA em pouco mais de dois meses, Paulinho contou com o apoio fundamental da família e amigos que se deslocaram de Canapi e Inhapi para apoiar e incentivar este que já pode ser considerado um dos melhores atletas de artes marciais do alto sertão alagoano.

domingo, 18 de outubro de 2015

Júlio Brandão reforça sua pré-candidatura a prefeito em Canapi, mas oposição acredita que o mesmo não à sustentará por muito tempo.

Atual Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Mata Grande, o caçula da Família Brandão usou as redes sociais para apresentar sua mais nova residência em solo canapiense, mas sem um grupo político forte e definido, sua candidatura tem caído em descrédito. 

Por: Redação
Crédito: Facebook/Julio Brandão

"Fogo de palha" é assim que muitos eleitores, em especial seus adversários políticos vem tratando a provável candidatura a prefeito de Canapi do atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Mata Grande Júlio Brandão. Mas o fato é que ao que parece o vereador realmente está empenhado em disputar as eleições do próximo ano contra o atual prefeito Celso Luiz e o ex-prefeito Zé Hermes, seus principais adversários a sucessão do posto de chefe do Poder Executivo Municipal.

Na clara intenção de alcançar este objetivo, depois de transferir seu domicilio eleitoral, o pré-candidato recentemente usou sua página oficial no facebook para apresentar sua mais nova residencia em solo canapiense. "Quero convidar a todos vocês para conhecer minha casa em Canapi, quero dizer que está de portas abertas para o Povo!!! Um Domingo abençoado para todos!! (Localizada na rua da churrascaria do Van)" - Disse o vereador.

Mas apesar de todas estas decisões e atitudes políticas tomadas pelo caçula da Família Brandão, seus adversários insistem em afirmar que sua candidatura não passar de um "blefe" tendo em vista a sólida pré-candidatura do filho do prefeito Celso Luiz a prefeito de Mata Grande, município atualmente administrado pelo seu irmão Jacob Brandão.

O que acontece é que política se faz com grupo e segundo as principais lideranças do município, Júlio Brandão não tem grupo, ou melhor, seu grupo politico estaria resumido a apenas o ex-secretário municipal de transportes do governo Zé Hermes Vavá Mariano e do ex-prefeito José Mariano (irmãos), ambos desgastados politicamente após o rompimento com o ex-prefeito Zé Hermes, dos quais foram grandes aliados enquanto o mesmo esteve no poder, na época inclusive, em que o ex-gestor era casado com a sobrinha e filha respectivamente dos irmãos mariano, Gildaleia Mariano, primeira dama de Canapi entre os anos de 2005 e 2012.

Mas a falta de lideranças que venham a somar ao grupo político do vereador matagrandense, não é consequência da sua falta de empenho político, a grande realidade é que o município encontra-se bastante dividido entre "Celsistas" e "Hermistas", ou seja, aqueles que não estão com o atual prefeito, estão com o ex. E olhe que não é preciso pesquisa para saber disso não, pois uma simples conversa com um grupo de moradores de diferentes comunidades do município revela este atual cenário político, resultado de uma arrastada crise de conscientização política que aniquila as chances de concorrência de qualquer outro grupo político que não tenha "cacife" financeiro suficiente para disputar o pleito tendo em vista a forma "imunda" que o sertanejo aprendeu a "negociar" a política. Não que este seja o caso do grupo político vindo do município vizinho, até porque suas práticas por lá são bem semelhantes. 

Contudo, apesar deste cenário aparentemente bem definido sobre quem realmente tem chances de vencer esta disputa, diga-se de passagem "meramente pelo poder" a nós eleitores, ainda resta 01 ano para fazermos das próximas eleições, uma eleição menos "imunda" como sempre foi por aqui, muito embora a tendência seja piorar, haja visto as prévias resultantes do que transformaram com a eleição do Conselho Tutelar este ano.





sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Atleta canapiense disputa sua segunda luta profissional de MMA neste sábado.

Luiz Paulo Barbosa subirá ao octógono pelo Dell Champion Fight no município de Delmiro Gouveia/AL, competição que deve reunir atletas de pelo menos três estados (Sergipe, Bahia e Alagoas).

Por: Redação

Um dos esportes líder em audiência nas televisões de todo o mundo chega a Delmiro Gouveia neste sábado (17). Pelo menos 14 atletas subirão ao octógono montado no Ginásio de Esportes do Bairro Novo em Delmiro Gouveia. 

O evento batizado de Dell Champion Fight contará com a participação de lutadores de pelo menos três estados (Sergipe, Bahia e Alagoas) entre eles o canapiense Luiz Paulo Barbosa, que em Julho deste ano estreou com vitória em sua primeira luta profissional de MMA na categoria até 61 kg (Peso Galo) pelo II Evolution Figth realizado na cidade de Paulo Afonso Bahia.

De acordo com os organizadores o evento contará com pelo menos sete lutas, o combate principal será entre o delmirense Lucimário Papagaio e o campeão sul-americano Boneco Doido, natural de Aracaju-SE.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Vende-se um Fiat Uno Mille/1996 completo.

Interessados entrar em contato com Marcio Martins pelo telefone (82) 98156 4077. Preço a negociar!

Informações complementares:

Documentação em dia;
Motor revisado; 
Ar condicionado;
Caixa de marcha nova;
Vidro e Trava elétrica
Alarme
Pneus semi-novos
Estrepe
Macaco e jogo de chave





 




Grupo Jovem Unidos pela Fé promove sessão de cinema para as crianças com direito a pipoca grátis.

Por: Redação

Certo que hoje é o dia do professor e a ele não podemos jamais deixar de render nossa imensa consideração e reconhecimento, contudo, as comemorações ao dia da criança ainda nos orgulha bastante, pois é necessário valorizar e divulgar as ações de quem neste mundo cada vez mais individualista ainda faz de tudo para ver uma criança sorrir. 

E foi justamente com esse sentimento que o Grupo Jovem Unidos pela Fé da Igreja Católica proporcionou as crianças, adolescentes, jovens e adultos no ultimo dia 12 (Dia das Crianças) na praça da Paróquia de São José a oportunidade de assistir o filme da novela Carrossel em um super telão fixado a um trio elétrico com direito a distribuição de dezenas de saquinhos de pipoca grátis para a alegria da criançada.












quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Parceria entre as ONGs Visão Mundial e Novo Jeito distribui mais de uma tonelada em doações as famílias carente de Canapi na semana da criança.

Organizações conseguiram reunir mais de 100 voluntários vindos de Recife/PE para uma verdadeira maratona da solidariedade entre os dias 10 e 12 de Outubro.

Por: Marcio Martins
Créditos: Divulgação/Facebook

Um final de semana inesquecível, esse foi o sentimento que ficou marcado no coração de cada funcionário e comunidades atendidas pela ONG Visão Mundial em Canapi após a visita de pelo menos 100 voluntários da parceria com outra ONG denominada Novo Jeito. Profissionais de diversas áreas que optaram por um final de semana diferente, longe da comodidade do seu lar e do aconchego da família, para prestar serviços e levar alegria a centenas de famílias carentes do alto sertão alagoano.

Foram apenas três dias (10, 11 e 12 de Outubro), mas que representou para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos um dos momentos mais marcantes de suas vidas, pois nestes dias, todos sem exceção, tiveram a certeza que neste mundo apesar da ganância e do crescente individualismo de muitos, ainda existem pessoas boas que realmente se preocupam com o próximo, mesmo sem os conhecer, pessoas que se doam de corpo e alma em busca da tão sonhada justiça social, unindo forças numa corrente de solidariedade que cativa e conquista até mesmo aqueles de coração mais duro.

O nome do projeto chama-se #MaisPão, mas antes que alguém pense que o projeto consiste na doação de pães no sentido que a palavra nos remete... Vamos explicar melhor, pelo menos fazendo um resumo de como o projeto se desenvolveu aqui em nosso município.  

Tudo começou antes mesmo da chegada dos voluntários com um caminhão de doações arrecadadas pela ONG Novo Jeito, descarregado na sede do PDA Serrana/Visão Mundial no Bairro Mutirão em Canapi, a partir daí com a tão aguardada chegada dos voluntários, deu-se inicio a uma verdadeira maratona da solidariedade, que percorreu várias comunidades rurais levando aos moradores daquelas localidades atendimento médico, nutricional, jurídico, e doações de mantimentos, roupas, medicamentos, cestas básicas e brinquedos para criançada, que não poderia vir num momento mais propicio se não justamente na semana da criança. E não parou por ai, os voluntários meteram a mão na massa literalmente, ou melhor, na tinta, usada para colorir casas e praças, levando cor a este sertão de paisagem cinza castigado pela seca. 

Foram mais de uma tonelada de doações somada ao dobro de amor e dedicação envolvido que com certeza pesou bastante na consciência de quem não é capaz de erguer um único dedo para ajudar o próximo mesmo estando tão próximo, ao tempo em que puderam ver pessoas saírem de tão longe para ajudar quem mais precisa. Muitos destes voluntários inclusive, pais e mães de família, talvez tenham passado o primeiro dia da criança longe de seus filh(a)s, ou seja, aquele tradicional presente pode não ter chegado as mãos dos seus pequenos naquele exato dia, mas com certeza um presente bem maior seu pais e mães levam de Canapi para suas casas, pois o exemplo de servir é o maior ensinamento que podemos dar aos nossos filhos para que eles cresçam no caminho do verdadeiro sentido da vida, que é amar ao próximo assim como cristo nos amou e nos ama pela sua infinita misericórdia. 

O encerramento deste grandioso encontro com os sertanejos veio com um sessão de cinema montado em plena rua de um dos bairros mais carentes da cidade, o Bairro Floriano Peixoto, onde adultos e crianças dividiram o mesmo espaço para curtir o filme em exibição, festejar e agradecer a todos pelo jeito simples e animador de promover o amor e a solidariedade.


  


  


"Espero que um dia as pessoas acordem e se dêem conta que verdadeiramente não somos eternos, que tenham plena consciência que a vida é um dom de Deus que nos foi dado com um único propósito... "Servir" e com uma única certeza... "A morte". E quando esse dia chegar, que pode ser hoje, amanhã ou sabe Deus quando... deixaremos a tudo e a todos, levando apenas o que de coração fomos e fizemos em direção ao propósito divino e não pelo que conquistamos aos olhos humanos" 
(Marcio Martins)



Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)