sexta-feira, 25 de setembro de 2015

"Receita de como vencer as eleições para prefeito e ou vereador em Alagoas".

Veja como funciona na prática a conjuntura política do nosso Estado!

Por: Marcio Martins
Crédito: Reprodução/Google Imagens

Para ganhar uma eleição para prefeito ou vereador em Alagoas é preciso reunir apenas 04 coisas: 

Partido;
Grupo politico;
Dinheiro;
E falta de vergonha na cara, que definitivamente não irá faltar...

Pois bem; se você tem disposição para unir tudo isso, "Parabéns!!!" você pode ser o novo vereador ou até o próximo prefeito do seu município. 

Veja como!

1º - Primeiro passo
Procure um deputado para negociar os votos do povo em troca da liberação da implantação da provisória de um diretório municipal do partido o qual o parlamentar manda e desmanda. "Não se preocupe com o que irá dizer aos eleitores futuramente para tentar convencê-los de votar no "dono do partido", qualquer coisa é só dizer que conhece o projeto político do parlamentar e que ele realmente está comprometido em livrar o município do descaso ocasionado por gestores corruptos que governaram a cidade. 

2º - Segundo passo
Procure aqueles profissionais da política, os famosos Cabos Eleitorais, ou melhor, as ditas "lideranças políticas da região" para fechar aquele acordo de "cavalheiros" onde o eleitor é a mercadoria, ou seja, procure aquele o qual as pessoas ainda o tem como representante da comunidade, homem "honesto" digno representante do povo disposto a tudo para defender os direitos dos seus representados... Hó!!! que coisa mais linda. Antes fosse, pois o que todo mundo sabe é que a grande maioria destas lideranças estão mesmo é interessados em se dar bem em cima do dinheiro público usado pelo político para comprar votos. Se não fosse assim, a cada eleição não veríamos esse troca, troca de apoio, que uma hora tem o camarada aliado do governo, outra da oposição, e o mais intrigante! Nunca aliado de candidatos que mesmo com boas propostas não possuem recursos para comprar "apoio" de ninguém. São pessoas que não dão como diz um famoso ditado popular: "Um prego numa barra de sabão", a não ser nos dias 10, 20 e 30 de cada mês, que é quando eles se "dão ao trabalho" de ir até as prefeituras receber parte dos repasses financeiros do Governo Federal, o famoso FPM - Fundo de Participação dos Municípios.

3º - Terceiro passo
Arranje alguém, agiotas, políticos ou empresários que possam financiar sua campanha e depois caso eleito seja, abra os cofres da prefeitura para juntos surrupiar o dinheiro público. Antes disso, já com o dinheiro sujo dos financiadores em mãos é só começar a comprar a tudo e a todos, se quiser apresentar propostas e falar como poderá está contribuindo caso seja eleito para a melhoria das condições de vida da população, pode falar, mas quase ninguém liga pra isso, serve apenas para divertir a platéia deste grande Circo chamado de ELEIÇÃO. Há! já ia esquecendo... Eleição sem Xumbeta, não é eleição, por esse motivo, tenha sempre no mínimo uma reservinha de recursos, ou seja, qualquer R$ 0,50 centavos para pagar cada um dos seus 300 puxa-sacos que levantarão calunias contra seus adversários, os defenderá das criticas mesmo quando você estiver completamente errado e ainda aplaudirá a cada palavra sua em seus discursos no decorrer da campanha, mesmo quando você não estiver falando coisa com coisa.

4º - Quarto e último passo
Bom! depois de cumprir os três primeiros passos, esse vem a galope quer você queira ou não, pois é impossível lhe restar algum pingo de vergonha na cara depois de se prestar a tudo isso...


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Júlio Brandão transfere título eleitoral para Canapi e diz que será candidato para cumprir uma missão dada por Deus de livrar o povo da péssima administração do prefeito Celso Luiz.

Confira na íntegra a publicação do atual presidente da Câmara de Vereadores de Mata Grande publicada no Instagram minutos depois de transferir seu domicilio eleitoral.

Por: Redação
NOTA: Júlio Brandão
Crédito: Divulgação/Instagram

Hoje eu e minha família tomamos uma grande decisão em minha vida, transferir meu título eleitoral para ser candidato em Canapi e assim levar esperança para esse povo guerreiro, que vem sofrendo com a péssima administração do atual governo. Essa decisão foi tomada com muita cautela e pés no chão, pois sei que vou enfrentar muitas dificuldades pelos meus caminhos, mais com total apoio da minha família e amigos vou enfrentar com muita fé em Deus e cabeça erguida, pois sei que estou indo por um motivo maior, que é ajudar e da esperança de um futuro melhor pra quem precisa, vou lutar com todas minhas forças por essa missão dada por Deus e peço todos os dias que ele me guie pelos caminhos certos do bem, sei também o tamanho dessa atitude, que precisa de muita coragem para ir a uma batalha dessa, mas acredito que todo mundo vem a terra com uma missão, e essa é a minha... quero aqui agradecer também ao meu querido povo de Mata Grande por ter me dado dois mandatos de vereador e ter acreditado em meu trabalho, e saio com a alma lavada por ter cumprido meus compromissos e não ter decepcionado meus amigos, pois não tenho eleitores e sim amigos, mas não saio sem deixar minha semente plantada nesse município onde sou vereador e Presidente da Câmara, minha esposa Lay Brandão será a candidata a vereadora em meu lugar, e peço total apoio dos meus amigos pois ela é a mesma coisa de ser eu, muito humilde e competente me fazendo muito orgulhoso desse seu jeito de tratar as pessoas de igual pra igual. Dizendo também que vou lutar com todas as minhas forças para cumprir minha missão!!! Agradecer a meu pai Hélio Brandão, minha mãe Cristina Brandão e meu irmão Jacob Brandão por ter me apoiado e dado carta branca para realizar meus trabalhos. E finalizo agradecendo a Deus por tudo que fez para mim até hoje e entrego minha vida nas mãos do senhor, Amèm!!!


Ex-assessor do ex-prefeito Zé Hermes diz que provável candidatura de Júlio Brandão a prefeito de Canapi representa a renovação da política no Sertão.

Fidelidade politica, partidária ou profissional? Foi com este questionamento que Gean de Moraes se expressou em nota enviada a redação deste blog. Confiram!

Por: Redação
NOTA: Gean de Moraes
Coordenador do PP Jovem no Alto Sertão de Alagoas


Prezados amigos e companheiros de lutas pela democracia e progresso canapiense, venho através desta esclarecer algumas dúvidas relacionadas a minha atuação no cenário político de Canapi. Estive por sete anos lutando e trabalhando no grupo político do Ex-prefeito Zé Hermes e toda sua equipe, inclusive na eleição passada fui até o final, sem recurso e sem perspectiva de uma candidatura sólida e sem partido, mesmo assim fui fiel e trabalhei dedicado até o ultimo dia de mandato do ex-prefeito.

Pós-Eleições fui acolhido pela Família Brandão onde tive todo apoio e oportunidade de realizar meu trabalho como profissional de educação, sendo que hoje após três anos de dedicação e objetivos alcançados, desfruto da confiança de todos que me deram oportunidade onde construímos uma relação de parceria e amizade.

Quanto ao Projeto Político em Canapi, acredito que a candidatura de Júlio Brandão representa a renovação da Política do Sertão Alagoano, além de atender aos anseios da maioria dos jovens que já defendem seu nome espontaneamente, e essa renovação deu muito certo com Jacob Brandão em Mata Grande, que hoje é modelo de administração onde o POVO governa com seus líderes, na certeza que esse é o modelo de governo participativo e mais humano.

Acredito que podemos proporcionar ao nosso município, uma candidatura segura e com propostas claras e verdadeiras, quanto a minha posição atual, seria eu ingrato ou infiel como alguns me acusam se não retribuísse o que esta família fez por mim e tenham certeza, faz por todos que defendem a sua bandeira.


Bacharel em Administração e Pós graduado em Gestão Pública, canapiense acredita que desta vez pavimentação asfáltica da BR-316 finalmente deve sair do papel.

Certame foi homologado e agora segue para ratificação da Diretoria Colegiada do DNIT, de onde seguirá para assinatura do contrato com a empresa vencedora.

Por: Redação
Crédito: Reprodução/Facebook

O canapiense Léo Lira, Bacharel em Administração e Pós Graduado em Gestão Púbica pela UFAL - Universidade Federal de Alagoas, usou na tarde desta quarta-feira (23) sua página oficial no Facebook para dar o que ele considera uma grande notícia a ser comemorada pela população canapiense com relação ao processo licitatório da tão sonhada BR-316 que liga Carié/Canapi-AL a Inajá/PE.

Conhecedor dos tramites legais, Léo Lira vem acompanhando o processo desde a abertura do primeiro edital em Junho/2011, mas somente agora acredita que a obra finalmente sairá do papel, graças ao despacho decisório de Homologação e Adjudicação de licitação publicado no ultimo dia 11 do corrente mês em favor da CONSTRUTORA ÁPIA LTDA com o valor de R$ 59.999.998,25 (Cinquenta e Nove Milhões, Novecentos e Noventa e Nove Mil, Novecentos e Noventa e Oito Reais e Vinte e Cinco Centavos).

Confiram!

Pessoal, podem comemorar! o DNIT deu um passo muito importante no andamento da Obra da nossa BR-316, já Adjudicou e Homologou o processo da Obra, Graças a Deus. Agora o processo segue para a Assinatura do Contrato.


Para entender o que é Adjudicação:
A adjudicação, embora não seja uma fase essencial da licitação, é através dela que a Administração atinge a finalidade precípua do processo. Pela adjudicação é que a Administração indica o contratante escolhido pelos diversos procedimentos do processo de licitação.

Para entender o que é Homologação:
Homologação é a aprovação dada por autoridade judicial ou administrativa a certos atos particulares para que produzam os efeitos jurídicos que lhes são próprios. A homologação do processo de licitação representa a aceitação da proposta. Consiste na formulação da vontade concordante e envolve adesão integral à proposta recebida.

A homologação vincula tanto a Administração como o licitante, com vistas ao aperfeiçoamento do contrato.



terça-feira, 22 de setembro de 2015

Projeto Jovem Cidadão em Canapi é destaque no site da FETAG Alagoas.

Com o apoio incondicional do presidente do STTR Madson Paulino, o objetivo é propagar as políticas públicas nas comunidades rurais do município através dos jovens capacitados pelo projeto. Confira AQUI a matéria reproduzida pelo blog direto no site da federação.

Por: FETAG/AL 
Matéria publicada em 21/09/2015
Crédito: STTR/Canapi-AL

Em sua segunda fase, o Projeto Jovem Cidadão, executado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas - Fetag -AL com patrocínio da Petrobrás, vem estendendo a sua atuação por diversos municípios de Alagoas. Canapí, cidade localizada no Sertão do Estado, tem hoje 26 jovens capacitados pelo Projeto que propagam as políticas públicas nas comunidades.

Samambaia e Castanho são algumas comunidades em que estes jovens têm atuado.  Após capacitados e instruídos sobre políticas públicas como o  PNAE, PAA, PRONAF e PNHR, eles ensinam à população rural como acessá-las.

Whelder Franciso da Silva, nativo de Canapi, participou da 1ª fase do Projeto em 2011 como agente de desenvolvimento. Ciente do conhecimento construído durante a capacitação, o jovem se inscreveu novamente e hoje atua como jovem educador e funcionário do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canapí.
Segundo Whelder, depois da participação dos jovens no Projeto, o município sofreu uma melhora significativa. “Nós, o jovens capacitados, nos reunimos continuamente para fazer o cronograma dos planos de ações que atuaremos nas comunidades. É impressionante como as políticas públicas tem nos ajudado. Muitos trabalhadores sequer sabiam da existência delas”, vibra Whelder.

O Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR é  a política pública que mais tem dado resultado à comunidade. Atualmente há uma demanda de 112 cadastros na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoas – Fetag-al. Whelder espera que ainda este ano inicie a construção das 50 primeiras casas no município.

sábado, 19 de setembro de 2015

COLUNA JUSTIÇA E CIDADANIA: Que país é esse?

Todos nós já ouvimos esta pergunta na música do grande compositor Renato Russo (Legião Urbana, 1987). Afinal de conta, que país é esse? A letra da música é bem enfática em dizer: “Nas favelas; no senado; Sujeira pra todo lado; Ninguém respeita a constituição”. Realmente, o Brasil se transformou em uma zona. De qualquer ângulo o horizonte é sombrio. O quadro do país é negro. A sensação é a de que não há nada a se fazer. Não querendo ser pessimista, mas o Brasil está sucateado. Do ponto de vista institucional o problema é agravado, dada a corrupção impregnada no Executivo, Legislativo e Judiciário. A crise política evidenciada no País já exemplifica toda podridão existente no executivo e no legislativo, respeitando é claro as suas exceções. Basta olharmos para o MENSALÃO e agora o PETROLÃO para verificarmos a lama existente no meio daqueles que se dizem representantes do povo (que representante? que povo?). Chega de discurso ideológico, socialista ou comunista, se o que prevalece é anseio voraz do consumismo fomentado pelo capitalismo selvagem.  O que existe é só roubalheira para todosos lados.Não há diferença nas siglas partidárias, pois até aqueles que se intitulavam guardiões da ética e da moral, hoje, são os piores atores políticos, tendo, inclusive, jogado no esgoto toda a sua história. Essa história de dizer que todos são iguais não cola!

A presidente Dilma, ano passado, descumpriu a meta do superávit primário e, como se não bastasse alterou a lei de responsabilidade fiscal em benefício próprio, mostrando-se acima da lei, como uma verdadeira déspota, o que já evidencia crime de responsabilidade. Mas, nada foi feito; pelo contrário, o Legislativo federal, coadunando com o erro, aprovou projeto de lei que alterou os índices fiscais para beneficiar o executivo federal. Nisto, vemosque os dois poderes andam mancomunados em seus erros e delitos.E o que dizer das pedaladas fiscais praticadas pela presidenta, já identificadas pelo TCU. Governo deu prova de sua irresponsabilidade quando apresentou ao Congresso orçamento para 2016, já com umdéficit de 30,5 bilhões. Gastar com Cuba, Bolívia, Angola, Nigéria, Paraguai, Argentina e Venezuela, hoje, faz falta nas contas públicas. O discurso de campanha desvirtua integralmente com a realidade.

E o Poder Judiciário, que deveria ser diferente, por ser aquele que possui a missão de dirimir os conflitos sociais, também se encontra envolto em sujeira, ressalvando suas exceções. A começar pelo nepotismo cruzado existente nos tribunais país a fora. É comum aos telejornais noticiarem à existência de esquema entre juízes e/ou desembargadores com venda de sentenças. É decepcionante ver a alta Corte de Justiça submissa à vontade de um único partido político. Não sei quanto custa a indicação para o STF, se considerarmos a indicação da presidenta. Mas, uma coisa é certa, aquele a quem a presidenta indicar, certamente, deverá rezar na cartilha daquele a quem indicou e isso lhe custará muito caro!

O Brasil enfrenta uma crise política e econômica sem precedentes. Tudo isso, fruto de decisões políticas e econômicas equivocadas do atual governo. A quadrilha instalada no governo federal, com muitos de sua cúpula e aliados presos ou indiciados, apoderou-se do dinheiro público, com gastos vultosos com a Petrobras e nas refinarias de Pasadena e Abreu e Lima e, quiçá, o BNDS.

Agora, toda essa onda nefasta afeta toda a sociedade. Não podemos permitir que esse bando de irresponsáveis continuem gerindo à máquina pública. E como se não bastasse querem aumentar a carga tributária, com a volta da CPMF. Isso é um absurdo! Ninguém tem culpa com o gasto desordenado realizado pelo governo federal.


Não devemos permitir que esse mal continue. Vamos à luta! A final de conta, o Brasil é de todos os brasileiros e não apenas de um partido de ditadores. Que país é esse?

Crédito: Divulgação/Google Imagens
Bel. Antônio Fabrício Félix Netto
OFICIAL DE JUSTIÇA/TJAL

 Artigos anteriores 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Morre Zé Prudente, um dos primeiros comerciantes de Canapi.

Por: Redação
Crédito: Divulgação/Facebook

Na tarde desta sexta-feira (18) Canapi perdeu um de seus comerciantes mais antigos. Faleceu José Bezerra Lima, mais conhecido por Zé Prudente, pioneiro na arte de negociar, homem íntegro e desbravador que ajudou a desenvolver a economia local impulsionando o crescimento e o desenvolvimento do município.

Zé Prudente, logo ele que tinha um imenso coração que acolhia e contagiava a todos com sua alegria e simpatia; Quem diria! Aos 86 anos sentiu seu coração bater pela ultima vez... E partiu, deixando órfãos aqueles que tanto o admiravam e gostavam de está na sua companhia.

Após o choque da notícia da triste partida, amigos da família usaram as redes sociais para prestar homenagens ao comerciante nas redes sociais. Como o Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal e amigo da família Ezequiel Freitas que em sua página no facebook escreveu:

Quem não lembra das vezes que seu Zé Prudente... chegava de viagem com as novidades na caravan ... ficávamos ali na calçada esperando que ele nos mostra-se
as novidades... Para os meninos as melhores bolas dente de leite, os melhores carrinhos de caçamba...e para as meninas as bonecas mais bonitas. Para as nossas mães uma dor de cabeça... pois até ser comprado o brinquedo que queriamos não davamos sossego. Com os seus netos fomos criados Isaias Lima, Emanuel Bebeto,Dieges, Remi, Graciele,Evellyne,Tayna ...enfim por ele tiamos grande carinho e atenção! Fez de todos seus amigos... e sempre muito atencioso e gentil .... Canapi perde hoje um Homem de bem ...que verdadeiramente era do bem!‪#‎SaudadesEternas
Parte superior do formulário

Zé Prudente deixa para os familiares e amigos o exemplo de comerciante honesto, homem trabalhador e lutador. 


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O progresso está chegando em Canapi e você pode fazer parte - Filie-se ao PP Jovem.

Aguardem! Em breve inauguração de mais um comitê do partido na Avenida Joaquim Tête em Canapi.

A juventude progressista é, em primeiro lugar, um órgão de apoio ao partido progressista (PP), que segue o idealismo de seus fundadores na construção de uma sociedade democrática, justa e participativa. Por isso a juventude progressista está empenhada em orientar a força política dos quadros jovens do partido, acreditando que um partido forte se constrói diariamente, na renovação e no estímulo às novas lideranças.


Queremos a participação da juventude nas atividades e eventos, colaborando na efetivação dos ideais progressistas e divulgando nossas opiniões para a sociedade.

Desejamos ter bandeiras que identifiquem nossos posicionamentos, que possamos nos relacionar tanto no campo político como na sociedade e, com isso, conquistar novos adeptos ao partido que muito contribuiu com o desenvolvimento deste país.

É provável que, se a democracia fosse fácil, até os ditadores a defenderiam. Mas o processo democrático não é fácil: ele exige um aprendizado longo e se desenvolve, muitas vezes, através de processos lentos.

A república deve afirmar-se com o melhoramento do nível do pessoal político. Tratar da coisa pública representa um encargo que supõe cultura, instrução, discernimento, ciência da realidade nacional, planos de futuro, atributos que impõe aos governantes uma responsabilidade gravíssima.

Em um país como o Brasil, onde as pessoas estão cada vez mais desacreditadas e distantes da política, acreditamos que vale a pena investir na juventude para que ela possa compreender a política como instrumento de mudança. O resultado desse processo são cidadãos mais conscientes e quadros mais qualificados para o nosso partido e o nosso País, afinal, compreender o conceito de política é entender os conceitos poder, cidadania, estado e democracia.

Portanto, seja você também o instrumento de mudança que esse país e o nosso amado Canapi precisa, filie-se ao PP Jovem. Maiores informações falar com Betinho e Gean pelos telefones: (82) 981668784 e 982345917.

Por: Juventude Progressista

Falta de produto para combate de larvas do mosquito da dengue preocupa agentes de endemias de Canapi e Inhapi.

Municípios estão sem receber o larvicida há mais de 50 dias; Sesau diz que fornecimento é responsabilidade do Ministério da Saúde.

Por: Minuto Sertão

Há quase dois meses sem o larvicida Sumilarv, produto químico utilizado no combate à larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e chikungunya, o setor de controle das endemias da secretaria de saúde de Inhapi divulgou na última sesta sexta-feira (11) que aumentou o número de registros de casos suspeitos das doenças nos últimos dias no município.
Pelo menos duas pessoas foram hospitalizadas com suspeita de dengue hemorrágica, que é o tipo mais agressivo e mortal da doença. Uma dessas vítimas se trata de um menino de 11 anos de idade, filho do coordenador de endemias do município, Acildo Gama. O garoto ficou internado no hospital regional Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema.
Com as gengivas avermelhadas e inchadas, porém sem sangramento, os médicos não confirmam que o caso do menino seja dengue hemorrágica, mas o manteve internado durante cinco dias, período em que realizaram exames para identificar se o paciente foi infectado com Zika Vírus, Dengue ou chikungunya. O resultado ainda não foi divulgado.
Acildo Gama relatou para a reportagem que mantém todos os cuidados para evitar criadouros do mosquito em casa, principalmente por ser agente de endemias, mas suspeita que vizinhos não estão fazendo o mesmo que ele. “Nesse momento é interessante que toda população colabore, cobrindo todos os reservatórios de água. Minha casa tem tudo lacrado, mas os vizinhos não colaboram”, disse.
O agente coordenador de endemias disse também que foi informado que diante da crise econômica no país, o Governo Federal trocou o produto que era considerado eficaz no combate à larva do mosquito por outro mais barato e menos potente. A falta do mesmo estaria acontecendo em todos o país, por conta da morosidade do processo licitatório para contratação do novo fornecedor. “A gente tem prazo para cumprir, se o produto faltar uma semana, já faz muita diferença no controle, imagine 50 dias.” Lamentou.
Acildo adiantou que em Inhapi, diante do problema, o carro Fumacê da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) está no município, passando na cidade e nos povoados, com o objetivo de diminuir os registros de casos suspeitos. Conforme o agente, além disso, vários trabalhos de concretização estão sendo realizados em igrejas, escolas e população em geral.
“Nosso trabalho está sendo desenvolvido. Cumprimos todos os ciclos do protocolo exigido pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. A falta do produto é a grande questão do momento, mas ainda digo que os cuidados domésticos de cada cidadão são imprescindíveis no combate ao mosquito transmissor”, disse o coordenador de endemias.
O município de Canapi também está preocupado, principalmente pelo fato de cidades pernambucanas vizinhas terem confirmado casos de Chikungunya. A secretaria municipal de saúde, através d o setor de controle de endemias, intensificou os trabalhos preventivos nas zonas urbana e rural. O coordenador de endemias, Cleonaldo Gomes, disse que o município também não recebe o produto químico há mais de 50 dias e que nesse período aumentou o número de casos suspeitos.
Entre dezembro de 2014 e janeiro deste ano, Mata Grande registrou 125 casos suspeitos de febre Chikungunya, número que deixou todo Estado em alerta. Na época, a Sesau enviou amostras coletadas no município para análise do Instituto Evandro Chagas, no Pará, e o resultado deu negativo para a doença.
Os coordenadores de endemias entrevistados na reportagem enumeraram oito medidas que seriam necessárias para a diminuição da proliferação do mosquito Aedes aegypti.
  1. Governo federal fornecer o produto químico como antes, eficiente e objetivo no combate as larvas;
  2. Não deixar faltar o produto químico;
  3. O ministério público intervir e punir os moradores reincidentes na criação de larvas nos imóveis;
  4. O CREA órgão de fiscalização (responsável pelas construções de imóveis), impedir, bloquear e multar as construções irregulares, com construções de caixas d água de difícil acesso e cisternas descobertas;
  5. Fornecimento de água regular para a população, por parte da companhia fornecedora;
  6. A população ser consciente e lacrar os depósitos já existentes;
  7. Todos os proprietários de terrenos baldios ser responsabilizado pela limpeza dos seus terrenos;
  8. Mandado judicial para os agentes de endemias entrarem nos imóveis abandonados.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou para a reportagem que o Larvicida Sumilarv é fornecido aos estados exclusivamente pelo Ministério da Saúde, que teve problemas no processo licitatório para a aquisição de uma nova remessa, a ser destinada a todos os municípios brasileiros e que com isso, até a normalização do fornecimento, os municípios devem intensificar as ações de vigilância, visando eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.
Ainda de acordo com a Sesau, dessa forma, além de assegurar a coleta de lixo periodicamente e realizar mutirões de limpeza, cabe aos gestores municipais também apoiar os agentes de endemias no trabalho de visita domiciliar, realizando busca ativa dos focos, orientando os moradores sobre a importância de manter tampados os depósitos de água, além de evitar plantas aquáticas e limpar os quintais.
A assessoria de comunicação do Ministério da Saúde informou para a reportagem que daria uma resposta sobre o assunto nesta terça-feira (15), mas até o momento não o fez.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Secretaria Municipal de Educação emite nota sobre pesquisa do IPEA que apontou Canapi como um dos 30 Municípios com os maiores índices de analfabetismo do Brasil.


Confira na íntegra o teor do documento postado na página oficial da SEMED no Facebook.

Por: SEMED/Canapi-AL
Créditos: Reprodução/Facebook

Diante da pesquisa publicada pelo IPEA(instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada recentemente que aponta Canapi entre os 30 municípios com maior índice de analfabetismo entre jovens de 15 anos ou mais, logo entendemos que estão retratando da Educação de Jovens e Adultos (EJA) , modalidade específica da educação básica que se destina à inclusão escolar de um público que, por motivos diversos, foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência.Sendo esta uma realidade a nível de país, e não apenas do município de Canapi.Os problemas relacionados ao analfabetismo antecedem ha décadas ,uma vez que o município zela para garantir o acesso e a permanência dos mesmos,porém fatores externos os levam a desistirem, não concluindo seus estudos gerando assim índices que elevam o analfabetismo.Por isso, nos últimos 3 anos muito tem se feito para melhorar esta realidade,visto que a preocupação da Semed é garantir a aprendizagem e a permanência dos educandos,melhorando assim consequentemente os resultados dos índices para erradicação do analfabetismo do nosso município.



“ Mudar é difícil mas é possível” - Paulo Freire 

Att; SEMED

domingo, 13 de setembro de 2015

Pesquisa Nacional aponta Canapi entre os 30 municípios com maior índice de analfabetismo do Brasil.

Número de analfabetos ultrapassa 40% da população de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgada recentemente. 

Por: Redação
Matéria: Rafael Maynart/GazetaWeb
Crédito: Divulgação/Google Imagens

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, recentemente, pesquisa em que lista as 30 cidades brasileiras cujo índice de analfabetismo ultrapassa os 40% da população. Oito municípios alagoanos estão na lista, com destaque para Minador do Negrão, que aparece na segunda posição. Com uma população de 5.425 habitantes, 43,6% das pessoas acima de 15 anos são analfabetas, conforme levantamento foi realizado em 5,5 mil cidades brasileiras.

Os demais municípios alagoanos que figuram na lista são: Traipu – 42,6% (10ª); Olho d'Água Grande – 41,9% (12ª); Branquinha – 41,5% (13ª); Cacimbinhas – 40,6% (21ª); Estrela de Alagoas – 40,47% (24ª); Inhapi – 40,36% (25ª); e Canapi – 40,35% (26ª)

Na maior parte desses municípios, o índice das crianças de 6 a 14 anos de idade que não frequentam uma unidade de ensino supera a média nacional. É o caso de Inhapi, cidade que mais tem crianças fora da escola em Alagoas. Lá, quase 18% delas não estudam.

Nacionalmente, o município de Alagoinha do Piauí - distante 296 km de Teresina (PI) - tem o maior percentual (44%) de habitantes analfabetos, seguida de perto pela cidade de Alto Alegre, em Roraima, onde quase 45% das crianças de 6 a 14 anos não frequentam a escola.

No país, conforme o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 13 milhões de analfabetos.
Confira tabela abaixo:

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Zé Hermes diz em palanque que se as eleições fossem hoje, o resultado seria 2 por 1 a seu favor segundo pesquisa.


Discurso foi proferido durante um churrasco no Povoado Queimada dos Birotas.


Por: Redação
Crédito: Reprodução/Google Imagens

Centenas de pessoas, entre familiares, amigos, eleitores e simpatizantes do ex-prefeito Zé Hermes, se fizeram presente a um churrasco no Povoado Queimada dos Birotas na ultima segunda-feira (07) - Feriado Nacional de Independência. Na ocasião, o ex-prefeito acompanhado do seu primogênito e do cantor da Banda Karisma Dennis Nogueira - filho do ex-vice prefeito Zé Carvalho, proferiu um discurso em um palanque improvisado afirmando pela segunda vez, que somente Deus pode tirá-lo da disputa pela Prefeitura Municipal de Canapi, no entanto, admitiu que a existência de um processo em tramitação na Justiça Federal que pode tirá-lo da disputa, "que não seria obra de Deus é claro!", mas caso isso venha acontecer, disse que não "abandonará o povo" colocando uma pessoa da sua casa, da sua confiança para concorrer ao pleito.

Ainda fazendo uso da palavra, Zé Hermes disse que recentemente teve acesso a uma pesquisa de palácio realizada a poucos dias no município, da qual inclusive recebeu parabéns, pois segundo ele, nos quatro cantos do município o povo lhe quer como prefeito mais uma vez. 

E Concluiu! "Para vocês terem uma ideia, seria 2 por 1... Se votar 6 mil, 4 mil é nosso, 2 mil é da oposição" .

O vídeo com o discurso do ex-prefeito foi postado em sua página oficial no Facebook, o qual o amigo internauta pode conferir clicando AQUI

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A escravidão "livre" do império coronelista do sertão.

08 perguntas que estão longe do entendimento de liberdade, direitos e deveres do cidadão para com o governo.

Por: Marcio Martins
Crédito: Google Imagens


As coisas neste sertão realmente são inacreditáveis!!! Cidadãos que se submetem a trabalhar sem receber e sem direito a questionar nada, pois caso contrário, logo são advertidos que se não ficarem calados serão demitidos, afinal, segundo os "patrões" não falta quem queira ocupar seus lugares. 

Diante disso, vários questionamentos sem resposta martelam minha cabeça: 

Como pode um "empregador(a)" não se colocar na pele do seu subordinado na hora de ao invés de justificar o atraso no seu ordenado, resolve ameaça-lo de demissão simplesmente pelo fato do mesmo está reivindicando o que é seu por direito?

Não seria isso uma espécie de trabalho escravo do abuso do poder político-econômico?

Será que não passa pela cabeça dessas pessoas que estes trabalhadores tem família para sustentar?

O que será que essas pessoas fariam se tivessem que trabalhar três meses para receber apenas um sem ao menos poder questionar absolutamente nada?

Será que o pagamento desses empregadores atrasa um só dia?

Será que seu salário é menos da metade do minimo ou são múltiplos mínimos?

Será que essa pessoa hoje exerce função de liderança/chefia por competência ou arranjado político?

E a ultima pergunta...

Porque esses trabalhadores se submetem a tamanha humilhação?

Sinceramente estas são perguntas que estão longe do meu entendimento de liberdade, direitos e deveres do cidadão para com o governo, seja na esfera nacional, estadual e ou municipal, onde esta absurda realidade é bem mais evidente.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Futebol canapiense vive momento histórico com três times na final de campeonatos regionais e estaduais.

Uma das finais inclusive, será no Estádio Rei Pelé em Maceió pelo Campeonato dos Municípios Alagoanos promovido pela AMA.

Por: Junior Brandão/Colaborador
Crédito: Divulgação/Facebook

Pela primeira vez em toda sua história o Futebol Canapiense terá 03 representantes na final de grandes competições regionais e estaduais. O ano de 2015 promete! Afinal, nunca tivemos tanta relevância dentro do contexto do futebol como agora! 

Equipe do Juventude encontra-se finalista do campeonato da AMA, competição que envolveu 44 equipes do estado, como semifinais e finais realizadas no Estádio Rei Pelé (Maceió/AL). Equipe do Atlético finalista do campeonato Sub23 realizado em Piranhas, campeonato no qual destaca-se pela revelação de jovens talentos. E a equipe do S.E.C - Sociedade Esportiva Canapiense Master que também está na final do campeonato (40então) realizado em Itaíba/PE do qual participam jogadores acima de 40 anos, dentre eles, os melhores de cada cidade.

Nesta perspectiva é grande a chance de levantarmos a taça de campeão das três competições em disputa, no entanto, vejo que as equipes terão a dura tarefa de honrar o momento mais significativo do futebol canapiense. Encaro isso com absoluta naturalidade, pois destaco uma super safra de jogadores humildes com potencial acima da média. Sou amante do futebol e sinto-me bastante orgulhoso perante a situação estabelecida, e sendo assim, parabenizo as equipes finalistas, o Governo da Reconstrução (Pref. Celso Luiz), Secretaria de Esportes (Sec. Zé Malta), Blog Canapi Agora (Marcio Martins), enfim, parabenizo a todos que direta e indiretamente contribuíram para o sucesso alcançado, ao tempo em que convido a torcida em geral a apoiar as equipes nas respectivas datas: 

ATLÉTICO: Domingo - 20/09 em Piranhas/AL às 09h00
JUVENTUDE: Domingo - 04/10 no Estádio Rei Pelé em Maceió/AL (Sujeito a alteração)
&
S.E.C: (À definir...)

Boa sorte! e rumo aos títulos...
#esporteávida

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Confira quais foram os clientes contemplado dos meses de Julho e Agosto/2015 da Eletropetromotos em Canapi, Povoado Negras e Região.


AGOSTO/2015


NA CIDADE DE CANAPI/AL

Grupo: 326
Cota: 32
Cliente: Jeová Antônio da Silva (Canapi/AL)
Contemplação: 01 Honda Pop 100

Grupo: 419
Cota: 22
Cliente: José Paulo de Lima Ribeiro ( St. Barro Branco - Canapi/AL)
Contemplação: 01 Honda Pop 100
___________________//________________

NO POVOADO NEGRAS/PE
Grupo: 334
Cota: --
Cliente: Fábio Nunes da Silva (Pov. Negras/PE)
Contemplação:  01 Honda Fan 125 KS

Grupo: 342
Cota: --
Cliente: José Marcelo Sandro (Pov. Negras/PE)
Contemplação:  01 Honda Fan 125 KS


JULHO/2015


NA CIDADE DE CANAPI/AL

Grupo: 326
Cota: 59
Cliente: Paulo Sergio Silva Bezerra (Pov. Negras/PE)
Contemplação: 01 Honda Fan 125 KS

Grupo: 419
Cota: 10
Cliente: Cleonado Gomes da Silva (Canapi/AL)
Contemplação: 01 Honda Pop 100
___________________//________________

NO POVOADO NEGRAS/PE
Grupo: 334
Cota: 24
Cliente: Alan Gleidson Ramos da Silva (Pov. Negras/PE)
Contemplação: 01 Honda Pop 100

Grupo: 342
Cota: 19
Cliente: Edjalva Rodrigues da Silva (Pov. Negras/PE)
Contemplação:  01 Honda Fan 125 KS


Já foram contempladas 294 motos para a cidade de Canapí, povoado negras e  região, eles não vão pagar mais nada, seja você o próximo sorteado!

Próximo sorteio será no dia 17 de Setembro de 2015 - Uma Quinta-feira, ás 08hs no Povoado Negras e as 09:30hs no centro da cidade de Canapí/AL .


Boa sorte a todos!


ELETROPETROMOTOS SEU SONHO NA DIREÇÃO CERTA!!!


Confira aqui os sorteios anteriores:

JUNHO/2015

MAIO/2015




JANEIRO/2015


NOVEMBRO/2014


SETEMBRO/2014




Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)