segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Tradicional Dia de Finados movimenta a cidade neste feriado.

Pelo menos 80% dos túmulos devem ser visitados até o final do dia.
Por: Redação
Desde as cinco horas da manhã desta sgunda-feira (02) que milhares de pessoas visitam o Cemitério São José em mais um tradicional feriado de Dia de Finados, data solene em que Familiares e amigos dedicam o dia para prestar homenagens a seus entes queridos. 

Quase todos os túmulos devem ser visitados durante o dia, sendo homenageados com o tradicional acendimento de velas. E é nessa hora que muitos não conseguem segurar a emoção chegando a se emocionar bastante ao rever a imagem e o nomes dos seus entes queridos nos túmulos visitados. 

Mais nem tudo é só tristeza e emoção neste Dia de Finados, alguns canapienses aproveitam a intensa movimentação para vender coroas de flores, velas, água mineral, doces, gelados e lanches em barracas montadas do lado de fora do cemitério, e assim faturar aquele dinheirinho extra que com certeza vai ajudar bastante no complemento da renda familiar.


HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)