quarta-feira, 2 de setembro de 2015

COLUNA O EDUCADOR - EDUCAÇÃO: SEM IDEAIS?

Por quê? e para que estudar? Essa é a pergunta que é feita com frequência pelos alunos nas salas de aulas nos dias atuais. Eu como educador fico a me perguntar, a educação realmente afunilou? Para que esses alunos tenha um comportamento fora do comum, a principio, os alunos chegam às escolas com uma bagagem enorme, isso, é o que todos estudiosos dizem, mas, diante de várias observações não é bem assim, vejo que infelizmente a maior parte do alunado traz de suas casas uma educação deficiente, por tanto, repercute negativamente em seu comportamento e automaticamente em sala de aula, com certeza já ouvimos bastante, EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO! Ou será que é adquirida na escola? Em um contexto bem mais amplo e diante de vários estudos,percebo que é de obrigação dos pais educarem seus filhos e papel da escola promove-los e dar subsídios para que eles busquem um aprendizado de qualidade, mas, quando esse aluno não traz a educação de berço, é de responsabilidade da “ESCOLA” educá-lo e transmitir uma aprendizagem de qualidade para esse indivíduo.

Tenho a percepção, que, a educação de hoje não evoluiu o quanto a sociedade vem desenfreadamente evoluindo, diante disso, o comportamento da sociedade é desestruturadas sem perspectiva de organização, e a cada dia novas gerações surgem, e, com elas vêm à insegurança e a falta de conhecimento para enfrentar um mundo social sem controle, exigente, punitivo e ao mesmo tempo se confronta com a outra parte da alienação social.

Uma breve reflexão: como era a sociedade há 25 anos? Como foi sua juventude? Sua geração se parece com você? A educação que é transmitida é igual a que você recebeu? Onde está o erro? Será que os ensinamentos que tivemos não soubemos transmiti-los, por acharem que nossos pais eram retrógados e ignorantes por não serem modernos, se refletirmos, logo percebemos que erramos feio, ainda pergunto, como é a sociedade de hoje e imagine os seus descendentes como serão?

Em fim, vejo que ainda existe tempo para tornarmos um mundo social com dignidade, é necessário fazermos boas escolhas em nossas vidas, é preciso deixar o individualismo de lado e sermos mais coletivos, a vida é feita de coletividade a educação também, ainda, a classe dominante não meçam esforços, e que busquem incansavelmente investimentos para inserir nesta área, com isso, exterminamos o alienamento dessa nação e daremos verdadeiros ideais na formação de novos conceitos de um povo capaz de buscar com a coletividade seus ideais e que os mesmos façam da educação o princípio da liberdade.

Luiz Vieira da Silva
Professor/Pedagogo/Psicopedagogo
Crédito: Reprodução/Google Imagens

OUTROS ARTIGOS

2 comentários:

  1. OLÁ PROFRSSOR, EU PARTICULARMENTE ACREDITO EM UMA EDUCAÇÃO INTERACIONISTA, ESCOLAS, SALAS E EDUCADORES PREPARADOS PARA ESTA MODALIDADE. NÃO ACREDITO NESSES NOMES DE PROJETOS: MAIS EDUCÇÃO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EJA,PEJA E PORAI VAI. ACREDITO EM UMA ESCOLA FORTE E ÚNICA, BASTA DESTES ENUMERADOS DE MODALIDADES, CUJAS NÃO TEM EFEITOS EFETIVOS. LUTA PELA EDUCAÇÃO INTERACIONISTA.
    UM FORTE ABRAÇO E PARABÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vejo que além do interacionismo, é necessário que o educador esteja sempre buscando métodos para transformar a edcucação, mas, e preciso que exista uma política de incentivo para os profissionais, educador trabalçha feliz quando tem incentivo...

      Excluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)