sexta-feira, 8 de maio de 2015

Secretaria Municipal de Educação realiza II Encontro em Comemoração ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência.

Evento contou com a parceia das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional.

Por: Redação
Créditos: Divulgação/Facebook

Desde que retornou a Canapi em 2008 para trabalhar no âmbito da educação municipal, não houve um só dia em que a educadora Joselane Holanda não tenha se dedicado a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, afinal, possibilitar que as pessoas com deficiência tenham direito a proteção integral, garantindo vida digna, de qualidade e participativa, além de promover o desenvolvimento da autonomia, independência e emancipação pessoal e social desses cidadãos, nunca foi prioridade em nenhuma das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), contudo, Joselane sempre se manteve confiante e atuante, conseguindo sensibilizar colegas de profissão e autoridades municipais a olhar com mais carinho e atenção a causa por ela tanto defendida. Nisso, a acessibilidade ainda que de forma longe da ideal foi tomando forma em algumas escolas e órgão públicos do município, a principio viabilizadas com recursos federais, contudo, foi a inclusão das crianças com deficiência no ensino regular, a grande conquista do município nos últimos anos, passando de 15 alunos especiais matriculados em 2008 para 75 nos dias atuais.

Para se adequar a inclusão social desses alunos, a principal e maior escola do município, a Escola Tancredo Neves construiu uma sala multi-funcional devidamente adaptada as diversas formas de deficiência para auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos mesmos, e o melhor, sem exclui-los da convivência com os outros alunos da instituição de ensino.

Apesar das relevantes conquistas para as pessoas com deficiência, Joselane não cruzou os braços, elaborou um projeto pelo dia da pessoa com deficiência e entregou ao ex-vereador Silvan de Souza, que a época ainda vereador, conseguiu a aprovação dos seus pares, seguindo o projeto de lei para a sansão do prefeito Celso Luiz. 

Sancionado pelo gestor, um série de ações em beneficio da pessoa com deficiência passaram a ser respaldadas por força de lei municipal, tais como; a comemoração do Dia Municipal da Pessoa do Deficiência, escolhido para o dia 08 de Maio em homenagem ao ex-prefeito Zé Leôncio, deficiente físico e visual.

A primeira edição e as homenagens do Dia Municipal de Pessoa com Deficiência ocorreu em 2014 e nesta sexta-feira 08/05 teve sua segunda edição realizada na Quadra da Escola Municipal Tancredo Neves, num evento que reuniu centenas de pessoas, pais e mães de crianças deficientes, professores, cuidadores, convidados e autoridades locais, entre elas, o homenageado do dia, o ex-prefeito Zé Leôncio que também comemorou mais uma data festiva, chegando aos 83 anos de vida.

Poemas lidos pelas crianças com e sem deficiência e a representação musical de um grupo de crianças da rede municipal de ensino abrilhantaram o evento.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)