domingo, 8 de março de 2015

Será este o ultimo ano da tradicional festa de rua do Padroeiro São José em Canapi?

Mudança do novenário pela paróquia pode decretar o fim da única festa tradicional da cidade.

Por: Redação
Crédito: Arquivo

A tradicional festa de rua do Padroeiro São José pode está com seus dias contados, isso porque o pároco do município Padre Cristiano Abílio resolveu suspender o novenário religioso em homenagem ao padroeiro, realizado de 10 a 19 de Março, adiando para o mês seguinte, de 22 de Abril a 1º de Maio. A justificativa já é bem conhecida, simplesmente para a paróquia a Festa é carater religioso sendo inviável qualquer tipo de relação com as festividades de rua.

Esta não é a primeira vez que a realização da festa é discutida entre a Paróquia e a Prefeitura Municipal. Ainda na gestão anterior houve um ano em que a festa de rua foi cancelada e no ano seguinte após um acordo entre o padre e o prefeito a festa ocorreu normalmente, graças a uma condição imposta pela paróquia, a inclusão de bandas católicas na programação de rua.

Visto isso, podemos afirmar que as festividades de rua junto com a programação religiosa teve seu fim decretado em três momentos, o primeiro quando da suspensão total da festa de rua, o segundo com a inclusão de show católicos nas festividades e o terceiro e atual momento, o adiamento do novenário para o mês seguinte.

Há quem diga que a decisão do adiamento do novenário foi uma imposição do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Matos, informação esta, não confirmada pelo pároco local, o qual nossa redação não conseguiu contato desde que a notícia se espalhou pela cidade e pelas redes sociais através de membros ativos da paróquia.

Apesar do adiamento do novenário, a Prefeitura Municipal garantiu uma programação "acanhada" para a realização das festividades de rua, para os dias 15, 17 e 18 deste corrente mês. E olhe que, esta também quase chegou a ser cancelada, no entanto, a insatisfação dos munícipes e principalmente do comércio local fez o prefeito Celso Luiz repensar e garantir a realização da festa mesmo com o adiamento do novenário católico.

Resta saber, se o Padre Cristiano Abílio ainda assim, irá celebrar a tradicional missa do vaqueiro no próximo dia 15/03, bem como a benção aos carreiros e carroceiros no próximo dia 14/03.

Diante de toda essa polêmica envolvendo a realização da festa, seja ela de Março ou do Padroeiro, o que podemos concluir é que o gestor municipal poderá encontrar ai nesta "proibição" digamos assim, a oportunidade de cancelar definitivamente as festividades dos próximos anos, afinal de contas, a mesma já não terá mais o mesmo brilho de festa do padroeiro, e sim, Festa de Março caso o gestor continue a realiza-la. 

Por fim, dados os fatos, uma coisa podemos afirmar com a mais absoluta certeza, a TRADICIONAL FESTA DO PADROEIRO que há décadas era realizada juntamente com as festividades de rua, definitivamente ACABOOOOOU!!!



Um comentário:

  1. Esta de parabéns o bispo! Religião e política não pode se mistura, prefeito que paga salário miséria e contrata bandas de forró carícimas, será quee esse tipo de prefeito que canapi merece?

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)