sábado, 24 de janeiro de 2015

COLUNA JUSTIÇA e CIDADANIA: Que País é este?

Infelizmente a história mostra que o Brasil é um país que sempre viveu de falsas esperanças. A começar pela forma como o país foi descoberto; por erro de rota e não por missão. O que levou os descobridores a se utilizarem das riquezas do país, apenas, como forma de exploração, o que gerou sérias consequências maléficas para o Brasil. Inicialmente, pela abolição da escravatura; depois pela própria Proclamação da República. Naquela época a já pujante América do Norte impressionava e inspirava os brasileiros. Com a nossa república, copiamos tudo o que era possível ser copiado, desde as instituições e a organização do Estado como até o próprio nome do país. Lá eles eram os Estados Unidos da América; aqui passamos a ser os Estados Unidos do Brasil.
Ao copiar a forma, porém, esquecemo-nos do conteúdo. Logo, então, tivemos uma república de oligarquias. No plano socioeconômico, de lá para cá quase nada mudou. É triste dizer que piorou.
Mais tarde tivemos o ciclo de Getúlio Vargas, que tentou copiar o fascismo europeu instalando aqui a sua ditadura. Depois disto tivemos o Governo Juscelino Kubitschek, que procurou sustentar o processo democrático. Kubitschek atraiu empresas e tecnologias estrangeiras, mas fracassou no esforço de melhorar a qualidade de vida do país.
Após o governo JK a crise política agravou-se muito para os brasileiros. Nesse período, alguns “sábios’ populistas acharam que o grande problema da nação era o seu povo indisciplinado e, portanto, nada melhor do que convidar os militares para disciplinarem e consertarem o país. Políticos como Carlos Lacerda, Magalhães Pinto, Adhemar de Barros, juntamente com os militares, fizeram o movimento militar de 1964. Como sabemos no final os militares desligaram-se dos políticos e assumiram o poder sozinhos, iniciando o triste período de nossa história mais conhecido como a ditadura militar.
Pouco tempo foi necessário para que os militares mostrassem que não tinham condições de mudar o país para melhor. Muito pelo contrário, eles acabaram agravando a situação, de modo a precisar apelar para a repressão violenta para continuarem mantendo-se no poder. Nesse mesma época, os tecnocratas que assumiram a máquina burocrática estatal logo começaram a vislumbrar “grandes soluções” para os problemas brasileiros. Passaram a afirmar que, por não ter- poupança interna, a nação não tinha como financiar o seu desenvolvimento. Sendo isso ponto de comum acordo entre aqueles líderes, eles levantaram uma questão aparentemente lógica e sábia: por que não buscar empréstimo no exterior? Havia grandes excedentes de capital no mundo desenvolvido e os banqueiros internacionais acreditaram que podiam emprestar, com risco mínimo, grande quantias para outros país. Nações, afinal, não têm como “falir”, pensavam eles.
Com a fábula de empréstimos contraídos naquela época, criou-se o mito do “milagre brasileiro”, que logo se demonstrou fictício, uma vez que o crescimento econômico da época fundamentava-se unicamente em empréstimos e não propriamente na produção de riquezas através do trabalho.
O tempo foi passando e chegou a hora de pagarmos as dívidas. Tal realidade tornou-se uma ameaça e uma desgraça para milhões de brasileiros. A terrível verdade é que o país não tinha e não tem condições de pagar suas dívidas dentro da conjuntura atual. O sonho do milagre brasileiro tornou-se um pesadelo para o Brasil.
O desgaste político-econômico da ditadura começou a fazer ruir todo o sistema montado pelo militares no país. Com quase nenhuma opção solucionadora foi lançada em 1984 a falsa esperança das “diretas já”. Políticos e militares negociaram uma solução, na qual os militares sairiam do poder, evitando maiores problemas. Essa saída chamou-se Nova República. Criou-se assim outra falsa esperança. A nova República cometeu um erro muito maior, o chamado “Plano Cruzado”, que provocou grandes esperanças no seio da massas populares, mas que na realidade trouxe apenas uma consequência: o caos econômico. No bojo do Plano Cruzado, alguns políticos do PMDB, juntamente com o poder executivo, conseguiram manipular as eleições que formariam a Assembleia Nacional Constituinte. Sabemos hoje que esta Assembleia foi produto do casuísmo, e acabou produzindo um documento que não correspondente nem à realidade da nação, mas, apenas, de alguns segmentos da sociedade.
Com a redemocratização; logo, com o primeiro presidente eleito pela vontade popular; atravessamos um processo de impeachment e, com ele, pairou o medo do retorno da ditadura.
Depois tivemos o governo de Itamar, onde o Ministro da Fazendo, Fernando Henrique, embora tenha conseguido, com o plano real, conter a inflação; vindo logo após, seu governo onde se manteve a estabilização da economia. Contudo, no país a fome e a miséria continuavam a crescer.
Já no governo Lula, com a economia estabilizada, deu-se atenção ao processo de desenvolvimento social.  E quando se imaginava que tudo ia bem, mas uma vez esperança deu lugar a um escândalo de propina instalado no meio do governo, o MENSALÃO, o que resultou na condenação de parte da grande cúpula dos envolvidos no esquema, menos daquele que seria a mente pensante.
Já no governo Dilma, além de uma gestão atabalhoada, com sérias consequências negativas para as bases sociopolíticas e econômica – surge o maior de todos os esquemas de corrupção: o PETROLÃO, onde se observa o envolvimento de grandes empreiteiros e de políticos. Isso é o Brasil!
E mais uma vez vivemos da falsa esperança que o Brasil um dia irá ser um país Desenvolvido.

Por fim, fica a pergunta, Que País é este?
Bel. Antônio Fabrício Felix Netto
     Oficial de Justiça/TJ/AL
FONTE:Livro - À margem da História; Brasil: Crítica e Solução. Dr. Paulo Proscurshim. Ed. Mundo Cristão.
Crédito: Reprodução/Google Imagens
Artigos anteriores 

10 comentários:

  1. Tudo muito bom, até a charge. hehehehe, eita Brasil.

    ResponderExcluir
  2. O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE, VOTARAM NO PT AGORA ESTAMOS SOFRENDO AS CONSEQUENCIAS DAS MENTIRAS ARMADILHAS DOS MARQUETEIROS. INFELIZMENTE VAMOS PAGAR JUNTOS UM PREÇO MUITO ALTO, TODOS NÓS (POVO BRASILEIRO).

    ResponderExcluir
  3. Não adianta, sempre vão ser eleitos os mesmos, principalmente em nosso curral eleitoral (Canapi e Alagoas em geral), e pq não dizer o BRASIL.

    ResponderExcluir
  4. é o país da pura e mera sobrevivencia onde o indivudualismo impera, onde as pessoas dizem algo mais não agem como tal e ate puxa o tapete do outro pra se dar bem em algo. este é um país de ipocresia e demagogia. fala pra uma pessoa que seu irmão, filho ou parente fez algo de grave pra ver se ele vai querer a punição do mesmo nas formas da lei? o fato é que nós eu é claro me incluo so puxamos as coisas pro nosso lado.e eu digo com toda certeza não mudara de forma alguma sera sempre um país de pessoas mesquinhas, ipocritas arrogante etc. pergunta para um padre se ele recebe em sua casa um mendingo do mesmo jeito que recebe o prefeito pór exemplo? o tratamento com certeza sera diferente sera que agente olha pra uma pessoa pobre, suja, feia, do mesmo jeito que olhamos pra uma pessoa bonita bem vestida a resposta é claro que não pois essa atitude errônea ja é do ser humano. aquele que disser que olha as pessoas do mesmo jeito esta usando da demagogia pra justificar uma coisa que ele não é e nem faz seja com atitudes ou so no pensamento etc. o fato é que temos sim um certo despreso pelas pessoas. Então como queremos um país mais digno e menos injusto se nos mesmo que pedimos a justiça somo injustos? vamos debater?e procurar repensar nossos atos!!!

    ResponderExcluir
  5. VOTARAM NO PT E CIA LTDA, AGORA ESTAMOS VENDO QUE ELES SÃO DE VERDADE.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, valeu Oficial.

    ResponderExcluir
  7. votaram no PT agora aguentemmmmm, o pior é que todo mundo sofre. Petrobras BNDES AUMENTO DO COMBUSTIVEL CONTA DE LUZ , POSSE DE EVO MORALES, CONTAS PÚBLICAS, DÓLAR, INFLAÇÃO, CORRUPÇÃO EM TODAS AS ESTATAIS, MARTA SUPLICY, RENAN CALHEIROS, VACA TUSSINDO, CID GOMES NO MEC , ISSO EM 30 DIAS DE GOVERNO. ...TOMA CAMBADA

    ResponderExcluir
  8. Que pais é este? Meu amigo este é o Brasil que todos conhecemos, falamos, falamos e no final a maioria votam nos mesmos, ou seja, o modelo politico implantado no Brasil privilégia quem está no poder, ai onde existe de forma clara a compra de voto legalizada na maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  9. BRASIL, MOSTRA TUA CARA, QUERO VER QUEM PAGA PRA GENTE FICAR ASSIM, BRASIL QUAL SEU NEGÓCIO O NOME DO SEU SÓCIO CONFIA EM MIM.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)