quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Eles conseguiram!

Atividades do Blog Canapi Agora são retomadas, mas principal linha de atuação acaba aqui.

Por: Marcio Martins

Intimidação, ligações anônimas, ameaças pessoais, entre outras coisas viraram rotina na minha vida de blogueiro nos últimos dias, não que em outros momentos eu já não tenha passado por isso desde a criação do Blog Canapi Agora, só que desta vez a intensidade foi bem maior. A covardia e o autoritarismo atingiu minha família. Não vou entrar em detalhes para não causar mais polêmica, pois ao final da leitura deste texto vocês irão entender o significado deste desabafo e da triste despedida da principal linha de atuação de um trabalho sério, competente, étnico e imparcial, cujo o foco sempre foi defender os direitos da população canapiense.

Pois bem; infelizmente a lei da mordaça, o voto de cabresto e todos os outros meios que conceituam “resquícios de coronelismo” ainda maltratam esta terra, um dia chamada de Cavalo Morto, mas que na verdade era o nome de uma fazenda, e vejam que coincidência, logo uma fazenda, onde em nosso contexto histórico escravocrata os coronéis mandavam, desmandavam e infelizmente em adaptação a modernidade continuam mandando até hoje. Pelo menos é o que tenho visto durante os meus 29 anos de vida, pois em pleno século XXI os políticos da nossa amada terra ainda tratam a prefeitura como o quintal das suas residências. Mas como poderia ser diferente? Entra governo, sai governo e o que muda é apenas o primeiro nome, pois o sobrenome sempre é o mesmo e as atitudes semelhantemente nocivas a sociedade. Democracia! Liberdade de Expressão! São palavras que estes senhores conhecem muito bem, e justamente por entender seu significado, tentam esmagar e as aniquilar do pensamento dos que tentam exercê-las em sua plenitude.

Contudo, havemos de concordar que pelo menos na hora de votar, a democracia é posta em prática, por esse motivo, se ainda sofremos humilhações políticas é justamente porque ao confirmar o voto nos mesmos políticos de sempre ou em seus descendentes, estamos aprovando suas atitudes coronelistas. Em resumo, o povo tem o governo que merece e que escolhe nas urnas.

Quando criei o Blog Canapi Agora em 13/03/2011, meu principal objetivo era justamente dar vez e voz ao povo sofrido deste sertão, levando a verdade por trás da pose e da fama de “heróis do sertão” que a política injustamente, como sempre, proporcionou aos lideres políticos desta região. Injustamente porque neste país, assim funciona a política, sua regra é a inversão de valores e de caráter, onde aquele que surrupia a coisa pública é o herói da vez e o que ousa lhe confrontar, revelar seus podres, é o vilão, perseguidor do “homem bom” que tanto ajuda o povo comprando sua dignidade e seu caráter, comprando justamente com o que já é do povo por direito, mas que esse mesmo povo não reconhece como seu, porque simplesmente não volta para o seu bolso diretamente como aqueles 20 ou 30 reais que são dados nas filas das humilhações nas raras vezes em que os eleitos para administrar o município pisam os pés onde deveriam está freqüentemente, mas que só aparecem em época de eleição ou quando vêem que é a hora de voltar ao “quintal de sua fazenda” para calar R$... R$... R$... a boca dos “revoltados” com o caos gerado no município por falta de uma administração de verdade, que se preocupa com as pessoas e com o desenvolvimento da terra que lhe rendeu riqueza e poder.

Infelizmente em Canapi sempre foi assim, não é exclusividade deste ou daquele governo, mas digo sem medo de errar, se por quase todo Brasil a política funciona assim, em Canapi é muito pior, pois se não posso expressar minha indignação com a triste realidade do meu município, como posso ter a ousadia de falar contra a corrupção que assola este país?

Em três anos e meio como blogueiro recordista de acessos e ganhador de prêmios na área, pude perceber muitas distorções entre o correto e o conveniente, isso porque o correto deveria ser o conveniente, mas aqui não é assim, o errado é o mais conveniente. Quando na gestão anterior eu denunciava as picaretagens políticas da época, uma parte da população elogiava meu trabalho e eu pensava que aquilo era verdadeiro, mas que grande engano, na verdade aquelas pessoas eram em sua ampla maioria simplesmente os adversários políticos do prefeito, inconformados de estarem fora do governo, porque como dizemos por aqui, não estavam “comendo também”. Veio então como eu falei anteriormente a mudança de nomes apenas, entrara outro gestor, e adivinhem! Agora os que batiam as minhas costas e parabenizavam meu trabalho eram justamente os que antes me xingavam por denunciar os absurdos da administração do cara que os pagava para ser “Chumbetas”. E o mais interessante, os que passaram a ser meus críticos eram justamente os que me parabenizavam quando ainda não tinham ganho o tão concorrido título em negrito.

Mas até ai tudo bem, com o passar dos anos fui aprendendo a lidar com esse tipo de gente, mas o que mais me desestimulava era a falta de reconhecimento e ingratidão de boa parte da população, que mesmo não reconhecendo a importância do meu trabalho, ficavam me estimulando a continuar combativo, como “testa de ferro” de sua omissão e covardia.

Sempre abri espaço no blog para divulgação de quem quer que fosse oposição, situação, sindicato, enfim, para qualquer um que desejasse divulgar seus feitos e denuncias também, claro que desde que pagasse pelo espaço, afinal não teria como manter o blog atualizado sem nenhum retorno para cobrir todas as suas despesas. Nunca e jamais o pagamento do espaço no blog foi motivo para esconder as irregularidades cometidas pelos divulgadores, a maior prova disso, era a própria Prefeitura Municipal, que embora pagasse o espaço, nunca deixou de ser denunciada quando necessário.

Sempre fugi das negociatas espúrias da política, poderia ter até feito acordo para mesmo trabalhando em outra cidade, em outro emprego, permanecer concursado recebendo sem trabalhar como muita gente que conheço, mas recusei porque é como eu sempre digo; “A gente tem que ser o que fala e fazer o que diz”, mas sou apenas um em meio a milhares que pensam diferente, toda via, o que tenho visto em Canapi é a grande maioria da população correndo atrás de vantagens pessoais dos políticos, sem se importar o mínimo com os problemas coletivos. Prova disso, são os resultados das eleições. Por aqui ninguém ganha eleição se não tiver pelo menos 150 mil reais para vereador e no mínimo três milhões para prefeito para comprar de votos, depois o resultado disso todos nós sabemos. Mas quem está preocupado com isso? O que vale é o emprego contratado de 300,00 para receber quando o prefeito quiser pagar, a linha de estudante que não paga nem a manutenção dos veículos, a “gratificação por “chumbetismo”, os acordos para não trabalhar e só ficar recebendo, enfim ... Não importa se a cidade não tem médico, se a farmácia popular não tem remédio, se as ambulâncias estão quebradas, se falta merenda, se não tem professor qualificado, sem os pagamentos dos funcionários estão atrasados, se o comércio está falindo, se tão metendo a mão no dinheiro público descaradamente... Quem se importa?

Quem se importa se pelo menos teremos alguém com coragem pra denunciar tudo isso? Qual o verdadeiro papel dos que se dizem oposição? Fazer vídeo as vésperas da eleição dizendo que tem um projeto bonito para 2016? Visitar a casa do povo para fazer farra, contar mentiras e depois desaparecer do mapa após a conquista dos votos que lhe renderam frutos?

Não! Definitivamente este não é o papel de uma oposição que diz ter querer um dia fazer esta terra voltar a sorrir, quando ela nunca sorriu, mas silenciou a covardia do que lhe era conveniente.

Torno a dizer que enquanto a população canapiense não tirar os olhos do próprio umbigo e passar a pensar pelo menos um pouquinho nos que estão ao seu redor, à política em Canapi será disso que estamos vivendo, a muito, mas muito pior.

Portanto! Fiquem sossegados senhores políticos, “não pegarei mais nos seus pés” enquanto blogueiro, mas não contem vitória antes do tempo não, continuarei emitindo minha opinião nas redes sociais, na esperança que um dia as pessoas desta terra possam fazer o mesmo, pois do que adianta termos o direito de emitir nossa opinião sobre o que quer que seja, se o medo nos faz calar?

Calo enquanto blogueiro diante dos desmandos políticos desta terra, porque não continuarei sendo “escudo” para covardia de ninguém, até porque, muitos dos que vejo reclamando dos políticos e de suas atitudes, são em sua maioria os mesmos que participam da imensa “romaria” que é quando o prefeito que deveria estar pelo menos três dias por semana no município, vem ao município a cada seis meses ou até mesmo uma vez por ano, e ainda é tratado como “super estar”. Calo enquanto blogueiro, mas não me calarei enquanto cidadão porque isso devo a minha consciência, e essa é a minha maior virtude.

Apesar de tudo, é bom lembrar aos amigos que o Blog Canapi Agora não acabará, continuará firme e forte, só que sem denuncias contra A ou contra B, mas com informações importantes da nossa amada terra, inclusive sobre os acontecimentos políticos.

A todos! Minha mais grata estima e consideração;
Att;
Marcio Martins



9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao companheiro que expressou toda sua indignação e me ofereceu seu apoio, receba minha imensa gratidão, mas espero que me entenda sobre o porque da remoção do seu comentário. Em todo caso, muito obrigado!

      Excluir
  2. parabens amigo e futuro prefeito de canapi.

    ResponderExcluir
  3. Marcio, não vejo nenhuma outra pessoa com boas intenções como vc para canapi, acredito se vc fosse um dia prefeito dessa cidade os funcionários trabalhadores teriam mais respeito e dignidade, ao contrario do que hoje estamos vivendo, mas paciência esses caras que se acham donos do mundo pensa que é dono da prefeitura, mas que na verdade estão lá pra administrar nosso dinheiro, ou seja, vc prefeito que se acha o tal, vc é nosso empregado, mas o povo que é alienado não tem o conhecimento disso, acha que ele é o patrão, mas um dia chegamos lá e esse que se acha nem vai pensar muito antes de querer ser candidato em algum lugar.

    ResponderExcluir
  4. Marcio pode ter certeza que vc ainda vai ser prefeito desta cidade,canapi precisa de vc e outra se vc não quizer falar mais de denuncias sobre irregularidade na politica local não tem problema, so faz o sequinte: posta qualquer coisa ai relacionado ao campo da politica que nós internautas e frequentadores assiduos deste blog fazemos nossa parte batemos nestes politicos corupto da nossa cidade, aí então eu quero ver se ele tambem vai nos calar pra isso ele tem que ter muita influencia e comer muito caviar em maceio pra rastrear todos os IP. esse mandatario ta pensando que é dono do mundo mais ele esquece que quem é dono do mundo é deus e não ele. percebo que muita gente gosta do marcio so ta faltando um apoiozinho e ninguem mais sofrera com os mandos e desmando de um homem que quer ser deus. Marcio martins futuro prefeito de canapi. para o bem do povo marcio martins persistira de novo.

    ResponderExcluir
  5. marcio compreensível sua atitude de tirar meu comentário, ate nisso vc prova que é do bem, pode ficar tranquilo pois não fiquei com raiva porque vc tirou meu comentario, mais que vou seca-los Ha isso vou pode deixar meus pecados pago a deus pois se eu for pro inferno pelas minha palavras rude pode ter certeza quando eu chegar la eles ja estarão todos queimados. abraço e tou contigo

    ResponderExcluir
  6. prezados não sou residente do município mas me entristeço com a situação pois fiz em Canapi amizades preciosas pessoas simples trabalhadoras honestas que não merecem passar por situações tão constrangedoras com ausência de educação, saúde, lazer, moradia digna com ausência de respeito. Minha sincera lamentação pela situação do amigo Marcio, mas que se levantem os militantes ergam as espadas e lutem a favor de sua terra direciono principalmente a juventude que acreditem na união e se façam forte sigam o exemplo de Inhapi que munidos de coragem venceram o cabresto, o descaso,a humilhação...em tão pouco tempo já vimos grandes mudanças parabéns povo de Inhapi e ao prefeito José Cícero voltarei em breve e tenho certeza que encontrarei com mais mudanças acreditem e tenham esperança em Canapi "tudo que sobe desse"Quando estive ai vi um município morto meus pêsames.

    (a redação do blog meu comentário não é anônimo sou Katarina Lins, de Arapiraca sou assessora a nível estadual atuo em vários municípios nao tenho problemas quanto a identificação escolhi anônimo por dificuldades quanto a URL,grata.)

    ResponderExcluir
  7. Meo amigo Márcio, se intimidá porque, mesmo distante estamos juntos nessa impleitada, em 2016 Messias lima pra acabar com essa ditadura.

    ResponderExcluir
  8. Márcio essas pessoas que querem ti calar na verdade estão com medo de perde a mamata, olha só , esse Messias lima que diz que vai ser candidato na próxima eo generro de Lula que mora em São Paulo, pensa comigo, se ele fizer umas alianças com os comerciantes e os sitiantes, Celso já era, esquenta a cabeça porque, de quatro ano não passa.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)