terça-feira, 9 de setembro de 2014

Educação de Canapi alcança melhor nota do Ideb no Sertão.

Arquivo
Dado é referente ao 5º ano e meta atingida supera a estipulada para o ano de 2019.
Por:  Jota Silva/Minuto Sertão
Crédito: Divulgação
Canapi atingiu a meta do Índice deDesenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao 5º ano, projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2013. A nota esperada era de 3.4 e o município conseguiu 4.5, números que superam os estipulados para 2019 e quase alcançam os esperados para 2021. Os dados foram divulgados pelo MEC na última sexta-feira (5).
Na mesma modalidade de ensino, desde 2005, o Ideb atingido pela cidade vinha sendo sempre positivo, tanto que em 2009 a nota era 3.7, uma das melhores da região e que em 2011 caiu para 3.4. De lá para cá, houve um melhoramento e o novo índice alcançado em 2013 já supera o do Estado, que é de 4.1.
Canapi só não conseguiu atingir a meta referente ao 9º ano que é de 3.5 e o município conseguiu apenas 3.3, números que são próximos dos que foram projetados e se for levado em consideração o índice de 2.7 adquirido em 2011, houve um melhoramento de 0,6 pontos percentuais, números que se forem mantidos nos próximos anos vão chegar à meta para 2015 que é de 3.9. 
Se comparado com outros municípios do Sertão, o Ideb atingido por Canapi, referente ao 5º ano, é omelhor. Já quando se refere ao 9º ano, mesmo não tendo atingido a meta projetada pelo MEC, o município só perde para São José da Tapera que conseguiu 3.5 pontos.
Segundo o secretário de educação, Luiz Pedro Brandão, o bom índice conquistado pelo município é resultado de um trabalho empenhado da gestão municipal que tem desenvolvido várias ações através da secretaria. Brandão destaca a reforma estrutural de todas as escolas, a instalação de ares-condicionados nos prédios e a aquisição de novas carteiras, além da ampliação do número de veículos na frota de transporte escolar, a qualidade da merenda oferecida todos os dias e capacitações para os professores, incluindo preparação para a Prova Brasil.
Para o prefeito, Celso Luiz, é preciso continuar investindo na educação do município e não se acomodarcom os resultados. O gestor afirma que o resultado do Ideb é mérito de todos que compõem o sistema educacional do município e que a administração apenas se empenha em cumprir seu dever.
O Ideb avalia a qualidade do ensino do país com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais. O Ideb é um indicador federal calculado a cada dois anos, que avalia as taxas de aprovação no ensino básico ao desempenho dos alunos na Prova Brasil, que avalia conhecimentos em português e matemática.

5 comentários:

  1. Sou professora da rede municipal e vou contar uma coisa... Não desmerecendo nossos alunos, mas ter a melhor nota do IDEB da forma que foi alcançada é muito fácil! Fomos obrigadas a aprovar nossos alunos, fomos obrigadas a ir atrás do aluno desistente, a inventar nota, colocar presença em falta, pra que esse resultado saisse e esse governo tivesse esse mérito! ISSO É VÁLIDO? Vamos agora elaborar uma boa prova e aplicar aos nossos alunos e ver o resultado... O que vale é quantidade em notas ou qualidade em conhecimento? ME RESPONDAM!

    ResponderExcluir
  2. Sem provas professora, tudo não passa de mentira, prove o que diz e vc terá crédito.

    ResponderExcluir
  3. Que prova maior do que a unica ação que este prefeito fez junto com o secretário e o vereador Arnaldo barbosa foi transferir várias vezes os professores de furquilha de suas localidades e segundo eles já entra para o 6 mes sem salários é esta a ação que prova maior vai no foro ou pergunta aos professores?

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKK, é muita cara de pau desse que se diz Juiz, eu trabalho em escola e sou testemunha de tudo isso que essa professora disse, vc é muito descarado, fica tentando tirar o foco da denuncia dela, típico desse desgoverno que morde e se faz de que não sabe de nada, ome, tenho Fé em Deus que vcs saiam em 2016, Cuidado!

    ResponderExcluir
  5. Ou desesperada vao ficar um bom tempo esperando mudar de prefeito tem pelo menos mais 6 Anos

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)