terça-feira, 31 de dezembro de 2013

COLUNA JUSTIÇA & CIDADANIA: O que é e como se caracteriza o dano moral?

Nos dias atuais, há a corrente defendida por Rubens Limongi França e Caio Mário da Silva, onde é categórica, em definir danos morais como sendo lesão a direitos da personalidade, sendo essa a que prevalece na doutrina do nosso país. É preciso entender que não se faz necessário determinar um preço para a dor ou o sofrimento, mas sim uma forma para diminuir, em parte, as consequências do prejuízo imaterial, o que traz o conceito de lenitivo, derivativo ou sucedâneo, por isso é que se utiliza a expressão reparação e não ressarcimento para os danos morais. (TARTUCE, 2012, p. 453).

O sentimento de dor, em sua acepção de sofrimento, pesar, mágoa, antes necessário para a caracterização do dano moral individual, cede espaço a outros valores que afetam negativamente a coletividade, como é o caso da lesão imaterial ambiental (LEITE, 2003, p. 294).

Ainda para melhor entendimento podemos dizer que a caracterização do dano moral não há obrigatoriedade do sentimento negativo, onde não necessariamente a verificação de sentimentos desagradáveis nas pessoas como sofrimento e dor. (TARTUCE, 2012, p. 454).

Umas das correntes e a qual me perfilo, diz que, a indenização por dano moral está revestida de um caráter principal reparatório e de um caráter pedagógico ou disciplinador acessório, visando a coibir novas condutas. Dessa maneira, esse caráter acessório somente existirá se estiver acompanhado do principal.  Ressalte-se ainda que a reparação deve estar sempre presente, sendo o caráter disciplinador de natureza meramente acessória. (TARTUCE, 2012, P. 460).

Toda lesão, e qualquer direito, traz consigo como consequência, a obrigação de indenizar o prejuízo causado, seja de ordem material, ou de ordem moral. Está afirmativa está amparada pelos artigos 5º, inciso X, da Constituição Federal de 1988, bem assim nos arts. 186, 187, 927 e 944 do Código Civil de 2002.

Assim, para que seja determinado a existência de dano, material ou moral, como elemento da responsabilidade civil, se faz necessário que haja uma ofensa seja de ordem subjetiva ou objetiva, caracterizando apenas que foi violado uma garantia jurídica.

Não deixe impune um direito que é seu.
 Por: Bel. Antônio Fabrício Félix Netto
    Oficial de Justiça TJ/AL



segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Celso Luiz da adeus a seu primeiro ano de governo com inaugurações e muita festa.

Evento contou com a presença do Deputado Federal Renan filho, apresentado pelo gestor como pré-candidato a governador do estado.

Por: Redação
Créditos: Divulgação/Facebook

Um final de ano bastante agitado com inaugurações, polêmicas e muita festa, assim termina o primeiro ano de governo da atual administração municipal que na ultima sexta-feira (27) inaugurou mais uma rua e parte de outra, Joel de Alcântara e Dom pedro II. 

O evento contou com a presença do ex-prefeito de Coruripe Mark Beltrão, de secretários municipais, vereadores e populares em geral, com destaque aos moradores beneficiados que fizeram questão de agradecer ao prefeito.

Após a inauguração, prefeito e comitiva foram ao centro da cidade para mais um Show na Praça ao som de Paulo dos teclados e voz e Lissinho & Bruno. Já no Sábado (28) a Prefeitura Municipal preparou uma grande festa de pré-réveillon para a população com as bandas; Ziryguidum, Brega Light, Playboy de Luxo e Cavaleiros do Forró. A festa reuniu milhares de pessoas do municipio e cidades vizinhas e contou com a presença do Deputado Federal Renan Filho, que durantea apresentação da Banda Cavaleiros do Forró discursou para a multidão que prestigiava o evento e falou de sua satisfação de está em Canapi e poder ajudar a população, enfatizando o inicio das obras das BR-316 após a abertura do edital no ultimo dia (27). Também fez uso da palavra o prefeito Celso Luiz fazendo um breve balanço do seu primeiro ano de governo e desejando a todos os canapienses e visitantes um feliz ano novo.

Foto: Eita que ficou arretada! Rua Vereador Joel de Alcântara... Governo da Reconstrução

sábado, 28 de dezembro de 2013

Médico alagoano nascido em Canapi supera doença degenerativa em Brasília.

Por: Correio Braziliense
Créditos: Cortesia facebook e Correio Braziliense.
A distrofia muscular, uma doença degenerativa, não foi obstáculo para José Alberes Silva exercer a medicina. Ele driblou as dificuldades e se tornou uma referência no atendimento dos pacientes no Centro de Saúde nº 1, de Sobradinho, em Brasília (DF).
A palavra limite não se aplica à vida de José Alberes Silva, 53 anos. O alagoano de Canapi exerce a medicina com primor. Sabe humanizar na hora de lidar com os cerca de 40 pacientes que atende diariamente no Centro de Saúde nº 1 de Sobradinho. 
Durante a consulta, o nordestino, radicado brasiliense, segue uma espécie de ritual: conversa, olha firme nos olhos, escuta com paciência, dá conselhos, além daqueles que se referem à saúde.
Prefere deixar de lado o jaleco branco, porque, segundo ele, o uniforme é um obstáculo na relação entre médico e os que são consultados. Quem conhece Alberes assegura: “Ele não é qualquer doutor”. A explicação está — somada à forma como ele trata os pacientes — na doença que poderia comedi-lo de seguir em frente.
Cortesia:Correio Braziliense
O clínico geral convive, desde a infância, com a distrofia muscular. Trata-se de uma doença generativa e progressiva responsável por reduzir os movimentos dos membros de Alberes.
Doutor Alberes acorda cedo. Às 5h30, já está em pé. Movimenta-se com a ajuda de um andador ou de uma cadeira de rodas. Segue sozinho para o trabalho dirigindo um carro adaptado. Ao estacionar no centro de saúde, liga para o seu fiel escudeiro, uma espécie de Sancho Pança do médico.
Do outro lado da linha, o vigilante Aurélio Barreira Cirqueira, 43 anos, atende a ligação. Aurélio já está a postos para ajudar ao amigo e dá uma força na hora de tirá-lo do veículo.
Segura a maleta do alagoano que guarda estetoscópio, carimbos, receituários e outros itens. “Ele é um exemplo de pessoa e de médico”, afirma Aurélio. “Eu sinto um amor forte por ele. Ele é muito real quando fala. Fala verdades, eu vejo nos olhos dele, mas de uma forma que não dói”, acrescentou Aurélio.
Pelos corredores da unidade de saúde, todos sabem que a agenda de Alberes é uma das mais disputadas. Desde que foi transferido para o local, há cerca de 13 anos, ele atende pacientes acima do limite. “E não recusa atendimento.
Quando um médico não pode clinicar, doutor Alberes chama a pessoa no consultório”, conta o vigilante. Colega de trabalho do médico, a enfermeira Auxiliadora Nantua, 56 anos, conhece a forma como o alagoano clinica desde que ele se fixou em Brasília, em 1992, ano em que ele fazia residência no Hospital Regional de Sobradinho.
“Ele cresceu como profissional e pessoa. Usa da ética e faz um trabalho de qualidade, com credibilidade e brilhantismo. É respeitado tanto pelos colegas quanto pelos usuários. Mesmo com os problemas de saúde, ele não se limita”, revelou Auxiliadora.
Os pacientes que preferem se consultar com Alberes sabem da doença do médico, mas não o tratam diferente. A aposentada Francisca Ferreira Barbosa, 70 anos, perdeu as contas do tempo que conhece o trabalho do servidor público.
Ontem, ela precisou da ajuda do clínico geral. Dessa vez, a moradora da Fercal não esteve lá para a consulta. Precisava de um documento que a autorizasse fazer uma cirurgia de catarata. “Ele é um anjo para mim, um amor de pessoa. Recebe a gente direitinho. Não é abusado e gosta de conversar sobre a vida”, disse Francisca.
A dona de casa Isabel Pacheco de Souza, 77 anos, é mais uma fiel paciente de doutor Alberes. Dos conselhos dados pelo médico, ela guarda um em especial: “Ele sempre fala para eu fazer atividades para não ficar com depressão”.
Fonte:Correio Braziliense.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O polêmico rateio dos professores da rede pública municipal: Verdades que nunca foram expostas publicamente.

Generalizar é um erro, uma grande injustiça, no entanto, sei que muitos vão se identificar, por isso, espero que não se tornem meus inimigos, mas que reflitam com atenção aos fatos.

Por: Marcio Martins
Créditos: Reprodução/Google imagens

Uma grande polêmica se formou em torno do rateio dos professores desde que o prefeito Celso Luiz anunciou sua divisão entre todos os educadores do municipio, efetivos e contratados.

Após o anuncio feito durante um grande evento de confraternização da categoria, muitos professores se posicionaram contra a intenção do gestor, sobre a alegação de que muitos desses profissionais foram contratados de forma irregular, sem qualificação e sem necessidade, mas por simples e pura conveniência politica, o que geralmente em alguns casos é a mais pura realidade, afinal de contas, o que vale por aqui não é competência ou qualificação, mas a bandeira politica que o eleitor balança.

Contudo! a polêmica foi levantada e o prefeito Celso Luiz chegou a recuar, ao dizer durante assembléia com os professores efetivos da rede municipal realizada na sede do SINDSCAN que ainda iria estudar melhor a questão, mas não descartou a inclusão dos contratados na folha de pagamento do rateio prevista para o final deste ano, e  nesta quinta-feira (26) anunciou via facebook o pagamento de 600,00 de abono (rateio) para a categoria ainda nesta sexta-feira (27).  

Após o anuncio do pagamento de parte do rateio para os professores contratados, muitos educadores efetivos foram as redes sociais questionar se os recursos utilizados para fazer tal pagamento seria proveniente dos 60% do FUNDEB, por esse motivo achei importante responder através deste artigo. 

Estamos no 1º ano de governo da atual gestão, são 12 meses de pagamento efetuados aos professores contratados justamente com os 60% do FUNDEB, logo, se existe irregularidades existe desde o inicio do ano, mas ninguem se posicionou contra ou entrou com qualquer tipo de ação para conter a "farra dos contratos". Sabe porque? porque até naquele momento ninguém estava sentindo no próprio bolso, mas agora muitos querem apontar o dedo, o que seria louvável, afinal, se é direito tem que ser garantido e temos sim que lutar por ele, mas cadê esta preocupação com os 40% do FUNDEB que é o recurso que poderia oferecer melhor qualidade de ensino, conforto e segurança aos alunos?

Quero deixar claro que não estou aqui para defender ninguém e muito menos governo, afinal, são sempre os mesmo, sempre se reversando, mas a verdade precisa ser dita, as pessoas precisam refletir, olhar para o próprio umbigo, acabar com a hipocrisia, pois uma coisa é você comentar na rua, fazer um simples comentário numa rede social, outra coisa é você expor para o mundo as barbaridades que acontecem neste municipio desde sua emancipação. Vamos dar Cesar o que é de Cesar, e se alguém conseguir provas fraudes e farras com o dinheiro público mande pra mim que vocês já sabem o que irei fazer com elas, pois ao contrário de muitos, minhas reivindicações, criticas e denuncias não ficam entre amigos, levo a público e por isso sou caluniado, ameaçado e perseguido, simplesmente por falar a verdade que muitos não querem ouvir. É como dizia Martin Luter King: "Para arranjar inimigos você não precisa declarar guerra, basta falar a verdade".

O atual prefeito erra mais uma vez, ao invés de pagar o justo 13º dos professores contratados, opta pela mesma medida eleitoreira da antiga gestão e resolve pagar rateio a categoria não efetivada, mesmo diante de uma enorme enxurrada de acusações da classe efetiva sobre as inúmeras irregularidades apontadas nos critérios de contratação adotados pela prefeitura. 

Vamos aos fatos: Será que se o prefeito tivesse anunciado o pagamento do 13º dos professores contratados haveria tamanha insatisfação dos demais educadores? O que acontece na minha modesta opinião em todas as gestões pós FUNDEB, é que os prefeitos que deveriam fazer concurso para suprir a carência destes profissionais, simplesmente não fazem para manter seus votos de cabresto, pois tem os profissionais contratados como voto certo e seguro, afinal, mesmo sem pagar todos os seus direitos, todos continuarão votando em seu empregador para não perder o emprego com uma provável mudança de prefeito e assim qualquer direito a mais que venha a ser ofertado é tratado como uma grande generosidade do gestor, já os concursados não querem saber disso, são sindicalizados, conhecem seus direitos e não deixam passar nada, só pecam numa coisa, muitos usam como critério de merecimento do voto, as vantagens pessoais garantidas pelo gestor em sua conta bancária, se governa bem, se mora no municipio, se não desvia dinheiro público, isso não importa, "prefeito bom e aquele que me favorece" é o que muitos dizem.

Embora estejam com razão no que diz respeito aos critérios de contratação feitos pela Prefeitura Municipal para composição do quadro de educadores do municipio, os professores efetivos vinham sendo mau acostumados pela antiga gestão, que "fazia a alegria de uns, com a tristeza de outros" ao pagar polpudos rateios aos professores efetivos, enquanto os contratados eram demitidos sem direito a 13º e com prazo para nova admissão dois meses depois. Quer dizer! Enquanto os professores efetivos desfrutavam no final do ano de uma Ceia de Natal bela e farta, os contratados, não podiam comprar nem o peru, pois poderia faltar renda para cobrir as despesas dos dois meses que ficavam desempregados. Uma injustiça total, visto que os professores contratados recebiam pelos mesmos 60% do FUNDEB. Portanto! parte das sobras desses recursos tinham por obrigação contemplar pelo menos o 13º da categoria, mas pelo contrário, os recursos que deveriam ser utilizados para pagar o abono era sumariamente dividido entre os educadores efetivos, que sem ter nada haver com a história só faziam agradecer a "boa vontade do prefeito", que por esse motivo e somente por este motivo, foi considerado por muitos como o homem que revolucionou a educação de Canapi e que o SINDSCAN que tanto lutou para que o gestor cumprisse a lei, não fez mais que sua obrigação.

Astuto, o ex-prefeito sabia como poucos a quem agradar e como agradar. No final dos seus três últimos anos de governo o rateio era somado com o salário, 13º e terço de férias, tal estratégia repercutia entre a população menos esclarecida, que acreditando ser o rateio aquilo tudo, elogiava o gestor e muitos ignorantes ainda tinham a desfaçatez de dizer que o mesmo só pagava porque queria e que por isso era bom, até porque não ficava só nisso, pois este também chegou a pagar rateio no meio do ano, uma atitude ariscada e totalmente irresponsável visto que se nos próximos meses a arrecadação caísse, se quer os salários dos educadores a prefeitura poderia pagar, mas a sorte estava ao seu lado e para a maioria dos beneficiados o que importava mesmo era dinheiro no bolso, e só.

Este ano o atual prefeito fez diferente deixando tudo para o final do ano e por esse motivo vem recebendo uma enxurrada de criticas, que até agora não podem ser definidas como justas ou não, afinal de contas o ano ainda não acabou, o rateio é uma realidade e o prefeito se comprometeu em prestar contas de tudo no inicio do próximo ano.

Mas as criticas antecipadas ganharam força após o pagamento de parte do rateio feito no inicio do mês no valor de 2 mil reais para classe efetiva, isso porque a maioria absoluta achou pouco o valor se comparado a gestão anterior, no entanto, se a estratégia do atual gestor fosse a mesma, esse primeiro rateio ficaria em torno de 5 mil reais, afinal, junto a ele seria incorporado o salário, o 13º e o terço de férias, como fazia o ex-prefeito.

Sobre a segunda parcela do rateio, muitas especulações mirabolantes estão sendo espalhadas aos quatro ventos, tem educador falando em até 14 mil reais para cada professor, outros mais pessimistas falam em 2 mil e assim segue-se os boatos, quando todo mundo sabe que para ser ter uma noção aproximada do valor a ser rateado é só comparar receita e despesa e em seguida dividir as sobras, no entanto, o atual governo, assim como o governo anterior e todos os outros governos que passaram por este municipio, guardam a sete chaves o que deveria ser público e ninguem fica sabendo qual a verdadeira despesa da prefeitura com o pagamento de pessoal, nem mesmo os "fiscais da lei" os vereadores, haja visto que a muito tempo não passam de meros empregados do prefeito ou do candidato de oposição, (a verdade seja dita).

Apesar disso, a receita está disponível através da internet e com isso uma previsão bem elaborada dar pra ser feita, mas isso requer tempo e estudo, por esse motivo as pessoas não querem nem saber preferem especular e fazer politicagem com o tema.

Na verdade, sabemos nós que em municípios pequenos como o nosso querem a todo custo impor a regra de que: "manda quem pode, obedece quem tem juízo, e que o mundo é dos mais espertos, mesmo que tal esperteza signifique passar por cima dos outros". É em municípios como o nosso onde reina o individualismo e as pessoas para se manter por cima imploram o retorno ou a continuidade de governantes que os favoreça, e o resto, com perdão da expressão, que se dan... Prevalece no coração destas pessoas aquela velha frase: Eu quero é mamar!

Pois bem; quando o assunto é dinheiro as pessoas mudam ou melhor, se revelam. O direito deve ser garantido a todos independente de partido politico, mas infelizmente estamos a séculos de uma conscientização politica diferente.


"Goste quem gostar não estou aqui para agradar, mas para trazer a verdade dos fatos doa a quem doer, e quem achar ruim, desafio a apontar uma única mentira que aqui fora relatada. Gosto de politica e não de politico, faço politica e não politicagem e meu partido é o justo e o correto e não o que me é conveniente". Fica a dica! ...........  (Marcio Martins)



OBS: Para  comentar  neste  blog  preservando  sua  identidade,  siga  as  seguintes  instruções:  Faça  seu  comentário, escolha  a  opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Collor anuncia pavimentação da BR-316, no Sertão de Alagoas.

Prefeito ligou para redação do blog para confirmar a informação. Edital de licitação será publicado no Diário Oficial da União nesta sexta.

Por: Redação
Foto: Arquivo/Gazetaweb

O senador Fernando Collor (PTB), presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, anunciou, no final da manhã desta quinta-feira (26), durante entrevista à Gazetaweb, que será publicado nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União, o edital de licitação para pavimentação de trecho da BR-316, que liga Carié a Inajá, e beneficiará a população que vive no Sertão de Alagoas.

Collor foi informado diretamente pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe, que o telefonou em nome da presidente Dilma Rousseff (PT). 

O parlamentar lembrou que a pavimentação é uma reivindicação antiga dos moradores da região, que, até então, eram obrigados a transitar em uma rodovia federal sem condições adequadas – a BR é uma estrada de barro. De acordo com Collor, a obra de infraestrutura demonstra o compromisso da presidente e da bancada federal com o Estado.

“A presidente havia se comprometido durante a visita que fez ao Canal do Sertão. Na viagem ao funeral de Nelson Mandela, nós conversamos sobre a pavimentação e eu a lembrei do compromisso assumido com o povo alagoano. Por isso, gostaria de anunciar a boa nova a todo o povo”, frisou o senador durante entrevista à Rádio Gazeta.

Collor destacou, na oportunidade, o trabalho da bancada federal alagoana para garantir recursos que melhorem a infraestrutura e os indicadores sociais de Alagoas. “Esse trabalho não é um trabalho só meu, é um trabalho de toda a bancada. Pela primeira vez, o estado tem uma bancada comprometida com as causas de Alagoas, que trabalha em parceria”.

O senador disse esperar que a obra caminhe rapidamente e lembrou que seu pai, Arnon de Mello, durante o período em que exerceu o cargo de governador, foi o responsável por trazer a primeira rodovia pavimentada para Alagoas.

A BR-316 - O trecho Carié-Inajá, que passa pelos municípios de Canapi, Inhapi e Mata Grande, é o único da BR 316 que não é pavimentado, embora seja importante via de escoamento da produção, na região do Sertão. São 49 quilômetros de estrada de barro, e sua pavimentação é uma reivindicação antiga, que a presidenta Dilma prometeu atender, quando esteve em Alagoas, para inauguração do primeiro trecho do Canal do Sertão.

Fim da polêmica: Prefeitura Municipal anuncia pagamento do rateio dos professores contratados.


Educadores terão creditados 600,00 de abono em suas contas bancárias, nesta sexta-feira (26). 

Por: Redação

A grande polêmica envolvendo o rateio dos professores contratados, finalmente chegou ao fim. Em nota publicada as 14hs desta quinta-feira (26) via facebook, a Prefeitura Municipal divulgou que estará depositando na conta dos educadores um abono (rateio) de 600 reais nesta sexta-feira (27). 

Ainda de acordo com a nota, aos servidores do quadro administrativo e pedagógico da educação foi antecipado o pagamento dos seus respectivos salários para a mesma data.

Veja a nota!

A Prefeitura Municipal vem desejar boas festas a todos os funcionários e ao mesmo tempo anunciar a antecipação do pagamento referente ao quadro administrativo e pedagógico da Educação para próxima sexta feira dia 27 de dezembro de 2013. Aos professores contratados o Prefeito Celso Luiz vem anunciar o pagamento de um abono (rateio) no valor de R$ 600,00, que também estará disponível em conta bancaria nesta sexta.


Governo da Reconstrução



OBS: Para  comentar  neste  blog  preservando  sua  identidade,  siga  as  seguintes  instruções:  Faça  seu  comentário, escolha  a  opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Primeira e segunda parcela do FUNDEB de Canapi neste mês de Dezembro chega a quase 1 milhão de reais.

FPM soma 1.274.577,14. Terceira parcela deve cair no próximo dia 30.

Por: Marcio Martins
Crédito: Divulgação/Google Imagens
Fonte: Site do Tesouro Nacional


O Governo Federal ao que tudo indica será bem generoso este final de ano com nosso amado municipio, isso porque os repasses da primeira parcela do FUNDEB e do FPM feita no ultimo dia 10 foram bem mais polpudos se comparado a média dos meses anteriores. 

Foram depositados na contas da prefeitura: 

FUNDEB
Parcela = 596.742,24
Parcela = 318.081,88
         Total =  914.824,12

FPM
 Parcela = 1.048.131,30
 Parcela =    226.445,84
         Total =  1.274.577,14


RATEIO

A divulgação dos valores acima mencionados pode ser considerado uma excelente noticia para os professores efetivos e contratados do municipio, uma vez que após o repasse da terceira parcela do FUNDEB o prefeito Celso Luiz se comprometeu em ratear as sobras com a categoria, que aguarda ansiosamente para saber quanto cada um irá receber.



OBS: Para  comentar  neste  blog  preservando  sua  identidade,  siga  as  seguintes  instruções:  Faça  seu  comentário, escolha  a  opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Filha do presidente da Câmara Municipal de Vereadores procura cachorro de estimação desaparecido e oferece recompensa.

Foto: Pessoal, mais uma vez meu cachorro sumiu em canapi (Pref De Canapi), foi atrás do meu pai e não voltou pra casa e mais uma vez estou morrendo de chorar, se alguém sabe quem pegou ou se está com ele por favor me avisem, e espalhem avisem aos conhecidos. Da ultima vez queriam ficar com ele mas pensem na falta q ele vai me fazer e já está fazendo . Devolvam por favor, oferecemos recompensa ! me liguem 81073666 ( O nome dele é Luck e é extremamente dócil)Confiram o apelo da adolescente feito via facebook.

Por: Izanete Malta filha do vereador Luciano Malta

Pessoal, mais uma vez meu cachorro sumiu em Canapi, foi atrás do meu pai e não voltou pra casa e mais uma vez estou morrendo de chorar, se alguém sabe quem pegou ou se está com ele por favor me avisem, e espalhem avisem aos conhecidos. Da ultima vez queriam ficar com ele mas pensem na falta q ele vai me fazer e já está fazendo . Devolvam por favor, oferecemos recompensa ! me liguem 81073666 ( O nome dele é Luck e é extremamente dócil).


Mensagem de Natal do SINDSCAN

Final de ano... Este é o momento de olharmos para trás e verificarmos onde acertamos, para continuar seguindo o rumo, no caminho de vitórias e conquistas. Assim como refletirmos sobre tudo o que aprendemos.
Os nossos erros não devem ser considerados como derrota, mas como parte do processo de evolução. Nos dias que virão, olhemos com esperança e otimismo, semeando o entendimento, o bem-estar coletivo e principalmente a bondade. Neste momento de agradecimento voltemos os nossos corações para Deus, pelo milagre da vida e pela força em buscar os nossos objetivos. Aos amigos e parceiros que nos acompanharam durante o ano de 2013, fica a nossa mensagem de apreço e agradecimento, certos de que estaremos sempre com as portas abertas de modo que estreitemos ainda mais os laços que nos unem, trabalhando juntos em defesa dos direitos dos servidores públicos deste municipio.
Um feliz natal e um prospero ano novo repleto de paz, saúde e realizações para todos!
Este são os votos de todos que fazem o SINDSCAN - 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canapi.

Prefeitura Municipal entrega presentes de natal as crianças.

Ação contou com a parceria das equipes da secretarias de Assistência Social e Educação.

Por: Redação
Crédito: Ascom/Pref. mun.

Na tarde desta segunda-feira (23) a Prefeitura Municipal através das secretarias de Assistência Social e Educação resgatou o espirito natalino presenteando as crianças com brinquedos de variados tamanhos, formas e valores.

A festa começou com uma carreata com o papai noel percorrendo as principais ruas da cidade e convidando toda a criançada para a entrega dos presentes no Clube Municipal, que minutos depois ficou lotado de meninos e meninas a espera do tão anunciado presente de natal.




segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Secretaria Municipal de Assistência Social entrega 108 carteiras de identidade a jovens e adultos do município.

Por: Redação
Crédito: Facebook/Cras

A Secretária de Assistência Social Rita Tenório entregou na manhã da ultima quinta-feira (19), 108 carteiras de identidade a jovens e adultos do município. A ação foi uma iniciativa da equipe do CRAS - Centro de referência da Assistência Social que se empenhou em identificar as pessoas que ainda não tinham o documento e em seguida tratou de facilitar todo o processo de retirada do mesmo. O resultado foi a satisfação e a alegria estampada no rosto de todos os envolvidos. 

"Me bati por vários municípios, fui a Delmiro, Santana, Mata Grande e nada, mesmo pagando não consegui tirar minha identidade, mas graças a Deus e a secretaria de assistência social eu consegui" - Disse um dos beneficiados.







sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Canapienses voltam a sorrir, chuvas trazem a esperança de dias melhores para a população.

Barragens, barreiros, cisternas e o nosso belíssimo riacho Canapi voltam a armazenar a fórmula da vida.

Por: Marcio Martins
Créditos: Blog Canapi Agora

Um semana pra lá de abençoada, assim pode ser definida as graças enviadas por Deus sobre as terras secas do nosso sertão, até agora foram três dias de bençãos, com muita chuva trazendo no rosto de cada sertanejo, em especial aos canapienses a esperança de dias melhores. 

A seca prolongada causou prejuízos incalculáveis para o homem do campo, que vendo seu rebanho morrer de fome e de sede e sua colheita a não brotar das terras secas do sertão  a qualquer sinal de chuva renovava as esperanças de que tudo iria mudar e que o verde voltaria a colorir a paisagem. Então o tempo se formava, as nuvens ficavam escuras, parecia que a tão desejada chuva dessa vez viria para acalmar a vida do povo Sertanejo, mais anoitecia e o dia mais uma vez voltava com um calor imenso e sol escaldante. Mas Deus sabe a hora certa e jamais abandona seu povo. A chuva chegou e com ela a alegria, a esperança, mais acima de tudo a certeza, que Deus nos ama e que nada nem ninguém nos abalará.

Enche os nossos olhos ver as barragens, os barreiros, as cisternas e o nosso belíssimo riacho Canapi cheio de vida, transbordando de esperança de dias melhores para todos os canapienses.

Que Deus seja louvado para todo sempre. AMÉM!

 Barragem do Mutirão
 Barragem João Maçú / Saída para o Carié
 Barragem / Saída para Negras
Riacho Canapi

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Veja a reportagem completa do quadro voltando pra casa do Programa do Ratinho - SBT gravado no Sitio Impueira.


Prefeitura Municipal emite nota de esclarecimento sobre problemas recorrentes envolvendo o FGTS e o retroativo da GCM.

Gostaríamos de avisar aos beneficiários que recebem FGTS desta prefeitura, advindos de uma decisão judicial, que nos encontramos com dificuldades mediante informações que nos faltam, já acionamos e solicitamos ao órgão competente tais documentos, conseguimos algumas informações porém ainda não foram suficientes para as individualizações, Fabio Sarmento, responsável por esse processo ,solicitou junto ao Ministério do Trabalho a RAIS, obtivemos êxito, porém ainda faltaram dados complementares, logo protocolamos na Caixa Econômica Federal e enviamos a GIFUG/RE – Gerência de Filial FGTS Recife no dia 13 de dezembro mais um oficio desta vez de modo especifico solicitando a Posição de Saldo de Contas Vinculadas – PSVC e/ou Extrato de Impacto, como segue oficio em anexo. Com este material conclui-se o trabalho de individualização. Ainda deixamos claro que o recurso mensalmente está sendo depositado na conta do FGTS/Caixa.

A Prefeitura Municipal vem atuando para sanar tal problema e ao mesmo tempo cobrando providências constantemente aos órgãos responsáveis, ontem em contato com GIFUG/RE pediram que aguardássemos que eles estavam entrando em contato conosco ainda no dia de hoje. Ao ponto que tivermos novidades informaremos a este blog.

Quanto ao retroativo dos guardas municipais a folha está sendo lançada ainda hoje e o pagamento da parcela estará disponível na conta dos servidores na próxima sexta feira.

Governo da Reconstrução


40 milhões setecentos e trinta mil e 1 milhão cento e cinquenta mil esses são os recursos que prefeito e vereadores irão dispor a partir de 2014.

LDO - Lei Orçamentária Anual foi aprovada por unanimidade entre os vereadores presente a sessão da ultima terça-feira (17).

Por: Redação
Crédito: Blog Canapi Agora

A partir de 1º de Janeiro do próximo ano, o prefeito Celso Luis terá a disposição em seu segundo ano de governo, um orçamento de 40 milhões e setecentos e trinta mil reais para trabalhar em prol do município, é o que prevê a lei orçamentária anual aprovada na manhã desta terça-feria (18) por unanimidade entre os vereadores presentes, com exceção apenas do vereador Urso Biano. 

Além do orçamento municipal os edis também aprovaram o duodécimo da Câmara, estimado em 1 milhão e cento e cinquenta mil reais, o que deixa os edis em situação bastante confortável a partir do próximo ano, visto que serão aproximadamente 100 mil reais por mês de recursos públicos gastos para manter os nobres vereadores "trabalhando em prol da população e fiscalizando os atos do chefe do poder executivo".

Para se ter um ideia do que tais valores representam, principalmente no que diz respeito ao Poder Legislativo, o duodécimo da Câmara é  maior que o orçamento destinado a Secretaria Municipal de Esporte, Desporto e lazer, que disporá de 975 mil reais, 940 mil reais a mais que em 2013 quando o orçamento aprovado foi de apenas 35 mil. E para o gabinete do prefeito foram destinados 570 mil, 290 mil a mais que para 2013 quando fora aprovado 280 mil.  

Já o percentual de remanejamento da receita total do município para uso exclusivo do prefeito sem autorização da Câmara, ficou estabelecido em 50%, sobre a mesma justificativa de anos anteriores de que desta forma o prefeito não encontrará obstáculos para trabalhar de forma rápida e eficiente em defesa do desenvolvimento do município, mas em contra partida deixa a Câmara como de costume, sem autoridade para fiscalizar e acompanhar a aplicação do dinheiro público.


Matéria da revista Veja considera que em Canapi a dengue é praticamente uma tragédia à espera das primeiras chuvas para fazer vítimas.

Funcionário da Vigilância Sanitária em mutirão contra a dengue em Dourados (MS) Município está 5,5 pontos acima da faixa considerada de maior risco para a população. Confira a matéria completa publicada pela revista no inicio deste mês.

Por: Redação
Foto: Adelmir Almeida/AE

Risco de dengue: a culpa é dos governos municipais

Levantamento feito pelo site de VEJA revela que cidades com maior probabilidade de epidemia têm problemas de abastecimento de água e na coleta de lixo. Estudo mostrou que 73,9% dos focos do mosquito transmissor estão exatamente em depósitos de águas e no lixo.

A temporada de chuvas traz, além dos riscos de deslizamento e inundações em parte do Brasil, a preocupação com novos surtos e epidemias de dengue. Sim, ainda existem, em 2013, locais em que uma infestação de mosquito – o Aedes aegypti – pode matar ou tirar pessoas de sua rotina por algumas semanas. As campanhas de esclarecimento batem sempre na tecla dos “vasinhos de planta”, dos “pratinhos”, “pneus” e recipientes destapados, uma missão que os governos entregam aos moradores. São mensagens necessárias. Afinal, o mosquito da dengue é também doméstico, abriga-se em cantos e só nasce depois que os ovos entram em contato com a água. O que as campanhas não afirmam, mas está expresso nos números, é que os governos não fazem sua parte.
Para avaliar o risco de surtos e epidemias de dengue nas regiões, agentes vistoriam municípios para quantificar o número de imóveis com focos do Aedes e os locais em que eles estão dispostos. A reunião das análises compõe o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). Segundo o ministério, quando são encontrados focos em menos de 1% das residências, a infestação é considerada satisfatória. Ou seja, não traz riscos iminentes. Índices entre 1 e 3,9% indicam situação de alerta. Já porcentuais de presença de focos do inseto em mais de 4% dos imóveis vistoriados indicam risco de surto de dengue. 
O último LIRAa, que reuniu resultados de vistorias realizadas em 1.315 cidades entre 1º de outubro e 8 de novembro, mostrou que 73,9% dos focos de Aedes estão localizados em depósitos de águas, como caixas de água, tonéis e galões (37,5%) e no lixo (36,4%). Ou seja, a cada 1.000 focos de dengue encontrados durante as vistorias realizadas no país, 739 existem por deficiências no abastecimento - que obriga moradores a improvisar - ou na coleta de lixo. São competências dos governos municipais, que segundo o artigo 30 da Constituição são os responsáveis por “organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse social”, como o fornecimento de água encanada e a coleta de lixo.
Dos 157 municípios do país em situação de risco para dengue - com LIRAa maior do que 4 - apenas oito têm cobertura de fornecimento de água encanada e de coleta de lixo superior a 90%. Outras sete cidades têm a cobertura de um dos dois serviços superior a 90%. Os dados foram obtidos pelo site de VEJA, que comparou a lista dos 157 municípios com maior risco de dengue com os dados sobre fornecimento de água e coleta de lixo do censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, só 5% das cidades com maior risco de surtos e epidemias de dengue têm níveis satisfatórios (acima de 90%) de serviços de abastecimento e coleta de lixo. 
O cruzamento de dados revela alguns casos extremos, onde a dengue é praticamente uma tragédia à espera das primeiras chuvas para fazer vítimas. Em Vertente do Lério, no Agreste pernambucano, o levantamento indicou índice de 17,4% – ou seja, em cada 100 casas vistoriadas, dezessete tinham pelo menos um foco de Aedes. No município, só 2% dos imóveis têm água encanada e apenas 41% têm coleta de lixo regular, segundo o Censo 2010. Em Canapi, município no semiárido alagoano, 26,4% dos imóveis têm abastecimento de água e 34%, coleta de lixo. A cidade, uma das que classificadas como em risco para dengue, foi verificado LIRAa de 5,5 - acima da faixa considerada de maior risco para a população..
As campanhas que convocam os cidadãos a lutar contra a dengue devem continuar. Mas definitivamente não será esta a única saída, pois a tática de deixar a cargo da população simplesmente não é eficaz: em dez anos, 3.547 pessoas morreram no país devido à dengue. Entre janeiro e outubro deste ano foram 573 óbitos – um aumento de 96% em relação ao mesmo período do ano passado.
“As pessoas só armazenam água em depósitos, como caixas de água, porque o fornecimento  não existe ou não é contínuo. Certamente, se elas não precisassem guardar água e se a coleta do lixo fosse feita de forma adequada, a incidência do Aedes aegypti e da dengue seriam fortemente reduzidas”, afirma o médico Edmilson Migowski, doutor em infectologia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “É preciso se discutir a causa do problema, não só as consequências, como a sobrecarga dos serviços de saúde e as mortes”.
“Uma boa política de combate à dengue tem que estar vinculada à coleta de lixo e fornecimento de água eficientes. Quando maior a cobertura desses dois serviços, menor o risco de epidemias de dengue”, afirma o professor titular de Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, especialista em dengue. “Em regiões em que a oferta é menor do que 90%, a responsabilidade pelas epidemias é do governo”.
Especialista em dengue, Medronho publicou, em 2009, o artigo "Análise Espacial da Dengue e o Contexto Socioeconômico no Município do Rio de Janeiro", editado no The American Journal of Tropical Medicine and  Hygiene.  O trabalho, realizado a partir da análise de dados de uma pesquisa realizada na Baixada Fluminense, concluiu que “problemas relacionados ao saneamento básico contribuem decisivamente para o aumento do risco da doença”.
Nordeste - Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que nas regiões em que há mais problemas de abastecimento, como no Nordeste e no Norte do país, o percentual de focos do Aedes encontrados em depósitos de água foi de 75,9% e 37,5%. No Sul e no Centro-Oeste, os criadouros predominam no lixo, com taxas de 81% e 49,7%, respectivamente.
“Os políticos no Brasil, infelizmente, pensam a curto prazo e o impacto do saneamento ultrapassa o mandato. Isso é perverso porque em vez de investir em saneamento, que reduziria de forma muito importante não só a incidência da dengue, mas de outras doenças, os gestores preferem fazer o trabalho paliativo, que aparece mais”, afirma Medronho.
Procurado pelo site da VEJA, o Ministério da Saúde não indicou um representante para comentar os dados. Até o início da noite de sexta-feira, o órgão também não respondeu os questionamentos solicitados pela reportagem. Uma das perguntas que ficou sem resposta foi o critério para os repasses destinados aos estados e municípios. Além de questões relacionadas à fiscalização da aplicação de verba destinada ao controle da doença. Este ano, estados e municípios receberam 363 milhões de recursos adicionais destinados às ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, valor 110% maior do que o disponibilizado em 2012. 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Acidentes, tiros para o alto e operação policial marcam fim e inicio de semana em Canapi.

População vive clima de insegurança total.

Por: Marcio Martins
Foto: Reprodução/Google Imagens

Um fim e inicio de semana pra ninguém esquecer, acidentes, tiros para o alto e uma operação policial a meia noite desta segunda-feira (16) assustaram a população.

Primeiro uma violenta colisão automobilística foi registrada no ultimo sábado (14) envolvendo uma caminhonete D-20 e uma Van Ducato locada pela Banda Os Catuabas de Inhapi, fato noticiado aqui neste blog em postagem anterior, já no Domingo (15) pelo menos três tiros foram disparados para o alto por um grupo de jovens de outro município, após uma confusão em um bar da cidade. E nesta segunda-feira (16) mais um acidente, desta vez envolvendo duas motocicletas, que acabou levando a jovem Ellen Lôyse desacordada para o Hospital de Regional de Santana do Ipanema após cair e bater com a cabeça no asfalto, além da servidora pública Zenaide e sua neta de apenas 03 anos que também se feriram, mas sem maior gravidade. Apesar do estado preocupante em que a jovem foi socorrida, as ultimas informações repassadas pela família dão conta que a jovem não corre risco de vida e que continua no hospital apenas para fazer alguns exames de praxe.

E quando tudo parecia voltar para normalidade apesar dos tristes acontecimentos anteriormente registrados, eis que por volta da meia noite ainda desta segunda-feira (16) a Policia Militar finalmente resolveu agir fazendo abordagens e revistas em alguns bares da cidade, no entanto, os resultados da operação policial não foram divulgadas.




Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)