sábado, 31 de agosto de 2013

Jovem sofre tentativa de homicídio no povoado Carié e enteado é apontado como o principal suspeito do crime.

Vitima foi socorrida em estado grave após levar cinco tiros. 

Por: Central do Sertão

A tranqüilidade habitual dos moradores do povoado Carié foi abalada na noite desta sexta-feira (30), após uma tentativa de homicídio que acabou com um jovem conhecido por “Lalau” atingido por cinco disparos de arma de fogo.

De acordo com familiares da vítima o principal suspeito do crime é seu enteado, com quem tinha uma relação bastante conflituosa.

Apesar dos tiros, o jovem ainda foi socorrido com vida para o Hospital Regional de Santana do Ipanema e transferido logo depois em estado gravíssimo para a Unidade de Emergência do Agreste em Arapiraca.

A policia esteve no local do crime, mas até o fechamento desta matéria ninguém foi preso.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Após denuncia, Prefeitura Municipal repassa contribuição sindical dos servidores ao sindicato da categoria.

SINDSCAN emitiu nota confirmando o repasse e cobrando a solução de outros problemas.

Por: Ascom/SINDSCAN

SEGUE NOTA DE CONFIRMAÇÃO DE REPASSES REFERENTES AS CONTRIBUIÇÕES DOS SERVIDORES SINDICALIZADOS (MESES: JUNHO E JULHO/2013). 

O SINDSCAN, após emitir nota sobre a questão do município descontar o percentual de 1% nos salários dos servidores sindicalizados e não fazer o repasse para sindicato, foi informado pelo Secretário de Administração: Anderson Horácio, que o município haveria efetuado o repasse das contribuições referentes aos meses de junho e julho/2013, o que foi confirmado na tarde desta terça feira dia 27/08/2013.

Somente depois de tantos contatos com secretários das pastas responsáveis e com o prefeito Celso Luiz, contato mantido no último dia 21/08/2013 e após colocar nota de repúdio neste blog (Canapi Agora) sobre a questão de pendências do município para com esta entidade sindical - SINDSCAN é que resolveram fazer os repasses correspondentes aos dois meses (junho e julho), no entanto, ainda existe a pendência correspondente a contribuição do dia do trabalhador. Esperamos que esse problema seja solucionado o mais breve possível. 

O SINDSCAN informa ainda que está aguardando receber do prefeito Celso Luiz a proposta para os servidores do quadro de funcionários da educação pagos com recursos do FUNDEB ( 40%).

Por fim, queremos informar aos servidores que o SINDSCAN também tem sempre buscado informações sobre a questão do FGTS dos servidores municipais. Há pendência do município para com os servidores que têm direito ao FGTS, é que o município ainda continua sem repassar as informações requeridas pela  C.E.F (Caixa Econômica Federal). Pelos contatos mantidos o Sindicato tem constatado que para os servidores recebam integralmente as parcelas do FGTS junto a C.E.F., correspondentes aos oito meses do ano de 2013, resta apenas que o município venha a enviar as informações solicitadas pela agência bancária - C.E.F de Santana do Ipanema-AL. Os servidores estão inconformados com o atraso do município no tocante as informações solicitadas. 

Atenciosamente;
Josimário José da Silva
Presidente


SINTRAF: Novo sindicato deve ser criado em Canapi nos próximos dias.

Entidade será a primeira do estado e propõe ser a nova defensora da agricultura familiar.

Por: Redação

Saiu no Diário Oficial da União, nos próximos dias Canapi deve inaugurar mais um sindicato. O SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar será o primeiro sindicato voltado exclusivamente a agricultura familiar no Estado de Alagoas. O evento de inauguração, fundação e escolha da diretoria está marcado para o próximo dia 21 de Setembro as 10hs da manhã na Avenida Joaquim Tête s/n Centro, no entanto, o local exato só será definido no decorrer da semana.

De acordo com Maria de Lourdes Ferreira membro da comissão pró-fundação do órgão sindical, esse deve ser o primeiro de muitos, já que a meta da entidade é se expandir por todo o estado. 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Prefeitura desconta contribuição sindical dos servidores e não repassa a sindicato.

SINDSCAN emitiu nota de repúdio que classifica como mais um caso de improbidade administrativa cometido pela atual gestão.

Por: Ascom/SINDSCAN


A diretoria do SINDSCAN tem buscado, de forma administrativa, por meio de contatos mantidos quase que diariamente com o quadro de secretários da atual administração municipal (Anderson, Cícero, Júnior), resolver o grave problema que o município vem cometendo em não efetuar, mensalmente, repasses das contribuições dos servidores sindicalizados a entidade sindical. Na última quarta feira, dia 21/08/2013, o Presidente Josimário José da Silva manteve contato com o prefeito Celso Luiz para resolver o problema que frequentemente vem ocorrendo. No momento o prefeito se comprometeu entrar em contato com secretários das pastas responsáveis e em seguida ligaria para o presidente do sindicato, realmente o novo contato foi feito e, no momento, o prefeito se comprometeu que no mesmo dia os repasses das contribuições dos servidores sindicalizados estariam sendo feito, porém até o presente momento nada foi cumprido. O sindicato está sem receber uma parte da contribuição anual e desde junho sem receber da prefeitura as contribuições, mensais, dos seus sindicalizados. É mais um caso de improbidade administrativa municipal. Desta forma é “brincar” demais com coisa séria e continuar descumprindo acordos firmados, pois não é a primeira vez que isso vem ocorrendo.

O sindicato também aproveitou o momento para cobrar o adicional de risco dos GCM, é que mesmo com o compromisso firmado em reunião por parte do prefeito, os GCM’s (Guardas Civis Municipais) e o SINDSCAN, até o presente momento não foi cumprido e o que é de se estranhar é que alguns guardas estão recebendo o adicional de risco enquanto outros estão sendo penalizados. Existe também a questão do PCC do quadro de servidores da educação que são pagos com recursos (40%) do FUNDEB. O prefeito falou que tem uma proposta a ser apresentada ao sindicato da classe, estamos aguardando.







domingo, 25 de agosto de 2013

Médico e escritor canapiense é homenageado em desfile cívico da festa de emancipação política do município.

José Alberes Silva hoje residente em Brasília foi representado por um dos alunos participantes do evento.

Por: Marcio Martins

Apesar de ser um município pequeno e carente de desenvolvimento, Canapi tem muito do que se orgulhar quando nos referimos aos filhos da terra e um destes filhos tão ilustres é o médico e escritor José Alberes Silva, filho de Agripina Gomes dos Santos e do saudoso Benício Silva, um dos fundadores da cidade.

Alberes, como é chamado por amigos e familiares é mais que um ilustre cidadão canapiense, é um exemplo de vida. Aos 14 anos foi diagnosticado com uma grave doença chamada (Distrofia progressiva) que ataca a estrutura muscular podendo ocasionar até a morte em um curto espaço de tempo. Na época os médicos falaram que o mesmo não passava dos 18 anos, mas contrariando a tudo e a todos, hoje, aos 52 anos, embora com importantes/severas dificuldades de locomoção, utilizando-se inclusive de cadeiras de rodas (em acessos de grande movimento e áreas irregulares) problema que sempre lhe acompanhou desde a evolução da doença, Alberes é um dos profissionais mais respeitados e competentes da capital do país, de onde inclusive recebeu o título de cidadão honorário, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.


Clínico geral, José Alberes Silva, formou-se na Escola de Ciências Médicas de Alagoas, indo fazer sua residência médica em Brasília, onde atualmente trabalha. Tornou-se um profissional referência no atendimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes portadores de doenças crônicas, tais como: Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Dislipidemias, Obesidades e outras. Coordena o grupo de diabetes e é preceptor de médicos residentes e estagiários na cidade de Sobradinho.  

Além da medicina, Dr. Alberes sempre teve outra grande paixão, a leitura. E foi movido por essa paixão e pelo dom que Deus lhe concedeu, que se transformou em um grande escritor, ganhador inclusive de vários concursos de poesias. Autor de vários livros em áreas totalmente distintas, seus livros são verdadeiramente uma lição de vida.

Dr. Alberes sonha agora lançar seu próximo livro em sua terra natal e se assim for em breve todos os canapienses terão a oportunidade de conhecer um dos seus conterrâneos mais imponentes, que quebrou paradigmas, venceu preconceitos e hoje é um exemplo a ser seguido pelos filhos desta terra tão sofrida chamada CANAPI.


Veja um trecho de uma de suas obras, do livro: Travessia e o outro lado


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Festa de Emancipação Politica do Município atrai milhares de pessoas ao centro da cidade.


Desfile Cívico mais uma vez foi a grande atração da festa, assim como o show do renomado cantor Dorgival Dantas.

Por: Redação

Nesta Quinta-feira (22) Canapi comemorou o seu quinquagésimo primeiro aniversário, agora são 51 anos de emancipação política, desde 1962 quando Canapi conseguiu sua autonomia administrativa se desmembrando do município de Mata Grande.

A festa teve inicio com alvorada tocada pela Banda da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, seguida do hasteamento das bandeiras, das tradicionais corridas de pedestre, bicicleta e a divertida corrida de jegue. A novidade ficou por conta da brincadeira do “pau de sebo” onde os participantes tinham que pegar a flanela no auto do mastro, aquele que conseguisse ganharia o prêmio ofertado pela prefeitura municipal.

A programação contou ainda com a celebração da santa missa e a vibrante gincana de motos, mas o grande destaque como sempre, foi o belíssimo desfile cívico promovido pela Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, juntamente com o Centro Municipal de Educação Infantil Casulo Menino Jesus, a Escola Estadual Luiz Bastos e a Escola João Vieira Maciel que juntas fizeram um dos maiores desfiles da história do município.

Com o tema “Regatando Valores” professores e alunos levaram para a avenida, assuntos como, direitos humanos, liberdade religiosa, ética, democracia, entre outros temas importantes para garantia de uma sociedade justa, livre e igualitária.

Além da Banda da Escola Tancredo Neves foram convidadas outras duas bandas fanfarras vindas do município de Delmiro Gouveia. Em resumo, o desfile cívico mais uma vez foi à grande atração da festa, prestigiado por milhares de pessoas. A noite o show ficaram por conta das bandas; Fundo do Baú, Forró do Muído e do renomado cantor Dorgival Dantas.






Todas as fotos AQUI

51ª Festa de Emancipação Politica do Município - 22/08/2013.




Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)