segunda-feira, 18 de novembro de 2013

COLUNA JUSTIÇA & CIDADANIA: Entenda as atribuições do presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

O Brasil é uma República Federativa. Isso significa que o país é a reunião de vários Estados num só. No entanto, cada um deles conta com uma autonomia interna, um governo próprio e suas próprias Constituições. Nesse sentido, pode-se estabelecer um paralelo entre as funções do presidente da República e do governador de Estado, assim como as dos deputados federais e estaduais.

Do presidente da República no Brasil: É considerado a autoridade máxima do poder executivo, a ele são dada diversas responsabilidades, seu mandato é de quatro anos podendo se reeleger em eleições futuras, com no máximo dois mandatos consecutivos, é eleito por voto secreto e direto. Entre os principais deveres do presidente está o de zelar pelos direitos da soberania nacional, defendendo seu país e a nação que nele habita, ainda á ele cabe coordenar a práticas das atividades administrativas do Estado Federal, fazer com que as leis e decisões judiciais sejam regularmente cumpridas. O presidente é o elo de ligação com os demais poderes do Estado.

O Presidente se compromete a manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. Possui a permissão da Constituição para que adote medidas provisórias em caso de relevância e urgência, proponha emendas à Constituição, projetos de leis complementares e ordinárias ou, ainda, leis delegadas. Da mesma forma que lhe atribui o direito de rejeitar ou sancionar matérias já aprovadas pelo Legislativo.

O Poder Legislativo, no âmbito nacional, é constituído pelo Congresso nacional, que se divide em duas casas, o Senado e a Câmara dos Deputados.

O Senador representa o seu Estado de origem e cada Estado e o Distrito Federal tem três representantes na casa, portanto a bancada de senadores soma 81 (oitenta e um). Cabe ao senador o seguinte: Elabora e modifica leis; Fiscaliza os atos do Poder Executivo; Processa e julga o presidente e o vice-presidente, os ministros e outras autoridades; Aprova indicações para cargos do governo.  Ainda, aprova a nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, bem como os acordos internacionais que vão vigorar no território nacional. Ainda é de sua responsabilidade autorizar empréstimos externos tomados por governos estaduais e municipais.

Agora as funções de um Deputado Federal, que são 513 no total da Câmara, em número proporcional à população de cada Estado: Representa o povo brasileiro; Elabora e modifica leis; Fiscaliza o Orçamento da União; Autoriza a instauração de processos contra o presidente da República, o vice e os ministros; Convoca plebiscitos para discussão de temas de interesse nacional.

Os governos estaduais: O Governador, com seu secretariado, gerência a administração estadual, colocando em prática planos para estimular as vocações econômicas das regiões estaduais. Para isso, ele defende os interesses do Estado junto à Presidência e busca investimentos e obras federais.

Já aos Deputados Estaduais cabe fiscalizar as ações do governador e secretários de Estado, podendo convocá-los a prestar contas e a abrir CPIs. Eles também fazem, debatem e aprovam as leis de interesse estadual, assim como criam os impostos e taxas estaduais. Finalmente, junto com o governador, eles elaboram o orçamento do Estado.


AGORA QUE VOCÊ SABE O QUE ELES FAZEM OU DEVERIAM FAZER, FICOU MAIS FÁCIL ESCOLHER SEU REPRESENTANTE!

Por: Bel. Antônio Fabrício Félix Netto
    Oficial de Justiça TJ/AL

FONTE:
http://www.educacao.cc/politica/quais-as-funcoes-do-presidente-da-republica-do-brasil/
Foto: Divulgação/Google Imagens - Congresso Nacional

22 comentários:

  1. Obrigado Fabrício por ajudar a população Canapiense nessa escolha tão dificil que vai ser em 2014.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante o texto, bem explicativo. Agora o povo conhecerá o que os nosso representantes fazem.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz o cara tá fogo mesmo, vai se eleger Deputado ou alguma coisa parecida. hehehe

    ResponderExcluir
  4. Avé Maria, que tanta informação, o povo nem lê, VOTA PELA GRANA QUE RECEBE.

    ResponderExcluir
  5. Sistematicamente num é Fabrício! Parabéns pelo texto, só que, seria tão perfeito se as intensões desses canalhas fossem essas mesmo!

    ResponderExcluir
  6. ISSO É O DEVER SER, AGORA SE ESSES ENERGUMENOS CUMPRE, É OUTRA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Fabrício, vc realmente é um cidadão digno, que quer ajudar a população de Canapi.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto, apenas fico triste pq esses nossos representantes, quase sempre não cumpre o que deveria cumprir.

    ResponderExcluir
  9. NOSSO FUTURO REPRESENTANTE É VC MEU NOBRE OFICIAL, NINGUÉM NUNCA ESCLARECEU ESSAS QUESTÕES TÃO BEM EXPLICADA COMO VC, NÓS POPULAÇÃO DE CANAPI TB AGRADECEMOS A MÁRCIO PELO BLOG, DUAS CELEBRIDADES KKKKKKKKKKKKKK. VALEU

    ResponderExcluir
  10. MEU PAI MANDOU DIZER QUE VOTO NESSE DA QUI. VIVA A DEMOCRACIA.

    ResponderExcluir
  11. VALEU FABRÍCIO, ÓTIMO TEXTO. VC É ESPECIAL PRA TODOS NÓS CANAPIENSES.

    ResponderExcluir
  12. BOM TEXTO, PENA QUE OS NOSSOS REPRESENTANTES NÃO CUMPRE O QUE DEVERIA.

    ResponderExcluir
  13. CUIDADO COM OS INVEJOSOS. ESCREVENDO ASSIM VC PODE ESTÁ INCOMODANDO ALGUÉM. KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  14. VIVA A DEMOCRACIA. VIVA JOAQUIM BARBOSA, VIVA OS HOMENS DE BEM COMO VC FABRÍCIO.

    ResponderExcluir
  15. NOSSOS FUTUROS VEREADORES MÁRCIO MARTINS E FABRÍCIO DO FÓRUM. ESSES SIM, PARECE SE PREOCUPAREM COM AS INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA CANAPI.

    ResponderExcluir
  16. esses textos deve incomodar muita gente.

    ResponderExcluir
  17. nada, nada, nada, politico nenhum faz nada, em especial os que ficam longe de nós.

    ResponderExcluir
  18. Fabrício vc é nota 100000000000, nós canapiense temos orgulho de ter vc como amigo e colaborador.

    ResponderExcluir
  19. O cara começou a escrever umas coisinhas agora e já tem um monte de puxa saco. Eita Canapi, tem jeito não.

    ResponderExcluir
  20. e viva a democracia facista que temos no nosso país.

    ResponderExcluir
  21. E o rateio Fabrício foi justo? escreve sobre isso, pq zé hermes repassava bem mais os valores, estranho, isso é canapi gente, terra do prefeito quinzenal e as escondidas.

    ResponderExcluir
  22. Bora escrever, estamos esperando.

    ResponderExcluir

Para comentar neste blog preservando sua identidade, siga as seguintes instruções: Faça seu comentário, escolha a opção NOME/URL, escreva um pseudônimo (Ex: Estamos de olho), deixe a opção URL em branco e clique em publicar. Pronto! seu comentário será publicado e sua identidade totalmente preservada.

Fica vedado qualquer tipo de comentário anônimo ou que expresse alguma ofensa, calunia e/ou difamação contra qualquer cidadão ou homem público citado nas matérias e artigos de opinião deste blog, sendo de inteira responsabilidade do internauta qualquer publicação contrária as orientações aqui expressas.

Att;
A Redação - 11/01/2017

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)