quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Zé Mariano tem candidatura indeferida e não pode ser candidato a prefeito decide TRE

Zé Mariano tem candidatura indeferida e não pode ser candidato a prefeito de CanapiEx-prefeito perdeu por unânimidade entre os desembargadores.

Por: Jota Silva - Minuto Sertão

O ex-prefeito José Mariano Sobrinho, o Zé Mariano (PSDB), teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) pela votação de 6x0, decisão ocorrida na sessão plenária da tarde desta quarta-feira (29), em Maceió.

A justiça eleitoral reconheceu o recurso oferecido pela coligação “Canapi a Mudança é do Povo” que denunciou Zé Mariano por continuar sendo sogro do prefeito José Hermes de Lima (PTB) que teria se divorciado de sua filha Gildaleia Mariano de Lima, mas mantinha relação de casado. O pleno do TRE constatou que Zé Hermes continua sendo genro de Zé Mariano, mesmo ele estando separado de direito de sua filha. Para os desembargadores, o casal mantém união estável. Em seus votos, eles analisaram que o atual gestor está no segundo mandato e seu sogro tentaria o terceiro, situação vedada pela Constituição Federal (Art.14 p7) que trata da inegilibidade e proíbe a perpetuação de políticos no poder.

Com a derrota de Zé Mariano, Celso Luiz e Tonho Prefeitinho são os únicos candidatos que disputam o principal cargo da prefeitura de Canapi.

sábado, 25 de agosto de 2012

População vive expectativa do julgamento da candidatura de Zé Mariano pelo TRE


Parentesco por vinculo em união estável de sua filha com o atual prefeito pode tirar o ex-prefeito da disputa. 

Por: Redação

Após ter sua candidatura deferida pelo Juiz da 27º Zona Eleitoral Giovanni Jatubá, o ex-prefeito Zé Mariano indicado à sucessão municipal pelo prefeito Zé Hermes deve enfrentar mais uma batalha em busca da liberação definitiva de sua candidatura, isso porque a coligação Canapi Mudando com o povo que tem como candidato a prefeito o ex-deputado Celso Luis recorreu da decisão em primeira instância junto ao TRE sobre a alegação de que Zé Mariano seria sogro do prefeito Zé Hermes, uma vez que sua filha Gildaléia Mariano sempre manteve vinculo em união estável com o gestor, fato que o deixaria inelegível perante a Constituição Federal.

De acordo com informações obtidas no site do TRE o processo está sobre á analise da Procuradoria Regional Eleitoral do estado, não havendo informações sobre a data do julgamento. No entanto, segundo correligionário do ex-deputado Celso Luis autor da ação, o julgamento deve ocorrer na próxima Terça-feira (28).

Zé Mariano é o único dos três candidatos a prefeito do município que enfrenta problemas na justiça eleitoral, Tonho prefeitinho e Celso Luis um dos indiciados na operação taturana não tiveram nenhum pedido de impugnação protocolada.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Varanda de estabelecimento comercial desaba sobre motocicleta.


Por sorte ninguém ficou ferido.

Por: Redação

Uma cena de destruição foi registrada na noite desta sexta-feira, a varanda do Bar da Lena localizada no centro da cidade desabou de repente sobre uma motocicleta que estava estacionada a frente do estabelecimento comercial. 

Por sorte ninguém ficou ferido e o prejuízo foi apenas material, ainda não se sabe quem irá arcar com o prejuízo da motocicleta que ficou totalmente destruída.






Grupo de oposição do SINTEAL de Delmiro Gouveia convoca filiados de Canapi para eleição da nova diretoria


Sindicalistas denunciam que atual direção da entidade faz questão de excluir o município de Canapi de qualquer discussão de interesse da categoria.

Por: Redação com Assessoria

As eleições para a escolha da nova diretoria do SINTEAL - Sindicato dos trabalhadores/as em Educação de Alagoas, em Delmiro Gouveia estar marcada para os dias 29 e 30 do corrente mês. Por esse motivo, o grupo de oposição que disputa as eleições da entidade convida a todos os canapienses filiados ao SINTEAL a participar do processo eleitoral vigente.

Veja o que diz nota enviada pelos sindicalistas a redação deste blog:

É bom esclarecer que não somos da direção do SINTEAL do alto sertão mas, nos sentimos no dever de divulgar este evento uma vez que a atual direção faz questão de excluir o município de Canapi de qualquer discussão de interesse da categoria. Os trabalhadores daí que são filiados acabam ficando à margem de tudo o que acontece nas Assembleias. Um absurdo. Há quase dois anos juntamo-nos para pressionar este sindicato cuja atuação vem deixando a desejar. Dentre tantas coisas, já chegamos até a cassar o mandato desta atual diretoria a qual infelizmente se aliou ao Prefeito local e acabou apresentando uma liminar suspendendo uma decisão tomada em Assembleia Geral da categoria, ou seja, abrindo mão da soberania do nosso sindicato.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Desfile cívico foi a grande atração da festa em comemoração aos 50 anos de Canapi


Falta de divulgação e contratação das bandas foram bastante criticadas pelos canapienses.

Por: Redação

Nesta Quarta-feira (22) Canapi comemorou o seu quinquagésimo aniversário, agora são 50 anos de emancipação política, quando em 1962 Canapi conseguia sua autonomia administrativa ao se desmembrar do município de Mata Grande.

A festa teve inicio com alvorada tocada pela Banda da Escola Municipal Tancredo Neves, seguida das tradicionais corridas de pedestre, bicicleta e a divertida corrida de jegue, logo em seguida uma carreata vinda do povoado Carié percorreu as principais ruas da cidade em homenagem ao prefeito Zé Hermes, que licenciado para tratamento de saúde esteve no município para participar de uma missa em homenagem aos 50 anos do município e em especial a sua saúde. 

A programação ainda contou com a tradicional gincana de motos, mas o grande destaque como sempre, foi o belíssimo desfile cívico promovido pela Escola Tancredo de Almeida Neves, juntamente com a Creche Casulo Menino Jesus, a Escola Estadual Luiz Bastos e a Escola João Vieira Maciel em homenagem aos fundadores e residentes desta terra tão querida e amada por todos os canapienses.

Este ano o tema escolhido foi “Canapi em busca da paz” vestidos de branco os professores pediram paz enquanto seus alunos vestidos de diversas cores deram um colorido especial ao evento.

Apesar do sucesso do desfile conduzido pela banda da Escola Municipal Tancredo Neves e pela Banda Fanfarra Canapiense ambas sobre o comando do mestre “YEYE” a organização da festa foi bastante criticada devido à falta de divulgação local e a contratação das bandas que a maioria dos canapienses só tiveram conhecimento poucas horas antes do inicio do show.

Mas isso não tirou o brilho da festa, ao som das bandas Aveloz, Pisada do Vaqueiro e Galã do Brega, em alguns momentos embaixo de chuva o público dançou e se divertiu até de manhã.

+ Fotos AQUI

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Padrasto e enteado de 12 anos são mortos no Sitio Barro Branco

A polícia civil do município ainda não tem suspeitos do duplo homicídio,
 já que ninguém afirma ter presenciado o crime.

por Jota Silva com Fábio Guedes - (Minuto Sertão)
O assassinato de um homem e uma criança de 12 anos de idade está sendo investigado pelo 30º Distrito Policial de Canapi. Clodoaldo Soares da Silva, aproximadamente 40 anos, e o menor D.S.S, 12, foram mortos com vários tiros de arma de fogo, na noite desta terça-feira (21), por volta das 20 horas.

Segundo o chefe de operações da polícia civil do município, Roberto Tena, as vítimas foram mortas em uma estrada vicinal, no Sítio Barro Branco, quando seguiam para sua residência no Sítio Santa Cruz. Ainda de acordo com o agente policial, ninguém afirma ter presenciado o crime, já que o local onde aconteceu fica em uma área que não tem casas próximas.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca. O delegado José Valter Fontes Cunha e sua equipe investigam o caso para tentar descobrir o motivo e o autor do duplo homicídio.

Canapi completa hoje 50 anos de emancipação politica


O Blog Canapi Agora  parabeniza a todos os canapienses pelos 50 anos de emancipação política do nosso municipio ao que deseja muita paz e desenvolvimento com responsabilidade social.

CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA 

Canapi é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2004 era de 16.669 habitantes, quem nasce em Canapi é canapiense, é relativamente novo e teve origem em uma propriedade denominada Cavalo Morto, pertencente a Cipriano Gomes da Silva. A casa grande da fazenda situava-se onde hoje está a prefeitura.

Em 1948 começaram os primeiros movimentos relacionados à formação do núcleo habitacional no lugarejo. Destacava-se Joaquim Tetê, considerado como o pioneiro na colonização. Atualmente, a avenida principal da cidade tem o nome dele.

Na mesma época, chegou a Canapi, Luis Bastos, funcionário do DNOCS, para construir uma ponte sobre o rio Canapi. As obras de implantação da BR-316 estavam alcançando o rio. Muitos trabalhadores vieram com Luis Bastos e logo se formou um aglomerado urbano. Foram construídos vários barracos e em pouco tempo era um povoado.

Luis Bastos ficou entusiasmado com o movimento em Canapi e implantou uma feira, que despertou a atenção de moradores da região e de lugares vizinhos. Então, Joaquim Tetê resolveu batizar sua propriedade de Canapi Velho, considerando os aspectos do desenvolvimento do novo povoado. A primeira casa de alvenaria foi feita para ser um pequeno hotel. Em 1956 houve a construção da igreja reformada e ampliada em 1970 - que hoje é a matriz de São José, padroeiro da cidade.

O movimento de emancipação política teve à frente Eraldo Malta Brandão e Pompilho Brandão de Alcântara, chefes de famílias que também se instalaram na região e conseguiram grande controle político e administrativo. Em 1962, Canapi conseguiu autonomia administrativa.

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)