quarta-feira, 30 de maio de 2012

Manobra política orquestrada pela oposição deixa Vavá Mariano impedido de disputar a sucessão municipal.


Prefeito convocou reunião de emergência com vereadores aliados e deve recorrer à justiça para manter seu indicado na disputa.

Por: Redação

Agora a disputa política pegou fogo de vez em Canapi, a oposição liderada pelo ex-deputado Celso Luis conseguiu tomar a direção municipal do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, que até o ultimo dia 14 do corrente mês vinha sendo dirigido pelo atual grupo político do prefeito José Hermes de Lima, tendo como seu principal filiado o ex-secretário de transportes Vavá Mariano, até então, candidato indicado pelo gestor à sucessão municipal.

Além do PTB, o ex-deputado conseguiu ainda a diretoria de outro partido aliado à atual gestão, o PTC, tudo isso comprovado através de consulta aos sites dos dois partidos, como mostra documentação a qual o blog teve acesso.

De acordo com os documentos apresentados, a nova diretoria de ambos os partidos foram compostas por pessoas ligadas direta e indiretamente à oposição, como é o caso do atual presidente do PTB, José Malta Brandão Neto, filho do atual vereador Luciano Malta.

Essa mudança somente foi possível devido a não renovação da provisória dos dois partidos, uma vez que compete ao diretório estadual a opção de renová-las ou não. Desta forma, tendo Celso Luis o apoio do Senador Fernando Collor, presidente estadual do PTB, o mesmo teria optado por não renovar a provisória e em seguida entregue o partido nas mãos ex-deputado. 

A noticia se espalhou rápido por todo o município, não há uma só roda de conversa em que não se comente o ocorrido, a quem acredite inclusive que é tudo combinado, no entanto, mesmo que não seja, o estrago já é considerado de dimensões gigantescas para a atual gestão, alguns correligionários inclusive já começaram a arrancar os adesivos do partido fixado em seus carros.

A situação é tão complicada que todos os vereadores aliados ao prefeito Zé Hermes devem enfrentar sérias dificuldades para se reeleger caso não encontrem saída deste labirinto, uma vez que todos estão filiados aos partidos em questão, 04 deles no PTB. 

Já se comenta inclusive a possibilidade de um novo nome apoiado por um dos vereadores para enfrentar o grupo político do ex-deputado, o qual não seria o do vice-prefeito Zé Carvalho, uma vez que o mesmo enfrenta uma ampla rejeição entre o eleitorado canapiense e segundo pessoas próximas a família do político não se comenta esta possibilidade.

Diante do tisumane que se abateu sobre suas pretensões políticas, Zé Hermes convocou uma reunião emergencial com os cinco vereadores que compõe sua base aliada na câmara, Nandinho (PTB), Urso Biano (PTB), Juareis Dôres (PTC), Aloisio Basílio (PTB) e Cicero Luciano (PTB), Hermes, pretende recorrer a justiça para tentar reaver os partidos.

Caso não consiga reverter à situação, Vavá ficará impedido de disputar as eleições municipais deste ano, assim como os pré-candidatos dos dois partidos, com exceção dos vereadores que ainda sim poderão tentar a reeleição, mas sofrerão uma série de restrições, inclusive, proibidos de subir em palanques.

Contudo; as eleições municipais deste ano em Canapi não se resumem apenas a estes dois grupos, visto que por fora correm o ex-secretário de Agricultura Janielsom Vieira e o ex-vereador Tonho Prefeitinho que deve ir para sua terceira tentativa pelo cargo de prefeito do município.



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sete anos depois, justiça começa a analisar processo do concurso público de Canapi.


Cerca de 50 candidatos aprovados pedem na justiça o direito de nomeação e indenização por danos morais.

Por: Redação

Sete anos depois do processo sobre o concurso público da prefeitura municipal de Canapi ter sido engavetado nos arquivos judiciais, finalmente os cerca de 50 aprovados no certame que até hoje não foram nomeados, devem ouvir o primeiro parece judicial sobre o assunto, isso porque o magistrado Kleber Borda Rocha, juiz substituto da comarca deste município está analisando o processo desde o ultimo dia 10 e nos próximos dias deve dar uma posição inicial sobre o caso.

O processo refere-se a uma ação impetrada pelo SINDSCAN – Sindicato dos Servidores Públicos de Canapi contra a prefeitura municipal, que em 2005 deixou de fora cerca de 50 concursados aprovados entre as vagas, alguns em 1º lugar. 

Desde a oferta da referida ação, o advogado do SINDSCAN vinha encontrando uma séria dificuldade em prosseguir com o processo, uma vez que o mesmo teria sido enviado ao STF – Supremo Tribunal Federal e somente alguns anos depois após parecer do Ministro relator Joaquim Barbosa que julgou ser de competência de 1ª instância a tramitação do processo, o mesmo foi devolvido à comarca local, onde permaneceu intocável devido às constantes mudanças de magistrados, cerca de 06 em menos de um ano, por esse motivo, não houve interesse em dar andamento à ação. 

Questionados pelo advogado do sindicato e pelo Blogueiro e conselheiro tutelar Marcio Martins um dos aprovados em 1º lugar no certame, sobre a apreciação e o andamento do processo, alguns magistrados alegaram que não tinham conhecimento da ação e justificaram a sobrecarga de serviços e de comarcas pelas quais eram responsáveis, já o juiz Kleber Borda Rocha, prometeu respostas.

Agora é esperar pra ver, pois qualquer fato novo que venha a surgir sobre o andamento do processo, assim como o esperado posicionamento do magistrado, será prontamente noticiado pelo Blog.




domingo, 27 de maio de 2012

Site insinua uma possível candidatura de Rosane Malta à prefeitura de Canapi


Matéria é assinada pela UOL e retrata como tema principal a preparação para o lançamento da tão esperada biografia da ex-primeira dama do Brasil.

Por: Redação
Matéria: Aliny Gama
Do UOL, em Maceió

Uma história de altos de baixos. Assim pode ser definida a vida da ex-primeira-dama Rosane Brandão Malta, 47. O glamour vivido no início dos 90, quando o então marido Fernando Collor de Mello assumiu a Presidência da República, deu lugar uma vida simples e solitária.

Vinte anos após a saída do Palácio do Planalto, com Rosane vestida de tailleur rosa e segurando firme a mão do marido que acabara de renunciar à presidência (e que ainda teria os direitos políticos cassados), a vida da ex-primeira-dama é marcada por conflitos e pelo abandono do ex-marido –tudo fará parte de uma biografia que está sendo escrita pelo o biógrafo Fábio Fabrício Fabretti. O lançamento está previsto para o final deste ano ou início do ano que vem. O livro deve conter detalhes marcantes da convivência com o ex-presidente e atual senador pelo PTB de Alagoas.

Contra a vontade da família Malta --uma das mais tradicionais de Alagoas--, Rosane  casou-se aos 19 anos de idade com Collor, mais de dez anos mais velho. Enquanto estavam casados, ela dedicou-se a acompanhá-lo na vida política. Os dois viveram juntos até 2005, quando Collor saiu da mansão em que vivia com Rosane e nunca mais voltou.

Amigos de Rosane relataram que ela soube que “estava separada” por jornais, que contavam sobre o relacionamento do ex-presidente com a então namorada Carolina Medeiros, atual mulher do senador.

Deprimida, teria se isolado do mundo e ficado “de cama” em um dos quartos da mansão do Murilópolis, bairro nobre de Maceió. À época, ela também havia perdido a mãe e ainda não tinha superado o trauma.

Atualmente, Rosane tenta fugir da imagem de ex-primeira-dama e quer ter uma vida comum. Ela mesma dirige seu carro, vai ao supermercado e, para ocupar o tempo, se dedica a trabalhos sociais e religiosos na igreja batista "El Shaddai". Frequenta uma academia e nada na piscina de casa.

A mansão em que o casal vivia, em Maceió, também não é mais a mesma. O local, que apresenta sinais de desgaste pelo tempo. O mato atrás da residência blindou a visão do suntuoso imóvel, que tem quadra de tênis, campo de futebol, piscina, e heliporto.

Os portões já não são abertos a todo momento, ao contrário do entra e sai de carros que movimentava o local quando Collor morava com Rosane. Hoje, a calmaria na rua é tamanha que quando um carro diferente se aproxima, os seguranças da mansão já ficam à espreita.

Dois anos depois da separação, com a ajuda de amigos e familiares, Rosane foi voltando ao meio social. Tornou-se protestante assídua na igreja.

Em uma festa junina, conheceu o advogado e químico industrial Alder Flores, que teria sido seu único namorado depois do fim do casamento. Os dois ficaram juntos por cerca de dois anos. Ainda mantêm contato, como amigos.

Rosane estava com Flores quando encontrou pela primeira vez com Collor depois da separação. O ex-presidente estava acompanhado pela mulher. O encontro casual ocorreu em um supermercado de Maceió e os dois não se falaram.


Flores afirmou que nunca se intimidou com o fato de Rosane ser uma ex-primeira-dama, mas disse que muitas vezes o casal chegou a se chatear com o assédio da imprensa e da população.“Esta é a primeira vez que dou uma entrevista sobre relacionamento que tive com ‘lindinha’. Ela, por onde passa, todo mundo olha. Sempre saíamos para nos divertir em cinema, restaurantes comuns à sociedade e também em locais simples”, contou Flores, destacando que sempre manteve o relacionamento reservado.

Os passeios do casal eram uma estratégia de Flores para ajudar Rosane a voltar à convivência social. “Vez por outra, convencia Rosane de ir a restaurantes, cinema e outros locais públicos para ela gradativamente ir se reintegrando ao meio que ela faz parte.”
 
Segundo Flores, Rosane não se sente bem em morar na mansão e pretende um dia mudar-se para um apartamento. “Sempre a buscava para sair de casa, para tirá-la daquele lugar que só lhe traz lembranças do passado que a deixou depressiva. Entrava e saía rápido.”
 
O futuro de Rosane é uma incógnita. Muitos falam em candidatura à prefeita de Canapi, sua terra natal. Atualmente, ela move um processo contra o ex-marido para conseguir parte dos bens adquiridos durante o casamento. Em dezembro de 2010, ela chegou a vencer uma ação que pedia dois apartamentos e dois carros, no valor total de R$ 950 mil. O ex-presidente recorreu da decisão.
 
Rosane também pede revisão da pensão paga por Collor, que atualmente seria de 20 salários mínimos (aproximadamente R$ 12,4 mil).
 
Publicada: 26/05/2012 11:47| Atualizada: 26/05/2012 11:29

sábado, 26 de maio de 2012

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores integrou comissão nordestina em Brasília


O ex-vereador Leonel Gama também fez parte do grupo que visitou os gabinetes dos parlamentares e o ministério da Agricultura para pedir o perdão das dívidas dos agricultores do nordeste.

Por: Redação

Em busca do perdão das dívidas dos agricultores do nordeste, uma comitiva de agricultores esteve em Brasília para acompanhar o andamento do projeto que beneficia os trabalhadores.

A comissão composta de 08 integrantes vindas dos quatro quantos do nordeste esteve na Câmara e no Senado Federal conversando com os parlamentares, eles pedem o perdão das dívidas até 100 mil reais e um crédito especial de 40 mil a ser pago com 50 % em um período de um ano, para desta maneira salvar os agricultores nordestinos dos incontáveis prejuízos com a agricultura.

Ex-vereador Leonel Gama
Entre os membros da comissão, estiveram o ex-vereador por Canapi, Leonel Gama e o atual presidente da Câmara Municipal, Cícero Silvestre Neto (Cicinho). 

De acordo com os canapienses, o projeto está bem encaminhado, pois segundo eles há um empenho satisfatório por parte da bancada nordestina na aprovação do projeto e sua posterior sanção pela presidente Dilma Roussef.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Helicóptero que sobrevoou Canapi estava ocupado pelo secretário estadual do meio ambiente e pelo diretor presidente do IMA.

Outros 14 municípios também foram visitados.

Por: Redação com divulgação
Foto: Neno Canuto/semarh

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil divulgam nesta quinta-feira (24) relatório preliminar da visita técnica feita na segunda e na terça-feira (21 e 22) a 15 municípios afetados pela seca. A partir do relatório, será traçado um planejamento em conjunto com as secretarias envolvidas no combate aos efeitos da estiagem.

Durante a visita, técnicos do Programa Água Doce, geólogos e engenheiros avaliaram a existência e o estado dos poços artesianos nos povoados.

Foram visitados os municípios de Santana do Ipanema, Cacimbinhas, Dois
Riachos, Belo Monte, Batalha, Traipu, Girau do Ponciano, Delmiro Gouveia, Piranhas, São José da Tapera, Jaramataia, Pão de Açúcar, Monteirópolis e Jacaré dos Homens. Além das equipes técnicas, o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela, e o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, sobrevoaram grande parte da região afetada.

Além disso, eles ainda se reuniram com membros das prefeituras de todos os municípios visitados pelas
equipes e das cidades de Água Branca, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Canapi, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Pariconha, Mata Grande e Maravilha.

Segundo Ivã Vilela, a maior preocupação do Estado está na zona rural dos municípios, cujo abastecimento de água está severamente comprometido. “Nota-se também uma grande dificuldade para abastecer os municípios com grandes dimensões territoriais”, disse o secretário, enfatizando a necessidade de uma melhor distribuição dos
carros-pipa nessas cidades.

O gestor ressaltou ainda a mobilização das prefeituras para a resolução dos problemas de abastecimento. “Encontramos pessoas dispostas a efetuarem parcerias com o Estado para perfuração de novos poços e manutenção dos existentes”, disse ele, informando ainda que um processo de licitação será aberto com urgência para a contratação de empresas que realizem testes de vazão nos poços já existentes e levantamento e análise do lençol freático para a perfuração de novos poços.


Ivã Vilela ressaltou que algumas comunidades de Água Branca e Mata Grande serão beneficiadas imediatamente pelo Programa de Recuperação de Nascentes e que os demais municípios estão contemplados no Programa Água Doce, que também está agilizando suas ações. Os municípios que estão adiantados no levantamento dos poços artesianos deverão ser os primeiros contemplados com os dessalinizadores da segunda etapa do programa. 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

FAMÍLIA PROCURA POR ADOLESCENTE DESAPARECIDO HÁ 15 DIAS


O adolescente Sivaldo Silva de Lima de 15 anos, filho de Pedro Francisco de Lima (Pedrinho) e Maria José Ferreira da Silva (Bia) residentes no Sitio Serrote do Mel, município de Canapi, encontra-se desaparecido a cerca de 15 dias, desde que seus pais se mudaram para a cidade de Ouro Branco em busca de tratamento de saúde. 

A família pede para quem tiver alguma informações que leve ao paradeiro do garoto, que entre em contato com o Blog Canapi Agora, pelo telefone: (82) 81121139 ou pelo Email: jmarciomartins2010@bol.com.br.

COMUNICADO

Comunicamos com muita alegria que o adolescente Silvaldo Silva de Lima de 15 anos já foi encontrado. 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Minuto Sertão faz balanço sobre situação política dos principais candidatos a prefeito e vereador de Canapi


Site diz que Celso Luiz ainda não sabe com quem vai disputar a prefeitura.

Por: Redação
Matéria: Jota Silva / Minuto Sertão
 
Administrado pelo advogado José Hermes de Lima (PTB), o município de Canapi promete ter as eleições mais disputadas de sua história. O ex-deputado Celso Luiz decidiu que vai lutar pelo “trono” que foi ocupado por sua mãe Rita Tenório, e que, na verdade, ele também comandou por algum tempo. Sua determinação seria “o troco”, já que Hermes era vice-prefeito de Rita na época e a teria traído quando foi eleito prefeito pela primeira vez e se rebelou contra Celso criando seu próprio grupo político.

Por sua vez, Hermes não pode entrar na disputa por está em seu segundo mandato e deve indicar alguém que deve ser o ex-secretário de transportes Vavá Mariano ou o vice-prefeito e advogado José Carvalho Maciel. Os motivos parecem ser óbvios: Vavá tem a popularidade e Carvalho, o dinheiro e cargo político. Mas, tudo indica que o prefeito andou mudando de idéia e já cogitou a possibilidade de colocar sua ex-madrasta como sua sucessora. A decisão gerou uma discussão sobre sua legalidade. O prefeito então recorreu ao deputado federal Joaquim Beltrão que levantou o questionamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto isso, a população fica sem saber quem Hermes realmente vai indicar.

Celso Luiz tem o apoio de Fernando Collor que é o “chefão estadual” do partido de Hermes e ainda pode fazer aliança política com um “deputado forte” do prefeito, além de ter o apoio dos deputados Isnaldo Bulhões Filho, Marcelo Victor e o poderoso João Lyra. “É como ficar acuado no mato sem cachorro”, provoca alguns aliados de Celso que pretende formar chapa com o ex-vereador Genaldo Soares Vieira, ou simplesmente Vieira, que tem grande prestígio político no município, inclusive foi candidato a prefeito em 2008, mas não conseguiu se eleger.

Tonho Prefeitinho é outro pré-candidato ao executivo. Ele busca uma maneira de “afogar os tubarões” na corrida pelo principal cargo político do município. Quem também almeja tentar encontrar uma solução para conseguir chegar lá, é Janielsom Vieira. Muitos acreditam que os dois nomes citados querem entrar na briga dos “grandes”, para conseguir algum cargo político do candidato eleito, como é de praxe.

E o povo, com quem está? A situação não pode ser definida assim. Celso, além de dinheiro, tem fortes apoios políticos e grande prestígio praticamente em toda região sertaneja, conseguiu sem ter cargo político algum dividir o eleitoral de Zé Hermes que pode ser considerado um político formado por Celso. Hermes também está montado na grana e tem o poder nas mãos, por isso mesmo, deveria ter pelo menos segurado seu eleitorado, mas o que parece é que o gestor ainda está tentando conquistar algumas pessoas para tentar se garantir, ou melhor, garantir seu sucessor. Simploriamente, o povo está dividido e os próximos meses de campanha serão decisivos.

Vereadores

Cinco vereadores formam a bancada governista na Câmara de Vereadores de Canapi. Os outros quatro fazem oposição apoiando o ex-deputado Celso Luiz e dificultando a vida dos colegas governistas no Legislativo. O prefeito está perdendo os cabelos com a situação, prova disso, foi o último episódio, quando o prefeito teria invadido a sessão e obrigado ao presidente da Casa a assinar um projeto mesmo contra a própria vontade [matéria aqui].

Agnaldo Silva (PSD) – O edil está no terceiro mandato consecutivo e forma oposição ao prefeito na Câmara de Vereadores. Silva tem a função de dificultar as façanhas do gestor e sua bancada no Legislativo. Por ser um vereador atuante, sua reeleição é quase garantida e ele pretende lutar para que isso aconteça.

José Nilson (PTB) – Esse está no segundo mandato e é considerado o “homem forte” do governo municipal na Câmara. Urso, como é conhecido, tem fortes pretensões de concorrer à reeleição e tem potencial para isso.

Cícero Silvestre (PSD) – Atual presidente daquele Legislativo, está no quarto mandato e recentemente passou a fazer parte do grupo de oposição. Silvestre já deixou claro que pretende lutar pela reeleição.

Juareis Dores (PTB) – Está no terceiro mandato e apóia o prefeito. Também quer continuar no cargo.

Luciano Malta (PMN) – Vereador de oposição, está no primeiro mandato e também vai à reeleição.

Arnaldo Barbosa (PMN) – Faz oposição ao governo, é um veterano no Legislativo, está no quarto mandato e já foi vice-prefeito de Zé Hermes. Barbosa quer permanecer no cargo.

Nandinho (PTB) – No mesmo partido do prefeito, é vereador da situação e está no primeiro mandato. Mas, parece que quer continuar na edilidade.

Cícero Luciano (PTB) – No segundo mandato, apóia o governo e pretende ir à reeleição.

Aluísio Brito (PTB) – Este deixa claro que é governista. Está no terceiro mandato e também é considerado um dos edis mais atuantes do governo na Câmara.

Alguns nomes fortes que pretendem se candidatar para o cargo de vereador nestas eleições municipais, são:

Oposição: O policial rodoviário federal Silvan tenta uma vaga pelo Partido dos Trabalhadores (PT), quem quer a mesma coisa é o ex-vereador Zequinha (PT do B) que já assumiu a vaga durante três mandatos. O ex-vereador Zezito (PMDB) também ficou na vaga durante dois mandatos e quer voltar agora.

Governo: Deinha é ex-secretário de saúde e também quer uma cadeira no Legislativo. O mesmo deseja Frei Deda que é diretor da Casa Maternal da cidade. Iago e Gijo também pretendem entrar na disputa.

sábado, 19 de maio de 2012

OPOSIÇÃO QUER SABER ONDE O PREFEITO ESTÁ INVESTINDO O DINHEIRO DO MUNICÍPIO


Segundo os vereadores, aproximadamente 11 milhões de reais já foram transferidos pelo governo federal para os cofres da prefeitura.

Por: Marcio Martins

A sessão da ultima terça-feira (15) foi marcada por uma série de acusações feitas pela oposição ao prefeito José Hermes de Lima (Zé Hermes).

Ao fazer uso da tribuna da câmara municipal, o vereador Luciano Malta apresentou números comprovando a quantidade de recursos transferidos pelo governo federal para a prefeitura municipal. Segundo Luciano, até a presente data foram quase 11 milhões de reais destinados ao município. “É um absurdo que nosso município tenha recebido tanto dinheiro, sendo que o que ser ver em obras são apenas a construção de quebra-molas” disse o edil.

Luciano, ainda aproveitou o momento para criticar o chefe do executivo municipal que segundo ele, durante a aprovação do orçamento, ordenou os vereadores aliados a rejeitar as emendas apresentadas pela oposição, tais como; Compra de 04 ambulâncias para os povoados, volta e ampliação do sopão e a compra de tratores e sementes para os agricultores do município, alegando que se aprovadas às emendas poderiam inviabilizar a construção da escola do povoado Carié, a doação de cestas básicas e de lotes para construção de unidades habitacionais. “Ele diz que inviabilizaria estas ações, no entanto, não vemos nem uma coisa, nem outra”. É inadmissível a afirmação de que não teria dinheiro para cumprir o que determinava as emendas, mas ao mesmo tempo tem para gastar cerca de 450 mil/ano com consultoria. concluiu.

Partindo de vez para o ataque, a oposição continuou na tribuna, desta vez com o vereador Agnaldo, que falou da constante falta de merenda e do montante de recursos recebidos através do FUNDEB, a exemplo do mês de Abril, quando o município recebeu 1.354.000 reais, 60% deste valor somente para pagamento dos professores, o que segundo o edil justifica a obrigatoriedade do rateio ou o pagamento digno aos professores contratados.

Em aparte, o vereador Luciano Malta denunciou que um conhecido seu estaria empregado na prefeitura municipal com um salário de míseros 120,00 reais e mesmo assim estaria a 04 meses sem receber.

Ao encerrar seu pronunciamento o vereador Agnaldo, lembrou das cisternas de placas que estão sendo construídas pelo governo federal e que recentemente foram entregue pelo prefeito Zé Hermes, Agnaldo criticou a postura do gestor em afirmar que as cisternas só vieram porque ele foi buscar, para o edil seria um ato de extrema covardia de um prefeito seja ele qual for, caso estivesse diante desta oportunidade opta-se por recusar, como ele próprio fez com a SAMU. 

As criticas continuavam, enquanto isso, os vereadores que compõem a base aliada do governo municipal permaneciam em silêncio, desta vez, para ouvir o vereador Arnaldo Barbosa, que tornou a mencionar episódios das polêmicas sessões que antecederam a aprovação do orçamento municipal, disse não entender até hoje como a Câmara Municipal deixou de legislar passando a servir apenas aos interesses do executivo. “A reprovação das emendas foi a prova real da submissão desta casa ao prefeito, vi no rosto de vocês (vereadores) a vontade de votar favorável as emendas, mas o prefeito não deixou”. Vocês estão aqui para defender o povo e não os caprichos do prefeito.disse.

Antes de encerrar seu discurso, Arnaldo reforçou o questionamento dos colegas sobre o montante de recursos recebidos pelo município. E perguntou: Onde o prefeito está colocando tanto dinheiro? No final mandou um recado para as pessoas que segundo ele andam levantando calúnia sobre sua pessoa dizendo que o mesmo estaria banhando animais em uma barragem da região. “Isso só pode ser inveja, pois o povo de furquilha sabe do meu empenho e do serviço prestado que tenho na comunidade e em todo o município”.

Ouvindo atentamente a oposição, os vereadores da base aliada ao prefeito Zé Hermes finalmente resolveram se manifestar, coube ao líder do governo, o vereador Urso Biano rebater as acusações da oposição.

Urso abriu o discurso dizendo concordar em partes com a oposição, mas disse que nem tudo era do jeito que eles afirmaram, pois segundo o edil, não era do seu conhecimento os valores que estavam sendo gastos com consultoria e que não saberia se deveria ser gasto o valor mencionado, no entanto, concordou que alguns funcionários estariam precisando.

Com relação às emendas o edil alegou que foram rejeitadas devido a falta da assinatura do presidente da comissão, que integra a base aliada do governo e não teria conhecimento das emendas já que foram apresentadas minutos antes de serem postas em votação.

Em aparte, Agnaldo justificou que o presidente da comissão, o vereador Juareis Dôres teve conhecimento das emendas, mas teria se recusado em assinar. Neste momento, Juareis Dôres o interrompeu, chamando o colega de mentiroso.

Novamente com a palavra, em resposta ao vereador Luciano Malta sobre funcionários que recebem abaixo do salário mínimo, Urso Biano justificou que essas pessoas não seriam funcionários, mas prestadores de serviço. Quanto a SAMU, sua implantação teria sido inviabilizada graças a burocracia, já o vereador Juareis Dôres afirmou que o impasse estaria nas péssimas condições da BR-316 que liga o município aos hospitais do estado.

Encerrando seu pronunciamento, Urso agradeceu ao prefeito Zé Hermes pela liberação da contrapartida para a liberação dos convênios com o governo federal e finalizou dizendo a oposição, que verbas não caem do céu, pois levam um tempo para posterior liberação.

O ultimo pronunciamento do dia coube ao vereador Agnaldo que retornou a tribuna para esclarecer que para a apresentação das emendas pelas comissões não há necessidade da assinatura do presidente, já que as mesmas são formadas por três componentes, cabendo ao relator tal atribuição e finalizou criticando o regimento interno da casa, o qual considera totalmente ultrapassado, sendo responsável pela inoperância dos trabalhos legislativos.

Participaram da sessão, os vereadores, Aloisio Basílio, Juareis Dôres, Cícero Luciano e Urso Biano, todos da base aliada do governo municipal, que conta ainda com o vereador Nandinho que por motivos ainda desconhecidos não compareceu a sessão, que contou ainda com a presença dos edis, Arnaldo Barbosa, Agnaldo, Luciano Malta e o presidente da casa, o vereador Cícero Silvestre Neto (Cicinho) que representam a oposição no município.

As sessões da Câmara Municipal, ocorrem sempre as Terças-feiras a partir das 9:30hs da manhã.






quinta-feira, 17 de maio de 2012

Canapi será o primeiro município do sertão a ter inquéritos pendentes regularizados pela Policia Civil Alagoana.


Agentes e escrivães auxiliarão nos trabalhos investigativos e cartorários.

Por: Redação com Ascom PC/AL

Polícia Civil de Alagoas informou, nesta quarta-feira (16), que será criado um Grupo Especial de Apoio Investigativo (Geai) que atuará no sertão do Estado. Seis policiais, agentes e escrivães, irão auxiliar os trabalhos investigativos e cartorários em delegacias da Área1 (DPJA-1).

O objetivo desta iniciativa é que seja dado prosseguimento a inquéritos pendentes que estão paralisados nas delegacias. As atividades serão iniciadas no dia 22 de maio, em Canapi.

Esta será a segunda comissão que atuará em Alagoas, outro grupo de policiais já está trabalhando na região da Zona da Mata e Litoral.

Segundo o delegado-geral, José Edson Freitas, esta ideia do mutirão, surgiu de uma iniciativa do diretor da DPJA-1, Maurício Henrique Duarte, e foi prontamente atendida. “A criação do Geai no Sertão tem como priorizar os inquéritos que estão pendentes, nosso objetivo é que todos sejam concluídos e regularizados. Em num segundo momento, outras distritais também poderão ser atendidas”, concluiu.
 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

COMUNIDADE QUILOMBOLA É RECEBIDA PELOS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL


Problemas com a seca e falta de moradia foram os temas colocados sobre a mesa.

Por: Redação

Preocupados com a falta de abastecimento de água que assola a região, moradores do Povoado Tupete através do grupo de mulheres da comunidade conseguiram finalmente uma audiência na Câmara municipal de vereadores, ocorrida nesta terça-feira (15) durante mais uma sessão da casa legislativa.

Na ocasião, as moradoras remanescentes dos quilombolas foram bem recebidas pelos vereadores, os quais de pronto se comprometeram em atender todas as reivindicações, que além da falta d’água compreende o desentupimento de uma barragem local e a construção de novas moradias em substituição as casas de taipa, algumas sobre o risco de desabamento e outras que já desabaram.

Os edis se comprometeram em enviar um requerimento ao executivo municipal solicitando urgência no cumprimento de todas as reivindicações, documento este, assinado por todos os comunitários e por todos os vereadores presente a sessão, com exceção do vereador Nandinho, que por motivos desconhecidos não compareceu.

Satisfeitos com o que ouviram e assinaram, os moradores agradeceram a atenção dos vereadores e do blogueiro Marcio Martins pelo incentivo, apoio e intermediação entre a comunidade e a câmara.


Veja AQUI o motivo que levou a comunidade a recorrer ao poder legislativo.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Zé Hermes participa de reunião na AMA para discutir medidas de combate a seca.


Encontro contou com a presença de vários prefeitos do sertão e do semi-árido, além do deputado federal Joaquim Beltrão.

Por: Redação com divulgação AMA
 

O prefeito de Canapi José Hermes de Lima acompanhado de uma comitiva de prefeitos do semi-árido e do sertão alagoano se reuniram na noite desta segunda-feira (14) na AMA – Associação dos Municípios Alagoanos para discutir medidas de combate a seca. O objetivo é traçar uma estratégia que garanta mais rapidez na ajuda às mais de 400 mil pessoas afetadas pela seca no estado. Em 47 anos, os municípios do Semi-árido e Sertão nunca enfrentaram um período de estiagem tão longo. 

A reunião ainda contou com a participação do deputado federal Joaquim Beltrão e serviu para a criação de um documento que será enviado ao governador Teotônio Vilela com pedido de ajuda emergencial. “A população não pode esperar uma agenda de trabalho burocrática. Precisa de alimentação e água o mais rápido possível”, afirmaram os prefeitos.

A realidade da situação nos 36 municípios atingidos – Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craibas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteiropolis, Minador do Negrão, Mata Grande, Olho D’água das Flores, Olho D’água do Casado, Ouro Branco, Olivença, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Piranhas, Poço das Trincheiras, Palestina, Pariconha, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera e Traipú – também será entregue ao governador até a próxima segunda-feira para que os membros do comitê criado saibam como estão passando as famílias atingidas.

O período de estiagem já é considerado um desastre com números alarmantes. Mais de R$ 48 milhões de prejuízo nas áreas de agricultura, pecuária e produção de leite e mais de 400 mil pessoas afetadas.


ACOMODAÇÃO POPULAR


Quem não luta por seus direitos, deles não é merecedor.

Por: Marcio Martins

É muito fácil sentarmos na cadeira ou no sofá da sala, esperando que os mesmos políticos que sempre ajudamos a eleger tenham mais responsabilidade e trabalhem em favor dos mais carentes e das causas sociais, talvez se utilizássemos nossa armar maior o (VOTO) contra esses maus políticos, quem sabe não mudaríamos o atual quadro de corrupção que vive este país, muitas vezes governados pelos mais gananciosos e desonestos dos políticos, que usam e abusam do dinheiro do povo e do poder dado por ele.  

É sempre assim somos usados, abusados e depois jogados fora, mas a culpa não é só dos políticos, a culpa também é nossa, pois com o fim do processo eleitoral deixamos de reivindicar nossos direitos e de participar das atividades políticas, mesmo sabendo que de nada vale as promessas de campanha se estas não saírem do papel, promessa por promessa, todos nós sabemos que para se eleger céus e terra são prometidos e é por isso que tento compreender como ainda tem gente que se deixa levar pelas mentiras da maioria dos políticos, não consigo entender porque a maioria da população se cala depois da eleição e não participa mais das atividades políticas como participavam antes, me refiro aos famosos comícios onde até poeira muitos comiam em cima de carros lotados de iludidos eleitores que deixam seus afazeres para ouvir conversa fiada daquele determinado candidato, tal qual todos já conhecem o teor de seu discurso, prometer, mentir e xingar seu adversário político, que na verdade nunca deixou de ser seu aliado e provavelmente será seu candidato nas próximas eleições. 

Precisamos de união para dá a resposta que eles merecem, mas onde está o povo que não reivindica seus direitos, que não acompanha uma manifestação pacifica, que não participa dos eventos populares e muito menos das sessões da Câmara Municipal? Temos que mudar esta realidade, não seja mais um acomodado as injustiças deste país.

sábado, 12 de maio de 2012

CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB DEBATE PRECARIEDADE DO TRANSPORTE ESCOLAR


Conselheiros pretendem convocar responsáveis pela locação dos veículos para prestar esclarecimentos.

Por: Redação

Na ultima sexta-feira (11) o Conselho Municipal do FUNDEB, realizou mais uma reunião mensal com todos os seus membros com o objetivo de fiscalizar a aplicação dos recursos destinados a educação do município. Na oportunidade, vários problemas foram expostos pelos conselheiros, entre eles; as péssimas condições do transporte escolar.

De acordo com os conselheiros, alunos da rede municipal de ensino são transportados de forma totalmente irregular. Veículos com capacidade para no máximo 14 pessoas chegam a transportar mais de 25 alunos, alguns em pé em caminhonetes sem carroceria, outros pendurados e até mesmo em cima da capota.

Situação esta que vem se arrastando há vários meses, sendo inclusive alvo de denuncia do SINDSCAN – Sindicato dos servidores públicos do município, que por diversas vezes chegou a protocolar denuncia junto ao poder público local.

Por esse e outros motivos, uma nova reunião ficou agendada para o dia 21/04, quando os conselheiros pretendem protocolar uma solicitação junto à empresa IDEAL responsável pela locação dos veículos pedindo o comparecimento de um dos seus representantes para prestar esclarecimento sobre o problema.

Nesta data haverá também a eleição da nova diretoria do órgão uma vez que o ex-presidente Luiz Vieira renunciou ao mandato para tratar de assuntos particulares.

A atuação do Conselho demonstra e garante transparência na gerência dos recursos da educação no município, bem como garante a participação da comunidade como entidade fiscalizadora.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

FURTO DE ÁGUA CAUSA DESABASTECIMENTO EM CANAPI E EM MAIS 06 MUNICIPIOS DO SERTÃO.


De acordo com o diretório regional da casal, 50% do volume de água para abastecimento na região são furtados.

Por: Redação
Fonte: Minuto Sertão

O diretório regional da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal), no Sertão, atribui os problemas de abastecimento ao furto de água realizado em chácaras, fazendas e sítios da região.

Segundo o gerente regional da Casal, João Neto, o desvio ilegal do líquido provoca desabastecimento nas oito cidades atendidas pela rede. Pelo menos 20 propriedades em Canapi, Inhapi, Pariconha, Piranhas; Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Água Branca e Mata Grande foram flagradas em operações realizadas pela companhia e seus proprietários estão sendo representados judicialmente pelo crime. “Alguns processos já estão na justiça e os culpados devem ser penalizados.” Disse.

João Neto revela que a Casal tem 50% do volume de água para abastecimentos furtados, principalmente neste período de seca. Devido ao problema, o profissional alerta que é preciso racionar o líquido.

De acordo com o coordenador de operações da Casal na região, André, desde 2007 já são mais de 60 processos tramitando na justiça, todos pelo desvio de água. “Essas pessoas estão desrespeitando a companhia, danificando e prejudicando as adutoras.” Disse.

Segundo o diretório regional, foram realizadas reuniões com promotores e juízes da região juntamente com o delegado regional Rodrigo Cavalcanti para planejar operações no sentido de combater os furtos, principalmente no município de Delmiro Gouveia.

O gerente regional anuncia novos investimentos na área operacional da companhia como troca de motores e compra de novas bombas.
 


RESULTADO DE JOGO DE FUTEBOL PODE RESULTAR EM APOIO POLÍTICO AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM CANAPI


Informação é do colunista José Elias do Jornal Gazeta de Alagoas.

Por: Marcio Martins

Agora até jogo de futebol garante apoio político em Canapi, isso foi o que segundo o jornalista José Elias aconteceu entre o ex-deputado Celso Luis e o ex-senador Euclydes Mello, os dois assistiam a final do Campeonato Carioca entre Fluminense e Botafogo no Rio de Janeiro e como o time de Fred e companhia acabou saindo vitorioso pelo placar de 4 x 1, Euclydes agora deve suar a camisa para Celso Luis se eleger prefeito de Canapi. 

Ainda segundo o jornalista o ex-senador perdeu quinze votos para o ex-presidente da Assembléia legislativa, mas do que e para que ninguém sabe.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A SECA EM PERIODO DE ELEIÇÃO E A COMPRA DE VOTOS DISFARÇADA


Por: Marcio Martins

Em tempo de seca e eleição enquanto o sertanejo põe as mãos na cabeça desesperado sem saber o que fazer com a terra que não pode plantar, com o gado que não tem o que comer e ele e sua família sem água para sobreviver, muitos governantes não estão nenhum pouco preocupados com a situação de calamidade do seu povo, pois infelizmente vivem em função da miséria, afinal, não é de hoje que utilizam da famigerada compra de votos para chegar ao poder. 

É claro que somente Deus pode resolver o problema da seca, mas boa parte do problema é culpa dos nossos governantes, pois não investem em prevenção e em períodos secos como esse vivem mais preocupados em fazer politicagem do que atender as necessidades do povo. Prova disso, são as inúmeras reclamações de comunitários rurais sobre a falta de abastecimento em sua comunidade, segundo eles, nesta época prefeitos e vereadores trocam água por voto, ou seja, se o camarada for eleitor do prefeito um carro pipa será enviado a seu reservatório, caso contrário, nada feito.

Se a prioridade desses governantes ao invés do voto fosse o bem estar da população, seriam feitos investimentos em poços artesianos e grandes barragens ao invés de pequenos barreiros, seriam abastecidos os grandes reservatórios de água existentes nas comunidades e naqueles que não existisse seria construído, evitando assim que fossem favorecidos somente aqueles eleitores de candidato A ou B.

Por esses e outros motivos, o preço do voto nas eleições municipais deste ano deve ficar bem mais em conta, pois a compra de votos “legalizada” já começou faz tempo.

Água por voto quem vai querer?


sexta-feira, 4 de maio de 2012

VAVÁ E CELSO LUIZ TÊM OS MAIORES ÍNDICES DE REJEIÇÃO ENTRE O ELEITORADO CANAPIENSE, DIZ RESULTADO DE ENQUETE.

Já entre os vereadores, o atual presidente da câmara, o vereador Cícero Silvetre Neto (Cicinho) obteve o pior desempenho.

Por: Marcio Martins

Com o objetivo de deixar a população canapiense sempre bem informada sobre todos os acontecimentos políticos do município, assim como as noticias que cercam cada um dos possíveis candidatos a prefeito e vereador as eleições municipais deste ano, o Blog Canapi Agora disponibilizou duas novas enquetes aos internautas, desta vez querendo ouvir a opinião dos canapienses sobre em quais dos possíveis candidatos a prefeito: Vavá, Celso Luiz, Rita Tenório, Zé Carvalho, Tonho Prefeitinho e Janielsom Vieira o eleitor não votaria de jeito nenhum? E outra sobre qual dos atuais vereadores não merecia ser reeleito?

As enquetes ficaram disponíveis por 30 dias, a primeira recebeu 343 votos e a segunda 299. E assim ficou definido:

O ex-secretário de Transportes Vavá Mariano, principal nome a ser indicado pelo prefeito Zé Hermes obteve o maior percentual de rejeição entre os internautas, com 44% dos votos (153) seguido do ex-deputado Celso Luiz, com 37% (128) votos, Zé Carvalho 7% (26), Rita Tenório 5% (20), Janielsom Vieira 2% (10) e Tonho Prefeitinho que apresentou o menor índice de rejeição ao pontuar com apenas 1% dos votos (06).

Já entre os vereadores, de acordo com o resultado da enquete o atual presidente da câmara o vereador Cícero Silvetre Neto (Cicinho) vereador mais votado em 2008, apresentou um alto índice de rejeição ao contabilizar 32% dos votos (96) quase 100 votos dos 299 votantes, seguido dos vereadores: Nandinho 13% (39), Urso Biano 12% (37), Luciano Malta 11% (33), Juareis Dôres 10% (31), Cícero Luciano 9% (27), Arnaldo Barbosa 4% (13), Agnaldo 4% (12) e Aloísio Basílio 3% (11).
Pra refletir!

O resultado de mais estas enquetes podem até não traduzir a verdadeira situação destes pré-candidatos, no entanto, fica o alerta.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Blog Canapi agora homenageia o SINDSCAN – Sindicato dos Servidores Públicos de Canapi.


Certificado de reconhecimento foi entregue ao presidente do órgão durante tradicional festa do trabalhador.

Por: Redação
03/05/2012

Na ultima terça-feira, 1º de Maio, dia do trabalhador, o SINDISCAN- Sindicato dos Servidores Públicos de Canapi realizou mais uma grandiosa festa em homenagem a todos os servidores públicos do município.

O evento teve inicio com a Santa Missa, celebrada pelo Padre Cristiano Abílio em homenagem a todos os trabalhadores, em seguida houve passeata pelo centro da cidade até o local da festa, onde muita música ao vivo, churrasco e prêmios para os servidores filiados abrilhantaram o dia.

Após a premiação, o editor geral do Blog Canapi Agora, Marcio Martins homenageou o SINDSCAN ao entregar um certificado de reconhecimento pelo brilhante trabalho que a entidade vem desenvolvendo em defesa dos servidores públicos do município.

Com esta homenagem o Blog Canapi Agora objetiva reconhecer as instituições, autoridades e cidadãos em geral que de uma forma ou de outra se destacam em sua profissão, trabalho ou ação.

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)