segunda-feira, 30 de abril de 2012

CANAPI E OUTROS 12 MUNICIPIOS ALAGOANOS JÁ DECRETARAM ESTADO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DA SECA.

Já são seis meses de estiagem no estado e Defesa Civil Nacional prepara visita para viabilizar ajuda.

Por: Marcio Martins
Fonte: Andrezza Tavares / TribunaHoje.com

Foto: Barragem entupida do povoado tupete 
A seca este ano já castiga 33 municípios do Agreste e Sertão de Alagoas. A falta de chuva há pelo menos seis meses, traz problemas de abastecimento d’água para consumo humano e começa a prejudicar algumas culturas agrícolas.

Por causa das consequências da estiagem, 13 cidades alagoanas já decretaram situação de emergência. São elas: Batalha, Canapi, Carneiros, Estrela de Alagoas, Jacaré dos   
Homens, Jaramataia, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.

Já os municípios de Água Branca, Belo Monte, Cacimbinhas, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau de Ponciano, Inhapi, Major Isidoro, Maravilha, Minador do Negrão, Mata Grande, Olivença, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Piranhas, Palestina, Pariconha, Santana do Ipanema e Traipú, que também sofrem com a escassez de chuva, estão preparando a documentação para também decretarem situação de emergência.

Segundo o coronel Gilson Romeiro, secretário executivo da Defesa Civil de Alagoas, na próxima segunda-feira, um Grupo de Apoio aDesastre da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Governo Federal, chegará a Alagoas para mapear as áreas atingidas pela seca e colaborar com as operações de ajuda e apoio às populações das cidades afetadas. “Ele vai ajudar na viabilização dos recursos já liberados pelo Governo Federal”, explica o coronel Romeiro.

De acordo com o secretário executivo, o órgão já tem um plano de ação para a distribuição de alimentos e sementes, caso a população atingida necessite. Na próxima quarta-feira, os prefeitos das cidades afetadas pela seca vão se reunir com o Governo do Estado para definir a ajuda repassada aos municípios.


AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL SOFRE MAIS UMA TENTATIVA DE ASSALTO DURANTE A MADRUGADA.


Na ação os criminosos arrobaram todos os caixas, mas nenhuma quantia em dinheiro foi levada.

Por: Marcio Martins

Cerca de 12 homens encapuzados e fortemente armados, invadiram durante a madrugada desta segunda-feira (30) a agência do Banco do Brasil em mais uma frustrada tentativa de assalto.

Segundo informações da policia militar sobre o comando do 1º Sargento Aloísio Fiorentino, os criminosos utilizaram dois veículos durante o assalto, uma Kombi preta e um Fiat Strada de cor prata. 

Ao invadir o banco os criminosos renderam o vigilante e um guarda municipal que estava de plantão no posto de saúde que fica localizado ao lado da agência, em seguida várias bananas de dinamite foram utilizadas na tentativa de arrombar os caixas eletrônicos, no entanto não havia dinheiro nas máquinas, enfurecidos os criminosos quebraram as portas de vidro da agência e continuaram a destruir tudo o que viam pela frente inclusive os caixas de dentro do banco.

Uma câmera de segurança instalada próxima a agência foi danificada e não registrou a ação, mas uma outra câmera instalada na saída da cidade registrou o momento em que o bando fugiu em direção aos municípios de Mata Grande e Inajá-PE, levando o revolver e colete do vigilante da agência.

A agência do Banco do Brasil vem passando por reformas devido aos constantes assaltos dos últimos meses.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CANAPI DEVE RECEBER MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DA DENGUE


Kits serão distribuído pelo estado para as cidades em situação de epidemia e contém reidratante oral, paracetamol gotas e comprimido, cloreto de sódio e ringer-lactato

Por: Redação com assessoria

Como parte da estratégia de combate à dengue em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está disponibilizando aos municípios kits para tratamento dos sintomas da doença. Adquiridos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), os medicamentos já estão sendo entregues e são voltados para 15 cidades em situação de epidemia.

Os kits são compostos de reidratante oral 2,7%, paracetamol gotas 200 mg/ml, paracetamol em comprimidos de 500 mg, cloreto de sódio 0,9% e ringer-lactato – solução usada para reposição de fluídos extracelulares e de eletrólitos perdidos. Para receber os remédios, as administrações municipais precisam estar no mapa de notificações da enfermidade.

 “A Superintendência de Vigilância em Saúde faz uma relatório com esses dados e solicita ao Ceaf a disponibilização, não dependendo da solicitação dos municípios. A capacidade de atendimento é de um mês e, depois do prazo, a situação é reavaliada”, explica o diretor do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco.

A quantidade de medicamentos entregues às cidades é proporcional ao número total de habitantes. As que possuem até 20 mil moradores recebem um kit cada, enquanto as de 20 a 40 mil recebem dois, as de 40 a 100 mil recebem três e, para as que possuem mais de 100 mil habitantes, são disponibilizados quatro kits.

Fábio Pacheco ressalta que a aquisição dos kits é parte no planejamento do Ceaf. “Isso já faz parte da programação de compra e dispensação desde 2009, quando começamos a entrega. A recomendação de distribuição é do Ministério da Saúde, mas o Governo de Alagoas acrescentou dois itens, o cloreto de sódio e o paracetamol comprimido, e ampliou as quantidades”, diz o diretor.

Neste primeiro momento, os remédios estão sendo disponibilizados para os municípios de Canapi, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Major Isidoro, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Belém, Murici, Campestre, Novo Lino, Maragogi, Dois Riachos e Jacaré dos Homens – estes três últimos já buscaram os kits.

Casos

De acordo com o boletim informativo da dengue divulgado pela Sesau, até o último dia 13 de abril, foram registrados 4.505 casos suspeitos da enfermidade em 94 cidades – em 2011, foram 4.425 nesse mesmo período. A forma grave foi a que mais apresentou crescimento, passando de 88 para 153 notificações, 19 delas confirmadas, na comparação entre os dois anos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

VÍDEO: HOMEM CEGO É ACUSADO DE INVADIR RESIDÊNCIA E AGREDIR IDOSA DE 100 ANOS


 José Roberto também é acusado de tentar esfaquear um neto da vítima que foi socorrê-la

Por: Jota Silva e Fábio Guedes com Márcio Martins
 
Policiais do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Canapi prenderam na manhã deste domingo (22) o deficiente visual José Roberto da Silva, 52, acusado de invadir uma residência e agredir fisicamente a idosa Maria Inácio da Silva, 100.

Segundo o Cabo Vieira, na madrugada deste domingo, por volta de 1 h, uma vizinha ouviu os gritos vindo da casa da idosa que mora sozinha e avisou a um neto dela que foi até o local e se deparou com José Roberto que saía do imóvel naquele momento. Assustado e de posse de uma faca peixeira, o deficiente visual que também é vizinho da vítima teria tentado esfaquear o jovem.

Na delegacia regional de Delmiro Gouveia, para onde foi levado, José Roberto negou as acusações, mas admitiu ter entrado no imóvel da idosa. Ele alega que teria ouvido um barulho na casa dela e foi até o local para verificar.

A idosa foi socorrida para a unidade de saúde de Delmiro reclamando de fortes dores nas costelas e no pescoço. Depois de medicada, foi levada para a delegacia para ser ouvida pelo delegado de plantão que solicitou um exame de corpo delito.
 

domingo, 22 de abril de 2012

CANAPI É CONVOCADO À PARTICIPAR DE ENCONTRO ESTADUAL PARA DISCUTIR MEDIDAS DE COMBATE A DENGUE


Município será representado pelo secretário de saúde Klebson Fabiano.

Por: Marcio Martins com SESAU
Foto: Gazetaweb.com

Preocupada com a evolução dos casos de dengue nos municípios alagoanos, a Secretaria de Estado da Saúde realiza, na segunda-feira (23), uma reunião com os representantes das cidades que estão em epidemia e risco de surto da doença. Na pauta, o reforço das ações para combater o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e da assistência à população. O encontro acontece das 8h30 às 12h30, no auditório da Escola Técnica de Saúde de Alagoas Valéria Hora.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, o encontro visa sensibilizar os gestores em relação às medidas a serem adotadas para impedir os surgimento dos casos, combater o mosquito e melhorias para a assistência da população, Além de alertar sobre o vírus quatro da dengue, que já foram notificados casos em Palmeira dos Índios, Piaçabuçu e esta semana em Maceió.

Foram convocados para reunião 45 municípios que estão com epidemia e risco de surto. Os considerados epidêmicos são: Arapiraca, Belém, Canapi, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Maragogi, Murici, Novo Lino, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

Também participam da reunião representantes das cidades que estão em alerta como Barra de São Miguel, Cacimbinhas, Campo Alegre, Coité do Nóia, Coqueiro Seco, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Inhapi, Jaramataia, Jequiá da Praia, Maceió, Maravilha, Marechal Deodoro, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Penedo, Piaçabuçu, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Roteiro, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Tanque D’Arca e Teotônio Vilela.

ProgramaçãoNa programação do evento serão apresentados temas como a situação Atual da Dengue em Alagoas; a situação dos programas municipais de vigilância e controle da dengue nos 45 municípios selecionados; diagnóstico e manejo da dengue com ênfase na organização da assistência; definição do fluxo da atenção primária, secundária e terciária e propostas de implantação do monitoramento dos vírus da dengue em Alagoas.

Dados- De acordo com o último boletim da Sesau relativo à semana 14, que corresponde ao período de 1º de janeiro a 7 abril deste ano, foram notificados 4.505 casos, desse total 153 notificações da forma grave, sendo que 19 foram confirmados. E, registrado até agora um óbito. 

Diante desse quadro, Sandra Canuto afirmou que o Estado já estava realizando, desde o final do ano passado, ações com os municípios e que as atividades serão reforçadas nos próximos meses, principalmente nessa fase em que as chuvas se intensificam e há também dias de sol.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Contatos

TEL/WhatsApp.: (82) 98107 7778
Email.: canapiagora@gmail.com
Fanpage: Canapi Agora

Parceiros

Anuncie aqui!

 Casas
Simulação


 Carros
   Reprodução


Terrenos
Reprodução


Motocicletas


Reprodução

CANAPI FARÁ PARTE DE MUTIRÃO DA AMA PARA ELABORAR DECRETOS DE EMERGÊNCIA NOS MUNICÍPIOS DO SERTÃO.

Documento será enviado a Brasília com o objetivo de pleitear junto à Defesa Civil Nacional recursos que diminuam o impacto da seca.

Por: Redação com assessoria

Para dar celeridade a elaboração dos documentos relacionados à seca, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) realiza um mutirão nesta sexta-feira (20), com os coordenadores da Defesa Civil municipal. Os decretos e relatórios  dos 33 municípios do Sertão serão encaminhados para Brasília para pleitear junto à Defesa Civil Nacional recursos que diminuam o impacto da seca.

Segundo Margarete Bulhões, coordenadora das ações de defesa civil da AMA, apesar do período de estiagem, os 33 municípios não sofreram com a falta d’água. “A associação alertou e encaminhou o Exercito para que a água chegasse através do projeto de carros-pipa”, garantiu. 

Com os recursos nacionais, os municípios poderão investir na infraestrutura da região com a construção de cisternas, açudes e barragens.

Os 33 municípios do Sertão que irão elaborar os documentos são: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Monteirópolis, Minador do Negrão, Mata Grande, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Ouro Branco, Olivença, Palmeira dos índios, Pão de Açúcar, Piranhas, Poço das Trincheiras, Palestina, Pariconha, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera e Traipu.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

NA POLÍTICA QUEM FALA A VERDADE É O VILÃO E VALOR SÓ SE DÁ A LADRÃO.

Este é o lema dos chumbetas de plantão.

Por: Marcio Martins

Pense numa coisa que incomoda político que não faz nada, que desvia dinheiro público e sustenta um monte de vagabundo só para garantir alguém que lhe defenda e brigue por ele quando a corda começar a arrebentar.

Pensou?

É isso mesmo! A verdade não só incomoda como dói, mas em todo caso, o político sempre terá aquela “mão amiga”, sempre haverá um ou dois puxa-saco para lhe consolar.

São incontáveis a quantidade de chumbetas, puxa-saco e baba ovo que por uma miséria vivem arrumando confusão com as pessoas de bem que lutam contra a corrupção e que falam na cara os erros das péssimas administrações por esse país a fora.

Essa corja de bajuladores, como diz o ditado: “não dão um prego em uma barra de sabão” em compensação, recebem muito mais do que a maioria dos funcionários que trabalham de verdade e recebem salário de mentira.

Mas o interessante de tudo isso, é que a política passa e as pessoas ofendidas ficam. E sendo assim, Como ficam os bajuladores após as eleições e a derrota do seu candidato?

Vão se apoiar em quem se seu ex-patrão não manda mais em nada a não ser nos milhões que desviou dos cofres públicos e comprou carros, mansões e casas de praia bem longe do município que saqueou, arrebentou, roubou, abandonou e muitos outros ououououououou.....

Meu amigo ChumChum bebe tata, ainda há tempo de se arrepender, abandone a corrupção e junte-se a pessoas de bem que lutam contra ela.

Caso contrário:
Somente Deus terá piedade de ti!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

COMUNIDADE QUILOMBOLA DO POVOADO TUPETE SOFRE COM FALTA D’ÁGUA E DE MORADIA

Moradores reclamam de abandono do poder público.

Por: Marcio Martins

Mais uma vez a história se repete com a chegada da seca, é o gado que começa a morrer de fome e de sede, os incontáveis prejuízos na lavoura e sobre tudo a falta d’água. Sem chuvas há mais de 04 meses os agricultores não sabem mais o que fazer, pois não tem como plantar e muito menos colher.

E assim como em diversas localidades por este país a fora, a comunidade quilombola do povoado Tupete em Canapi, vem passando por sérias dificuldades, principalmente com a falta de água e moradia, várias cisternas de placas do programa água para todos do governo federal foram construídas na comunidade, mas sem chuva o que se ver são apenas restos de areia que se acumulam no fundo dos reservatórios.

No povoado existe uma Associação de moradores e ao lado um grande reservatório com capacidade para mais de 40 mil litros de água, no entanto, o único carro pipa que abastecia semanalmente a região, fruto de um programa federal, teve seu contrato encerrado e não há garantia de renovação, para piorar, não há abastecimento por parte do poder público local.

Na associação funciona uma turma do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com aproximadamente 20 crianças, que assim como os adultos sofrem com a falta deste liquido absolutamente essencial para a vida, com é o caso da água. 

Outra grande preocupação dos moradores diz respeito a uma barragem existente na comunidade, isso porque mesmo que venha o período de chuva não há como armazenar água, uma vez que a mesma encontra-se aterrada. 

Tal situação chegou ao conhecimento do então secretário de transportes do município Vavá Mariano através do grupo de mulheres da comunidade, no entanto, o mesmo alegou que a máquina estaria quebrada, fato que segundo os moradores não seria verdade, pois teriam visto esta mesma máquina a serviço de um vereador dias depois.

Apesar dos problemas enfrentados por todos os moradores da comunidade, muitos não denunciam e não procuram se reunir para discutir o problema por medo de repressão, pois os que tem emprego, temem ser mandados embora e os demais de não receber as feirinhas que são entregues uma vez por ano na semana santa e a cada dois anos durante o período eleitoral, quando políticos da região vão a comunidade enganar os eleitores e iludilos com brindes e obrigações que deveriam cumprir durante todo o mandato.

A falta de moradia também é outro grande problema dos quilombolas, muitos ainda residem nas perigosas casas de taipa. Uma moradora que não quis se identificar chegou a nos mostrar sua antiga cozinha que havia desabado meses atrás e que por sorte não havia ninguém no momento do desabamento.
Reprodução
Este também foi um dos pontos que levaram o grupo de mulheres a recorrer ao poder público municipal, desta vez ao secretário de finança do município, irmão do prefeito José Hermes de Lima, que afirmou que pouco poderia fazer uma vez que no município não havia uma política de habitação e que o único projeto que iria ser implantado no município neste sentido, que seria a construção de unidades habitacionais não sairá do papel, no entanto, na ultima terça-feira (17) o secretário de obras do município esteve na comunidade, mas precisamente na casa em que a cozinha havia desabado, fazendo toda a metragem e o orçamento para a construção de uma nova moradia.

Neste mesmo dia o valente grupo de mulheres esteve na câmara municipal protocolando uma audiência com os vereadores para juntos buscar soluções efetivas para tentar resolver os problemas da comunidade.


Diante desta luta travada pela comunidade quilombola do povoado Tupete o Blog Canapi Agora se colocar a disposição de todos os canapienses e deixa um recado para as autoridades políticas deste município:

“Ignorar um direito legitimo dos cidadãos é uma violação aos princípios democráticos e de direito previstos na Constituição Federal, por esse motivo, qualquer repressão, perseguição ou omissão serão aqui denunciadas e posteriormente levadas à justiça. Portanto! Atentem a solução dos problemas dos cidadãos deste município, responsáveis por colocá-los nos referidos cargos que hoje ocupam para defender os direitos do povo e não do político que dizem representar”

terça-feira, 17 de abril de 2012

CONSULTA DO DEPUTADO JOAQUIM BELTRÃO AO TSE PODE TER SIDO SOLICITADA PELO PREFEITO ZÉ HERMES.

Deputado quis saber se ex-madastra de prefeito reeleito poderia se candidatar.

Por: Marcio Martins

Que certeza temos quando o assunto é política? Como eleitor acho que posso responder essa pergunta, e digo! Absolutamente nenhuma. É aliança que se faz aqui, que se desfaz ali e assim no meio desta dança de lobos, quem dança mesmo é o povo.

E este parece ser o cenário político em Canapi, pelo menos com relação ao candidato do prefeito Zé Hermes, que poderia apoiar seu vice a prefeitura do município, o advogado e empresário Zé Carvalho, uma vez que o mesmo teria cacife suficiente para bancar sua candidatura e a dos vereadores do grupo, no entanto, o mesmo enfrenta uma forte rejeição, o que de certa forma teria motivado Zé Hermes a optar pelo nome do ex-secretário de transportes do município Vavá Mariano, tio de sua esposa.

Vavá por sua vez, seria a melhor opção do gestor, uma vez que o mesmo aparenta uma boa aceitação dos munícipes, no entanto, pesa sobre sua candidatura o fato do mesmo não ter  condições financeiras suficiente para disputar a eleição com os demais candidatos e principalmente com o ex-deputado Celso Luiz, principal adversário de oposição. Além disso, comenta-se muito entre os eleitores que após a aliança do ex-deputado Celso Luiz com o senador Fernando Collor, que é o manda chuva do partido do prefeito e do ex-secretário, o (PTB), a candidatura de Vavá estaria ameaçada.

Talvez por esses e por outros motivos ainda desconhecidos, Zé Hermes tenham cogitado a possibilidade de sua ex-madrasta, esposa de seu falecido pai disputar o pleito eleitoral deste ano, isso porque todas as características da consulta feita pelo Deputado Federal Joaquim Beltrão junto ao TSE, divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Portal Cadaminuto, se assemelham a Dona Elza a tal ex-madastra de prefeito reeleito, (neste caso Zé Hermes) que teria sido submetida a consulta junto a justiça eleitoral sobre a possibilidade da mesma em disputar qualquer cargo público, ou seja, a prefeitura de Canapi.

Essa informação ganha ainda mais força uma vez que já se cogitava esta possibilidade entre correligionários do gestor, comentado inclusive por alguns vereadores da base aliada.

Contudo! Deixo uma pergunta para que você amigo internauta possa responder.

Será que haverá mesmo algum candidato indicado pelo prefeito ou tudo não passa de um esquema para a formação de uma única chapa composta pelo mesmo grupo de oito anos atrás?


Veja AQUI a matéria do Cadaminuto.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

VIDEOS: ALIANÇA ENTRE CELSO LUIZ E FERNANDO COLLOR É CONFIRMADA EM ENCONTRO DO PTB EM MAJOR ISIDORO.

Ex-deputado declarou apoio total à reeleição do ex-presidente ao senado federal e em troca recebeu os seus agradecimentos.

Por: Marcio Martins
Foto: Sertão 24 horas

O senador Fernando Collor de Melo parece ter entrado de vez na disputa eleitoral deste ano, pelo menos é o que se tem visto nos últimos meses com a realização de vários encontros com lideranças municipais tentando fortalecer o partido as vésperas do pleito eleitoral que se aproxima.

Pelo visto, Collor pretende eleger candidatos a prefeito pelo seu partido (PTB) pelo menos nos municípios de Major Isidoro, Palmeiras dos Índios e Arapiraca ou ainda em Cururipe, uma vez que cogita-se a possibilidade do Deputado Federal Joaquim Beltrão, a exemplo da deputada Célia Rocha em Arapiraca, disputar as eleições municipais deste ano. 

Apesar do empenho do senador em eleger prefeitos do seu partido nos municípios que aqui foram citados, bem como em outros municípios do estado, este interesse não compreende Canapi, atualmente administrado pelo prefeito José Hermes de Lima (PTB), uma vez que existe uma aliança entre o senador e seu principal adversário político, o ex-deputado Celso Luiz para a disputa das eleições municipais deste ano e de 2014 quando Collor tentará a reeleição ao Senado Federal com o apoio do ex-presidente da Assembléia Legislativa.

Celso Luiz, que apesar de está sem mandato desde 2002, quando deixou a Assembléia Legislativa para concorrer ao governo do estado como vice do hoje Deputado Federal João Lyra, ainda mantém uma forte influência política em boa parte do estado, uma vez que atualmente tem seu irmão e sua cunhada prefeitos dos municípios de Inhapi e Belém, além de fortes alianças políticas com gestores com os quais não tem laços familiares, mas por outro lado mantém compromissos políticos duradouros.

Por esse motivo, levando em consideração o jogo de interesses politicamente falando, Zé Hermes acabou ficando pra trás com relação ao apoio do manda chuva do seu partido (PTB) e atual Senador da República, Fernando Collor de Melo, isso porque o grupo político do atual prefeito de Canapi, resume-se apenas ao próprio município, isso sem levar em consideração o fato do mesmo estar deixando o mandato e seu candidato a prefeito embora tenha algum prestigio entre os munícipes não tem possibilidade de crescer politicamente além das fronteiras do município.

Portanto! Conclui-se que entre o apoio do ex-deputado e de um candidato sem possibilidade de crescimento político, ainda que venha a ser eleito, o senador Fernando Collor optou pela lógica. 

É claro que esta é apenas um hipótese sobre o motivo desta comentada aliança, mas em todo caso faz sentido.

Veja agora os vídeos que comprovam esta aliança



sábado, 14 de abril de 2012

CANAPI E OUTROS 13 MUNICÍPIOS ESTÃO COM EPIDEMIA DE DENGUE EM ALAGOAS

 Forma mais nova, do tipo 4, já teve duas notificações. Sesau faz recomendações à população

Por: Marcela Oliveira / Primeira Edição

Quatorze municípios alagoanos estão com epidemia de dengue e outros 28 estão em situação de alerta, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De janeiro até o início da semana passada, foram notificados 4.286 casos da doença, o que representa um aumento de 11,35% em relação ao mesmo período do ano passado.

Só em Maceió foram registrados 1028 casos, ou seja, 24% das notificações feitas em todo o Estado, o que deixa a capital em alerta. Também merecem atenção os municípios de Arapiraca, Dois Riachos, Canapi, Lagoa da Canoa, Jacaré dos Homens, Major Isidoro, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Murici, Novo Lino, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

De acordo com a Sesau, nestas localidades foram registrados cerca de 300 casos para cada 100 mil habitantes, colocando-os em situação epidêmica.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, diz que quanto às formas graves - que podem ser a dengue hemorrágica, com complicação ou síndrome de choque (quadro mais grave de todos, que pode levar a morte), a Sesau registrou 133 casos suspeitos, representando um aumento de 82%, comparado ao ano de 2011, com 73 casos.

Até o momento foram notificadas cinco mortes suspeitas de dengue, destas, apenas uma foi confirmado como dengue (ocorrida em Arapiraca), uma foi descartada e as outras três estão sob investigação.
 
Tipo novo

Neste ano, já houve dois casos do tipo 4 da doença, considerado o mais grave, em Palmeira dos Índios e Piaçabuçu. No entanto, não é possível afirmar se eles foram picados pelo mosquito Aedes aegypti em Alagoas, pois o paciente de Palmeira esteve em São Paulo e o outro em Sergipe, ou seja, estavam em deslocamento durante o período de incubação da doença, que é de 3 a 15 dias.

“Esse vírus é novo em vários estados do País. Acreditamos que já deva existir em alguns municípios daqui. O que deixa as autoridades preocupadas é que está todo mundo suscetível a ele. Os tipos 1 e 2, muitas pessoas já adoeceram e estão livres”, explica a coordenadora.

Combate

Com a finalidade de monitorar a presença do vírus no estado, foram adotadas as medidas pertinentes a essa situação como: busca ativa de casos, acompanhamento dos níveis de infestação predial, intensificação do combate ao vetor, além de educação em saúde, comunicação e mobilização social.

“Já estamos trabalhando permanentemente, independente dessa situação. Desde o começo do ano estamos intensificando e monitorando esses municípios utilizando diversas medidas. Não temos como impedir que ocorram os casos, mas podemos diminuir os números de epidemias e evitar que pessoas desenvolvam formas mais graves e morram”, disse ela acrescentando que a secretaria tem dado suporte necessário e trabalhado na capacitação dos médicos.

“Estamos dando suporte com cooperação técnica, envio de insumos, uniformes e proteção para os agentes entrarem nos domicílios; treinando médicos para que a doença seja tratada e montando esquema laboratorial em 20 municípios, com máquinas que realizam exames”.

Clique na imagem para ampliar 
Classificação dos municípios por área...

Cleide Moreira recomenda que a população adote medidas diárias de fiscalização de suas próprias casas com cuidados que evitarão criadores do mosquito Aedes aegypti, o qual se reproduz em recipientes com água limpa, como por exemplo: vedar tampas de caixas d’água, tanques, tinas, poços e fossas; não deixar detritos em volta das residências para não acumular água da chuva; encher bordas de vasos com areia e guardar garrafas de cabeça para baixo.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica alerta que, ao sentir os sintomas, deve-se procurar uma unidade básica de saúde nas primeiras 24 horas. “Se estiver com febre, dor no corpo, dor de cabeça ou nos ossos, a gente recomenda que procure as unidades de saúde e que seja acompanhado diariamente pelo médico. Adoeceu, não fique em casa”.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

PROFESSORES RECEBEM REAJUSTE SALARIAL, MAS DESCASO COM A EDUCAÇÃO CONTINUA.

É o que diz nota do SINDSCAN – Sindicato dos Servidores Públicos de Canapi enviada à redação deste blog.

Por: Marcio Martins

Mas parece o desenho animado Tom & Jerry, a famosa historinha do gato correndo atrás do rato, pois é isso que vem acontecendo em Canapi entre o SINDSCAN e a Prefeitura Municipal.

Mesmo tendo se comprometido com o SINDSCAN em atender as reivindicações dos servidores municipais, o prefeito Zé Hermes vem demonstrando um completo desrespeito com a classe ao ignorar quase todas as reivindicações que lhes foram enviadas, entre elas: Adequação do transporte escolar, reajuste salarial dos servidores da educação acordado em 2010, respeito ao PCC da educação, distribuição regular da merenda escolar, regularização de pendências relativa à previdência  municipal, reajuste salarial dos funcionários do quadro administrativo da educação (agentes), hoje abaixo do salário mínimo, reajuste salarial dos professores desde Janeiro/2012 abaixo do piso nacional de R$ 1.451,00 para professores com 40 hs semanais e entre outros problemas a recuperação de algumas escolas em péssimas condições tanto na zona urbana, quanto na zona rural do município.

Diante de todas as reivindicações apresentadas, somente uma foi atendida pelo gestor, falo da equiparação do salário dos professores ao piso nacional, passando de 776,25 para 906,87 para os educadores de nível médio com 25 horas semanais, acrescido de 40% para os graduados e de mais 5% a cada 03 anos como estabelece o PCC da categoria, o qual apesar do reajuste regrediu se comparado a 2011, uma vez que naquele ano o município pagava seus educadores acima do piso nacional e hoje graças ao não reajuste dos 22% concedidos pelo governo federal, passou a pagar somente o piso, que assim como o próprio nome já diz: É piso, e piso é o mínimo que se pode pagar.

O descaso do executivo municipal com os servidores municipais torna-se ainda mais evidente quando falamos dos funcionários contratados, os quais não desfrutam de nenhum direito além dos vergonhosos “salários” de: 380, 150, 100 e até de 75 reais/mês.

Cansado de esperar um posicionamento do gestor, Josimário diz que já perdeu a conta de quantas vezes tentou entrar em contato com o mesmo em busca de uma solução para tantos problemas, mas não tem obtido sucesso. "É lamentável que os servidores tenham que continuar passando por tudo isso, vivenciando apenas promessas do administrador local" Concluiu.


ANEXO

NOVA GRADE DE VENCIMENTO JORNADA DE TRABALHO 25 HORAS / CANAPI-AL

CARGO: PROFESSOR

NÍVEL
A
B
C
D
E
F
III Mestrado ou doutorado
1.606,05
1.686,35 1.770,67 1.859,20 1.952,17 2.049,77
III Especialização
1.396,57
1.466,39 1.539,71 1.616,70 1.697,54 1.782,41
I Licenciatura
1.269,61
1.333,09 1.399,75 1.469,74 1.543,22 1.620,38
Nível especial magistério
906,87
952,21 999,82 1.049,82 1.102,31 1.157,42

G
H
I






2.152,26 2.258,88 2.372,87






1.871,53 1.965,11 2.063,37






1.701,40 1.786,47 1.875,80






1.215,29 1.276,06 1.339,86








Percentual entre as classes = 5%
 Percentual entre o nível especial e o nível I = 40%
 Percentual entre os níveis I e II = 10%
 Percentual entre os nível II e III = 15%

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)