quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

1º CONFERÊNCIA SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL É REALIZADA EM CANAPI

Evento foi realizado no auditório do colégio Tancredo Neves e reuniu aproximadamente 140 participantes.

Por: Marcio Martins

Promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle social da gestão pública.

É com este objetivo que a Controladoria Geral da União com o apoio de estados e municípios está realizando em todo Brasil a 1ª CONSOCIAL – Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Em Canapi o evento aconteceu nesta terça-feira (28) no auditório do Colégio Tancredo Neves e reuniu mais de 120 pessoas, entre professores, servidores municipais, representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos municipais de direitos.

A sociedade no acompanhamento e controle na gestão pública foi o tema trabalhado na conferência, que teve inicio com a composição da mesa, formada pelo Controlador Interno do município Fernando Lúcio que presidiu a conferência, pelo presidente da câmara municipal de vereadores; Cicero Silvestre Neto (Cicinho), a secretária de Assistência Social; Janidália Oliveira, a professora Anacléia e representando os conselhos municipais de direito a conselheira Valéria Emilly.

Dada a palavra aos representantes da mesa o vereador Cicinho parabenizou a prefeitura municipal e o secretário de saúde Klebsom Fabiano, pela organização do evento e em seguida pediu aos participantes que sem empenhassem na elaboração de propostas que fossem compatíveis com a realidade do município, em seguida foi a vez do controlador interno do município Fernando Lúcio que falou da importância do controle e da transparência dos gastos públicos exemplificando o quanto o país perde com a corrupção, ao citar que se em cada município brasileiro fosse desviados dos cofres públicos 100 mil/mês o rombo seria de 500 milhões de Reais, sabendo ele que os desvios vão muito mais além.

Após o pronunciamento do presidente da conferência, a mesa foi desfeita e os trabalhos tiveram inicio com a apresentação dos quatro eixos temáticos propostos na 1º CONSOCIAL do Canapi apresentado pela coordenadora Kátia Vasco, foram eles:

– Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;

– Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;


– A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e


– Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Ao fim da apresentação seguida da leitura do regimento os participantes se dividiram em grupos de acordo com o tema do eixo temático escolhido no ato de inscrição.

Cada grupo teve a oportunidade de elaborar 10 propostas num total de 40 que foram postas em votação para a escolha das 20 mais votadas que serão levadas para a etapa estadual.

Entre as propostas que mais se destacaram estiveram:

  • Convocação previa da população civil para que representantes se façam presente com o intuito de assistir as propostas da câmara municipal;
  • Criação de um órgão municipal através de um 0800 que viesse a contribuir com os conselhos de fiscalizações através de denuncia da própria população
  • Realização de uma plenária semestral com civil e gestores para discutir e esclarecer os dados postados no portal e observados pela população;
  • Criar núcleos informativos que atuem como mecanismo de ações entre conselhos, governantes e população civil. (Sem partidarismo);
  • E a elaboração de um projeto de lei ou emenda constitucional que torna a corrupção crime hediondo com pena de perda de mandato, devolução do dinheiro desviado e prisão máxima de acordo com a legislação brasileira.
Esta última a mais votada entre os participantes.

Durante o debate entre os grupos foram abertas as inscrições para a escolha dos 10 delegados a que Canapi tinha direito como participantes da conferência estadual, no entanto esses delegados deveriam ser escolhidos de acordo com a seguinte proporção:

60% Sociedade Civil
30% Poder público
10% Conselhos de direito

Ou seja; 06 representantes da sociedade civil, 03 do poder público e 01 dos conselhos de direito, no entanto, somente dois participantes se inscreveram como sociedade civil, o que levou o município a perde 04 das 06 vagas disponíveis para este segmento. 

Apesar disso, seis participantes foram escolhidos para representar o município na Conferência Estadual em Maceió:

Rogís Lima de Andrade – (Sociedade Civil)
José Welito (Toninho) – (Sociedade Civil)
Gilberto Mendes – (Poder público)
Maylsom Freitas – (Poder público)
Klebsom Fabiano – (Poder público)
Silvan (Bal) – (Conselhos de direitos)

Após a escolha dos delegados coube ao presidente da conferência; Fernando Lúcio encerrar o evento, agradecendo pela ampla participação e colaboração pela efetivação da verdadeira transparência pública que o povo brasileiro merece e tem direito.

Fotos AQUI

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

VEÍCULO LEVADO POR ASSALTANTES É ENCONTRADO NO POVOADO QUEIMADA REDONDA

Local fica na divisa com o estado de Pernambuco

Por: Marcio Martins

Poucas horas após três homens armados renderem o motorista e assaltar os passageiros de uma Ducato de cor branca e placa NLZ-5505 de propriedade do Sr. Manoel José de Freitas, 59, mais conhecido por “Mano” nesta segunda-feira (27), os criminosos que haviam utilizado o veículo na fuga, o abandonaram em uma estrada no povoado Queimada Redonda, levando apenas o aparelho de som do veículo.

Ainda não se sabe por onde fugiram os criminosos, já que o local onde o veículo foi encontrado fica na divisa com o estado de Pernambuco.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

HOMENS ARMADOS RENDEM VEÍCULO DE LOTAÇÃO E ASSALTAM FEIRANTES DE CANAPI QUE FARIAM COMPRAS EM CARUARU-PE

Ação criminosa ocorreu próximo ao sitio Logrador as margens do único trecho da BR-316 que ainda continua no barro.

Por: Marcio Martins com Jota Silva

Por volta das 8:40 hs da manhã desta segunda-feira (27) cerca de 15 passageiros de uma Ducato de cor branca e placa NLZ-5505 de propriedade do Sr. Manoel José de Freitas, 59, mais conhecido por “Mano” foi interceptada por três homens armados nas proximidades do sitio Logrador as margens da Br-316 próximo ao povoado Carié.

Durante a ação criminosa o bando tomou a condução do veiculo e procurou um local mais afastado para fazer a varredura no carro e nos pertences das vítimas que seguiam para a cidade de Caruaru-PE onde fariam compras na maior feira popular do nordeste.

De acordo com testemunhas um dos assaltantes estava de cara limpa enquanto que os outros dois cobriam o rosto apenas com uma camiseta, ainda segundo a testemunha, o bando agil com bastante ostilidade chegando inclusive a ameaçar o motorista apontando a arma sobre sua cabeça.

Policiais do grupamento de polícia militar da cidade realizaram diligência na região, mas não conseguiram localizar os criminosos e nem o veículo levado por eles. O caso é investigado pelo 30º distrito policial, sob a responsabilidade do delegado José Valter Fontes Cunha.

Estima-se que o valor roubado passe de R$ 10 mil, além do veículo que foi levado pelos criminosos.

O trecho da BR-316 onde aconteceu mais este assalto faz parte dos outros 49 km não asfaltados que vai do povoado Carié até o município de Inajá (PE).


Veja AQUI umas da inúmeras matérias sobre a insatisfação dos canapienses com a rodovia. 
(Por: Minuto Sertão)



domingo, 26 de fevereiro de 2012

BLOG DIZ QUE ZÉ HERMES DEVE SE UNIR A JACOB BRANDÃO PARA DERRUBAR CELSO LUIZ NAS ELEIÇÕES/2012

Atual secretário de Transportes Vavá Mariano é apontado como o nome mais cotado para enfrentar o ex-deputado.

Por: Marcio Martins

O blogueiro Roberto Baia do site TribunaHoje.com, divulgou em seu blog no ultimo sábado (25) que o prefeito Zé Hermes está confiante que com o apoio de Jacob Brandão, atual prefeito do município de Mata Grande ficará mais fácil derrubar o ex-deputado Celso Luiz na disputa pela prefeitura municipal, indicando o nome do atual secretário de transportes Vavá Mariano para enfrentá-lo nas eleições de Outubro. 

Em poucas palavras Baia ainda destaca a confiança do prefeito Zé Hermes no trabalho que segundo ele vem desenvolvendo na região.

É bom lembrar que o ex-deputado Celso Luiz já foi aliado político tanto de Zé Hermes quanto de Jacob, mais hoje estão em lados opostos, em Mata Grande o ex-deputado deve apoiar a candidatura do ex-prefeito Fernando Lou e em Canapi após anos elegendo sua mãe e seus aliados afirma que desta vez ele mesmo será o candidato.

O que duvidam alguns correligionários do atual prefeito, que dizem que com a aprovação da lei da ficha limpa o mesmo não poderá se candidatar.

Afirmações rebatidas pelo grupo aliado ao ex-deputado que afirmam categoricamente que sua candidatura é fato e que não há qualquer impedimento com base na lei de iniciativa popular.

Polêmicas a parte, outros três prováveis candidatos devem disputar o pleito/2012, São eles: O ex-secretário de Agricultura do município, Janielsom Vieira, o ex-vereador Tonho Prefeitinho e o proprietário do Auto Posto Canapi, que há poucos meses organizou na cidade um evento para os filiados do seu partido, o PPS e vez ou outra comenta com funcionários e amigos como será sua campanha rumo a prefeitura municipal.



sábado, 25 de fevereiro de 2012

INTERNAUTAS CULPAM GOVERNO MUNICIPAL PELA FALTA DE SEGURANÇA EM CANAPI

Foi o que indicou o resultado de mais uma de nossas enquetes 

Por: Marcio Martins

Diante da enorme onda de assaltos que vem ocorrendo em nosso município, o Blog Canapi Agora quis saber dos internautas de quem é a maior parcela de culpa da falta de segurança em Canapi.

E assim, foram relacionados os segmentos: Policia, Justiça, Câmara de vereadores, sociedade, Governo Federal, estadual e municipal.

A enquete ficou disponível por 15 dias e recebeu 79 votos que em sua maioria absoluta, cerca de 53%, mais precisamente 42 votantes apontaram o governo municipal como o maior responsável pela falta de segurança no município.

Já 26% dos internautas (21 votos) consideraram o estado como responsável pelo caos na segurança pública do município.  

Policia, justiça e sociedade ficaram com apenas 5% dos votos (04). 

A surpresa ficou por conta da Câmara de vereadores que não recebeu nenhum voto.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TRIBUNAL DE CONTAS DEVE DECIDIR SE RETIRA SUSPENSÃO OU ANULA CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE CANAPI

Outros 03 municípios também aguardam a mesma decisão. 

Por: Marcio Martins com informações gazetaweb.com

O Ministério Público de Contas investiga nove concursos públicos devido a denúncias de irregularidades. Em quatro cidades do interior de Alagoas, os certames foram suspensos. Dos 16 concursos públicos realizados em Alagoas de abril de 2011 a até agora, sete apresentaram indícios de irregularidades. Os concursos realizados nas cidades de Messias, Atalaia, Canapi e Chã Preta estão suspensos. Já os de Colônia Leopoldina, Craíbas e de Arapiraca foram anulados. Outros nove permanecem sob investigação.

Jacqueline Grace Garcia é formada em história e, desde que se formou já participou de vários concursos, mas ainda não conseguiu passar. Segundo ela, o problema não está nas notas e sim na formulação dos concursos. Três, dos quatro exames dos quais participou, foram suspensos e os participantes nem ao menos receberam o dinheiro das inscrições de volta. “Eu me sinto lesada. Gastei tempo, dinheiro e criei expectativas, que foram frustradas. No entanto, mesmo apreensiva eu pretendo continuar fazendo concursos”, disse a historiadora.

Segundo o Ministério Público de Contas, se o cidadão fizer a denúncia e ela for encaminhada ao órgão, é iniciado um procedimento de investigação. Em Alagoas, praticamente todos os concursos públicos estão sendo investigados. Se for comprovada a irregularidade, o organizador pode perder o cargo.

Ricardo Schneider, procurador-geral do MP de Contas, disse que apesar dos problemas os candidatos não devem deixar de prestar concursos. “Basta que os candidatos fiquem atentos aos resultados que serão divulgados pelo Tribunal de Contas. Assim que a suspensão for retirada, ouse houver anulação, vamos defender que não haja prejuízo, com o ressarcimento do valor da prova e eles podem esperar o próximo concurso”, afirmou.



GRÊMIO ESTUDANTIL TOMA POSSE NA ESCOLA ANANETE CAVALCANTE

Evento foi realizada no pátio da escola 

Por: Blog da Escola Ananete

Preparar o aluno para uma verdadeira democracia também é compromisso da Escola Ananete, após o recesso, a nova diretoria do GERA (Grêmio Estudantil Reage Ananete) é empossada, a chapa vencedora de nome ANANETE SEGUINDO EM FRENTE NOVAMENTE, foi empossada na tarde desta quinta-feira 23/02/2012, a eleição aconteceu em 29/11/2011, é o terceiro ano de grêmio estudantil na escola, um fator positivo é que a escola ensina como deve ser a feita a democracia.

O coordenador da escola Eronides Junior direcionou os trabalhos de posse, o Presidente da nova diretoria o aluno Silvio Roque em seu discurso falou do artigo da constituinte onde diz que cumprir e fazer cumprir, é a meta de trabalho para 2012, em seguida o Diretor de Cultura o aluno Daniel Oliveira falou da importância de resgatar a cultura da comunidade escolar e mencionou alguns projetos que pretendem exultá-los este ano, para ele, um dos mais importante é criar internamente a rádio Ananete usando os recursos já existente da escola.

O vice Presidente o aluno Iranildo deu boas vindas aos novos alunos e falou da criação de um blog para divulgar os trabalhos do grêmio.

O coordenador Junior falou doa importância do grêmio estudantil na escola, para ele, é importante que os integrantes do grêmio estude o estatuto, com isso eles estarão buscando conhecimento das leis que o rege, para que os próximos diretores que passarem por a escola não venham acabar este direito do aluno"o grêmio".

Já a coordenadora Alexsandra, mencionou sobre a importância e a oportunidade que os alunos estão tendo na escola, ainda ela, o bom é que outras escolas fizesse o mesmo.

A professora Lourdes falou do trabalho que outras chapas fizeram e que esta nova diretoria foi compostas de melhores alunos que a escola possui no momento e que eles podem revolucionar o crescimento da escola, o Vice Diretor da escola Nerisvaldo destacou que esta diretoria vem para fazer valer, já a professora Geruza se dispôs para nova diretoria e disse que realmente estes alunos que compõe o grêmio são alunos de destaque da escola.

O Diretor da escola Luiz Vieira parabenizou toda escola e o que estava acontecendo no momento só era possível por que a administração da escola eram pessoas de mentes abertas, pessoas que querem que a comunidade cresça e conheçam seus direitos e deveres, para ele, a escola deve está aberta para essas questões e formar alunos democráticos também é meta da escola, a sociedade tendo conhecimento escolherá políticos honestos e capazes, ainda ele, como diretor irá continuar abrindo as portas da escola para assuntos da sociedade e que a Ananete hoje é um espaço onde todos os professores buscam conhecimento para serem repassados da melhor forma para os alunos.

Nova diretoria:

Presidente- Silvio Roque, Vice Presidente-Iranildo, Tesoureiro Geral- Maria Heloisa, 1º tesoureiro- Bruna, Secretário Geral- Cícero, 1º Secretário- Rafaela, Diretor de Imprensa- Fabricia, Diretor de Esporte- Rafael, Diretor Social- João Antonio, Diretor de Cultura Daniel Oliveira, Diretor de Saúde e Meio Ambiente- Maria Andressa.

Fotos AQUI

Conheça o trabalho desta instituição rural modelo em nosso municipio e em todo o estado de Alagoas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MESMO COM AUMENTO NO FPM PREFEITURA NÃO REALIZA CARNAVAL.

Festejos ficaram por conta da Banda Zyriguydum e da casa show hits.

Por: Marcio Martins

Coincidência ou não com o mês da maior festa popular do Brasil, a prefeitura municipal recebeu um aumento de 110% no FPM – Fundo de Participação dos municípios, foram 735.043,28 repassados pelo tesouro nacional somente na primeira das três parcelas de Fevereiro, 380 mil reais a mais que o mesmo período de Janeiro deste ano (351.463,47).

Segundo o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, o montante foi destinado a todos os municípios brasileiros referente a uma recuperação de valores que não tem relação com o carnaval.

Polêmicas a parte, o aumento é fato e os foliões canapienses mais uma vez não puderam festejar a maior festa popular do Brasil, a não ser a seu jeito e a sua maneira.

Ainda não se sabe os motivos que levaram a prefeitura municipal a optar pela não organização do carnaval, no entanto com a divulgação destes valores fica difícil convencer os munícipes que teria sido por falta de recursos ou até mesmo para poupar para as festas do mês de Março, quando se comemora os festejos do padroeiro do município.

Mas apesar dos pesares de uma forma ou de outra existiu carnaval em Canapi, a festa foi organizada pelo presidente do STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canapi, Madsom Paulino proprietário da casa Show Hits e empresário da Banda Zyriguydum, que organizou o bloco Zyrigui é massa e juntamente com a banda Kipankada fizeram a animação dos poucos foliões que acompanharam o mini trio até a casa de shows.




De olho no dinheiro público

A partir de hoje o blog Canapi Agora disponibiliza a todos os internautas e principalmente aos canapienses um link especial com a divulgação de parte dos recursos repassados pelo tesouro nacional a Canapi. Acesse:De olho no dinheiro público municipal

domingo, 19 de fevereiro de 2012

VEREADORES DE SANTANA DO IPANEMA CRITICAM ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL CLODOLFO RODRIGUES DE MELO

Além de Santana, HCRM atende a população de diversos municipios sertanejos, inclusive de Canapi. 

Por: Marcio Martins
Fonte: Alagoas na net

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, desta sexta-feira (17), vereadores teceram várias criticas a administração do Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HCRM), localizado em Santana do Ipanema.

Desde que foi inaugurado, em dezembro de 2010, o HCRM é dirigido pelo Instituto Pernambucano de Assistência Social (IPAS), e recebe, segundo divulgou os vereadores, recursos de aproximadamente R$ 2 milhões.

Os vereadores Gilmar França Nobre, Eudes Vieira da Paixão “Meirica” e Jaelson Rocha “Jal de Areias”, este último da base de situação, cobraram da direção daquela unidade hospitalar uma explicação sobre a aplicação desses recursos, “esperamos que o diretor do hospital venha a Câmara de Vereadores explicar, em audiência pública, como está sendo usado os recursos, pois é muito dinheiro que está sendo usado”, disse Jal de Areias.

Os vereadores de oposição foram mais duros ao cobrarem explicações da diretoria do HCRM. Desde um melhor atendimento, até o destino dos recursos que chegam aquele hospital.

Durante esta semana o médico André Seabra foi a uma emissora de rádio defender o HCRM de criticas sobre mau atendimento. Entre outros temas, durante a sua fala à imprensa, o representante do hospital falou das dificuldades em se contratar um médico cardiologista, e com isso acabou deixando o vereador Gilmar França indignado.

“O diretor deste hospital é um irresponsável, pois ele recebe todos os meses dois milhões de reais, e com isso ele pode ter um médico cardiologista” disse Gilmar.

Outro que não deixou barato foi o vereador Meirica, que chegou a chamar de mentirosa a fala do médico à imprensa, “é mentira aquilo que foram à emissora de rádio dizer. A conversa na rádio é bonita, mas a realidade é outra. Várias crianças já morreram neste hospital, ainda na barriga da mãe, tudo por falta de um bom atendimento”, completou Meirica.
 

CONSTANTES QUEDAS DE ENERGIA CAUSAM PREJUIZOS A POPULAÇÃO CANAPIENSE


Municipio chegou a ficar mais de 04 horas no escuro.

Por: Marcio Martins

Mais uma vez a mesma cena se repete em Canapi, basta aparecer sinal de chuva que falta energia ou como diz os canapienses: “basta um cachorro mijar no poste, que pluft! ”.

E foi neste sabádo (18) que mais uma vez foram registradas mais de 20 quedas no fornecimento de energia no municipio, fato que ocasionou enormes prejuizos a população que apesar de pagar uma tarifa mensal altissima ainda tem que lidar com os prejuizos ocasionados pela irreponsabilidade da Eletrobrás Distribuição Alagoas que parece não está nem aí para solucionar o problema uma vez que não é de hoje que transtornos desta natureza vem acontecendo não só em Canapi mais em diversos outros municipios.

“Meu aparelho de DVD queimou;  Agora quem vai arcar com o prejuizo sou eu, pois outro dia aconteceu a mesma coisa com a TV do meu vizinho e quando ele foi pedir o reembolso do que perdeu lhe fizeram tanta exigência que no final das contas ele viu que não compensaria correr atrás do prejuizo” Disse um morador em sinal de protesto.

Como se tudo isso ainda não fosse o bastante o municipio chegou a ficar mais de 04 horas no escuro quando o fornecimento voltou ao normal somente as 22:30 hs, mas os problemas não pararam por ai, até a públicação desta matéria já foram registradas outras 03 quedas.

Em resumo:
“Energia em Canapi ou melhor! Em Alagoas, virou um pisca pisca de natal”

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

POLICIA MILITAR DE CANAPI RECEBE VIATURA NOVA DO GOVERNO

Entrega aconteceu no ultimo dia (10) no estacionamento do palácio da república dos palmares, mas somente nesta quinta-feira (16) chegou ao município.

Por: Marcio Martins

O governador Teotônio Vilela filho, o secretário Dário Cesar e o comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva entregaram no ultimo dia (10) 35 novas viaturas para a Policia Militar alagoana.

A solenidade aconteceu no estacionamento do Palácio da República dos Palmares com a presença dos prefeitos de vários municípios contemplados.

As viaturas foram alocadas pela PM para serem distribuídas com os diversos batalhões e unidades policiais sediados em municípios que até então não dispunham de veículos adequados para o policiamento ostensivo ou cujos carros estavam em situação precária como era o caso de Canapi

Com a entrega dos novos veículos, todos os municípios alagoanos passam a contar com viaturas da Polícia Militar.

APÓS 10 DIAS NO ESCURO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TEM ENERGIA RELIGADA

Funcionários agora poderão desempenhar suas atividades normalmente.

Por: Marcio Martins

Por volta das 8:40 hs da manhã desta sexta-feira (17) agentes da Eletrobrás distribuição alagoas estiveram novamente no prédio onde funciona a secretaria municipal de educação, desta vez para religar o fornecimento de energia que havia sido interrompido no ultimo dia (07).

Foram 10 dias sem que os computadores e aparelhos eletrônicos da secretaria pudessem funcionar, servidores municipais que trabalhavam exclusivamente na área de informática durante esse período foram deslocados para outros serviços internos do órgão municipal, iluminação mesmo, somente a que vinha do sol que entrava pelas janelas e ventilação somente a natural “o vento” enviado pelo criador.

Ironias a parte, a população espera que incidentes desta natureza não se repitam, pois os maiores prejudicados são as crianças e os adolescentes que precisam do bom funcionamento desta e de outras secretarias.


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

POLÍCIA PRENDE UM DOS ASSALTANTES DO BANCO BRADESCO DE CANAPI

José Júlio foi preso na zona rural de Mata Grande. Polícia busca outros dois assaltantes.

Por: Fábio Guedes e Jota Silva
Minuto Sertão


Após vários levantamentos, policiais da 3ª Companhia de Polícia Militar comandados pelo Capitão Winston Santana e agentes da delegacia regional de Delmiro Gouveia sob o comando do delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti realizaram uma operação no início da tarde desta quinta feira (16) e prenderam na zona rural de Mata Grande José Júlio Silva Araújo, 24. Ele é acusado de ser um dos três homens que assaltaram o banco Bradesco de Canapi na manhã da última segunda feira (13).
De acordo com o Capitão Winston Santana, José Júlio foi detido, por volta das 12 h, em uma estrada vicinal no Sítio Almeida e não reagiu à prisão. Funcionários do banco reconheceram o acusado no distrito policial da cidade como sendo o homem que fez o gerente refém e o levou até o cofre de onde segundo o delegado regional Rodrigo Cavalcanti, os assaltantes teriam levado R$ 60 mil reais da agência bancária.
As policias civil e militar continuam as buscas pelos outros dois envolvidos no assalto. Conforme apurou o Minuto Sertão, eles já foram identificados e podem ser presos a qualquer momento.

O detido foi levado para a Primeira Delegacia Regional de Delmiro Gouveia de onde será entregue para a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) que realizará os procedimentos cabíveis.
O assalto

Três homens armados e sem cobrir os rostos invadiram a agência do Banco Bradesco em Canapi e realizaram um assalto no momento em que o cofre da agência era aberto conforme o tempo programado da unidade bancária. Neste instante acontecia um outro assalto no Banco do Brasil em Mata Grande.
Segundo informações de testemunhas que foram rendidas pelos criminosos, após efetuar o assalto, o trio fugiu em uma única motocicleta em direção ao município de Itaíba-PE.
A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na região, mas não conseguiu localizar os criminosos que teriam foragido em uma motocicleta.
Segundo informações da 3ª Companhia de Polícia Militar de Mata Grande na agência bancária não tinha sistema de câmeras de segurança. Motivo pelo qual os bandidos teriam entrado sem mascaras.

CANAPI ESTÁ EM SITUAÇÃO DE RISCO DE SURTO DE DENGUE

Outros 18 municípios alagoanos também estão na mesma situação segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Por: Marcio Martins
Fonte: Agência Alagoas

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) publicou Nota Técnica no dia 10 de fevereiro de 2012, apresentando que, até essa data, 60 (58,82%) dos 102 municípios alagoanos notificaram 867 casos suspeitos de dengue – o que não descarta a ocorrência de casos nos demais. Em relação ao mesmo período de 2011, esse número indica um aumento de 19,26% no quantitativo de casos de dengue em Alagoas.

Foram registrados 38 casos suspeitos das formas graves da dengue distribuídos em 18 municípios de Alagoas, representando um aumento de 35,71%, quando comparado a 2011. Até o momento foram registrados três óbitos suspeitos de dengue, sendo um óbito descartado.

De acordo com o boletim desta semana, as formas graves acometeram principalmente a faixa etária de 20 a 39 anos com 42,1% do total, quanto ao gênero, apresentam o mesmo percentual de 50%”, explicou.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, nas primeiras semanas de 2012, as secretarias municipais realizaram levantamento dos índices de infestação nas cidades. Até o momento, 19 municípios estão em situação de risco de surto, 41 em situação de alerta e 42 em situação satisfatória.

Os 19 municípios alagoanos que estão em situação de risco de surto são Água Branca, Olho d’Água do Casado, Canapi, Senador Rui Palmeira, Ouro Branco, Palestina, Major Isidoro, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios, Craíbas, Coité do Noia, Belém, Tanque d’Arca, Arapiraca, Junqueiro, São Sebastião, Igreja Nova, Murici e Messias.

Programa de controle

Em 2012, 53 municípios alagoanos, além dos 19 prioritários, receberão um incentivo financeiro para que sejam intensificadas as medidas de prevenção e controle da dengue antes de seu período sazonal com a realização de ações de combate ao vetor, vigilância epidemiológica, assistência e aprimoramento dos planos de contingência, evitando assim, que novas epidemias surjam nos municípios.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CANAPI: UMA DAS CIDADES QUE A ADVOGADA CHRISTIANE ARAÚJO COMBINAVA UM GRANDIOSO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO

Ação criminosa teria ocorrido no municipio no exercicio de 2002

Por: Marcio Martins
Fonte: Cadaminuto

A advogada alagoana Christiane Araújo de Oliveira, que foi capa da revista Veja da ultima semana acusada de fazer parte de uma organização criminosa que desviou milhões de reais dos cofres públicos responde a duas ações de improbidade em tramitação na Justiça Federal em Alagoas.

Christiane é ré na Justiça Federal em Arapiraca (AL), desde 2008, em processo que apura supostos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitações no caso sanguessuga.

Na época, Christiane era assessora do então deputado federal João Caldas (AL), do antigo PL (hoje PR), também indiciado na Operação Sanguessuga, esquema descoberto pela Polícia Federal que incluía o desvio de verba federal destinada à saúde. O escândalo foi chamado de "máfia das ambulâncias". O outro assessor - James Sampaio Calado Monteiro -, também indiciado, é hoje prefeito de Palmeira dos Índios (AL).

A denúncia, assinada pelo procurador da República Daniel Ricken, cita trecho de depoimento do empresário Darci Vedoin, pivô do esquema. O procurador justificou a denúncia dizendo que Christiane era quem fazia contato com os prefeitos no interior de Alagoas “para acertar os detalhes sobre o direcionamento de licitações”

Christiane é filha de Elói Correia de Oliveira, pastor da Igreja do Tabernáculo do Deus Vivo (chamada também de Igreja Nova), uma segmentação dos evangélicos. Entre evangélicos de Alagoas, o pastor não é bem visto, e alguns o consideram como uma espécie de curandeiro.

Ele tem um templo no bairro de Cruz das Almas. Lá, faria "curas".

O pastor é bem conhecido entre políticos alagoanos e ajudou a presidente Dilma Roussef a obter os votos do segmento, tanto que foi recompensado ao indicar sua filha para a equipe de transição da presidente, logo após o envolvimento de Cristiane com a Máfia das Sanguessugas ter sido apontada em uma matéria da Folha de São Paulo, a advogada acabou sendo demitida.

Municípios alagoanos

Municípios – A chamada Operação Sanguessuga foi deflagrada em 2006, após investigações iniciadas no MPF no Mato Grosso e conduzidas em um trabalho conjunto com a PF e a Receita Federal, revelando ao país a existência de um esquema milionário de desvios de recursos provenientes de emendas parlamentares direcionadas para a área de saúde, mais especificamente a programas relacionados à compra de ambulâncias e de equipamentos hospitalares.

Mas as investigações a respeito dos ilícitos criminais e administrativos praticados pela organização criminosa foram iniciadas na região Norte do País, em 2002. Os crimes de fraude a licitações, contra a Administração Pública e de lavagem de dinheiro foram praticados em quase todas as unidades da federação, possivelmente com a exceção apenas do estado do Amazonas.

Durante cerca de cinco anos, o esquema funcionou obedecendo quatro etapas: a primeira era o direcionamento das emendas orçamentárias a municípios ou entidades de interesse da quadrilha. Em seguida, o grupo tratava da execução orçamentária, participando diretamente da elaboração dos projetos necessários para execução dos convênios. A fase seguinte era a manipulação dos processos licitatórios para beneficiar as empresas participantes do esquema, através de um “kit licitação” disponibilizado pela quadrilha. A última fase era a repartição dos recursos públicos desviados entre agentes públicos, lobistas e empresários, quando suas “comissões” não haviam sido pagas antecipadamente.

Em depoimentos prestados, os empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin – líderes do núcleo empresarial da organização criminosa, por meio da Planam e de outras empresas de fachada – afirmaram que em Alagoas o comando político do esquema era operado através do então deputado federal João Caldas. Ele apresentou diversas emendas orçamentárias contemplando municípios do estado de Alagoas, o que não seria nada demais, se essas emendas não tivessem inseridas no contexto das atividades da quadrilha.

Os empresários revelaram que tinham um acordo com João Caldas, segundo o qual, o então deputado recebia 10% do valor das emendas destinadas à compra de ambulâncias. Pelo que foi apurado, pelos menos nos anos de 2002 e 2003, Caldas apresentou emendas no valor de 3,8 milhões de reais, o que equivale ao recebimento de 390 mil reais em comissões recebidas indevidamente. Ainda segundo os empresários Vedoin, em Alagoas o esquema ocorreu nos municípios de Arapiraca, Canapi, Lagoa da Canoa, Paulo Jacinto, Piranhas, Porto de Pedras, Santana do Ipanema e Traipu, no exercício de 2002, e Colônia, Leopoldina, Coqueiro Seco, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Mar Vermelho, Marimbondo, Novo Lino, Paripueira, Penedo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luiz do Quitunde, São Sebastião e Viçosa, no exercício de 2003.

O MPF/AL pediu a condenação do ex-deputado federal João Caldas e da assessora Christiane Araújo pelos crimes de fraude à licitação e na execução de obra ou serviço, formação de quadrilha, corrupção passiva e desvio de recursos públicos. Os empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin foram denunciados pelos crimes de fraude à licitação e na execução de obra ou serviço. Eles já respondem por formação de quadrilha em processo semelhante que tramita na Justiça Federal Mato Grosso.


AGÊNCIA DO BANCO BRADESCO É ASSALTADA EM CANAPI

Ação aconteceu simultaneamente ao assalto a agência do Banco do Brasil em Mata Grande.

Por: Marcio Martins 

Por volta das 10:30 hs da manhã desta segunda-feira (13) Três homens armados e de cara limpa invadiram a agência do Banco Bradesco em Canapi e efetuaram o assalto no momento em que o cofre da agência estava aberto no tempo programado.

Segundo informações de testemunhas que foram rendidas pelos criminosos após efetuar o assalto o bando fugiu em direção ao município de Itaiba-PE, de acordo com populares todos em um única moto.

A policia militar foi acionada e realizou buscas na região, mas não conseguiu localizar os criminosos, na ação os militares utilizaram suas motocicletas, uma vez que a viatura da PM está quebrada.

A ação criminosa ocorreu simultaneamente ao assalto da agência do Banco do Brasil em Mata Grande onde segundo informações houve um intenso tiroteio.

Este é o quinto assalto registrado somente este mês em Canapi.


Veja AQUI informações sobre o assalto a agência do Banco do Brasil em Mata Grande-AL

Por: Minuto Sertão

PREFEITURA MUNICIPAL INICIA OBRAS DE CANALIZAÇÃO DE CÓRREGO NA AVENIDA JOAQUIM TÊTE

Ação foi desenvolvida após denuncias dos moradores divulgadas por este blog.

Por: Marcio Martins

Meses depois deste blog divulgar denuncias feitas por alguns comerciantes da Avenida Joaquim Tête sobre o risco de desabamento de um córrego a frente de seus estabelecimentos comerciais, bem como da omissão da prefeitura municipal em resolver o problema. Neste domingo (12) finalmente as obras de canalização do local foram iniciadas.

Segundo o secretário de obras da prefeitura municipal, o Sr. Antônio Damasceno as obras não sofrerão interrupções, no entanto não há previsão de conclusão.


Veja aqui todas as denuncias do blog relativo a matéria:











domingo, 12 de fevereiro de 2012

COLISÃO ENTRE CARRO DA PREFEITURA DE CANAPI E MOTO DEIXA UM MORTO NA BR-316

Condutor do Fiat Uno fugiu do local do acidente. A vítima teve morte instantânea

Por: Jota Silva (minutosertão) com informações do Alagoas na Net
 
A colisão de um Fiat Uno de cor prata e placa NMN-7726 com a traseira de uma motocicleta Honda CG de cor preta e placa GVA-5122 acabou vitimando fatalmente o marchante Ronival Gomes da Silva, também muito conhecido como “Gordo de Tino Serranegra”, 42. O acidente aconteceu no início da noite deste sábado, próximo à entrada da cidade de Poço das Trincheiras, na rodovia federal BR-316.

Segundo informações colhidas no local, Ronival Silva conduzia sua moto pela rodovia quando foi atingido na traseira de seu veículo pelo Fiat Uno que pertence à prefeitura de Canapi. O marchante foi arremessado a vários metros e teve morte instantânea. O condutor do carro não foi encontrado no local.

A vítima exercia sua profissão em Santana do Ipanema e no momento do acidente retornava do trabalho para sua casa que fica no Povoado Tigre em Maravilha. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca.



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SINDSCAN REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO COM SERVIDORES MUNICIPAIS

Assembléia geral deve ser realizada em breve com a presença do prefeito José Hermes.

Por: Marcio Martins

Defender os direitos dos servidores públicos do município custe o que custar, este é o objetivo do SINDSCAN – Sindicato dos servidores públicos de Canapi, que na ultima quarta-feira (08) realizou sua primeira reunião do ano com seus filiados para discutir os problemas que envolvem a categoria.

A reunião teve inicio por volta das 10:00 hs da manhã  e foi ministrada pelo presidente Josimário José da Silva, que expôs os principais problemas e desafios dos servidores, como a perca salarial do quadro administrativo da educação que não teve o aumento de 15 % acordado entre os servidores e a prefeitura municipal em 2010; O não pagamento do 1/3 de férias aos servidores do quadro de apoio administrativo da educação (Serviçal, Vigia e Merendeira); A reposição salarial dos professores correspondente as datas bases 2011 e 2012 (Março) do PCC da educação e entre os demais pontos discutidos, a reformulação da lei da previdência municipal.

Em sua fala Josimário pediu mais empenho e união entre os servidores principalmente em momentos em que seja preciso defender um único filiado, para o sindicalista nenhum órgão sindical faz a diferença quando seus filiados lutam apenas por interesses pessoais.

No tocante a lei da previdência municipal Josimário passou a palavra para o professor José Vieira (Deinha) que falou da necessidade de uma reformulação no processo de escolha dos membros do conselho municipal da previdência através de uma emenda a lei municipal aprovada pela câmara de vereadores e sancionada pelo executivo municipal.

De acordo com Deinha somente com a aprovação desta emenda que permitirá a entrada de membros da diretoria do sindicato e de servidores efetivos e inativos no conselho será possível impedir que o gestor público seja ele qual for retire dinheiro da previdência para outros fins que não seja o pagamento das aposentadorias dos servidores e encerrou dizendo que a melhor hora para que os servidores possam reivindicar seus direitos é agora, pois é ano político e todos os candidatos estão atenciosos como nunca. 


Na oportunidade os servidores puderam expressar insatisfação ao não atendimento das reinvidicações feitas aos setores: Recursos Humanos e juridico da prefeitura municipal.

Durante a reunião o SINDSCAN entrou em contato com a assessoria da prefeitura municipal que afirmou que o prefeito José Hermes está a disposição para participar de uma assembléia geral com os servidores.

Diante da informação recebida Josimário disse que em breve estará convocando todos os servidores, que deverão comparecer em massa para discutir além dos problemas citados, a situação da suspensão do atual concurso.
                                                       

Contador de Acessos

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

.

Usuários Online (Agora)